Ir para conteúdo

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Pessoal,

 

Alguém tem a marcação da trilha para a pedra da mina, via Paiolinho (rota de fuga), para GPS?

Farei a travessia em breve, mas, por cautela, quero também ter a trilha via paiolinho no GPS. Os arquivos da travessia toda já tenho, sem problemas.

 

Minha intenção é fazer a travessia sozinho na última semana de julho ou primeira de agosto. Não fixei a data, vez que vou "zarpar" de acordo com a previsão do tempo.

Nunca fiz essa travessia, mas tenho experiência em montanha/navegação e meu preparo físico está bom.

 

Alguma dica de ouro de quem já "solou" a Serra Fina?

Quanto ao transporte/resgate, alguém indica alguém de confiança?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Bom dia pessoal,

 

Alguém tem contato atualizado de transporte até a Fazenda Serra fina pra fazer paiolinho?

Devo ir no final de semana de 21 de agosto e preciso da informação. Olhei o tópico mas o que encontrei de telefone é muito antigo, de 2003, então não ajuda em nada.

 

Abraços a todos,

 

Parofes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala amdeana,

 

Fiz a travessia nos dias 22,23 e 24 de Julho. Saí Fazenda da toca do lobo as 4:20 da manhã chegeui na toca as 5:15,

a subida até o capim amarelo é puxada, mas o segredo é dar passinhos curtos, tipo uma velha e não parar.

 

Pode parecer estranho, mas assim é mais rápido que subir em ritmo forte e ter que parar toda hora. Cheguei no

Capim Amarelo as 9:30 da manhã, tinha um grupo lá que já tinha levantado acampamento. Sairam as 10:00 e fui junto,

chegamos na Pedra da Mina as 17:30, esse trecho não tem macete. É muito sobe e desce.

 

Choveu a noite na Pedra da Mina e molhou todas as minhas coisas, a sorte é que o GPS é a prova dágua.

A turma que eu tava acompanhando desistiu por causa do mau tempo, resolveram descer pelo Paiolinho.

Eu segui em frente, saí da Pedra da Mina as 11:30 e a acampei as 14:30 numa área de bambuzal entre

o Cupim de Boi e o Tres Estados.

 

Por causa da chuva perdi meus óculos no Vale do Ruah, se alguém achar, é meu, recompenso a devolução.

São óculos de grau com lentes que escurecem na luz do dia. Perdi perto do riacho ou saindo dele.

 

No dia seguinte saí as 6:00 da manhã e as 7:30 já tava no Tres Estados, as 10:00 já tava Alto dos Ivos,

esse dia o céu tava limpo e foi a caminhada mais doida que já fiz na vida. Nunca imaginei que uma descida

fosse tão bonita e agradável. Cheguei na rodovia as 15:00 e de lá pequei uma carona até Itamonte e um

táxi de volta a P4

 

Aí vai uma dica, leve mais de 4 litros de água, eu levei 5 e meio. É melhor sobrar que faltar, já conversei com

muita gente que levou 4 e se deu mal. O guias levam 6 litros.

Caminhe devagar e sempre. Aproveite a paisagem para tomar fôlego, bater fotos e se hidratar, se não estiver

com sede tome apenas um gole. Se estiver sedento, beba devagar.

Use calças compridas e camisa de manga longa, os bambuzinhos e o capim arranham muito.

 

Para fazer esta travesia você precisa de preparo psicológico e força nas pernas. Se você curte uma montanha

como eu é só deixar a paisagem e a brisa renovar suas energias. Fiz em três dias com cargueira de 20 kg

e não sou nenhum atleta. Peso 85 kg e meu IMC é 32 (obeso), é caminhar no estilo passeio e levar um bastão

de caminhada. Acredite, ele vai salvar seu joelho .

 

Ernani Vargas

BH/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros

Olá camaradas, sou novo no site, e estou querendo subir nessa sexta ou sábado dias 27/28, saindo de Sp com mais um camarada.

A idéia é durmi no cume ou próximo, alguém sabe como está a estrada entre o Paiolinho e Passa quatro, só com 4x4 dá pra passar por lá mesmo, ou carro popular tb consegue fora de época de chuvas?

O dono da fazenda cobra quanto para entrar na trilha? alguém tem o contado dele, da fazenda??

Alguma dica pra acampar lá e aguentar bem o frio?

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá camaradas, sou novo no site, e estou querendo subir nessa sexta ou sábado dias 27/28, saindo de Sp com mais um camarada.

A idéia é durmi no cume ou próximo, alguém sabe como está a estrada entre o Paiolinho e Passa quatro, só com 4x4 dá pra passar por lá mesmo, ou carro popular tb consegue fora de época de chuvas?

O dono da fazenda cobra quanto para entrar na trilha? alguém tem o contado dele, da fazenda??

Alguma dica pra acampar lá e aguentar bem o frio?

 

abs

 

Luiz a estrada é de terra, carro normal chega sim.

Para ficar lá era cobrado 10 ou R$15, não lembro. Contato eu não tenho, nem sei se existe.

 

Para o frio um bom saco de dormir resolve , leve algo para pelo menos 0ºC conforto.

 

Boa subida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...
  • Membros

Galera,

 

Procurei informações atualizadas e não consegui encontrar contatos de pessoas que estão levando grupos atualmente, como consegui um contato, resolvi postar para quem esteja com a mesma necessidade:

 

Antonio José - (35) 3371 3170

 

Ele leva 2 pessoas por R$ 300,00 e cobra um pouquinho a mais para grupos maiores.

Não tem problemas em levar grupos a noite ou madrugada, o que é bem interessante.

O trajeto leva em torno de 40 minutos.

 

O valor inclui a ida até o início da trilha, próximo a Toca do Lobo e o resgate no sítio do Pierre.

 

Pega sinal de celular em vários momentos da trilha e a operadora que dá mais sinal é a Vivo.

Uns 30 min. antes do fim, nas ruínas dos casarões tem sinal e umas 4 horas antes nos Vivos (sugestivo) também tem sinal e é o momento ideal de combinar seu resgate, pois leva 1 hora de Passa Quatro até o Pierre.

 

Abraços e boa pernada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...