Ir para conteúdo

Contornando Ilhabela na caminhada


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fabiana.

Só complementando o que disse o Bruno.

Hospedagem na Ilha é um pouco caro, principalmente pousadas.

 

São varias opções de campings que vc encontra no tópico sobre a ilha:

ilhabela-t30241.html

 

Roteiros com cachoeiras, vc pode encontrar um pequeno mapa no tópico-guia sobre a Ilha que tá no Fórum SP.

 

Qqer outra duvida, dê uma olhada lá no tópico sobre a Ilha. Lá tem muita informação e dicas.

 

 

Abcs

 

 

Olá pessoal!

Irei para Ilha bela em junho, síremos de Santa Catarina de moto para passar uns 10 dias, iremos em 2 casais, gostaria que me informassem de hospedagens baratas, campins e roteiros com cachoeiras.

Desede já agradeço

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá, Augusto. No mês passado, eu fui de carro até a praia do Jabaquara, com a idéia de fazer a trilha até a praia da Fome. Imaginei que a trilha se iniciasse no canto direito da praia, mas, não havia nada lá. Conversei com alguns habitantes locais que me desencorajaram totalmente em fazê-la dizendo que a trilha estava fechada, que demoraria umas 4 horas e que dificilmente eu conseguiria fazer sem a ajuda de um guia. Como não quis colocar minha namorada numa roubada, decidi não fazer. Gostaria de saber se você tem informações mais recentes sobre esse trecho Jabaquara-Fome, pois pelo que li no seu relato, esse trecho (que foi o trecho final da sua travessia) não seria de mata fechada, entendi que o trecho Poço-Fome sim é muito complicado. Enfim, se puder me ajudar, gostaria de saber se é possível fazer essa trilha sem nenhum tipo de equipamento, o tempo aproximado de percurso e dicas de como encontrar o início da trilha (que pelo que percebi, não é no canto da praia e sim, ao final da estrada de terra, certo?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Então Joao.

 

Provavelmente os moradores disseram aquilo, com o intuito de que vc contratasse um guia que levasse até a praia (em outras palavras, que vc acertasse com algum deles).

Qdo vc contrata um morador do local até sou a favor. Sou contra se contratar guia de agencia ou os mesmos se recusarem a dar informação.

 

Da Praia do Jabaquara até a Praia da Fome não é tão complicado. Vc vai pegar um pouco de vegetação pelo caminho e muitas voçorocas.

O que eu considero muito dificil é o trecho depois da Fome, pois a trilha entra na mata fechada e apresenta trechos onde vc terá de se arrastar por debaixo de bambuzais. A vantagem é que antigamente o trecho do Jabaquara até a Praia do Poço existia uma estrada (a algumas décadas atras) e que foi se fechando. Ali não tem como se perder ou sair da trilha. É só se manter pela antiga estrada e se vc tem experiencia em trilhas assim, não terá problemas.

 

Qto a trilha do Jabquara à Fome; sim, é aquela que segue pela estrada de terra. É por ali mesmo.

Qdo vc vem lá da balsa, obrigatoriamente terá de parar o carro no acesso à Praia do Jabaquara, à esquerda, não é?

Se quiser chegar na Praia da Fome, é só seguir em frente por essa estrada de terra.

Vc com certeza não chegará muito longe porque ela tá muito ruim.

 

Eu sugiro deixar o carro ali no Jabaquara e seguir na caminhada.

Existe uma vegetação e alguns buracos que estão tomando conta da estrada, mas dá para ir seguindo.

 

Qdo chegar quase lá no topo, a trilha (a antiga estrada) vai passar beirando um barranco do lado esquerdo e em alguns trechos já se consegue ver a Praia da Fome lá embaixo. Vc encontrará uma bifurcação que vai descendo em direção a praia. É só procurar.

 

Creio que até essa bifurcação, leve por volta de 1 hora. Dali até a praia já não saberia dizer, mas com certeza em 4 horas não são. O pior vai ser o retorno, pois a descida é bem ingreme.

Na época que passei lá, a bifurcação para a descida até a praia tava bem facil identificar.

Hoje não sei como tá.

 

 

Qqer outra duvida, estamos aí..........

 

 

Abcs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz André.

 

Com certeza vc consegue fazer em um tempo menor que o meu.

Eu fiz assim porque queria aproveitar bem as praias, que são lindas, principalmente a da Caveira, a do Poço (só p/ citar algumas).

 

E nem dá p/ comparar com ilha grande.

Lá a trilha é bem demarcada e vc não tem como se perder. E se sofrer uma lesão, na próxima praia que vc chegar, com certeza encontra alguém para te socorrer.

 

Em Ilhabela, a maior parte de trechos da trilha é sempre pela mata fechada e os tempos entre uma praia e outra são bem maiores.

Saindo lá de Sepituba, passando pelo Bonete e chegando em Castelhanos são trechos + - tranquilos. Dali para frente é que a trilha piora.

Mas vá preparado.

 

 

Abcs

 

 

Augusto, sei que deixei mesnsagem perguntando sobre Paraty, mais to achando muito complicado até para organizar, penso em pegar seu roteiro da Ilha bela, será que faço em menos dias que você? É parecida com a Ilha Grande? Porque se for ta no papo....rsrsrs

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Olá, Augusto.

 

Então, pouco mais de dois anos depois, finalmente voltei a Ilhabela pra fazer a trilha pra Praia da Fome. Quase não consigo fazer novamente porque a trilha que você me indicou parece que não existe mais. Hoje os moradores usam outra, mais longa, porém, menos íngreme. Acabei contratando um morador do Jabaquara pra me guiar na trilha, mas, foi bacana. O cara era muito gente boa, me deu várias dicas e explicações sobre o local. O nome dele é Célio se alguém precisar dos seus serviços. De qualquer forma, postei um relato bem explicadinho sobre esta trilha e vou deixar o link aqui se você não se importar.

 

praia-da-fome-ilhabela-t61503.html

 

Acredito que de posse destas informações, recém coletadas por mim, é quase impossível não chegar nesta praia, que por sinal é muito bonita e vale a caminhada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala João, blz?

 

Muito bom. Esse é o espirito. Se não deu da primeira vez, tem de voltar p/ tentar novamente.

Parabéns.

 

Qdo eu passei naquele trecho da Praia da Fome até o Jabaquara, o mato já estava um pouco alto e como ninguém caminha por ali, com certeza não ia demorar p/ aquilo se fechar.

Mas é bom saber que agora tem uma opção de caminhada p/ quem quiser chegar na Praia da Fome.

 

Só lamento pelo fechamento da trilha que leva até a Praia do Poço.

Ali era uma estrada que aparece até no google maps. É a SP 131.

 

Valeu pela atualização. Quem sabe agora outras pessoas possam também fazer essa trilha.

 

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros
Oi! Perguntando aqui já que trata de um tópico sobre ilhabela!

Queria saber como funciona de acampar lá, se é chato por causa de ser parque estadual e tudo mais.

Estava pensando em passar uns dois dias na ilha acampando e fazendo trilhas!!

Valeu pessoal!

;D

 

É bem chato sim! Fiscalização frequente durante o verão.

Ja vi muita gente tendo todo o equipamento apreendido. Na maioria das vezes, sao os proprios moradores/caiçaras que fazem a denuncia à policia ambiente, que aparece de bote durante a noite ou logo pela manhã.

 

Obviamente é totalmente permitido acampar em campings e/ou propriedades particulares.

Só é proibido mesmo é acampar nas praias!

 

abs ...e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...