Ir para conteúdo

Dicas: o que fazer em Porto Alegre


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Os passeios da linha turismo de POA são passeios, só passagem, não é permitido descer do ônibus, apenas o ônibus passa mais devagar pelos lugares de interesse e o guia vai falando.

 

Eu não gosto desse tipo de passeio, eu Káren! Na minha opinião nada como vc entar nos lugares e realmente conhecer não tirando foto apenas das fachadas, mas cada um tem sua preferência, né?

 

Uma boa opção é pegar o roteiro seguido pelo linha turismo e fazer seu próprio, parando e indo onde desejas.

 

Os terminais urbanos de POA são bem tranquilos e tanto motoristas quanto a população em geral dá boas dicas de ônibus a pegar e lugares onde ir.

 

Imperdíveis: Fundação Iberê Camargo, Usina do Gasômetro (se puderes aqui ir ao final da tarde é lindo!), passeio pelo Centro Histórico, Jardim Botânico, estádios, Parque da Redenção, Moinhos de Vento, Museu de Ciência e Tecnologia (PUC - RS) e em Canoas, cidade da região metropolitana tem o Museu de Tecnologia (Conhecido como Museu do Automóvel).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Parques:

 

Usina do Gasômetro

Redenção (preferível ir de manhã, pois de noite é perigoso)

Parcão

 

By Night:

 

Porão do Beco (música eletronica e alternativa)

Opnião (Sempre tem shows bons lá)

Cidade baixa (é cheia de barzinhos, MUITO boa).

Pinguim (fica na cidade baixa, acho que é o melhor bar que tem lá!)

Boate do Chips

Santa Monica

 

 

Ah! Não deixe de ir no estádio mais lindo de porto alegre, o Olimpico Monumental! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Opa!

Como gaúcha afirmo que o melhor estádio do melhor time é o BEIRA-RIO, conhecido como "GIGANTE", fica às margens do Rio (Lago na verdade) Guaíba e abriga os inúmeros troféus do Sport Club Internacional ;)

 

Gostei muito das dicas do pessoal que passou por aqui...dá pra ver que aproveitaram bastante!

 

Acrescento apenas alguns comentários de moradora apaixonada por esta cidade:

 

- O pôr-do-sol do Guaíba é a atração mais imperdível! Assista de camarote na Usina do Gasômetro após um belo passeio de barco pelas ilhas...e não se acanhe de pedir para provar o chimarrão quando veres os gaúchos tomando água quente com um copo de madeira na mão (cuia), chupando um canudinho metálico (bomba) enfiado num motinho de grama (erva-mate) hehe

 

- Passeio pelo centro é ótimo também. Dos museus citados só conheço os primeiros, que vergonha hehe Mas os prédios históricos são bonitos, além dos museus tem a bela Catedral Metropolitana (2ª maior cúpula do mundo, só perde para a Basílica de São Pedro no Vaticano), que fica na Praça da Matriz, Theatro São Pedro, Praça da Alfândega (onde ficam os museus e o prédio dos correios), Mercado Público (ótimo sushi, mas também pediria para provar um salame e compraria uns queijos), Camelódromo...

 

- Noite/Festa/Balada/Happy hour/Pubs: esqueceram de comentar a badaladíssima Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento! Conhecida como 'Calçada da Fama', a rua abriga cafés, restaurantes e pubs em uma das zonas mais nobres da capital (bem próxima ao parque Moinhos de Vento - PARCÃO - já citado). Mais famosos: Dublin (pub irlandês, com ótimo cardápio e música ao vivo diariamente), Caminito, Z Cafe, Dado Pub...além das opções que atraem o estômago: Tortaria, Café do Porto, Padaria Listo (para um café com torta no fim da tarde) e ainda as opções pra janta, especialmente na Rua Dinarte Ribeiro, como Usina de Massas (provem a massa de pimenta, com moderação rsrs), Puppi Baggio, Tutto Riso, Orquestra de Panelas e os japoneses Riverside's Sushi Lounge, Daimu e GOKAN (em frente ao Moinhos Shopping e Hotel Sheraton).

 

Com o orçamento mais apertado, a melhor pedida é a popular Cidade Baixa, começando por algum dos bares da Rua Lima e Silva (Pinguim, Pedrini, Santíssimo, Só Comes, Copão...com suas belas tábuas de petiscos, chope gelado e POLAR - cerveja gaúcha que muito nos orgulha...uma delícia!), descendo a pé pela Rua da República faça uma pausa no OSSIP (bar de esquina em que as pessoas ficam bebendo e conversando em pé na calçada/rua, já relatado pela revista Veja) e seguindo para a noite nas coloridas casas noturnas da Rua João Alfredo (Pé Pallito, Nega Frida, Preto Zé, Parafernália e outras que não lembro), que tocam samba-rock e MPB até de madrugada.

