Ir para conteúdo

Intercomunicador para motos


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Depois de pesquisar aqui no site e não encontrar nada a respeito, resolvi postar sobre intercomunicadores para motos, ao meu ver um equipamento interessante para médias e longas viagens.

Como adoro viajar de moto, e sempre acompanhado da esposa, sinto a falta de diálogo durante o trajeto.

Observei que vários usuários do fórum já tentaram algumas adaptações usando celular, rádio talk about da Motorola entre outros...

O comunicador não somente torna mais agradável a viagem, mas também mais segura, sendo que o piloto não precisa ficar tirando a mão do guidão para apertar PTT de rádio, sinalizar alguma coisa que queira mostrar ao garupa ou ficar virando para trás para conseguir falar e ser ouvido.

 

Em um encontro de motos que ocorreu em Barra Bonita-SP, me deparei com um comunicador com fio, que prometia uma boa qualidade de som, porém tinha o inconveniente dos fios pendurados e a dificuldade de posicionar tudo de forma a não atrapalhar durante a viagem.

De momento foi bacana, mas quando pegamos estrada...que chiadeira... ::putz:: ele capta todo o barulho do vento e do motor/escapamento.

Quando passava dos 60 Km/h era quase impossível de conversar, isso porque nosso capacete era fechado...

Esse comunicador tem fone de ouvido, o que machuca um pouco quando coloca o capacete e uma entrada auxiliar para MP3, que nem isso dá pra curtir por causa do barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Procurando outras soluções para esse propósito, encontrei os comunicadores Bluetooth, que apesar da diferença de valor, tem a promessa de acabar com esses contratempos.

De imediato encontrei kit Hello Biker, com comunicação entre piloto e garupa e ao mesmo tempo com função hands free para atendimento do celular. Procurei mais informações sobre o produto, mas não achei mais nada e nenhum lugar que comercialize, seja na internet ou loja física.

Depois de algumas pesquisas, encontrei um intercomunicador também Bluetooth da Cardo Systems. Esse fabricante (norte americano se não me engano), possui uma linha bem completa de comunicadores, sendo de curto, médio e médio/longo alcance. O modelo em questão é o Scala Rider Q2 Multiset

Um site de motos fez um teste e publicou seu resultado, fiz uma edição para focar nos pontos de interesse e segue o resultado:

 

Scala Rider Q2 Multiset

 

A primeira impressão já aparece ao ver a caixa do Scala Rider Q2: Muito bem acabada, lembra fibra de carbono, e é fechada por um imã. Por cima dela, vai uma capa estilo blister, desses de pendurar em prateleiras suspensas, com todas as informações importantes sobre o produto.

 

Ao abrir a caixa, a primeira coisa que se vê é o manual, em 5 idiomas (inclusive o português), etiquetas de aviso sobre o risco de uso do aparelho, certificado de garantia e registro.

 

Pois bem, na caixa estão duas bandejas com todos os itens que compõe o kit. Este kit é oScala Rider Q2 Multiset. O “Multiset indica que é um kit para dois capacetes, e que eles já vêm “pareados” de fábrica, ou seja, já estão prontos para conversar um com o outro. Você pode parear um desses fones com mais outro Scala Rider (inclusive de versões mais antigas!). Mas isso eu explico mais adiante. O importante é saber que ele já vem pronto pra falar.

 

scala_rider_Q2_Multiset_Pro.jpg

 

O Kit é composto por:

 

2 aparelhos Scala Rider Q2

2 grampos para capacete (cada uma com 2 alto-falantes e 1 microfone com haste flexível)

2 bases adesivas para capacete (para o caso de não ser possível parafusar os grampos)

2 chaves hallen (para parafusar a base no capacete)

4 velcros para fixar os alto-falantes

2 espumas extras para o microfone

2 carregadores de parede

2 bolsinhas de transporte em Neopreme

2 fios para conexão com MP3 Player

É importante lembrar que não é necessário furar o capacete! Vou explicar adiante.

 

Há também o Kit normal (Scala Rider Q2), que vem com o necessário para apenas um capacete. É o mesmo aparelho, porém, para usar com outro capacete, é preciso que a outra pessoa possua um outro aparelho. É ideal para quem usa a moto mais tempo sozinho e quer apenas atender o celular, com a possibilidade de eventualmente parear o Scala Rider com o Scala Rider de um amigo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Instalação

 

A instalação de cada Scala Rider no capacete é simples, mas deve ser cuidadosa. O manual diz que é possível instalar em 5 minutos, mas eu levei mais tempo, principalmente para acertar a posição do alto-falante no capacete.

