Ir para conteúdo

Relato Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este (com fotos)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

SAM_1799.JPG

 

Nessa viagem que fiz para Foz do Iguaçu tive um pouco de dificuldade para fazer o roteiro a partir dos tópicos aqui no Mochileiros. Não achei tópicos muito bons, não iguais como quando fiz os roteiros para Buenos Aires ou para principais capitais da Europa. Então, resolvi fazer um com muitas fotos e informações "mais mastigadas".

 

A Gol fez uma promoção de passagens aéreas para o Dezembro e assim conseguimos uma passagem de ida e volta por incríveis 250 reais com taxas já inclusas de Vitória-ES até Foz do Iguaçu - PR ::ahhhh:: . Comprei duas passagens para mim e minha namorada com ida para o dia 18/12/2011 e volta no Natal dia 25/12/2011. Na época que comprei as cataratas estavam concorrendo para 7 novas maravilhas do mundo e para nossa sorte logo depois ela foi eleita uma das 7.

 

O relato também está no meu blog: para quem quiser ver ou perguntar no blog, fiquem a vontade:

Parte 1 = http://embarqueportao67.blogspot.com/2012/01/dicas-cataratas-iguacu-foz-do-iguacu.html

Parte 2 = http://embarqueportao67.blogspot.com/2012/01/dicas-foz-do-iguacu-cataratas-puerto.html

Parte 3 = http://embarqueportao67.blogspot.com/2012/01/dicas-foz-do-iguacu-puerto-iguazu.html

 

1º dia - A ida

Os 3 primeiros dias ficamos na Argentina e depois mais 4 no Brasil. Saindo do Aeroporto, logo na porta, pega-se o ônibus para o TTU (Terminal de ônibus urbanos) em foz do iguaçu, mas como iriamos para Puerto Iguazú pedimos ao cobrador uma ajuda e ele indicou um ponto de ônibus do outro lado da rua no meio do nada para pegarmos um outro ônibus até a Argentina. Veio um ônibus com placa Argentina - Puerto Iguazú com ar condicionado que custava R$ 4,00 ou Ar$ 8,00. Dá para pagar em reais a passagem.

 

Na fronteira nós descemos na imigração e logo a frente pegamos o mesmo ônibus que nos levou até o terminal de ônibus de Puerto Iguazú. Pegamos mais um ônibus amarelo "El Practico" ao preço 2,00 pesos até o Hostel Inn Iguazú no km 5 da Ruta 12. Há muitos hotéis pois é a estrada que dá acesso às Cataratas Argentinas.

 

O nosso hostel era demais, com uma piscina enorme e um ambiente agradável. Nessa época do ano é muito, mas muito quente mesmo lá e um piscina se torna essencial. Chegamos no hostel por volta das 17 horas horário local e não perdemos tempo, trocamos de roupa e fomos para água. Tem ar condicionado nos quartos também.

 

DSC02027.JPG

 

2º dia - Nada de Cataratas ainda

Embora o desejo de ver esse espetáculo fosse enorme, tínhamos que trocar dinheiro e a cidade é um pouco longe do hostel. Decidimos não ir nas cataratas nesse dia pois precisa-se de um dia inteiro no parque argentino. Assim aproveitamos para conhecer a cidade de Puerto Iguazú, comprar uns souvenirs e também comprar comida pois não há supermercado próximo ao hostel.

 

Há uma casa de câmbio do lado do Cassino, no centro de Puerto Iguazú, eu não achei nenhuma próxima ao terminal. No centro ainda há umas lojas de roupas, algumas lojas de souvenirs e alguns poucos restaurantes com comidas caras - particularmente, uma coisa que acho caro na Argentina é a comida. Procuramos até achar um mini-mercado que no fundo havia uma espécia de self-service e servia um prato a Ar$ 15,00 com arroz, salada e um bife ou uma almôndega, é ainda muito caro mas foi o melhor custo benefício que encontramos.

