Ir para conteúdo

Dicas: O que fazer em Jericoacoara


Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bem, a dica mais importante é: ajudar na limpeza da praia colhendo latas, garrafas pet, embalagens, papel e todos os outros lixos que todos os milhares de visitantes (e nativos!) que passam por ali deixam para trás.

 

Ir à praia quando os pescadores estão recolhendo a rede de arrastão. Como eles literalmente "arrastam" tudo o que está no fundo do mar, muitos siris e outros peixes que pros pescadores não têm valor são largados na areia da praia, secando ao sol. Eu ficava recolhendo esses bichinhos e devolvia eles no mar. Muita gente colhe alguns para prepará-los e comer.

 

Passar tempo vendo os trabalhos artesanais dos hippies que vivem em Jeri. Eu conheci muita gente legal... Algumas coisas são tão lindas, são verdadeiros artistas.

 

Bem cedo pela manhã, tipo 8 horas, ir tomar um banho de sol e de mar na praia da Malhada.

 

Ir ao sítio Paraíso quando quiser uma rede em um lugar bem tranquilo... Só que não é sempre que está tranquilo lá.

 

Fazer o percurso Jijoca-Jericoacoara pelas dunas, no final do dia durante o pôr do sol é muito lindo...

 

Ver o pôr do sol do morro da praia da Malhada.

 

Tomar água de coco; muita !!!

 

Quem chegar em Jericoacoara tem que procurar pelo "Zeca muito doido". Ele é músico, tem uma turminha muito tranquila e toca no Sky algumas noites. Ele trabalha como guia e conhece todos os hotéis e pousadas de Jeri...

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Meu namorado e eu fomos a Jericoacoara este ano e amamos! Portanto vim postar minhas dicas tbm.

Chegamos dia 25/12/10 a noite no aeroporto de Fortaleza, nos hospedamos em um hotel e partimos de manhã para Jericoacoara.

A própria dona da pousada de Jeri que se encarregou de reservar o traslado do hotel até a pousada. Fomos de micro-ônibus do hotel até a Estação Pau d' Arara e de lá pegamos uma jardineira até Jeri.

Nos hospedamos na Pousada Cumelen, no Beco do Serrote. Um local super aconchegante. São apenas dois chalés, com banheiro privativo, cozinha/sala e quarto. A dona é uma argentina chamada Dolores, que nos recepcionou muito bem, como se estivesse nos recebendo em sua própria casa. Um ótimo café da manhã, preparado por ela mesma. Seu esposo Hélio, instrutor de windsurf, também nos deu várias dicas locais.

A beleza de Jeri já começa no caminho, passando pela Praia do Preá, e sua diversidade natural, com dunas, vegetação, animais soltos pelo pasto e a praia em uma paisagem só.

A pousada ficava próxima à Praia da Malhada, uma praia praticamente deserta.

Subimos a Duna do Pôr-do-Sol. Preparem-se, o vento é tão forte que a areia bate em sua perna chega a machucar.

No dia seguinte fomos até a Pedra Furada , que pode ser feito de duas maneiras: Indo por cima (pelo morro, a pé, de charrete ou de buggy) ou verificando o horário em que a maré irá baixar (os próprios donos da pousada verificavam pra gnt) e indo pela praia, num caminho de pedras - pelo qual optamos. Foi realmente uma furada! Muito tempo de caminhada, machucamos os pés e as mãos nas pedras e, chegando lá, tiramos algumas fotos e fomos embora. Agora sim, subindo o morro e indo a pé por cima. Muito mais rápido e seguro.

No outro dia, fizemos o passeio de buggy até a Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso. A dona da pousada que chamou o buggueiro de confiança deles, que nos pegou na pousada.

Fizemos o caminho pela Praia do Preá, parando na Árvore da Preguiça, uma árvore que devido ao vento e às condições do solo das dunas, cresceu para o lado.

As lagoas são lindas, com rede dentro d'água. Fascinante!

Na volta, paramos na Lagoa do Coração, uma lagoa de água vermelha, formada pela água da chuva. Quem quisesse, podia descer a duna de esqui bunda (R$5,00).

Noutro dia, resolvemos fazer o passeio até Tatajuba de quadriciclo. RECOMENDO muito! A emoção, a sensação de liberdade, vale tudo muito a pena.

Pagamos R$250,00 o quadriciclo na Trilha do Jerico (Rua Principal, 100). Antes, eles dão uma aulinha de como pilotar. Passamos pelo mangue seco, subimos as dunas, paramos na Velha Tatajuba pra tomar uma água de côco e ouvir uma moradora contar a história da cidade e, chegando na lagoa da Nova Tatajuba, almoçamos por lá. Eles mostram o "cardápio vivo".

No Ano Novo, vimos a queima de fogos da Duna do Pôr-do-Sol, ficamos lá vendo as estrelas...

Uma constelação sem igual! Vimos 3 estrelas cadentes, além do céu mais limpo e mais estrelado que já vi em toda minha vida.

Depois fomos na Padaria Santo Antonio. Pedi um pão de queijo e fui surpreendida com um delicioso pão recheado de queijo coalho. Depois saiu quentinho pão de chocolate e pão de côco. Vale a pena provar. E o preço? R$0,50.

