Ir para conteúdo

O que fazer em caso de extravio de bagagem?


Posts Recomendados

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Minha mala foi estraviada pela tam no trecho Foz Iguaçu-BH e nunca mais.... com todas as minhas comprinhas dentro...

Acionei o juizado de pequenas causas, a juiza já julgou favorável, mas a tam recorreu.... o processo está tramitando.

É muita irresponsabilidade destas cia aéreas, que estraviam malas todos os dias... Não podemos ficar parados.

Me ofereceram 400,00 pela minha mala, vê se pode?

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Hoje fazem 41 dias que a Tam sumiu com a minha mala.

 

Até ontem nao tinha tido nenhum contato depois que completou os 30 dias de prazo que eles tem para devolver a bagagem.

Ontem liguei pro telefone que tinha no site: Fale com o Presidente (esse é bom pra ligar..kkkk)..

Depois de responder as mesmas perguntas pela 5 vez, o funcionario da Ouvidoria da TAM disse que eles me responderiam em até 5 dias.

 

Acabaram de me oferecer 893,00 reais pela minha mochila. Ao menos foram mais generosos que com a Dani. kkk

 

Alguem acha que devo aceitar??? Claro que não né.. Essa semana ainda entro na pequenas causas.

Nem tanto pelo dinheiro, mas porque é mais barato pagar 893 reais pra todo mundo que tiver a bagagem extraviada, do que contratarem funcionarios para realizarem o serviço com eficiencia.

 

Beijos

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal tudo bem?

 

Tbm tive um problema com extravio de bagagem. Embarquei para Europa no dia 03/07 tive que fazer uma conexão em Madri, e qdo chegamos em Roma a bagagem da minha amiga chegou e a minha não. Fiz todo o procedimento em questao as formalidades RIB - Relatório de Irregularidade de Bagagem, e informei os paises de origem e o que estava, no ato do procedimento, informei para a atendente que iria passar por alguns paises, e como seria o processo de entrega. Tbm troquei emails com o pessoal da cia aerea. Acelerando um pouco mais a historia, tive que comprar roupas, peças intimas e higienicas, fiz o procedimento de levar uma bagagem de mão, contendo algumas peças de roupas, mas nao seria o suficiente para 30 dias. Enfim, tive custos em relação a minhas roupas, o seguro viagem, que tenho o auxilio bagagem, nao me ajudou em nada, enfim, a mala foi entregue no dia 18 ou 19/07,porém no Brasil, sendo que a minha viagem encerrou ontem. De acordo com a propria cia (Alitalia), pediram para enviar todos os documentos envolvidos no extravio via email, fax e/ou correio (incluindo as notas fiscais que tive de despesas com roupas).

A Pergunta é a seguinte: Será que irei ser ressarcida pelos custos que tive (vale lembrar, não orçados), em relação a minha bagagem?

 

Aguardo anciosa um retorno.

Janaína

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Minha amiga foi para Nova York com o marido e la comprou um PS3 (acho que foi esse) para o filho.

Quando chegou ao Brasil foi dar de presente ao filho o video game e só tinha pedras dentro da caixa.

Ela viajou pela TAM e a empresa não fez nada a respeito.

 

Por isso acho que vale a pena sim, pagar certas taxas para se prevenir de situações como essas. É um absurdo ter que pagar para ter garantia? Sim, é... Mas infelizmente o mundo que vivemos hoje está assim. (profundo)

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

Mais de um ano depois eu venho aqui pra contar o fim da minha história.

 

Minha mochila nunca mais apareceu e como já disse a TAM me ofereceu 893 reais por email.

Então a unica opção seria entrar na justiça de pequenas causas.

Na época entrei sem advogado, mas hoje eu recomendo que se contrate um, ou que pelo menos pague para que seja feita a petição.

Quando se entra na pequenas causas, você pode ir até lá e o funcionário digita as informações e faz a petição (desculpem os advogados se nao for esses nomes ::bruuu:: ),

porem isso não é bom, porque ele irá escrever somente o básico.

No meu caso, copiamos uma petição de extravio de bagagem que estava disponível na internet e fizemos igual, contando toda história bem detalhada e com bastante drama. Isso porque no meu caso nao foi somente a perda da bagagem, mas também vôo atrasado, mudança de trecho e mais atrasos.