 

DSC02020.JPG

 

À tarde voltamos ao hostel e ficamos a tarde toda na piscina junto com outros hóspedes. Incrível como naquela região tem estrangeiros, são poucos brasileiros tanto no hostel do Brasil quanto da Argentina. São muitos europeus e asiáticos - no próprio voo para foz do iguaçu sentíamos como se estivéssemos em um voo internacional devido ao número de estrangeiros à bordo.

 

3º dia - Cataratas Argentinas

Acordamos cedo e pegamos ônibus até as cataratas no outro lado da pista, o preço da passagem é mais caro Ar$ 10,00. O ônibus é o mesmo "El Practico" amarelo com placa até as Cataratas/Waterfalls.

 

Chegando ao parque compramos o ingresso por Ar$ 70,00 pesos (Mercosur) - a entrada geral é Ar$ 100,00. Passando o portão da entrada, há um tenda da empresa Jungle que faz os passeios do parque, já tinha visto os passeios no site e também os preços - compramos o Passeio Cataratas que é a Aventura Náutica + Passeio Ecológico pelo preço de Ar$ 160,00.

 

circuito-inferior.png

 

Continuando a caminhada chegamos até o trem que leva a estação cataratas e depois até o mirante da Garganta del Diablo. Esse serviço de trem é bem ruim e você tem que enfrentar muita fila, não recomendo pegá-lo logo de manhã pois o número de pessoas é maior. O cara da empresa Jungle nos recomendou:

".... vá caminhando até a estação cataratas (não pegue o trem) e de lá caminhe para fazer o circuito superior e depois o inferior e desça para fazer a Aventura Náutica. Suba novamente até a estação Cataratas e pegue o trem até a Garganta del Diablo, na volta faça o passeio ecológico".

 

DSC02032.JPG

 

Parece pouco mas isso vai demorar o dia todo. O parque argentino é muito grande e tem vários mirantes, muito mais que o brasileiro. Os passeios são mais baratos, porém no lado brasileiro tem muito mais opções de passeios como Rafting, Rapel e outros.

 

DSC02172.JPG

 

DSC02264.JPG

 

DSC02060.JPG

 

Os passeios:

 

Aventura Náutica: imperdível!!! É ir com o barco até embaixo das quedas menores mas não menos importante. Você saí encharcado, então vá preparado - mas pelo calor que faz lá, aquela água ainda foi pouco para refrescar. Esse mesmo passeio é feito se você comprar a "Gran Aventura".

 

DSC02253.JPG

 

Passeio Ecológico: você andará pelo rio em um barco a remo em meio a mata. O objetivo é ver animais, vimos um filhote de jacaré, umas tartarugas e um sapinho nadando que foi o mais engraçado de todos, além de aves. Vale a pena pois é bem barato quando comprado no pacote.

 

DSC02132.JPG

 

Dicas:

1) Leve água

2) Leve mais água

3) To falando sério sobre a água, você vai desidratar de tanto calor que é lá. Uma água no parque custa 15,00 pesos, ou seja, 7,50 reais e sua cede não vai passar. Há uns 2 bebedouros que vi lá dentro e nos salvou, então você tendo a garrafa, dá para enchê-la.

4) Filtro Solar

5) Não é só passar o filtro solar e ir, leve-o para passar novamente - são muitos gringos parecendo camarões de tão vermelhos.

6) Vá com uma roupa bem fresca e que possa molhar. Não tem como, você vai se molhar bastante e vai suar também. Já falei que lá é quente, né?

 

Voltamos ao hostel umas 18:00 horas e como estávamos com muito calor ainda não perdemos tempo e fomos para a piscina novamente. A piscina fica sempre cheia de gente lá, pessoal comendo, conversando e bebendo.

 

Nesse dia, descobri umas atrações em Puerto Iguazú, bem pertinho do hostel, que não vi aqui nos relatos mas também não deu tempo de ir:

 

1) La Aripuca

http://www.aripuca.com.ar

2) Guiráoga - uma espécie de Parque das Aves Argentino.

http://www.guiraoga.com.ar

 

4º Dia - Ida para o Brasil

Acordamos para tomar café da manhã e partir. Não gostei do horário do check-out que é às 10:00 da manhã, mas tudo bem - o hostel é 100%, acima da média.