Primeiro, devem ser afrouxados os parafusos que fecham o grampo do capacete, afim de abrir o grampo para fixa-lo a parede do capacete.

 

Depois, deve-se fixar o grampo na parede esquerda do capacete. A maioria dos capacetes aceita esse encaixe, e esta é a instalação recomendada. Mas se em algum capacete não for possível fixar o grampo dessa forma, há uma base com um adesivo, e você pode colar essa base na parede esquerda do capacete, e então prender o grampo a essa base.

Uma vez que a base está fixada no capacete, apertar os parafusos com a chave hallen fornecida para prende-la no lugar. O resultado é este:

 

Agora, é só ajustar a haste do microfone para que fique na frente da boca, e fixar os alto-falantes nas laterais internas do capacete, um de cada lado.

Essa etapa é um pouco trabalhosa, pois é meio difícil acertar a posição deles de modo que fiquem bem “na frente” dos ouvidos, e na altura e distância corretas. Além disso, se posicionados incorretamente, eles podem incomodar e até machucar os ouvidos na hora de colocar ou tirar o capacete. Então é importante realizar essa etapa com calma, cuidado e paciência.

 

Neste exemplo, o alto-falante ficou visivel, mas depois eu acabei colocando o mesmo por dentro da forração do capacete, por baixo do tecido.

 

Agora que está corretamente instalado, é só conectar o aparelho nele, deslizando-o sobre o trilho plástico até ouvir um click.

 

Basta repetir o processo no outro capacete, e pronto. Para ligar os aparelhos, basta segurar o botão CTRL até que seu Led azul pisque. Depois faça o mesmo com o outro capacete e, em alguns segundos, ambos os capacetes já estarão falando um com o outro.

 

Funcionando

 

É na moto que o Scala Rider mostra realmente por que é melhor. O primeiro de tudo: Ele funciona, e muito bem. Andando, não se ouve absolutamente nenhum ruído de motor ou de vento saindo dos autofalantes, apenas a outra pessoa falando. Além disso, à medida que a velocidade da moto aumenta (e consequentemente, o barulho do vento), ele ajusta o volume automaticamente para manter a conversa no mesmo nível. Esse ajuste é praticamente imperceptível, e só sabemos que ele está ajustando, pois é a única forma de manter a conversa com a mesma qualidade. Eu testei em velocidades acima de 180 km/h e o som continuou perfeito.

A bateria dura 8 horas em conversação, e até uma semana em standby. O legal é que ele entra em standby e volta a conversação automaticamente! Se você ficar quieto por 30 segundos, ele entra em standby, e para ligar ele de novo, basta falar alguma coisa. Ele “acorda” e se conecta ao outro na mesma hora.

Para falar ao celular, o processo é bem semelhante: Você faz o pareamento dele com o celular de forma muito similar a qualquer outro headset Bluetooth. Quando o celular toca, você ouve o toque dentro do capacete. Para atender, basta dizer qualquer coisa (“Alô”, por exemplo), e caso não queira atender, basta ficar quieto. Você atende as ligações e fala com o passageiro sem tirar as mãos do guidom.

A qualidade das ligações é fantástica. A pessoa do outro lado da linha pensa que você está no escritório e nem desconfia que você esteja andando de moto. Além disso, pelo fato de ele ficar totalmente instalado no capacete e não ter nenhum fio externo faz com que a liberdade de movimentos não seja prejudicada. Ele é leve e não pesa no capacete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Recursos

 

cardo-scala-q2-multiset-pro-features.jpg

 

O Scala Rider Q2 possui recursos interessantes.

Você pode deixar o Scala Rider pareado com o celular e com o passageiro ao mesmo tempo. Se o telefone tocar, a comunicação com o garupa é interrompida, e você fala apenas ao celular. Quando desligar a ligação, a conexão com o passageiro volta automaticamente. O mais legal é que você faz tudo isso sem tirar as mãos do guidom! As únicas vezes que você aperta um botão no aparelho são para ligar ele no inicio da viagem, e desligar no fim.