Claro que a linguagem utilizada para relatar o caso não foi adequada e claramente se via que não foi escrita mesmo por advogado. Mas serviu para entrar com o processo. ( Eu tenho certeza que o pessoal achou que o Léo era o meu advogado na época... ::lol4:: )

O problema foi o valor pedido da indenização: 20.000 reais, sendo 3.000 de danos materiais e 17.000 mil de danos morais. Na justiça de pequenas causas pode-se entrar com pedido de até 40 salários mínimos, porém acima de 20 salários mínimos é obrigado ter advogado. Por isso tive que depois contratar um.

 

Na audiência de conciliação esperava-se que o valor máximo que iriam me oferecer fosse 2.000 mil. Esse era o máximo que ja tinham oferecido por aqui. Como não aceitei foram só aumentando o valor. Chegou em 4.500 mil. Não aceitei. Disseram que este valor era somente por danos morais, pois como não comprovei o que tinha na mochila eles não podiam aceitar o meu dano material ::carai::::carai::::carai::::carai::

Esperava então que pelo juiz receberia pelo menos 6 mil.

 

E assim esperei um ano pela decisão do juiz. E então veio a decisão: 12 mil reais.

Todo mundo acreditava que a TAM iria recorrer, porém não recorreram. Daqui a 15 dias irei receber o dinheiro.

 

Então segue as dicas pra que teve a bagagem extraviada:

-- Faça a petição usando um modelo ou contrate um advogado. Nunca vá ao carinha que registra a queixa.

-- Conte a sua historia detalhadamente

-- Peça a inversão do ônus da prova (é um direito do consumidor que garante que vc não tenha que provar o que perdeu, e sim que a empresa prove que vc não tinha o que está falando que tinha na bagagem)

-- Faça o relatório detalhado de tudo que perdeu e o valor de cada coisa individualmente (meu processo demorou mais porque só coloquei o que perdi e o valor total do prejuizo, entao a juiza mandou que fizesse um relatório com o valor de cada item)

-- Não faça acordo

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Estou com o mesmo problema. Vim de GRU para SCL (Santiago chile) em 31/08, e até agora, 03/09, ainda em estadia em Santiago, nada de minhas malas aparecerem. Fiz o RIB pela TAM, empresa que deu sumiço nas minhas coisas. No caso, no dia da viagem, fiz conexão de Assunção para santiago, e eles não sabem ao certo se as malas ficaram em SP ou Assunção. A TAM não deu suporte, não sabe dizer-me com exatidão onde as malas estão e ficamos aqui sem roupas, objetos pessoais, num país que não é o nosso e nem fala nossa língua. Imagina o constrangimento, cansaço e nervoso que estamos passando? Ah, mas a TAm vai ter que pagar isso na justiça, pq isso não se faz, pura falta de competência a desses caras. :evil:

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Silvia,

 

Compre o que precisar aí e guarde todas as notas. Mesmo que a mala chegue, q empresa terá que te reembolsar o valor gasto. (Claro que nao pode exagerar).

Sugiro que anote todos os perrengues que passou para escrever detalhadamente no processo.

Pela lei a empresa tem 30 dias para te entregar sua mala, antes de te oferecer a indenização.

E não faça acordo. Em nenhum momento.

Se todo mundo aceitar o que eles oferecem, esse problema nunca vai se resolver.

 

No aeroporto de Guarulhos tem um juizado de pequenas causas, só para problemas com companhias aéreas. se entrar diretamente lá, o seu processo resolve muito mais rápido que no juizado comum.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Gente,

 

Tive a minha bagagem extraviada pela TAP/Lufthansa. (Voo BH - Lisboa - Frankfurt - Gliwice)

A bagagem chegou 48 horas depois mas nesse meio tempo tive que comprar diversas coisas (lençol, toalha, roupa, cobertor, coisas de higiene, de cozinha que estava trazendo etc.) pois vim para passar 2 meses fazendo um estágio no interior da Polonia.

Perdi o primeiro dia de trabalho pois não tinha como trabalhar com a roupa que viajei e estava usando há 30 horas.

O meu voo de BH - Lisboa demorou para sair fazendo com que eu perdesse a conexao para frankfurt (que sairia as 8:30). Me colocaram em um voo que sairia as 14:20 que também só foi sair as 15h.

Chegando no destino final nada de mala.

 

Fiz um "boletim" no aeroporto e pronto.

 

Enviei um email para o seguro de viagem (Mondia) e nada.. fora que para ligar do brasil é um numero 0800. para ligar de fora tem que ligar para um numero em SP!

 

A questão é... o que eu faço?? Espero voltar ao Brasil para entrar com um processo?

 

obrigada gte!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...