Ir para conteúdo

Como você faz o planejamento financeiro de seu Mochilão?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Legal as fotos.

Eu pessoalmente só dou uma olhada em valores aleatórios (preço de albergue, de comida, transporte) e em relatos para definir um valor de gasto diário para saber o quanto levar. Saco grana a cada 15 dias e tento não gastar muito mais do que isso. Eu acho que calcular gasto diário com base em um roteiro é simplesmente muito trabalhoso e stressante.

 

Abs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu faço mais ou menos como o Sandman, olhando em relatos e outros os valores médios de pousadas, hostels, hotéis e alimentação e os passeios (pelo menos os mais caros). Normalmente faço um roteiro de viagem e, neste roteiro, incluo um valor para hospedagem, alimentação e um ou outro passeio que farei naquele dia. Com esse planejamento, já dá para ter uma noção de quanto vai gastar e, mesmo que o roteiro seja adaptado durante a viagem, você sabe mais ou menos quanto poderia gastar naqueles dias e nos próximos.

Claro que é sempre bom levar um pouco a mais para os imprevistos e gastos extras, que são bem normais.

 

Abraço,

Link para o comentário
  • Membros

Para calcular os gastos de uma viagem eu levo em consideração alguns aspectos:

 

1 - Minhas experiências em viagens anteriores, quanto gastei em países semelhantes ou com custos parecidos.

 

2 - Gastos médios sugeridos em guias como o Lonely Planet (analisados juntamente com a minha própria experiencia, por exemplo: se o meu gasto no ano pasado numa viagem ao Marrocos foi 50 dólares por dia e o Guia Lonely Planet Marrocos recomendava 40 para um viajante de gasto médio, no ano seguinte vou levar isso em consideração ao analisar a recomendação do Guia da África do Sul, por exemplo. Se ele recomendar 60, vou planejar 70, em média)

 

3 - Opinião de outros viajantes nos foruns da internet (Lonely Planet, Mochileiros, etc)

 

4 - Entro em sites de hoteis, guesthouses e albergues e analiso os gastos com acomodação, que geralmente representam um boa parte de meus gastos. No máximo, aceito pagar 50% do meu orçamento diário em hospedagem, geralmente menos - 30 a 40%. Se não conseguir esse percentual, repenso o meu orçamento.

 

5 - Analise o preço de possíveis tours e passeios que irei fazer. Esses também são gastos relevantes e podem afetar meu orçamento. Se tiver que fazer muitos desses passeios pagos (como Salto Angel ou Los Llanos na Venezuela, Salar de Uyuni na Bolívia, Machu Picchu, etc) posso mexer no orçamento final.

 

6 - Por fim, entro no site Wikitravel e vejo mais um pouco sobre o destino. As vezes tem algumas boas dicas por lá.

 

Assim, planejo um gasto médio diário. Durante a viagem, anoto todas as minhas despesas no final de cada dia e vou acompanhando o planejado versus o realizado. Isso me permite não apenas controlar os gastos dessa viagem, como também aprimorar meu planejamento para viagens seguintes.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu leio muito sobre o lugar, tento pegar todas informacoes disponiveis e jogo no excel, coloco as atrações e os valores delas. Também levanto uma media de valor na diária do hostel + refeição.

E sempre arredondo tudo para cima. Por ex: Se chego num valor diario de $50... Eu jogo para $60 para ter uma certa margem de erro.

Isso já me salvou de muitas furadas.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Pessoas,

 

1. Relaciono tudo que eu sei daquele país (o que tem de interessante, algum prato típico, alguma coisa que não pode passar em branco...)

 

2. Procuro saber a distância entre as principais cidades deste país com as coisas que eu gostei.

 

3. Vou na Livraria Saraiva aqui do Rio pego um livro sobre o lugar e anoto todos os sites com informações turísticas que valem a pena ser vistos ( quando o livro custa menos que R$100,00 eu até compro, fora isso não rsrs)

 

4. Procuro vídeos no youtube de pessoas que estiveram por lá ... vídeos caseiros costumam ser engraçados, independente de onde quer que seja!

 

5. Dou uma olhadinha em Blogs e também em páginas no orkut sob. o país para onde eu vou.

 

6. Junto todas as informações rascunhadas e lanço em uma planilha em excell, com uma foto do lugar e o nome, se tem entrada a ser paga quanto custa, horário de funcionamento, se for de graça quando é de graça, o que tem de interessante é eu coloco em um campo de obs.

 

7. Junto essas informações planilhadas por cidades a serem visitadas, depois acho um mapa em que me diga qual o modo mais econômico de ir até as cidades/ locais a serem visitadas; faço um lançamento de quantos dias eu pretendo ficar em cada cidade.

 

8. Procuro hospedagem em sites de hospitalidade, para eu economizar um dindin, e fazer novas amizades e pegar novas dicas!

 

 

e Voilà! Depois de tudo isso que eu preciso de aproximadamente 1 mês para coletar estas informações, quando eu chego na cidade, a impressão é de que eu já estive lá, e se eu fico pouco tempo, com as informações sobre os locais e distâncias, eu não perco tempo procurando os pontos a serem visistados, e não sou enrolada por taxistas que bancam espertinhos ;)

 

chao e boa trip!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Também não faço um cálculo diário de quanto vou gastar em cada lugar.

 

Antes pesquiso bastante sobre os lugares a visitar, e estabeleço uma média no geral dividindo em Alimentação/Hospedagem/Lazer/Compras

 

Transporte da pra estabelecer um gasto fixo, porque dificilmente varia

 

Insispensável a margem de segurança no final, de uns 10-15%

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...