 

- Se tiver um domingo na cidade, reserve o dia para passear nos parques, especialmente no Parque Farroupilha (conhecido como Redenção) onde tem o Brique (feira de artesanato e antiguidades que ocorre aos domingos), um pequeno zoo e na frente do ginásio (que está em obras), atravessando a rua (Av. Osvaldo Aranha), tem o melhor suco da cidade (você pede UM e vem um liquidificador com qse 1 litro! R$3,00 p/2 pessoas), além de outros lanches (ótimo BAURU e XIS) e serviço de buffet o dia inteiro: LANCHERIA DO PARQUE. Se quiserem algo doce depois, além dos vendidos na feira e no parques (pipoca, algodão-doce, churros...) tem uma confeitaria em frente ao brique (Av. José Bonifácio) chamada MAOMÉ com opções mais incrementadas porém mais caras.

 

No mesmo dia podes aproveitar para conhecer o Parque Moinhos de Vento (Parcão) e apreciar um smoothie ou açaí na tigela servidos nas lancherias Saúde no Copo, Oficina do Açaí e Açaí do Parcão, que ficam ao redor do parque.

 

Outros parques não citados:

- Germania (na zona norte, ao lado dos Shoppings Iguatemi e Bourbon Country)

- Praça da Shiga (praça estilo japonês, é um grande jardim muito usado para sessão de fotos): Av. Cristóvão Colombo esquina Av. Plínio Brasil Milano.

 

Locais perigosos: centro e parques à noite, proximidades da rodoviária, Avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria (zona)...

Aeroporto é tranquilo, tem linhas de ônibus na porta e táxis que praticam as mesmas tarifas dos comuns.

 

Ai ai...não era pra ter escrito tanto! rsrs Mas se restar qualquer dúvida ou precisarem de alguma dica 'nativa', entrem em contato ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Gurizada

 

uma ótima dica pra quem vem pra Porto Alegre é a caminhada orientada no centro.

No 2o e no último sábado de cada mês, a prefeitura organiza uma caminhada guiada pelo centro de POA, sempre com um tema específico e orientada por algum historiador/escritor/jornalista... Partem sempre do caminho dos antiquários (esq Cel Genuino e Mal Floriano) às 10h. É necessário enviar um email para vivaocentroape@gmail.com confirmando e levar um kg de alimento na hora - o passeio é de graça e dura cerca de 2 horas.

 

Deem uma olhada no site do projeto 'Viva o Centro a Pé' da prefeitura, que tem toda a explicação ali.

 

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turis ... _secao=297

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Uma dica que serve para muitos portoalegrenses tambem eh conhecer a zona sul da cidade e suas belezas naturais. A famosa praia de Ipanema:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E pra quem gosta de trilhas e natureza nao pode deixar de ir no Parque Natural Morro do Osso (perto de Ipanema), q tem uma das melhores vistas da cidade, e o Parque Estadual de Itapuã, que na verdade fica em Viamão (ao lado de Porto Alegre) e aonde da ate pra tomar banho no Guaiba. Ambos são desconhecidos da maioria da população, mas vale muito a pena ir, imperdiveis!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Falar de Porto Alegre é imediatamente ligar o pensamento à cultura e lazer. Um ponto peculiar da capital gaúcha e também um dos símbolos dessa cidade é o Cais do Porto. Lugar onde se pode contemplar o famoso pôr-do-sol do Guaíba, proporcionando um cenário sobretudo romântico, lembrando os tempos em que o lugar chamava-se "Porto dos Casais". Uma ideia interessante é vislumbrar o cais do outro lado do Guaíba, na ilha da Pintada, trazendo um ângulo diferente do tradicional.

 

 

20120125163642.jpg

20120125163715.jpg

20120125163742.jpg

20120125163803.jpg

20120125163821.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como muitos lugares tradicionais, históricos e interessantes da cidade já foram mencionados, vou aproveitar o espaço para sugerir um roteiro:

 

Centro Histórico de Porto Alegre

Neste passeio é possível visitar vários prédios históricos e instituições sociais e culturais de Poa a pé. Pode-se começar por uma visita ao Mercado Público, no Largo Glênio Peres, onde fica também o Chalé da Praça XV, bar de chopps e petiscos tradicional. Também ao lado do Mercado, fica o antigo prédio da Prefeitura Municipal, aberto à visitação e com uma interessante galeria no subsolo.

 

Em seguida, para ir à Praça da Alfândega, pode-se ir até a chamada esquina democrática, subindo a Av. Borges de Medeiros até o calçadão da Rua da Praia, ou Andradas, de forma a se passar por um importante e tradicional ponto de manifestações e troca de ideias da cidade. Dali, descendo pela Rua da Praia chega-se à Praça da Alfândega, onde estão o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Memorial do RS, o Santander Cultural e outros antigos prédios que estão sendo restaurados, como a sede do Clube do Comércio. Os primeiros mencionados contêm acervos legais de arte e história do RS, especialmente o Memorial. Aliás, logo atrás desse prédio, pode-se ver ao fundo o cais do porto, na Av. Mauá, que também vale uma visita, e de onde se fazem passeios de barco no estuário do Guaíba.