 

Fizemos o caminho contrário, fomos até o terminal de ônibus e depois pegamos o mesmo ônibus que nos trouxe para voltar ao Brasil. Mas antes paramos no Duty Free na fronteira Argentina. Descemos do ônibus, passamos na imigração e depois caminhamos até o Duty Free - no meio do caminho um militar argentino ainda nos perguntou para onde estávamos indo hahahahhaha

 

O Duty Free é muito grande, o maior que já vi, muito espaço e muitos produtos. Tinha uma parte de eletrônicos bem legal e também uma loja da Nike - de resto é bem parecido com os outros, bebidas, perfumes e chocolates. Não compramos muita coisa pois já tínhamos comprado na metade do ano quando fomos a Buenos Aires. Voltamos para o local onde os ônibus passam e tivemos que pagar novamente a passagem para entrar em outro ônibus já que o nosso já havia ido embora faz tempo.

 

O ônibus nos deixou em frente ao TTU de Foz do Iguaçu e nosso hostel era logo ali do lado. Caminhamos até lá, foram uns 5 minutos e no meio do caminho 2 pessoas nos abordaram perguntando se queríamos hotel ao preço de 80,00 reais o casal com ar condicionado, TV a cabo e café da manhã. Não sei se eram bons, mas era o mesmo preço que pagamos no hostel, 80,00 reais um quarto de casal com banheiro compartilhado e sem tv a cabo. Eu prefiro o ambiente de hostel, em um hotel você nem sabe quem são as outros hóspedes.

 

Chegando ao Iguassú Guest House logo vi que foi a escolha certo - fomos atendidos pelo Carlos, Staff muito gente boa e simpático. Deixamos nossa malas e perguntamos se havia algum local para comer afinal eram 13:00 horas. Ele pegou um mapa e nos mostrou onde tinha um Super Muffato logo ali ao lado do TTU - eu já havia lido aqui no Mochileiros várias pessoas que recomendaram o restaurante de lá, é o famoso bom e barato. É um self-service simples a R$16,90 o kilo, o que é bem barato comparado a Vitória onde moro.

 

DSC02424.JPG

 

Voltamos ao hostel, nosso quarto era muito bonito, novinho e com ar condicionado. O hostel tem piscina e também salão de jogos, porém estava tão calor, mas tão calor que eram desagradável ficar fora do quarto. Tiramos o dia para descansar um pouco.

 

298630_279565272057784_213587278655584_1325950_4076372_n.jpg

 

... Continua ....

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

SAM_1651.JPG

 

5º dia - Lado Brasileiro + Parque das Aves

 

Acordamos cedo e tomamos café bem reforçado afinal o dia seria longo, fazer o lado Brasileiro das Cataratas e o Parque das Aves no mesmo dia - isso com certeza levaria o dia todo. Fomos andando até o TTU, pagamos a passagem no valor R$ 2,65 e embarcamos no coletivo com destino às Cataratas que é o mesmo que passa no aeroporto. A viagem é um pouco longa, demora uns 30 minutos aproximadamente mas te deixa na portão de entrada do Parque Nacional. A ansiedade não era a mesma pois já tínhamos visitado o lado Argentino, assim entramos primeiro nas lojas de souvenirs. Após conferirmos os preços salgados, fomos comprar os ingressos para entrar no parque, a entrada para brasileiros é R$ 24,50 e não há meia entrada para estudante, porém aqui vai uma dica para quem tem cartão do banco Itaú (acho que somente na opção crédito) que pagam meia entrada, minha namorada pagou meia e eu inteira :? .

 

Logo que você entra no parque tem que pegar os ônibus para chegar até as quedas, é bem longe para ir a pé, mas o sistema é muito bom e você não fica esperando - muito melhor que pegar o trem no lado argentino. Saltando do ônibus, nós descemos as escadas para o primeiro mirante que tem uma visão bem geral das cataratas, após algumas fotos seguimos para trilha que é de aproximadamente 1200 metros - há vários mirantes no meio da trilha até chegarmos ao final onde há o mirante da Garganta do Diabo, sempre muito disputado pelos turistas. Tiramos muitas fotos em todos os lugares, o lugar é mágico. Subimos as escadas para pegar o elevador panorâmico, mas logo desistimos por causa da fila. Decidimos subir as escadas. Lá em cima é muito bonito também, tem-se uma visão por cima e dá para ver bem longe. O parque Brasileiro é menor que o Argentino e dá para fazer de 2 a 3 horas tranquilamente.

