Ir para conteúdo

Travessia da Serra do Lopo - De Extrema (MG) a Joanópolis (SP)


Posts Recomendados

  • Membros

Fala Augusto........

 

Esse final de semana eu subi a Serra do Lopo por um caminho diferente.... deixei meu carro no Posto Fronteira, logo na divisa SP/MG, e segui uma trilha que encontra a ligação entre a pedra das Flores e o Pico do Lopo.. vindo da Pedra das Flores em direção ao Pico do Lopo, ela desce à direita +/- no meio desta ligação, ela é mais complicada, pq existem algumas bifurcações e deve ser menos utilizada.

 

fallow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Capis,

em setembro eu , na cia da Carol e da Diana , atravessei a serra subindo por essa trilha. Ela começa na Faz. Agua Santa. Como o Lee, que nos deu carona, ia fazer o bate e volta, deixou o carro lá, economizando aqueles 4km de estradinha de terra.

 

Mas mesmo assim é uma senhora duma subida com quase nada de visual, só no mirante que tem no meio da trilha. A cachoeirinha tambem vale uma vista pra refrescar.

 

De lá do Lopo, voltamos pela Pedra das Flores, rampa de asa delta e trilha do Pinheirinho.

Taí o relato que nao me deixa mentir sozinha rs : tres-fionas-na-travessia-da-serra-do-lopo-sem-limites-aspirassl-trip-t47264.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros de Honra
essa travessia é possível de fazer de bike? a trilha permite isso?

 

Não. Tirando o trecho da estrada que leva ate a rampa de asa delta, a não ser que voce queria fazer a trilha carregando a bike o tempo todo não tem como completar ela de bike.Mas no entorno de joanopolis e extrema tem varias opcoes bacanas de pedal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
heheheheh........... é essa trilha mesmo..... agora uma pergunta: vindo das antenas, a subida é mais tranquila?

 

Vindo pela trilha do pinheirinho? Não ::lol4::

 

Na verdade, pela trilha do Pinheirinho a subida é mais "encardida", bem mais ingreme, porém se tem mais janelas com o visual. Mesmo assim ainda prefiro subir pela Agua Santa, não tem visual mas já sai lá junto da pedra do cume - subir pelo pinheirinho implica em encarar mais um trechão de subida pela estrada. Se já foi chato pra caramba descer por ali, imagina subir kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

P/ quem vai de bike, a melhor opção é percorrer as estradas de terra ao redor da Serra do Lopo.

São muitas.

Vindo de Extrema pela Estrada da Embratel e qdo chegar na divisa da crista onde existe uma placa indicando Joanopolis em frente é só seguir naquela direção.

É uma das boas opções.

 

Mas p/ seguir com a magrela p/ a travessia, sem chances.

 

 

Abcs

 

 

essa travessia é possível de fazer de bike? a trilha permite isso?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola Thiago, se tiver interesse em fazer um pedal pela região, vai rolar um passeio ciclistico pela região,

 

segue coordenadas...

 

Um Passeio inesquecível as margens da Represa Jaguari!

Um evento para toda a família com total segurança!

 

Camiseta personalizada e troféu para as 100 primeiras inscrições!

Sorteios de vários brindes e uma Bike zerada!!!

 

O evento será realizado no dia 30 de outubro de 2011. a partir das 8:00 horas na praça central de vargem!

 

inscrições 10 (dez) reais! ( partir do dia 08/10 nos lugares a baixo)

 

L & L Lubrificantes - Rua: Armando Salles de Oliveira N° 100

 

Varejão Sto. Antonio - Rua: Armando Salles de Oliveira N° 127

 

maiores informações: fone: (11) 9683-6016 - Léo Rossi Jr.

(11) 9506-8205 - Toninho Bento

 

Não perca tempo, corra e seja um dos 100 primeiros inscritos e garanta sua camiseta e seu troféu!!

 

Obs: somente participara dos sorteios quem estiver inscrito no passeio, com o respectivo canhoto na mão.

 

Teremos carros de apoio, Policia Militar, Ambulância, carro de Hidratação com água e frutas em pontos estratégicos, tudo para proporcionar o máximo de sua segurança!

 

Aguardamos todos para uma grande festa!

 

Agradecemos desde já todos os nossos colaboradores que contribuíram para que este evento fosse realizado!

 

Realização e Organização:

 

EQUIPE PEDALANDO SEM NOÇÃO

 

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.225160314211893.55826.100001537798881&type=3

 

nesse link do face tem umas fotos do local., ...

 

fica a dica ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

vou fazer a travessia nesse feriado (14-15/11) subir segundo os relatos. quanto a decida, estou me sentindo meio inseguro, não consegui entender exatamente o que fizeram, e principalmente, não estareivoltando pra sampa. sou de jundiaí, vou voltar pra jundiaí, acho que não tem onibus direto. alguem pode me dizer qual a melhor opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Oi pessoal.

 

Além do tracklog dessa travessia, seguem abaixo algumas dicas e informações úteis:

 

Tracklog:

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1319087

 

# Existem várias outras opções para quem quiser fazer essa travessia da Serra do Lopo, além da que a gente fez:

- Uma delas é voltando até depois da rampa de asa delta e de lá tomar a estrada de terra que segue para Joanópolis – o problema é que a caminhada nesse trecho é somente por estradas de terra.

- Outra opção é descer por uma trilha à direita que sai da principal, a poucos minutos antes de chegar na base do Pico do Lopo. É uma trilha bem tranquila e que termina próximo de uma indústria na Fernão Dias.

- Outra opção é seguir nessa mesma bifurcação e depois tomar uma trilha que termina no Bairro da Vargem, junto à Rodovia que liga Joanópolis a Via Fernão Dias. Quem fez essa travessia foi meu amigo Rodrigo.

Relato com fotos tá aqui.

Se quiser, tenho arquivo em kml dessa caminhada que ele me passou.

 

# Quem quiser acampar na Pedra das Flores não há o problema da falta de água, pois encontramos 2 bicas de água, junto da trilha em uma bifurcação que desce para o sul entre a Pedra das Flores e o Pico do Lopo. A bica se localiza na base da Pedra das Flores, descendo por uma trilha.

 

# São poucos os horários de ônibus que saem de Joanópolis a São Paulo ou para Atibaia.

http://www.joanopolis.com.br/informacoes-uteis/horarios-de-onibus.html

 

# Essa travessia por toda a crista da Serra do Lopo é bem puxada. A gente se perdeu em vários momentos e tivemos que retornar algumas vezes para a bifurcação anterior, assim que iniciamos a descida. Seria recomendável dispor de mais tempo para tentar encontrar uma trilha que vai para a esquerda antes de chegar ao Pico do Lopo. Com isso se economizaria uma longa caminhada pelo asfalto.

 

# Acampar no topo do Pico do Lopo é complicado. Os lugares são bem escassos e o terreno irregular, além de ser um lugar exposto a ventos, por isso não recomendo. Até existe um pequeno espaço ao lado de uma enorme pedra, como dá para ver nas fotos.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...