 

Voltando para a Praça da Alfândega na esquina com a Rua da Praia, pode-se subir, em direção à Praça da Matriz (Praça Mal. Deodoro), a Rua da Ladeira (rua General Câmara), tradicional rua de sebos e onde se encontra a Casa dos Bancários, espaço cultural com salas de cinema e exposições. Na esquina mais alta dessa rua, fica a Biblioteca Pública do Estado, com entrada pela Rua Riachuelo, onde também há mais sebos. Na Praça da Matriz é onde estão os prédios que representam os poderes institucionais locais: o Palácio Piratini, sede do poder executivo, a Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça, a Catedral Metropolitana e o Teatro São Pedro, com um bonito café em seu interior. Além disso, na rua Duque de Caxias, onde estão a Catedral e o Piratini, encontram-se o Museu Júlio de Castilhos (em direção à esquina da Catedral), apresentando capítulos da história gaúcha, e na esquina oposta, o Solar dos Câmaras, centro histórico da Assembléia, na esquina desta mesma e em frente à primeira sede do legislativo estadual. A maioria desses lugares é aberto a visitação.

 

Em seguida, para voltar a Praça da Alfândega passa-se pela rua por trás do Teatro São Pedro e pega-se a rua Caldas Jr., descendo até sua esquina com a Rua da Praia, onde está o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa e a sede da Rádio Guaíba, do antigo grupo jornalístico Caldas Jr. O museu contém importante acervo de jornais e revistas que são pesquisados por historiadores e interessados. Geralmente, ocorre alguma exposição por lá.

 

Continuando pela Rua da Praia, duas quadras a frente, chega-se à Casa de Cultura Mário Quintana, antigo Hotel Majestic e centro de várias atividades e espaços culturais, como teatro, cinema, exposições, oficinas de arte etc. Lá há dois ótimos cafés, um no térreo e outro na cúpula do hotel, com uma bonita visão do porto e das águas do Guaíba. Este prédio que homenageia o poeta Quintana, vale um passeio por seus corredores e passarelas.

 

Para os que desejam ir mais longe, volta-se à Rua da Praia e caminha-se até o seu fim, na Usina do Gasômetro, passando pelo quarteirão militar, onde há o Museu do Comando Militar do Sul do Exército e a Igreja do Rosário, recentemente restaurada. Antes de chegar ao Gasômetro, pode-se parar na tradicional Padaria Andradas para pegar um lanche. Em seguida, passa-se pelo Museu do Trabalho, na Praça Brigadeiro Sampaio. A Usina do Gasômetro é outro espaço cultural, como a Casa de Cultura, com café, sala de cinema e teatro e um terraço com uma excelente visão do Guaíba e da zona sul da cidade. Dali, pode-se ainda sair caminhando pela Av. Beira-Rio, que costeia o Guaíba, ou simplesmente curtir o famoso pôr-do-Sol do Guaíba.

 

Este passeio todo pode ser feito em poucas horas: duas horas, caso só se passe pelos locais caminhando tranquilamente; ou até cinco horas, caso se decida entrar em um ou outro, o que eu recomendo.

 

Abraço a todos e bem-vindos a Porto Alegre!

poa.jpg.d7efd957f2c7bd78236cfe6e4e5ec4fd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

A noite em Porto Alegre é bem bacana. Dos lugares já citados, conheço e recomendo o Dublin, o Caminito, o Z Café, o Dado Pub e o Porão do Beco.

Pra quem é jovem, sugiro o Cavanhas, um restaurante/bar no já citado bairro da Cidade Baixa, onde os universitários se reúnem pra comer o melhor X da cidade depois de um dia de aulas cansativas.

Pra quem curte a noite mais alternativa, além do Porão do Beco, rebomendo o Cabaret, a Casa do Lado, a Laika, o Ocidente e o Astro. Notem que "alternativa" quer dizer que toca mais rock e indie. A Laika e o Astro são predominantemente GLBT, sendo que no Astro o público é bem jovem, entre 18 e 20 anos. O Ocidente também tem suas noites dedicadas à comunidade GLBT, se não me engano.

Recomendo o Barranco, uma churrascaria tradicional e deliciosa. Recomendo também o Mil Shakes, na rua 24 de Outubro, 79, que tem o melhor milkshake da cidade, com uma enorme variedade de sabores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em Porto Alegre tem muuita coisa para se fazer e conhecer.

Existem programas para aqueles mais cult's, são inúmeros museus, igrejas, vários pelo Centro, onde tem também o prédio da Prefeitura, a Praça da Matriz, e o Gasômetro bem perto para quem quiser apreciar o pôr do sol.

Na beira do Guaíba, pra quem prefere conhecer bares, temos o calçadão na Zona Sul, muito legal.

Pra quem quer ver paisagens bonitas, temos (além de todos os lugares já ditos) o Parque Moinhos de Vento (perto da Gonçalo de Carvalho, famosa rua que ja foi considerada a mais bonita do mundo), a Redenção, o Parque Marinha do Brasil (em frente ao Shopping Praia de Belas), ...

Sem contar claro com os estádios de futebol da dupla GreNal! :)

 

Me ofereço para acompanhar o pessoal que vier a Porto Alegre. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...