 

SAM_1576.JPG

 

SAM_1616.JPG

 

Depois disso, fomos "almoçar". Lá dentro vende-se uns lanches com nomes de bichos, eu pedi um jacaré e minha namorada um tucano - os hamburgers são bem pequenos e igual o McDonald's, o que enche é a batata com refrigerante - o preço fica em média uns R$ 15,00. Com a barriga cheia, pegamos o ônibus para voltar ao portão de entrada. Saímos do parque e atravessamos a rua para visitar o Parque das Aves que nós estávamos bem ansiosos para conhecer. Eu queria ver os Guarás, pois nasci em Guarapari (em 1500 era cheio de Guarás) e nunca havia visto um e minha namorada queria ver os tucanos.

 

SAM_1633.JPG

 

Na portaria compramos o ingresso ao custo de R$ 18,00 sem direito a meia-entrada para estudante também, mas dessa vez sem meia-entrada para clientes itaú também hahahahahaha 8) . Começamos a caminhar pelo parque, há aves do mundo inteiro, espécimes em extinção e aves apreendidas em contrabando pelo IBAMA também são levadas para sempre tratadas lá. Finalmente, entramos na viveiro que tinha Guarás e Tucanos - havia um Tucano parado no meio da passarela. O Tucano é bravo, quando os turista se aproximavam para tirar fotos, ele avançava. Morri de ri com um grupo, o cara no susto deixou o chinelo para trás e as meninas gritavam histéricas ::lol4:: . Os Guarás são muito bonitos, uma cor forte e vibrante, mas eu imaginava eles um pouco maiores - já o Tucano nem parecia de verdade, é muito perfeito com várias cores fortes e vivas. Já na hora de ir embora veio a melhor parte, uma Jibóia bebê e uma Arara-do-peito-amarelo para tirarmos fotos. Esse passeio é imperdível - dá para fazer em 3 a 4 horas.

 

DSC02339.JPG

 

DSC02323.JPG

 

DSC02409.JPG

 

DSC02402.JPG

 

A parte ruim ficou para o ônibus da volta que estava lotado e como sempre estava muito quente na cidade que o coletivo parecia um forno. Já falei que nessa época do ano começar a escurecer muito tarde por volta das 20:30, o que é desesperador devido às altas temperaturas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Tá ficando muuito legal seu relato André!! Parabéns!!

 

Estou planejando em ir pra Foz em fevereiro e ainda não decidi quanto tempo ficar e se fico em Pto Iguazu ou em Foz, mas acho que ao fim do seu relato sanarei minhas dúvidas!

 

Abraço!

 

Valeu José, o local é muito lindo, você vai adorar a viagem.

 

Já adiantando, acho interessante ficar nas duas cidades. Qualquer dúvida pode perguntar. Amanhã ou depois, eu termino o relato.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

spr23.jpg

 

6º Dia - Compras no Paraguai

Confesso que estava muito ansioso para conhecer a Ciudad del Este, mas vocês podem se perguntar por quê? Achei as Cataratas um paraíso, como eu imaginaria o Jardim do Éden lá dos tempos de Adão e Eva. Aquele lugar é demais, e o Paraguai? O Paraguai seria o contrário, em todos os relatos lia que foi o pior lugar que a pessoa já foi, que parecia o inferno e coisas do tipo. Céu e Inferno na mesma viagem.

 

Não sei se é por que eu estava esperando o inferno que não achei tão ruim assim. É bagunçado, muita gente, um calor infernal, carro, moto, van, ônibus e gente disputando espaço nas ruas e calçadas, mas como eu disse eu já esperava ver isso tudo. Acho que o me surpreendeu foi ver que em meio aquela muamba toda havia lugares mais "luxuosos" como o shopping Monalisa.