Ele é inteligente para saber como funcionar em cada situação. Quando você liga o Scala Rider, ele vai procurar pelo outro Scala Rider com quem ele já está pareado. Se não encontrar, ele procura pelo seu celular. É automático, ele sempre vai estar conectado a algum dos dois, e você não precisa se preocupar com perder ligações. Mesmo andando sozinho, ele é muito útil.

Você também pode parear ele com um GPS que suporte Bluetooth. O GPS vai dar as instruções (“Vire a Direita”, “Vire a Esquerda”, etc) diretamente no seu capacete.

Além de ele ser um fone Bluetooth para o seu celular e um comunicador piloto-passageiro, ele também pode ser usado para conversas entre piloto-piloto. O alcance dele é de até 500 metros em espaço aberto. Então, são três Scala Rider pareados ao mesmo tempo. Porém, você só pode falar com uma pessoa de cada vez (ou fala com a outra moto, ou com o passageiro). Para intercalar entre as pessoas com quem quer falar, basta apertar o botão SRC.

Ele possui também um sintonizador FM. Eu confesso que não gostei, achei bem difícil de sintonizar as estações e não consegui ajustar o volume de forma confortável neste modo. Mas não deixa de ser um recurso do aparelho.

E por último, ele possui uma entrada auxiliar que permite você ligar um MP3 player (ou qualquer fonte de áudio com conector P2). É possível ouvir música do celular por Bluetooth também, mas a qualidade não é muito boa, pois o perfil Headset não é A2DP, ou seja, não é estéreo, e possui grande compressão de dados. Mas de qualquer forma, eu não recomendo ouvir música enquanto pilota a moto, pois é meio perigoso, tira a atenção e atrapalha para ouvir os barulhos externos.

O Scala Rider Q2 é a prova d’água, resiste a chuvas e a intempéries de todo tipo. Seu corpo é emborrachado e ele possui apenas 4 botões: 2 de volume, um liga-desliga-atente, e um para trocar de interlocutor.

 

Conclusão

 

O Scala Rider Q2 Multiset é um kit completo para quem quer conversar andando de moto. Ele conversa com o passageiro na garupa, com o piloto de outra moto, atende o celular, ouve o GPS, sintoniza FM e toca o som do MP3 Player, tudo de forma automática e sem precisar tirar as mãos do guidom. É certamente uma excelente compra para quem procura um kit que realmente funcione bem.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Esse teste foi realizado em janeiro/2011, e desde então tenho recebido vários elogios sobre o equipamento.

Fora esse modelo, tem o kit Scala Rider Team Set, com alcance de 10m e o Scala Rider Power Set G4, com alcance de 1600m, além de capacidade de conversa entre quatro comunicadores.

Todos os modelos vendem kit para dois capacetes e também peça única, para somente um capacete.

 

Fontes: Google (é claro...hehehe) e Moto On Line

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala RDC, blz ?

 

Cara, eu já usei o "antigo" (nem tanto, mas é antigo sim.... heheeheh):

 

mot%20hs830%20helmet%20adaptor.jpg

 

391181841_b082064bbd_o.jpg

 

Motorola Hs 830.

 

E como fica evidente pela foto acima era "só um fone" e um "big fone" (dentro do capacete não deixava muito espaço e incomodava bem...heheheh), pois é fiz a viagem para Ushuaia com ele e digo que valeu a pena..... apesar da bateria durar pouco tempo e de ser "realmente MONO".... hehehehehe

 

Depois adquirimos o Cardo Scala Rider, pois um dos Hs830 abriu o bico e não ter mais o produto na Motorola.

 

Comprei desconfiado e ele serviu até coisa de 2 meses atrás, inclusive indo para o Atacama e MPicchu, sem sofrer com o "soroche".... heheheeheheheheheh

 

Ele já era "stéreo" e o fone era melhor e menor e o som saia filtrado, ou seja, vento e coisas do tipo não atrapalhavam tanto......

 

Porém falhava(ás vezes) na comunicação Eu-D.Patroa(na mesma moto), mas funcionava legal quando andavamos em duas motos, o som mp3 player do Celular era sofrível, mas dava para escutar também.

 

A distância recomendada era de 10 m e realmente funcionava até um pouco mais que isso, mas não muito.....

 

Comprei no Ebay o Scala Rider Q2 Multiset o de 500 m, que dizem ter o som estéreo mais legal, vamos ver..... ainda não recebi, mas já vi que fui taxado, faz parte....

