Ir para conteúdo

Trilha da Urca (Pão de Açucar) - Rio de Janeiro


Posts Recomendados

  • Membros

Bem galera, sou carioca e considero que a visita ao Pão de Açucar é obrigatória para todos, tanto para turistas, como para cariocas. Aqui, vou mostrar um caminho alternativo para o Pão de Açúcar.

Algumas empresas cobram para mostrar este caminho tão fácil (e óbvio) de ser encontrado, mas qualquer um pode fazer esta trilha sem medo.

É a maneira mais fácil de se conhecer o Pão de Açúcar de graça (pros que querem economizar na mochilada, ou até mesmo na viagem) e tranquila (pq não tem como se perder, pois tem a trilha é muito delimitada e tem fios para não serem pegos atalhos que façam com os mais "espertinhos" se perderem).

Além disso, é muito fácil de subir (várias crianças estavam fazendo este caminho quando fui. Encontramos, inclusive, um casal de turistas subindo com 4 filhos loirinhos que estavam se divertindo com a subida).

Eu e minha namorada fizemos a subida em algo entre 30 e 40 minutos.

 

Sábado - 10h

Chegamos à Praia Vermelha, na Urca e nos dirigimos à Pista Claudio Coutinho ou "Caminho do Bem-te-vi". É só ir reto até o final da Av. Pasteur e seguir para a esquerda quando chegar naquela rotatória, ao invés de ir direto para a praia, não tem erro.

Nessa hora já tinham alguns grupos que estavam fazendo alpinismo subindo a pedra.

Na pista é só seguir reto até chegar à um ponto que tem uma entrada na esquerda com uma placa escrita "Trilha da Urca". Tentem seguir as orientações da placa galera !

 

20100731225654.JPG

 

Entramos nessa trilha e em uma subida rápida, diria uns 15 ou 20 minutos, chegamos à uma divisão no caminho em que há duas pedras para os que quiserem respirar um pouco. Aqui existem duas opções, seguir para a esquerda chegando ao Pão de Açúcar ou para a direita, que não sei bem aonde dá.

Enfim, aqui fomos saudados por alguns micos, típicos da Urca:

 

20100731230732.jpg

 

À esquerda, continuamos nosso caminho para o Pão de Açucar. O curioso foi encontrar uma "torre" no meio do caminho e ouvir uma pérola de uma mulher que estava olhando os micos quando estavámos saindo das pedras pra ir para o Pão de Açucar (Ela disse: "Cuidado! Os micos são animais peSSonhentos pq eles não gostam de pessoas!")

Bem, chegamos ao nosso destino uns 15 minutos depois e nos deparamos com um visual que não víamos desde pequenos:

 

20100731232447.jpg

 

20100801004357.jpg

 

20100801004541.jpg

 

Aqui, um grupo subindo o paredão chegando ao Pão de Açucar:

 

20100731235308.jpg

 

Ah sim, quando fomos para a esquerda naquelas pedras para chegar ao Pão de Açúcar, esqueci de falar uma curiosidade. Você vê vários atalhos para a direita, vários caminhos e fica até meio receoso de entrar neles, ainda mais com os avisos nas trilhas. A primeira entrada à direita tem uma mini-clareira que vale a pena checar. Na volta passamos lá para ver o que era (indo aos poucos pq pensávamos que a pedra acabava do nada e nessas entradas vc tem que ver aonde pisa, senão é vôo livre na certa).

Lá encontramos um cara deitado numa rede entre duas ávores descansando, uma pai com sua filha e 3 mochileiros sul-americanos que tiraram essa foto aqui em baixo para gente. Aliás, tirando o pai e a filha, o resto estava lá repousando suas cargueiras e tirando algumas fotos de recordação.

 

Lá pras 12h (ou um pouquinho mais, não checamos no relógio, mas acho que era isso, sei que a barriga estava marcando a hora do almoço), depois de encarar o "trânsito" na descida da trilha devido ao horário de "rush", chegamos à pedra que dá início à trilha. Estava molhada, então descemos beirando o tronco, igual o casal no fundo da foto, para não ocorrer nenhuma escorregada inesperada.

 

Tomara que seja muito útil, afinal, é uma dica econômica para quem vém ao Rio de Janeiro de férias e uma motivação para quem mora aqui e nunca fez essa trilha.

Não deixem de visitar o Pão de Açúcar, seja de bondinho, seja por essa trilha da urca. E não esqueçam o protetor no rosto, pois lá em cima o sol é meio forte.

Só mais um detalhe, procurem ir de manhã a partir das 8:30h pq é o horário que abre lá em cima para quem vai pela trilha. O horário certo acho que é de 8h às 18h, mas à noite é meio furada pq perde muitos pontos bonitos.

Fiquem tranquilos quanto ao cansaço e fome pq lá em cima tem cadeiras muito boas para relaxar com uma vista maravilhosa e quiosques/lanchonetes para aquele lanchinho. E boa visita ao Pão de Açúcar ! 8)

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Oi André!

