Ir para conteúdo

Peru - 18 dias - Fevereiro 2010


Posts Recomendados

  • Colaboradores

18º dia - Cuzco

 

ultimo dia... acordei zero bala :mrgreen: ! tinha me inscrito ja pro voluntariado do Hostel. a missao do dia era ajudar a construir uma barreira contra enchentes do rio Urubamba no orfanato Azul Wasi, na cidade de Oropesa. Eles recolhem essa meninada de rua que engraxa sapato e dao teto e educacao a eles.

 

seria um dia muito peculiar, comecando logo na saida do Hostel: Uma passeada enorme do pessoal do Vilarejo de Santa Teresa vinha descendo o ladeirao... aproximadamente umas 600 pessoas berravam, apitavam e pediam a reabertura imediata de Macchu Picchu (a situacao ta bem preta pra eles sem a turistada gastando grana na regiao)

 

pegamos uma Van e a galera comecou a se conhecer:

Pauline (Irlanda) era a organizadora, gente finissima. estava em cuzco ha 3 semanas e nao tinha feito 1 passeio sequer ainda, estava somente fazendo voluntariado por enquanto. Jessica (Canada) estava em cuzco pra aprender espanhol e ja conhecia do tour no valle sagrado. Dave (Inglaterra) tava fazendo um mochilao ha 4 meses e seria o cameraman, pra divulgar as acoes de voluntariado e conseguir mais gente. Anne (USA) era uma coroa gente fina que estava mochilando ha 6 meses ja na America Latina. no final o Lawrence acabou vindo e ficou falando das acoes de voluntariado q fez no Kuwait e no Afeganistao o tempo todo (meio q se gabando... esses gringos). Eu acabei sendo eleito como interprete pq minhas habilidades de enrolar no espanhol era melhor que a deles... hehehe

 

Chegamos na tal cidade, saltamos da van e caminhamos mais uns 20 minutos ateh chegar no lugar (dificil acesso, mta lama no caminho). Ja no local, fomos recebidos com muita hostilidade pelos gansos do lugar, que deram um carreirao na gente...

 

o lugar era simpatico,mas muito, muito simples. Haviam duas construcoes sobre palafitas: a primeira abrigava os quartos, a sala comunal(e de aula) e a biblioteca. A segunda era cozinha, deposito, sala de comer e etc. O lugar estava repleto de bichos tambem, tinham muitas galinhas, patos, gansos( ::vapapu:: ) gatos, cachorros, vacas, periquitos, ovelhas, papagaios... uma verdadeira arca de noeh.

 

conversamos com o Carlos, que era o "tutor" do lugar e nos passou nossa missao: o muro havia sido construido ja, com cimento e pedras... mas restava uma pilha de uns 2 metros de barro/pedras/raizes/troncos para ser separada e usada para aplainar o terreno. Armados com picaretas, carrinhos de mao, pahs e luvas grossas, comecamos nosso trabalho.

 

foram umas 4-5h de trabalho bracal intenso, as vezes sob chuva, as vezes sob o Sol... mas a sensacao de estar ajudando pessoas desconhecidas em troca de nada eh profundamente recompensadora... ainda mais naquele lugar, esquecido pelo mundo, lutando pela sobrevivencia e tentando dar algum futuro pra molecada. a Pauline ficou mto feliz pq o video e as entrevistas que fizemos/participamos iam ajudar e muito a conseguir mais voluntarios pra ajudar

 

Gostei muito dessa experiencia... foi uma maneira de agradecer a essa terra bacana pelo tudo que eu vivi e aprendi nesses 18 dias. A quem tem alguns dias de sobra em sua viagem, recomendo, pq eh algo realmente gratificante.

 

apos o suadouro, fomos recompensados com choclo (nome do milho daqui) e coca-cola, alem de muita risada com a criancada na cozinha... claro, estavamos o tempo todo acompanhado pela bicharada... um gato pulou em cima de mim pra roubar meu queijo, o papagaio cagou na Anne e um cachorro tentava fornicar incessantemente com a perna da Jess... um sarro

 

ganhamos uma carona ateh a tal cidade de volta, e enquanto esperavamos pelo Coletivo (lotacao daqui) assistimos ao funeral de alguem importante, com banda atras do caixao e tudo (bizarro)

 

ja em Cuzco, fomos parados algumas vezes pelos nativos q perguntavam o q tinhamos ido fazer (vc ve um grupo de gringos, sujos de barro ateh as orelhas, com picaretas e pahs... vc imagina no minimo uma expedicao arqueologica) ateh chegarmos ao hostel. Tomei um banho, joguei minha calca no lixo e fui atras de comida na plaza de armas.

 

acabei encontrando o Lawrence por la, Compramos cerveja num mercado (peguei uma Cusquena de trigo... levaria pra alguns amigos meus, mas na mochila nao cabe mais nem pensamento) e fomos atras de algo barato... perguntei a uma guarda onde poderia comer como um bom peruano a preco acessivel, e ela me indicou uma ruazinha descendo do lado da plaza de Armas...