 

Havia de tudo para vender naquele lugar e mesmo as lojas e shoppings não se especializam em determinados produtos, vendem Pringles, perfumes, sapatos, mochilas, eletrônicos, celulares e tudo mais que eles puderem colocar na loja. Os preços são muito bons e confesso que se tivesse mais dinheiro compraria muita coisa que vi por lá, porém nos shopping nos quais os produtos não pareciam falsificados, os preços eram bem próximos aos do Duty Free da Argentina, por exemplo, o Nintendo Wii era 250 dólares e no Paraguai 270 dólares, infelizmente, eu voltei sem o meu :( .

 

Ciudad-del-este-paraguai.jpg

 

paraguai2.jpg

 

ciudad-del-este.jpg

 

Mas como chegamos até lá? O ônibus que vai até o Paraguai passa de 5 em 5 minutos em frente ao TTU do outro lado da rua e custa R$ 3,50 . A viagem pode demorar devido ao trânsito na Ponte da Amizade, e como sempre partimos bem cedo antes das 8 da manhã, já que as lojas abrem às 6. Não é necessário descer do ônibus para passar na imigração como na Argentina.

 

Andamos de 8 da manhã até umas 14 horas da tarde e sinceramente não conhecemos acho que nem 20% daquele local, é gigantesco, além dos infinitos camelôs nas ruas, todos os prédios possuem centenas de lojas, então vá preparado. Com nosso presentes comprados, meia dúzia de muambas, pegamos um ônibus de volta para o Brasil. Nesse momento, o trânsito já estava mais congestionado e na hora de passar pela Receita já no Brasil, um fiscal subiu no ônibus e mandou todos abrirem as sacolas - os caras não são muito educados, mas eu os entendo. Como nossas compras não passavam da cota de 300 dólares por CPF, não descemos do ônibus.

 

Preferimos não almoçar no Paraguai, voltamos ao hostel e assamos uma lasanha comprada no Super Muffato. Um pouco mais tarde, fomos em uma feirinha permanente que há ali perto do TTU comprar uns souvernirs. Não é muito grande mas há algumas opções.

 

ps.: Não temos fotos no Paraguai, pois claro não levamos a câmera fotográfica. Não me senti inseguro em nenhum momento lá, mas pela má reputação preferimos a cautela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

SAM_1785.JPG

 

7º Dia - Circuito Especial/Usina de Itaipu

Depois de 6 dias de muito calor, o sétimo dia amanheceu nublado para nossa alegria ::hãã2:: e por mais contraditório que possa parecer, esse dia preferimos passar a manhã inteira na piscina do hostel que ainda não havíamos experimentado. O tempo nublado deixou o dia mais agradável, pois quando estava sol era insuportável. Nesse mesmo dia, eu já havia comprado pela internet o passeio da Usina de Itaipu - Circuito Especial para às 16 horas. O ingresso foi meia para estudante e custou R$ 25,00.

 

Depois de ficar a manhã toda, fomos almoçar. Descobrimos que bem mais perto do hostel havia a Churrascaria do Gaúcho que vendia um marmitex a R$ 5,00 com um pedaço de churrasco. Foi lá que fomos e achei a comida muito boa e o tamanho da marmita boa. Tá ai uma coisa que achei barato em Foz do Iguaçu foi a comida, o supermercado também achei mais barato que em Vitória, mas teve uma coisa que me revoltou; os produtos da chocolates Garoto lá são bem mais baratos do que no Espírito Santo, onde eles são fabricados, uma caixa que aqui está custando próximo de R$ 7,00, enquanto em Foz estava R$ 4,99 e as barras também estavam mais baratas. Ok, mas estou desviando do assunto.

