Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala pessoal, boa noite, ou bom dia sei lá que horas são aii haha...

 

Estou aqui para escrever meu primeiro relato, portanto, me desculpem pelos erros ortográficos, falta de concordância, gírias e etc.

Vou contar o relato sobre uma trilha já conhecida por muitos deste fórum (Poço formoso), o que eu quero mostrar é como um virgem de trilhas só faz merda haha... E para os novos trilheiros sempre se informem sobre o local correto a seguir, entrada da trilha, dificuldade de etc.

Pois bem, tudo começou na noite do dia 06/09/2011, um dia antes do feriado de 07 de Setembro, eu estava há alguns dias já namorando o site dos mochileiros e não vendo à hora de me aventurar por aiii. Foi quando surgiu o feriado e conseqüentemente a idéia de ir até Paranapiacaca que é relativamente próximo ao Ipiranga (onde moro). Chamei dois amigos para ir comigo o Vinição e o Patrik, de inicio ambos concordaram em ir, pois, íamos ficar provavelmente mofando em casa ou na rua vendo o pessoal passando escutando funks em seus carros (sinceramente já estou cheio disso)... Ops. Nada contra quem curte que fique claro!

Depois de acordado com o pessoal sobre a trip, faltava o destino certo em Paranapiacaba, qual trilha fazer? Dei uma pesquisada básica no santo Google e gostei das informações sobre a “cachoeira da fumaça” então por que não fazer? Destino decidido!

Nem dormi direito de ansiedade, estava parecendo criança na noite antes de ir à excursão da escola quando é era para o Hopi-Hari hehe...

 

Já havia preparado minha mochilinha de 10 l para a viagem.

Acordei às 07hs e chamei meus amigos às 07:30hs conforme combinando na noite anterior tomamos um cafezinho reforçado na padoca e pegamos o busão até o terminal Sacomã, paramos na estação Tamanduateí e pegamos o trenzãoo até Rio Grande da Serra, e depois um busão até Paranapiacaba, para pegar o ônibus da EMTU que vai até Paranapiacaba basta atravessar o trilho do trem em Rio Grande da Serra entrar a direita após a travessia do trilho e na primeira esquerda o ponto estará a uns 100 mts, chegando ao ponto... Meu Deus estava LOTADO, havia uns farofeiros incluindo nós, umas criancinhas que Deus que me perdoe, mas pareciam uns diabinhos isso sim, e uns dois cachorrinhos, um já chegou pondo as patas na minha barriga e sujando minha camiseta branca haha, nem liguei.

Embarcamos no busão e os ‘’diabinhos’’ continuavam gritando e cantando a eterna musica “o motorista, pode correr, que os FAROFEIROS não têm medo de morrer’’, bem eles não disseram farofeiros, mas seria apropriado rs.

Depois de uns 15 minutos o busão chegou, o motorista parecia o Shumaquer (deve estar escrito errado, mais estou com preguiça de pesquisar no Google então vai ficar assim mesmo hehe), quando desembarcamos em Paranapiacaba, o lugar parecia o jogo Silent Hill, a neblina cobria tudo, demos umas voltas na vila, mas não dava p/ enxergar nada, perguntamos para um morador muito simpático onde ficava a trilha da cachoeira da fumaça e o mesmo informou que teríamos que voltar muito, pois, havíamos passado o início da trilha. Começamos a caminhada no asfalto voltando sentido Rio Grande da Serra, o senhor informou que a trilha começava na torre de eletricidade do lado esquerdo da pista, andamos umas 2 horas até chegar ao local (os burros nem pegaram um ônibus, decidimos ir andando mesmo)...

 

Chegamos a uma suposta trilha do lado esquerdo sentido Rio Grande da Serra, a trilha era após uma empresa de portão azul e a “trilha” haha... Era bem marcada, uma represa do lado esquerdo, caminhamos uns 10 minutos e chegamos a um lugar que tinha uns carros 0 km, vários! Todos os Gols geração 05 rock en rio, olhei os carros de perto e todos estavam abertos e com as chaves no contato, aquilo estava estranho, voltamos p/ estrada, pois, aquela trilha com certeza não levava a cachoeira nenhuma (depois soubemos que a trilha estava bem mais a frente) aushuhasa...