 

no caminho, passamos por uma placa dizendo "Restaurante Egos", com varios menus razoaveis... entramos e encontramos pratos enormes por miseros S 5,00!!! muito bom e preço de banana, a 100 metros da plaza de armas!

 

Amanha tenho q acordar as 5h da manha, pra estar no aviao as 7h rumo a Lima, e depois Sampa e por fim, Curitiba as 23:30, entao vou-me nessa

 

nesse fim de semana, ja devolta a terrinha, escrevo as conclusoes finais, posto as fotos e faco resumos de gastos e itinerarios.

a todos que me leram, espero que tenham apreciado e tenham se sentido motivados a se arrancar em algum momento a uma aventura como essa. Afinal, dessa vida vc soh leva as experiencias que vc viveu.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Brunão, eu vou para Huaraz nos prox meses!

Bom ler seus relatos... vc acha q é melhor fechar pacote antes de chegar em Huaraz ou nao tem necessidade?

a cidade é grande? tem hostel's com facilidade? e as agencias, pechincha ajuda?

 

Toda sorte a ti,

uma boa aventura

abraço

 

cara... fica tranquilo quanto pacotes... os basicos (llanganuco-chavin-pastoruri) tem todos os dias

para as treks de mais dias, tipo santa cruz (4 dias) e Huayhuash (7dias) tambem tem saidas constantes

o que complica um pouco, mas nada q nao se resolva por aqui, sao treks personalizados, tipo llaguna 69 e churup... mas isso as agencias e hostels se encarregam de achar mais gente

 

a bem da verdade, a maioria das coisas meio que se acertam na hora, entao nao te preocupe mesmo.

pechincha ajuda em todos lugares do peru, nem tentei nesses passeios q eu fiz pq ja achei uma bagatela...

hostels susse... procure aqui ou no hostelworld.com.... to aprendendo q vc nao precisa sair marcando as coisas com mta antecedencia... vai marcando a medida que sua viagem for rolando

 

ah, tudo no peru custa mais caro entre abril e outubro, que eh a estacao seca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
11º dia - Arequipa

 

...

 

voltei pro Hostel umas 19h e fiquei de papo com outros mochileiros... amanha tem Canion de Colca num trek de 2 dias, recheados de emocao, beleza natural e condores voando ao seu redor! a Van vem me pegar as 3:30 da matina entao vou-me logo pra poder descansar

 

ateh! =)

 

Olá Bruno, boa noite

 

Vc fechou o trek de 2 dias pro Canion del Colca com qual agência? Pergunto pois vi aqui no fórum algumas recomendações para fazer com a Colca Trek, mas entrei no site e eles são bem claros informando que o passeio de 2 dias é um tour, e não um trek. Independente da agência o de 2 dias funciona dessa forma? Será que é necessário fechar com antecedência ou é possível chegar em Arequipa um dia e marcar o trek para o dia seguinte?

 

Bárbara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Bruno, seu relato é ótimo!!

Vou aproveitar para tirar umas dúvidas sobre Huaraz.

 

Pretendo fazer os seguintes passeios: Lagunas Llaganuco, Laguna Churup, Nevado Pastoruri e o trekking Santa Cruz de 4 dias.

Desses 3 primeiros que você fez, sabe me dizer quanto pagou? Se o valor já estiver no relato desculpa, posso ter passado batido na leitura rsrsrs.

 

Outra coisa, devo chegar em Huaraz vindo de Lima, nesse ônibus que chega de manhã bem cedo. Dá tempo de deixar as coisas no hostel e procurar alguma agência para fechar um passeio logo para o mesmo dia? Por volta de que horas as agências saem para eles? Vi que você fez no dia da chegada o Chavin de Huantar, mas não tenho muito interesse nele, então queria saber se dá tempo de fazer algum outro.

 

Muito obrigada!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores
11º dia - Arequipa

 

...

 

voltei pro Hostel umas 19h e fiquei de papo com outros mochileiros... amanha tem Canion de Colca num trek de 2 dias, recheados de emocao, beleza natural e condores voando ao seu redor! a Van vem me pegar as 3:30 da matina entao vou-me logo pra poder descansar

 

ateh! =)

 

Olá Bruno, boa noite

 

Vc fechou o trek de 2 dias pro Canion del Colca com qual agência? Pergunto pois vi aqui no fórum algumas recomendações para fazer com a Colca Trek, mas entrei no site e eles são bem claros informando que o passeio de 2 dias é um tour, e não um trek. Independente da agência o de 2 dias funciona dessa forma? Será que é necessário fechar com antecedência ou é possível chegar em Arequipa um dia e marcar o trek para o dia seguinte?

