Ir para conteúdo

Transmantiqueira toda a pé + Serra dos Órgãos.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Dae Bruno!

 

Guia Transmantiqueira + Serra dos Órgãos é boa! rsrs

 

O desgaste físico é intenso mesmo, mesmo comendo muito perdi 3 Kg nos 10 dias e a barrigueira da cargueira já parecia aqueles cintos de quem passa fome. No último ajuste e quase caindo quadril abaixo! ::lol4::

 

Trator? Calma que tu não viu o relato da Serra Fina! ::otemo::

 

e ai Korb blz !! pow ta demais este seu " guia " transmantiqueira + petro x tere !!!

parabens pela conquista inedita de fazer todas as travessias na pernada sem auxilio nenhum de apoiio !!!

caraca eu ja faço o resgate no final da travessias de carro e ja canso ::lol4:: !! imaginei vc mandando todos esses KM`s na pernada !!

pow só vc mesmo brother pra mandar esta !!! ia ser dificil mesmo uma companhia aguentar todos km´s !!

tipo "trator " ::lol4::::lol4::

demais !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

3º DIA – 22/07/2011: Do último acampamento antes do Itaguaré até quase Toca do Lobo.

 

A noite foi amena com temperatura por volta dos 10 ºC, sem vento mas com bastante orvalho. Após um breve café da manhã, já com alguma prática desmanchamos o acampamento rapidamente e partimos rumo ao Pico Itaguaré.

6008384907_cc35372a4a_b.jpg

6008933922_81d13ae6e8_b.jpg

 

O Pico do Itaguaré SP/MG com 2308 metros tem uma passagem estreita e arriscada para pessoas que não dominam as técnicas de escalada. Se tiver medo e não tiveres os equipamentos necessários convém não se arriscar. Na foto abaixo dá para ver o talho no meio do morro com a parte arriscada.

6008934454_404e6574c1_b.jpg

 

Essa parte da descida até o Itaguaré é só usada por quem vai fazer a travessia, sendo assim mais fechada pelo mato e com bifurcações. Mas o caminho a se seguir é sempre na direção do pico.

Há algumas partes mais difíceis de trepa pedra ou passagem por baixo de grandes pedras, sendo necessário tirar a mochila inclusive.

6008394559_0f38975e48_b.jpg

 

Portanto, fica a dica para as travessias na Mantiqueira de colocar o isolante térmico e barraca dentro da mochila para que não prendam na vegetação e danifique o equipamento. O isolante pode ser colocado em formato de U, dobrado em 3 a partir de seu comprimento total. Assim isola o conteúdo da mochila do calor e ocupa pouco espaço na mochila.

 

Meu amigo a toda hora me perguntava se era por ali mesmo que eu tinha passado durante a noite para buscar água. Eu afirmei que sim pensando comigo, afinal eu iria passar onde olhando para um precipício de cada lado! ::tchann::

 

Chegamos ao pé do Itaguaré e o Wesley já tinha acabado com sua água, por acaso encontramos um grupo de 12 pessoas que gentilmente cederam 1 litro de água para o meu amigo que virou as 2 garrafas. ::lol4::

6008395045_7fda9f3e69_b.jpg

 

Iniciamos a subida e logo após um pequeno platô deixamos as cargueiras para fazer o ataque até o topo. O visual é incrível!

6008940944_26011a8751_b.jpg

6008396779_653435b0e6_b.jpg

6198481465_c95b54b4b8_b.jpg

6008393783_53f65061db_b.jpg

 

Retornamos e com as cargueiras nas costas partimos rumo a fonte de água do Itaguaré para reabastecer, passando na sequência pelo acampamento do Itaguaré.

6008950694_cc1a499408_b.jpg

 

Começamos a descida e aqui deve-se ter cuidado para não descer pela trilha errada, já que há uma que o pessoal do acampamento vai buscar água. A trilha certa passa por cima de uma elevação rochosa para depois descer o morro bem inclinado e entrar na mata.

 

Inclusive é uma mata muito bonita e nunca tinha visto tantas araucárias. Tem muito mais do que no RS ou SC!