 

Pegamos um busão de volta a Paranapiacaba, eu que não andaria uns 5 km de volta nem fodendo... Demos o sinal fora do ponto mesmo e o busão parou “que sorte”, chegamos à cidadezinha novamente e o mesmo morador do início ainda estava lá, pedimos informação sobre alguma trilha fácil para não perdemos a viagem, nisso já eram 14hs, o tiozinho informou sobre uma suposta “trilha da onça” logo após o cemitério, perguntei para um flanelinha onde começava a trilha e o sujeito informou, porém disse – Vocês não irão conseguir entrar não, pois existe fiscalização, mas por trás da minha casa aqui da p/ cortar o caminho.

Logo de cara já vi que o cara estava a fim de morder uns ‘’caranguejos’’ nosso, agradeci a informação e disse que iria tentar fazer outra trilha...

Chegamos ao início que fica a esquerda logo após o estacionamento, no início da trilha existe na parte direita um mirante que provavelmente tem vista p/ Cubatão, eu não sei afirmar por só via neblina... Entramos na trilha que para a nossa surpresa estava sem fiscalização, a sorte estava mudando, descemos e logo no início havia uma bifurcação, uma parte descia para a esquerda e a outra continuava reta, resolvemos seguir reto, que foi justamente o correto a ser feito, depois de andar mais um tempinho encontramos alguns mochileiros que estavam por nossa sorte justamente na segunda bifurcação, essa era em forma de “U”, se não fosse por eles eu iria descer reto (não sei aonde vai essa trilha), perguntei ao grupo simpático onde a trilha em que eles subiam chegava e me informaram que ia ao poço formoso, gostei da idéia, pois, já havia visto fotos e relatos deste lugar no site dos mochileiros, onde o nosso amigo “Massa” mencionou algumas informações muito importantes. Continuei descendo, seguimos na parte da bifurcação que tem formato de “U”, mais a frente encontramos a terceira bifurcação, uma ia reta e a outra virava a esquerda e passava por baixo de uma torre de eletricidade, fizemos merda, seguimos reto ::prestessao:: .

Comecei a notar que na trilha não havia mais pegadas, e o pior, existiam teias de aranha que atravessavam a trilha, foi ai que após a décima teia de aranha eu me perguntei “se o pessoal estava subindo do poço formoso, por que existem essas teias de aranha intactas no caminho que supostamente eles fizeram?” Ou as aranhas estavam rápidas demais fazendo novas teias ou nós havíamos errados na última bifurcação, não deu outra! Resolvemos voltar e pegar a trilha que passava por baixo da torre de alta tensão, depois de voltar na bifurcação e entrar na trilha a esquerda não demorou muito para escutarmos barulho de queda d’água, e mais uns 5 minutos andando chegamos ao poço formoso, lugar fantástico e de rara beleza.

Aventuramos-nos nas cascatas que iam abaixo, tiramos fotos, filmamos, entramos na água, foi fantástico! Não há valor no mundo que pague!

 

Ficamos por lá aproximadamente uma hora curtindo, pois, parecia um troféu, depois voltamos e encaramos a subida novamente, chegamos à vila, tomamos água, nos limpamos e voltamos para casa, confesso que ao chegar a minha casa estava exausto, porém, a minha felicidade era extrema.

Agora não vejo a hora de realizar a próxima trip que está marcada para a próxima sexta-feira 16/09/2011 que será de Parelheiros até Itanhaém, vamos ver no que dá Né? Haha...

Pessoal, queria agradecer demais pela paciência em ler o relato, pelas dicas que todos vocês passam no site, agradecer ao colega Massa por ajudar sempre com dicas de alguns roteiros...

No mais é isso aiii...

 

Abraços. ::otemo::

 

Segue abaixo as fotos;

 

20110911015615.jpg

Uma parada para o descanso.

 

20110911015745.jpg

Uma parada para as fotos, no caminhos da "trilha" da cachoeira da fumaça...

 

20110911015938.jpg

A suposta "trilha" da cachoeira da fumaça haha... ::putz::

 

20110911024249.jpg

Seguindo caminho xD

 

As fotos abaixo são da chegada ao poço formoso!

20110911020110.jpg

 

20110911020756.jpg

 

20110911020921.jpg

 

20110911021015.jpg

 

20110911021229.jpg

 

20110911021436.jpg

 

20110911021601.jpg

 

20110911021725.jpg

 

20110911022228.jpg

 

20110911022711.jpg

Meu pequeno nariz!!! ::hahaha::

 

20110911022924.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Ô loco! voltaram de Paranapiacaba até a entrada da trilha, a pé? o.O

Quase 10km pela estrada!! Com neblina, fica realmente, um tanto dificil trilhar por lá, mas a emoção aumenta um pouco awuhwauwhwau

Parabéns pela viagem, e cuidado na próxima de Itanhaém... leve algumas coisas a mais, pois voce pode ser "extorquido" no meio do caminho

abç

 

É nós demos o maior vacilo mesmo.. Mais é errando que se aprende!