 

Motivada pelo seu relato, saí de SP nesse feriadão decidida a colocar essa trilha no meu roteiro. Meu marido já tinha feito a alguns anos, e disse que na época não tinha placa nem nada, mas agora está bem sinalizada.

 

Foi uma ótima trilha, e não pagar 44,00, melhor 88 né, tb foi ótimo!

 

Fora as fotos lindas!

20110127134419.JPG

 

Bjus

Paty

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

OLÁ ANDRÉ... DESSA VEZ QUEM FOI MOTIVADO... FOMOS NÓS!

 

HAVIAMOS IDO AO PÃO DE AÇÚCAR VÁRIAS VEZES MAS NUNCA PELA TRILHA... EU PESQUISANDO SOBRE TRILHAS NO RIO, LI SEU RELATO E ME MOTIVEI A IR.

 

 

 

20110424151758.JPG

 

A OPÇÃO DE IR PELA TRILHA FOI A MELHOR... É SUPER TRANQUILO!

 

20110424151915.JPG

 

OBRIGADA PELA DICA.

 

THÁBATA TRINDADE.

 

 

20110424152304.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bom dia André!

Gostei muito do seu depoimento, já fiz esta trilha três vezes no verão à tarde para assistir o por do sol do Pão de Açucar que é o mais lindo do Rio de Janeiro.

Só tem uma coisa que eu acho que você não sabe, o último bonde que desce é gratuito. Você sobe pela trilha e desce de bonde sem pagar nada, não é ótimo. Bjs Marilza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi Pessoal,

 

Só uma pequena correção. Essa trilha que vocês estão falando é do Morro da Urca e não do Pão de Açúcar. Essa trilha chega até onde o primeiro bondinho leva. Realmente é uma trilha bem tranquila e muito linda. A trilha para o Pão de Açúcar, que é pra onde o segundo bondinho vai é mais puxada e tem trechos de escalada. Então só é possível ir lá com equipamentos de escalada e com guia experiente. A trilha é conhecida como Costão do Pão de Açúcar e foi a primeira via de escalada que chegou até o cume do Pão de Açúcar. Recentemente uma pessoa desavisada foi fazer essa trilha sem equipamentos e morreu após sofrer uma queda.

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/homem-morre-ao-cair-de-costao-no-pao-de-acucar-20110703.html

 

Então é isso!

 

Um abraço,

 

Diego Almeida.

www.caminhodasaude.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Era isso o que eu tava tentando entender... procurando por Pão de acuçar por trilha no google me vinha infos dessa trilha do Costão, e olhando pelas fotos (claro, todas de agencias de turismo), vi que tem uns trechos de escalada mesmo.

 

So nao entendi uma coisa: subindo pela trilha da urca, paga-se o mesmo valor para embarcar no bondinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Já fui no Rio duas vezes, mais desta segunda vez, em julho, conheci o Rio por outro angulo, e dentre os passeio, fiz a trilha da Urca, muito legal, e de graça. Conhecer a Lapa e andar no bondinho de la foi massa e por 0,60 reais. A feirinha perto do paço Imperial e a feira de verduras na Gloria é tudo de bom. Recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala pessoal !!!!

Bom , respondendo as perguntas do povo de fora :

 

A trilha para o Morro da Urca é SUUUUPER tranquila ! Só não suba com pressa, senão vocÊ se dá mal :lol:

Quem decidir um dia , ao chegar nas tais pedras "divisórias" e querer pegar pra DIREITA , irá encontrar uma trilha relativamente aberta ( que também passa por outra antena igualzinha a que vai para o próprio Morro da Urca ) e que dá literalmente no nada rs .

 

Chega-se a uma área em que se tem visão do lado esquerdo da Guanabara e do direito , do atlântico . Mas é bem fraquinha .

Explorando com cuidado , do lado direito pro Atlântico os mais aventureiros talvez encontrem uma via de descida ( que acredito esteja bem gasta ) pela mata para a pista Claudio Coutinho .

 

Quanto ao valor do bilhete : Custa metade para quem sobe no Morro da Urca e sobe pro Pão de Açúcar - R$26,00. Se você for estudante da rede pública ( 1º, 2º e 3º grau ) paga a metade da metade - R$13,00 . http://www.bondinho.com.br

 

Quanto ao transporte gratuito : Começa a rolar a partir das 20:00 se não me engano . O portão de acesso á trilha fecha as 18:00 se não me engano .

 

Quanto á trilha do Pão de Açúcar : Nunca fui, mas já ouvi muitos relatos que é muito técnica e em alguns trechos é necessário sim cordas e crampos . O cara que caiu lá era um imbecil ! ::hein:

 

Quanto a estrutura lá encima: Banheiros , lanchonete e banco do tipo 24h ( liguem antes para confirmar ! ) .

 

Então é isso criançada ! Espero ter ajudado [;)]...

Forte abraço ! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...