6008403177_93a1b237db_b.jpg

6008404587_340af2496e_b.jpg

6008954184_9219504dca_b.jpg

 

Acabamos no Campinho do Itaguaré, local muito bom para deixar os carros e acampar para fazer o bate/volta no pico. Lá estavam o grupo todo que cedeu água ao meu amigo. Tentando reanimar uma bateria de um dos carros que ficou com a luz interna ligada.

 

Resolvemos ali fazer o almoço e eu aproveitei para tomar um bom banho no riacho que passa atrás, lavar minhas roupas de trilhas e secar a barraca e saco de dormir. Se notarem, do primeiro dia ao último dia da travessia é a mesma roupa, viva o conceito ultralight! ::lol4::

 

Após o almoço começamos a caminhada só por estradas de chão do Campinho com destino até o Bairro Pinheirinho em Passa Quatro MG. Uma caminhada muito bonita, com bastante mata ao lado da estrada, pássaros de todos os tipos e rios de água muito limpa.

6008957078_250e75825b_b.jpg

6008967402_6f7ee16026_b.jpg

 

Como o Wesley vinha apresentando dor no joelho e sabendo da dificuldade maior da Serra Fina com 8 dias de comida na mochila e chegando a levar 4 litros de água por dia. Pedi a ele que até Passa Quatro ele tivesse uma decisão dele se continuaria ou não na Transmantiqueira.

 

A estrada de chão estava com muita poeira e o clima começava a ficar tão seco, mas tão seco que quando eu queria cuspir eu acabava assoviando! ::lol4::

6008419285_9ef4540990_b.jpg

 

Continuamos nossa caminhada por essas estradas de chão e próximo a MG 158 encontramos parte da antiga Estrada Real. Pro meu amigo mineiro nada de mais, mas pra mim que só via na TV foi uma boa surpresa!

6008424409_3f29a11899_b.jpg

 

O asfalto já estava perto, então decidimos ir por ele já que o Bairro Pinheirinho estava muito perto e lá deveria existir algum bar ou venda. Dito e feito, havia uma boa venda o qual o dono nos atendeu muito bem.

 

O Wesley tomou a sabia decisão de desistir da Transmantiqueira por conta do problema no joelho. O dono da venda já vendo a mudança do tempo em cima da Serra Fina me alertou para não ir, já que as coisas ficavam feias por lá e até gente da cidade se perdia lá.

 

O Wesley então disse a frase: - Mas, você não conhece o Van Damme (se referindo a mim).

Dei muita risada e continuo dando até hoje. ::lol4::

 

O amigo acabou descolando uma carona até a rodoviária de Passa Quatro. Eu carreguei a bateria da câmera, comprei comida para os próximos 8 dias conforme planejamento, acabei ganhando gasolina na venda para o meu fogareiro (lá ainda tem querosene e álcool).

 

Dos itens que comprei gostei muito de uma liguiça mista defumada que era muito boa, de um doce de leite tipo tijolinho e um ótimo queijo parmezão mineiro. Recomendo esta venda no Bairro de Pinheirinho para compra de mantimentos de quem for fazer a Serra Fina ou mesmo Transmantiqueira.

 

As 18h parti rumo a Toca do Lobo independente de quanto tempo eu demoraria. Da venda até a estrada de chão que leva a Fazenda Santa Amália são algumas centenas de metros. A estrada de chão era boa, os aclives no final da tarde eu até conseguia ver, mas impagável era ver a cara dos moradores vendo eu sozinho com mochilão e o tempo virando. Devem ter pensado: - Que cara mais louco! ::lol4::

6008426487_3550aab91b_b.jpg

 

O trajeto até a Toca do Lobo tem placas e a estrada estava em boas condições. É uma subida sem fim, ainda lembro de um contato que fiz com um guia local que ao ser perguntado por mim se fazia a transmantiqueira toda a pé sem logística de transportes, ele me disse: - Deus me livre! Que caminhada mais enfadonha! rsrs

 

Por volta das 20h começou uma chuva fraca e eu vendo que faltavam ainda 2 Km até a Toca do Lobo acabei tendo que procurar outro local para pernoitar. Tive sorte de encontar uma pequena estradinha abandonada no lado direito da estrada com água bem pertinho. Ali encerrei o dia e montei o acampamento.