 

Nós, adoramos conversar durante a viagem, principalmente pq gostamos de fotografar e muitas vezes conversamos sobre como é o lugar, como está o "conforto", o "frio ou o calor", sobre o que vamos ver, sobre "voltarmos um dia ali", etc. E sim, também tem espaço para "brigar" também, afinal 30 dias em cima de uma moto, tem espaço até pra isso.... heheheehehehehehehehehehehehehehe

 

Há quem não goste disso, diz que um intercomunicador é tirar o "único momento de sossego" do dia-a-dia..... heheheehehehehehehehehehehehe.... eu acho que é verdade também, mas é como eu disse, faz parte.....

 

No mais é isso, hoje tem uma gama maior de intercomunicadores e "com a internet" dá para achar em vários lugares..... particularmente comprei o Cardo Scala Rider, pq gostei do primeiro.....

 

Tem também um meio de usar dois Talkabout com fone de "segurança", aquele que capta voz na garganta, lembro de um tempão atrás ver um tópico no XT600 e quase montei isso, mas sei lá achei muuuuuito mais prático o Bluetooth e confesso que não compraria outro tipo hoje....

 

Segue link para o esquema dos Talkabout :

 

http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic22702.html

 

Só pra constar o tal "microfone" de garganta é o "laringofone"

 

img?s=MLB&f=76856866_5102.jpg&v=O

 

 

Não sei como é o som, nem se é garantido do som ficar legal, sinceramente não sei falar, pois nunca testei, mas no link que postei acima há bastante informação.

 

Cheguei a pesquisar o preço deles na Sta. Ifigenia e não foi difícil de achar e o preço não era caro, mas preferi na época o Scala Rider....... os preços eram próximos, hoje nem sei, acho que os Scala Rider's estão mais caros.....

 

Enfim, espero que a informação seja útil.

 

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Só um adendo, uma parte engraçada de andar com esses intercomunicadores, é que quando a D.patroa vai ver as "acomodações" das pousadas/hoteís, etc. ou pegar uma informação em algum lugar, se a distância não é longa, vc escuta tudo, como se estivesse junto ("óbóvio" que eu ficava na moto, enquanto D.patroa tinha que fazer o serviço pesado da viagem.... hehehehehehehh... confesso que escolher hotel em outros lugares é um saco mesmo....heheheheheheheheh), mas a verdade é que muitas vezes ela me perguntava de dentro do lugar se eu tinha entendido a conversa e o que achava, o mais engraçado era ver a cara de "espanto" das pessoas escutando a nossa conversa.... heheheheheheheeheheheheheheheheheheheheheh

 

Pois é, faz parte e é um grande barato da viagem também.... heheheheheheeheheh

 

Grande abraço,

 

P.s.: Se a distância de 500 m funcionar mesmo, vai ser muuuuuuuito mais engraçado nas próximas viagens..... heheheheheheeheheheheheheh Ainda mais que agora D.patroa usa capacete Basculante..... heheheheheheheheeh.... nem vai mais precisar entrar nos lugares como "marciana".... hehehehehehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Chinaf!!

 

Então cara, pesquisei no E-bay e achei os valores um pouquinho salgados...tava na faixa de 250 dólares. Contando com taxas, frete e o tempo que demora pra chegar, achei que não compensava...fora que o pagamento é a vista. Tem loja brasuca vendendo o kit Q2 multset (de 500m) por 899,00, com frete grátis e ainda divide em 10x sem juros...

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala galera, blz ?

 

recebi essa semana o Q2 Pro Multiset que comprei via ebay.

 

O preço foi de 485,00 reais, incluindo o envio, fora a taxa de importação : 275,00 reais, o total se bem feitas as contas foi de 760 Reias.

 

Hoje fizemos o primeiro teste num passeio até Jarinu para a Festa do Morango (para quem não conhece é cheio, mas a comida é farta e não é cara nada, entrada franca...).

 

As primeiras impressões foram excelentes!!! De longe o melhor intercomunicador que tivemos (contando o histórica já descrito anteriormente).

 

Seguem fotos:

 

P1020145.jpg

 

Caixa externa do Scala Rider

 

P1020146.jpg

 

Caixa interna, muito bonita por sinal!

 

P1020147.jpg

 

Manuais, em "Ongrês", Francês, Espanhol, Italiano e Alemão, não veio em Português.....

 

P1020149.jpg

 

Igual ao primeiro Scala Rider que tive, existe uma "caixa superior" e.....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...