Ir para conteúdo

Vocabulário Básico para viagem - Finlandês


Posts Recomendados

  • Membros

[align=center]20110618193831.jpg[/align]

~ Introdução ~

O finlandês não é uma língua indo-européia, pertence a família de línguas urálicas do grupo fino-permiano, junto com o húngaro, estoniano e outras línguas faladas em algumas províncias russas e a língua dos Saame na Lapônia, norte da Finlândia. O finlandês não tem nenhuma semelhança com nenhum outro idioma europeu, é completamente diferente das línguas germânicas e latinas.

 

A ortografia é simples, inteiramente fonética, a língua tem abundância de vogais e um número menor de consoantes. A pronúncia também é fácil com o acento sempre na primeira sílaba. Porém, como o finlandês não possui artigos, é uma língua muito rica em declinações, 16 na linguagem cotidiana. Uma outra coisa que facilita a aprendizagem é que as palavras finlandesas não possuem gênero e, por exemplo, tanto ao homem como à mulher podem ser referidos com o mesmo pronome do singular da terceira pessoa, hän.

 

O fato de a gramática ser muito lógica facilita a aprendizagem de finlandês. Também, muitas coisas que parecem estranhas à primeira vista explicam-se pela história da língua. Neste sentido o finlandês é semelhante à matemática. Este desafio intelectual fascina muitos estudantes. Não obstante, ninguém precisa de ser matemático para conseguir estudar o finlandês.

 

O finlandês tem fama por ser uma língua difícil. Contudo, muitas coisas consideradas difíceis são apenas diferentes em comparação às línguas indo-europeias.

 

~ Alfabeto ~

● O idioma finlandês escreve-se com o alfabeto latino, e tem por característica ser fonético, isto é, a cada grafema corresponde um só fonema e vice-versa. As letras podem ser duplicadas, sendo que, neste caso, são pronunciadas de forma mais longa (no caso das vogais e consoantes constritivas), ou com pequena pausa (no caso das consoantes oclusivas). As vogais anteriores, à exceção do "e" e do "i", são indicadas por meio de um trema. O "u" anteriorizado (como o "u" francês), em vez de receber trema, é substituído pelo "y".

● A estrutura fonológica finlandesa tem grande semelhança com a do japonês, idioma com o qual compartilha algumas palavras comuns (embora com significados totalmente diferentes) e que alguns linguistas especulam que tenha um longínquo parentesco (cf. Línguas uralo-altaicas). As vogais predominam na fala e os encontros consonantais são muito raros. Também é comum a existência de vogais e consoantes duplicadas. Existe o fenômeno da harmonia vocálica, assim como as demais línguas fino-permianas, e oposição entre as vogais "posteriores" (a, o, u) e as vogais "anteriores" (ä, ö, y).

 

~ Gramática ~

● O número - singular ou plural - é determinado pelas diferentes terminações em cada declinação. Não existem gêneros, nem artigos. Como em finlandês a função sintática é determinada pelas declinações (que se distinguem pela terminação de cada palavra, como em latim), a ordem das palavras indica a forma definida ou indefinida. Por exemplo, para se dizer "a flor está sobre a mesa", diz-se, em finlandês: kukka on pöydällä, ao passo que pöydällä on kukka se traduz por "há uma flor sobre a mesa".

● A posse, em finlandês, é determinada pelo caso genitivo, que assume terminações diferentes de acordo com cada pessoa, inexistindo, portanto, pronomes possessivos.

● O verbo assume formas ativas e passivas, afirmativas e negativas. Não há tempo futuro. Existem quatro modos "populares" e um quinto, que se encontra em alguns dialetos do estónio, conhecido como "eventivo". Ele ocorre apenas no Kalevala, o poema épico dos finlandeses.

 

~ Pronúncia ~

Todas as letras são pronunciadas, as letras dobradas, tanto vogais como consoantes, têm um som mais longo, porém contínuo, não se pronunciam como duas letras separadas. A sílaba tônica ou acentuada é sempre a primeira, não importa o tamanho da palavra. A maioria das letras é pronunciada como em português, com as seguintes exceções:

→ A letra Ä se pronuncia como um É aberto, como em alemão.