 

Dados do terceiro dia:

Distância percorrida: 30,6 Km

Altimetria acumulada aclive/declive: +1079 m/-1953 m

6208957044_3549a33fe0_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito Show a Travessia meu amigo Tiago.

 

Agradeço pela companhia desses 3 dias na Travessia Marins ao Itaguaré (Piquete-SP a Passa Quatro-MG)

 

Mas infelizmente eu não pude continuar devido a grande lesão no meu joelho direito. Descobri que é um desgaste do membrana patelar devido as corridas fortes...

Mas fiz fisioterapia e ainda estou fazendo...recuperando a musculatura com academia...já to quase bão...no final do mês vamos pro Pico da Bandeira...

 

Mas falando da travessia foi show de bola.

Muito linda e pra mim tem várias dificuldades técnicas...O maior problema é a questão da água msm. No mais é planejar certinho.

Saimos na hora do almoço em Piquete na quarta-feira na sexta a tarde já estavamos no bairro do Pinheirinho...tudo a pé, sem nenhum resgate.

 

Confesso que passei um frio lascado a noite e na madrugada, meu amigo como é do Sul nem passou frio, pra ele era uma marolinha...O ritmo desse cara é muito forte, não é pra qualquer um...

 

Foi sucesso total na Transmantiqueira + Serra dos Orgãos e muito sucesso nas proximas...

 

Paz de Jah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Boa Wesley!

 

Só te cuida com o peso da cargueira na descida do Pico da Bandeira! hehe

 

Valeu a parceria!

 

Abraço

Muito Show a Travessia meu amigo Tiago.

 

Agradeço pela companhia desses 3 dias na Travessia Marins ao Itaguaré (Piquete-SP a Passa Quatro-MG)

 

Mas infelizmente eu não pude continuar devido a grande lesão no meu joelho direito. Descobri que é um desgaste do membrana patelar devido as corridas fortes...

Mas fiz fisioterapia e ainda estou fazendo...recuperando a musculatura com academia...já to quase bão...no final do mês vamos pro Pico da Bandeira...

 

Mas falando da travessia foi show de bola.

Muito linda e pra mim tem várias dificuldades técnicas...O maior problema é a questão da água msm. No mais é planejar certinho.

Saimos na hora do almoço em Piquete na quarta-feira na sexta a tarde já estavamos no bairro do Pinheirinho...tudo a pé, sem nenhum resgate.

 

Confesso que passei um frio lascado a noite e na madrugada, meu amigo como é do Sul nem passou frio, pra ele era uma marolinha...O ritmo desse cara é muito forte, não é pra qualquer um...

 

Foi sucesso total na Transmantiqueira + Serra dos Orgãos e muito sucesso nas proximas...

 

Paz de Jah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

oops, postei sem querer rs.

Quero saber o que foi acertado, e o que vc mudaria no seu equipo, tudo ... detalhes da marca, funcionalidade e resultado

Botas, mochila, refeição, barraca, anorak , fogareiro, saco de dormir, como vc transportou sua água ...

Valeu , to corujando !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Tudo Rengaw!

 

Pretendo fazer um check list do equipamento que usei resaltando seus beneficios ou maleficios no final deste relato. Algumas coisas em relação aos equipamentos durante o relato eu vou escrevendo também.

 

Tenho que lembrar que o sucesso e mum trekking assim deve-se:

- experiência da pessoa com trekking de longa duração.

- planejamento bem feito.

- equipamentos confiaveis.

- preparo físico adequado.

 

Durante os relatos dos dias pode perguntar a vontade.

 

oops, postei sem querer rs.

Quero saber o que foi acertado, e o que vc mudaria no seu equipo, tudo ... detalhes da marca, funcionalidade e resultado

Botas, mochila, refeição, barraca, anorak , fogareiro, saco de dormir, como vc transportou sua água ...

Valeu , to corujando !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...