 

Bárbara

Oi Barbara

eu nao faço a menor ideia de qual agencia q eu fui... hahahahaha

mas nao importa tb, elas se juntam pra unir a galera e vao todos no mesmo onibus... pq o canyon eh bem longinho

 

eu nao chamaria de tour, pq uma descida de 1km e pouco, subida no meio do mato denovo... eh meio forte demais pra chamar de apenas tour...

o trek de 3 dias anda-se mais ainda...bom, eh uma questao de conceito talvez. o joelho vai pro pau

 

vc chega em qquer hostel +- e eles te arrumam a trek ja pro dia seguinte normalmente, nao precisa marcar com antecipacao

se vc fizer questao, quando for marcar o hostel, ja pergunta a respeito...

 

espeor ter ajudado!

ateh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Bruno, seu relato é ótimo!!

Vou aproveitar para tirar umas dúvidas sobre Huaraz.

 

Pretendo fazer os seguintes passeios: Lagunas Llaganuco, Laguna Churup, Nevado Pastoruri e o trekking Santa Cruz de 4 dias.

Desses 3 primeiros que você fez, sabe me dizer quanto pagou? Se o valor já estiver no relato desculpa, posso ter passado batido na leitura rsrsrs.

 

Outra coisa, devo chegar em Huaraz vindo de Lima, nesse ônibus que chega de manhã bem cedo. Dá tempo de deixar as coisas no hostel e procurar alguma agência para fechar um passeio logo para o mesmo dia? Por volta de que horas as agências saem para eles? Vi que você fez no dia da chegada o Chavin de Huantar, mas não tenho muito interesse nele, então queria saber se dá tempo de fazer algum outro.

 

Muito obrigada!!!!

 

Oi Samantha,

 

em soles, abaixo (baixa tempo)

 

30,00 Pastoruri

60,00 Churup

30,00 Llanganuco

 

sempre tem q pagar a taxa la de entrada do Parque nacional de Huascaran, acho q sao 5 soles por vez

 

chegando em huaraz, ja fala no hostel mesmo (normalmente eles ja tem contato com agencia) pra fazer algum passeio

eu fiz o chavin nesse dia pq eh o unico q começa mais tarde, os demais começam entre 6-7 da manha.

 

acho q fica meio dificil dai

se bem que, se vc pega um trek alternativo (tipo churup, laguna 69 etc) talvez tenha um grupo saindo mais tarde

soh na hora verndo, ou ligando pra um hostel antes e se informando

 

BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Bruno, meu roteiro pra Jan/2011 está praticamente igual ao seu. Você tinha a intenção de ir de Huaraz a Ica. Ao chegar em ica, ir direto para L. huacachina. E no dia seguinte fazer o passeio da islãs ballestras e partir para nazca, e sobrevoar a linhas. correto? No entanto, vi que ao voltar de paracas, vc ficou no hotel e somente final de tarde partiu para nazca. Por que esta decisão? É possível eu voltar de paracas, ir direto para o aeroporto de nazca, sobrevoar as linhas e de noite seguir viagem até arequipa, sem precisar pernoitar em nazca??? Quanto tempo demora o passeio da islãs ballestras e o sobrevôo das linhas de nazca??

 

obs: eu tenho 16 dias de viagem, vo ficar 3 dias em Huaraz. e quero trocar 1 dia em nazca para parar em puno e conhecer o lago titikaka e talvez a ilha de uros e taquiles.

 

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Mspassoni,

broder, o passeio das Islas Ballestas dura uma manha inteira ... e os voos sobre as linhas de Nazca, que eu saiba, soh ocorrem de manha (ventos mto fortes de tarde no verao) e dura umas 2h no total q eu me lembre... MAS, como o Peru eh meio q zoneado, as coisas mudam sempre, entao quando chegar la no peru, liga la pra qquer companhia de voo de nazca e pergunta

 

a decisao de voltar das islas e ficar no hostel foi por puro relax... de repente o q daria pra fazer diferente seria:

 

- chega em PARACAS de noitinha e dorme la.

- de manha cedo, faz o passeio das islas e segue depois pra Huacachina (Ica)

- no entardecer, faz o buggie ride e sandboard no deserto. dorme em Huacachina

- pega um bus cedao pra nazca, ve as linhas e pega otro bus logo em seguida rumo a Puno ou Arequipa. (eu peguei um cruz del sur acho q as 13h)

 

ta com o tempo curto, se tu pensa em gastar 2 dias em lima, sugiro encolher pra um (soh o dia q vc chega) e ja pega um busao pra Huaraz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi Bruno!

Achei seu relato só agor e já li a parte que me interessa (Huaraz). Fiquei com medo de fazer a Laguna Churup. Já tinha lido relatos dizendo que era difícil, mas foi a primeira vez que li que tem que 'pular' ou 'escalar' uma garganta... Que medo! Talvez eu não consiga fazer esse trek até o final... Você tem fotos em algum lugar da net? Gostaria de ver...

Ótimo relato, parabéns!

Valeu!

Bjs e Boas Viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...