→ A letra Ö se pronuncia como um Ô fechado anasalado, como em alemão.

→ A letra Y se pronuncia como um I fechado, como a letra U em francês.

→ A letra J se pronuncia como a letra I em português.

→ A letra H tem som aspirado como em inglês ou como o RR carioca na palavra carro.

→ A letra R se pronuncia como a letra R em arara.

 

~ Frases básicas ~

Kyllä - Sim

Ei - Não

Hyvää huomenta - Bom dia (até 9 horas da manhã)

Hyvää päivää - Bom dia (após 9 horas da manhã)

Hyvää iltapäivää - Boa tarde

Hyvää iltaa - Boa noite (ao chegar)

Hyvää yötä - Boa noite (ao sair)

Tervetuloa - Bem-vindo (a)

Hyvää ruokahalua - Bom apetite!

Hyvää matkaa - Boa viagem

Hauska tutustua - Muito prazer

Mitä kuuluu? - Como vai?

Kiitos hyvin / Kiitos hyvää - Bem, obrigado

Olkaa hyvä / Ole kiltti - Por favor

Kiitos - Obrigado

Kippis! - saúde!

Kiitos paljon - Muito obrigado

Ei kestä - de nada

Ei se mitään - Não foi nada

Anteeksi - Desculpe / Com licença

Hei - Alô

Terve / Hei / Moi / Päivää - Oi

Näkemiin / Hei hei / Moi moi - Até logo / Tchau / Adeus

Paljonko tämä maksaa? - Quanto é?

En ymmärrä - Não entendo

En tiedä - Não sei

Voisitko puhua hitaammanin? - Fale mais devagar, por favor

Onko sinulla kynää? - Você tem uma caneta?

Missä on kauppa? - Onde se pode fazer compras / Onde fica a loja?

Missä on apteekki? - Onde fica a farmácia?

En polta - Não fumo

En syö lihaa - Eu não como carne

Mitä haluaisit juoda? - O que quer beber?

Saanko käyttää puhelintasi? - Posso usar seu telefone?

Mistä voin vuokrata auton? - Onde posso alugar um carro?

Missä on juna-asema? - Onde fica a estação de trem?

Minne voin pysäköidä autoni? - Onde posso estacionar?

Tupakointi kielletty - Não fumantes, por favor

Saisinko ikkunapaikan - Gostaria de um lugar à janela, por favor

Mistä voin ostaa junalipun? - Onde posso comprar uma passagem?

Mistä voin saada taksin? - Onde posso pegar um taxi?

Saisinko laskun - A conta, por favor

Missä on hiekkaranta? - Onde fica a praia?

Onko täälla turvallista uida? - Pode-se nadar aqui?

Kutsu ambulanssi! - Chame uma ambulância!

Joku varasti passini - Me roubaram o passaporte

Minulla on paha olo - Estou me sentido mal

Mikä se puhelinnumero on? - Qual é o número do telefone?

Tarvitsen lääkäriä - Preciso de um médico

Paljonko kello on? - Que horas são?

En puhu suomea - Não falo finlandês

 

~ Observações finais ~

→ Em muitos lugares da Finlândia, as pessoas falam inglês. No caso, você talvez nem precise saber tantas frases básicas em finlandês, só a comunicação em inglês é o suficiente. Mas em certos lugares (cidades mais do interior), isso pode se tornar complicado. Aí não tem jeito, tem que saber um pouco da língua deles!

 

~ Links úteis ~

Créditos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_finlandesa

http://pt.wikibooks.org/wiki/Finland%C3%AAs (o básico sobre a língua + frases básicas)

http://cursobasicodefinlandes.synthasite.com/ (curso básico online)

http://www.unilang.org/wiki/index.php/Finnish (tudo sobre a língua finlandesa - em inglês)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...