Quanto a de Itanhaém, eu vou levar a mais um facão gigante auhsuahuhsa...

 

Valeu Massa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
xD, na proxima vez, vcs descem no ponto do meio da estrada, que é bem perto da entrada da trilha da fumaça...

estou esperando o relato de itanhaém hauwhwuwhau

 

Agora estamos mais espertos rsrs...

Pode esperar cara, não prometo que será uma trip bem sucedida, mas vamos nos esforçar, e se até segunda-feira de noite eu não postar nada, pode ter certeza que ainda estaremos na mata PERDIDOS ::ahhhh:: haha... ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
poderão ganhar um passeio gratuito de helicóptero, na volta! - helicóptero de resgate, não se esqueçam de, caso isso acontecer, tirarem fotos aéreas inéditas da Serra do Mar kk

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Gostei da idéia de andar de helicóptero!

Quem sabe eu não "forge" um desaparecimento rs... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Amigo Jefferson

Relato show, todo iniciante sempre erra a primeira vez, e isso que faz emocionante e deixa Trip mais divertida!

Trilhar é arte, e o perrengue faz parte!

Frequento muito a cachoeira da fumaça, a entrada fica próxima a fabrica da solvey e logo entrando na trilha você passa na torre.A cachu da fumaça é linda, porem a trilha para quem ta iniciando pode apresentar surpresas, eu mesmo que já fui dezenas de vezes lá na ultima errei em uma bifurcação no meio da trilha!

 

Conselho, sempre vá preparado para se caso precisar, passar a noite no local! É sempre melhor aguardar o tempo melhorar ao invés de seguir com perigos. Leve sempre lanterna, celular (grande parte das trilhas pegam sinal) vela, isqueiro e faca.

 

Aguardo seus próximos relatos de novas trips! Rolando uma em Paranapiacaba podemos combinar e te apresento a cachu da fumaça!

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Amigo Jefferson

Relato show, todo iniciante sempre erra a primeira vez, e isso que faz emocionante e deixa Trip mais divertida!

Trilhar é arte, e o perrengue faz parte!

Frequento muito a cachoeira da fumaça, a entrada fica próxima a fabrica da solvey e logo entrando na trilha você passa na torre.A cachu da fumaça é linda, porem a trilha para quem ta iniciando pode apresentar surpresas, eu mesmo que já fui dezenas de vezes lá na ultima errei em uma bifurcação no meio da trilha!

 

Conselho, sempre vá preparado para se caso precisar, passar a noite no local! É sempre melhor aguardar o tempo melhorar ao invés de seguir com perigos. Leve sempre lanterna, celular (grande parte das trilhas pegam sinal) vela, isqueiro e faca.

 

Aguardo seus próximos relatos de novas trips! Rolando uma em Paranapiacaba podemos combinar e te apresento a cachu da fumaça!

 

Grande abraço

 

Fala aêee Kioo!

 

Tranquilo meu brother?

Então brow, depois desta primeira trip, rolaram váriaaaaaaaaaaaaaaaaaaas outras rs...

Duas travessias (Rio Mogi até Cubatão e Parelheiros até Itanhaém). Eu e meus brothers estamos pegando experiência nisto, e é muito bacana o aprendizado.

 

Estamos planejando de ir a fumaça no próximo domingo (18/12), encara?

Tem Facebook ou Msn? Passa ambos se tiver e vamos nos falando ok?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Jefferson, sempre quando vou é de sabado para domingo, gosto de pernoitar para dormir na paz que somente a floresta me traz!

O aprendizado realmente é incrivel e emocionante! A cachu da fumaça quero ir esse sabado, estou vendo com um grande amigo meu para pegarmos essa tripa e voltar no domingo.

A cachu da fumaça levo cerca de 2h sozinho em passos leves. É uma trilha suave e tranquila!

Podemos trocar umas trilhas como quem troca figurinhas, :lol: te apresento a fumaça e você me apresenta uma de suas trips!

Meu msn é kio199@gmail.com e o face é caio comitre rossi!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...