Jeri recebe os turistas o ano todo. Para eles não tem temporada, devido à prática de esportes como o kite e o windsurf. Então, resolvemos fazer aulas de kitesurf. Muito difícil, mas também muito divertido! Fizemos com o Ari (R$531,00 por pessoa). Vale a pena tentar!

No último dia, resolvi fazer um passeio a cavalo pelo Praia... e fomos embora com a miníma vontade de voltar pra loucura, pra poluição, pro trânsito... de São Paulo.

 

Gastronomia: A gente tomava um bom café da manhã, mal almoçava, mas jantava muito bem.

Casa das Trufas: Comida local muito boa - baião-de-dois e carne seca. Só não dei muita sorte quando fui utilizar o banheiro e tinha um sapo na porta. :shock:

Carcará: Comemos uma deliciosa muqueca. Muito bom, apesar da presença desagradável de uma perereca pulando do meu lado. Não dei muita sorte com essas coisas, rs

Káfila: Restaurante árabe muito bom. Comemos kebab e kibe.

Naturalmente: Deliciosos crepes. Comi o de morango com chocolate. Noutro dia almoçamos lá tbm. Comi um peixe ao molho de limão, muito bom.

Nômade: Comi um maravilhoso risoto de quatro queijos.

Tamarindo: O melhor da viagem. Comi uma massa (linguine) ao frutos do mar. Sem palavras. Está sempre lotado e com fila de espera, portanto, chegue cedo.

Rústico & Acústico: Picanha na manteiga, muito boa. Tirando que o lugar tinha muuuuuiiitasss moscas, o que irritou bastante.

Pizza Banana: NÃO RECOMENDO! Péssimo atendimento, muuuiiitooo demorado, a pizza veio errada e não era boa. Vi 3 pessoas reclamando, além de nós.

 

Dicas: Mercado Jacaré. Compre algumas coisas pra deixar na pousada, como garrafa de água pra levar nos passeios, refrigerante e alguma coisa pra comer, se não quiser gastar dinheiro toda hora.

Beba muita água, principalmente nos passeios. O calor é muito forte que tem horas que chega a dar tontura e queda de pressão.

Use protetor solar FPS50. Nos passeios de buggy e quadriciclo, com o FPS30 eu queimei muitoooo. Use boné, só cuidado pra não voar, pq o vento é muito forte.

 

Compras: De um modo geral as coisas são bem caras lá. Só comprei lembrancinhas - porta guardanapo de tricô (bem local, feito pelas senhoras rendeiras que ficam vendendo na praia); castanha-de-caju e rapadura (pro meu pai); e imãs. Mas tem uma loja que chama Jeri Arte com coisas lindas pra casa, pra presente, etc...

 

Espero ter ajudado. Ah, pra quem tiver curiosidade, gastamos mais ou menos R$3000,00 cada um (comendo muito bem, fazendo curso de kitesurf, que é caro, comprando lembrancinhas... então dá pra gastar beeem menos, se quiser)

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Bom todas as dicas a cima são ótimas, em especial, lagoa azul e paraiso, e por do sol.

 

Agora mesmo para os que bebem vale a pena passar um dia na barraca do suco, está fica ao lado dos restaurantes que ficam a beiramar, entre a rua do forró e a rua principal.

Lá eles tem um cardapio onde vc pode fazer a combinação de frutas, misturando entre outras as frutas do Norte do pais, pouco comecidas no Sul e Sudeste.

 

Minha dica é chegar pedir para a Atendente "Socorro" o suco "DANIEL".

Não vou dar a receita, mais se depir isso vai concerteza ser muito bem atendido e receber um drink sem igual....

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Jeri é mesmo encantadora principalmante à noite quando os restaurantes se iluminam, com muito colorido, lanternas, velas.. um show à parte! O forte do vilarejo tb é a gastronomia.. Restaurantes ótimos, caros e baratos.. Descobrimos um PF (PONTO DO BIG) que tem o melhor prato feito que já vi por apenas 7,00.... (Beco do Guaxelo, uma travessinha da Rua Principal)... Vale muito a pena comer lá, o prato é bonito de se ver, a porção de carne (vários tipos) é farta e o cheiro é maravilhoso.

 

É necessario pegar o buggy (180 ou 200 reais) ou uma D20 (20 reais ida e volta) para os passeios interessantes, o melhor é a lagoa do Paraíso.

A praia de Jeri tem a maré baixa e poucos a usam para banho, o legal mesmo é ir para as lagoas.. Azul ou Paraíso, Tatajuba é uma furada..

 

Entre dunas, praias, lagoas, os dias passam sem nenhum stress....

 

É relaxante usar só havaianas, shorts e camiseta todo o tempo, dificil é encarar a realidade qd a viagem termina...

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

É necessario pegar o buggy (180 ou 200 reais) ou uma D20 (20 reais ida e volta) para os passeios interessantes, o melhor é a lagoa do Paraíso.

 

Tomem cuidado quando fecharem um passeio de ida e volta com veiculos nao credenciados... ja vi muita gente ser esquecida nas lagoas por este povo... ja os credenciados nao tem problema, pois cumprem o prometido...

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Adorei as dicas deste tópico! Estou indo para Jericoacoara no final deste mês. Uau! Foi um pouco difícil reservar uma pousada lá, mesmo com um mês de antecedência, parece que o lugar é bastante movimentado.

 

Bom, assim que voltar de viagem, faço um relato de como foi e conto quais passeios eu mais gostei de fazer. Um abraço a todos!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...