 

Nesse mesmo dia, eu tinha pensado em ir no Templo Budista já que no mapa ambos eram para o mesmo lado da cidade. Assim, chegamos no TTU às 13:30 horas com a intenção de passar no Templo e ainda chegar a tempo em Itaipu às 16 horas, não sei por que eu achei que dava tempo ::putz:: . A Linha até o Templo Budista é a Porto Belo, esperamos bastante até que por volta das 14:20 chegou o ônibus, mesmo assim resolvemos tentar ir - quem sabe o ônibus chega não lá em 10 minutos :roll: . Depois de 10 minutos, perguntei ao cobrador e ele disse que estávamos muito longe ainda e que ele avisaria quando chegássemos. Nessa hora já desanimei. Quando já eram umas 15:10 horas, o ônibus passou pelo Mosteiro, não que seja longe, é na metade do caminho para Itaipu, mas o ônibus dá tanta volta, entra e sai de bairros que a viagem foi muito demorada.

 

Não fomos no Mosteiro, mas agora sabíamos como chegar. Continuamos no coletivo até sair do bairro Porto Belo e voltar para a Av. Ta[/Mostrar-Esconder]ncredo Neves onde pegaríamos a linha Conjunto C (via norte ou via sul, tanto faz) até Itaipu. Não demorou a passar e chegamos nos portões da hidrelétrica às 15:30 horas aproximadamente. Confirmamos nossos nomes e fomos assistir um vídeo sobre a Usina antes da visita (não obrigatório), já que o circuito iniciaria somente às 16 horas como previsto.

 

Na hora marcada, embarcamos nos micro-ônibus para fazermos o passeio. A primeira parada é no mirante dos Vertedouros que para nossa sorte havia um aberto devido às chuvas recentes na parte alta do rio; segundo a guia, ver os vertedouros aberto é raro ::otemo:: . Voltamos para o ônibus e enquanto estávamos a caminho da próxima atração, a guia nos contava histórias da Usina desde o início da construção na década de 70. A próxima parada, foi no mirante Central onde pode-se ver a barragem e o canal de desvio. Depois fomos até o topo da barragem para ver o lago e também o Rio Paraná seguindo seu curso natural. As outras partes da visita foram internas: sala de supervisão e controle, os geradores (tapados claro) e para fechar fomos ver um eixo da turbina funcionando (fazia um calor infernal lá embaixo devido a umidade e os sistemas de refrigeração). A visita durou 2 horas e para mim que gosto do assunto, foi ótima. Itaipu é um marco, um das grandes obras da engenharia do século 20 e temos que nos orgulhar dela.

 

SAM_1694.JPG

 

SAM_1707.JPG

 

SAM_1727.JPG

 

SAM_1774.JPG

 

Dia 8º - Nova tentativa no Templo Budista

Nosso voo de volta para Vitória-ES era só às 16 horas, então por que não irmos pela manhã bem cedo ao templo budista? Era domingo de Natal, mas isso pouco importa para eles. Domingo é dia de culto no templo e começa às 9:30 horas. Chegamos aos portões por volta das 9 horas e ajudei uma senhora a abri-lo :D . O templo está aberto a visitação todos os dias exceto às segundas das 9:30 até às 17 horas.

 

O templo é muito irado, tem uma grande plantação (só não conseguir saber de que), há várias estátuas de Buda espelhadas pelo templo e dentro há uma sala com estátuas dos vários Dalai-Lamas - mas que não se pode tirar fotos. Às 9:30 começou o culto no templo e nossa visita foi ao som de mantras suaves, achei demais. O local é realmente inspirador e muito interessante.

 

SAM_1831.JPG

 

SAM_1816.JPG

 

SAM_1868.JPG

 

SAM_1833.JPG

 

Dica:

O bairro Porto Belo é um bairro pobre e o ponto de ônibus não fica exatamente na porta do mosteiro, assim seja cauteloso com suas coisas. "Não dê uma de turista."

 

Outras atrações em Foz que não fomos:

1) Mesquita Muçulmana

a via todas as vezes que passava de ônibus, mas não tive tanto interesse em ir até lá

2) Marco das 3 fronteiras

até queria ir mas o cara do hostel falou que era meio perigoso e que o ônibus não te deixava próximo, teríamos que caminhar por dentro de uma "favela" e como era eu e minha namorada, preferimos não ir.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...