Ir para conteúdo

Sertão Zen - Alto Paraíso


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, em dezembro estive no Sertão Zen. Passei um perrengue mas ao final deu tudo certo. Vou contar aqui o perrengue, a parte legal postei no meu blog. http://tupitravel.blogspot.com/2011/02/sertao-zen.html

 

Bem, me preparei para uma caminhada de 4 dias, iria até o Sertão Zen e desceria o Vale do Rio Macaco até chegar no complexo de cachoeiras do rio Macaquinho. Audacioso, não? E era mesmo, ainda mais porquê o faria sozinho.

Como não poderia dividir peso com ninguém minha mochila, uma Crampon 77 da trilhas e rumos, ficou lotada, pesando 16,5 kg sem a água. É minha primeira mochila desse porte e eu não sabia o que eram quase 20 Kg nas costas. Até cogitei que seria muito peso, porém acreditei que andar com ela durante 4 horas em solo plano era suficiente para crer que não era tanto.

Ledo engano, logo na primeira serra, das duas que dão acesso ao Sertão Zen, senti o peso da mochila dobrar. Não era o fim, mas dificultou bastante.

 

O tempo, alternava entre sol e chuva, a temperatura era amena e estava bem úmido. Isso tudo, somado ao corpo sempre molhado fez diminuir a sensação de sede e cometi o segundo erro, não bebi água o suficiente. Foram apenas 4 litros durante todo o percurso, muito pouco para a distância, o calor e o peso que carregava.

Não percebi na hora, claro, porém mais tarde viriam as consequências.

 

Cheguei na cachoeira as 16:30 horas, bem mais tarde do que o previsto. Preparei a janta, o acampamento, e contemplei a paisagem.

Meu cantil tinha pouca água, aproximadamente 300 ml, e precisava enche-lo. Quem conhece o Sertão Zen lembra da cor da água, bem vermelha por conta da grande quantidade de substâncias com ferro presentes. Teoricamente não é um empecilho, mas na hora ela me parecia intragável. Pensei que os 300ml seriam suficientes para passar a noite e resolvi não toma-la.

 

Sertão Zen e suas águas vermelhas.

20110520222819.JPG

 

A noite foi uma experiência única! Como fui sozinho e não tinha uma barraca para uma pessoa levei minha rede Kampa Joy, cordeletes e lona, como podem ver abaixo. Sinceramente, eu nunca passei tanto medo na minha vida!!! Acho que por acampar de rede e não ter a "proteção" da barraca me senti demasiado exposto à toda natureza a minha volta. Não tinha lua, a fogueira só fazia fumaça, ventava muito e os bichos estavam a solta.

 

acampamento.

20110520223404.JPG

 

Deitei as 21 horas, escrevi no diário e me preparei para dormir. Mas não consegui, qualquer barulho me despertava, o vento me despertava e quando não era o vento.. Bem, la pelas 23 horas escutei algo mexendo na minha sacola de lixo, me assustei, criei coragem, liguei a lanterna e fui ver o que era: um rato do mato enorme procurava alimento no meu lixo! Ficou estático olhando para a lanterna e percebi que ele não sairia dali enquanto não pegasse o que queria. Me levantei, tirei o lixo da sacola e deixei o "ratinho" terminar seu trabalho.

Quando acho que vou dormir, escuto um barulho e ligo novamente a lanterna, algo que eu fazia de 15 em 15 minutos, e vejo minha mochila sendo atacada por milhares de formigas vermelhas cabeçudas. Pensei logo na minha maleta de comida, que por sinal estava bem fechada e limpa. Tratei logo de me proteger como dava e tirar as formigas com um graveto, retirei a maleta da mochila, pendurei as duas em uma árvore e urinei no tronco sem saber se isso faria algum efeito. As formigas não voltaram.

Eram aproximadamente 05 horas da manha e eu não tinha dormido nada, apenas pesquei a noite toda!

 

Levantei as 06:40 pois queria ver o sol nascer. Lá o Vale do Rio do Macaco segue para o leste e deveria ser incrível o sol nascendo naquele visual. Subi umas pedras a direita da cachoeira e me preparei para a alvorada, porém estava nublado! Percebi no local vários coquinhos quebrados e uma pedra, ou é macaco ou gente, mas quem quer que seja escolheu um ótimo lugar para uma refeição. Como não veria o sol desci e fui preparar o café.

 

coquinhos.

20110520223907.JPG

 

Senti vontade de urinar e quando tentei urinei pouco e amarronzado,(diferente da noite quando a cor e quantidade eram normais) nessa hora me assustei de verdade! Pensei alguns segundos e percebi que a boca estava seca, a pele também e nas fotos os olhos estavam fundos. Eu estava desidratado, abortei imediatamente a viagem, arrumei minhas coisas, enchi meu cantil de água vermelha e bebi avidamente, me hidratei cerca de uma hora antes de voltar pela trilha.

 

Na volta não choveu e o sol estava implacável. Não cometi o erro novamente mas os danos já estavam feitos e o organismo demora a se recuperar. Eu bebi água a manha inteira e só fui urinar a tarde, a cor não mudava era sempre amarronzada.(No hotel percebi que a urina estava na verdade vermelha e dias depois quando fui ao médico fui informado que tive uma hematúria, sangramento nos rins por esforço, o que geralmente não é grave, mas se não beber muita água o sangue pode coagular no rim e ai sim complica, irônico não?) Segui firme pois sou teimoso e não desisto facilmente, mas caminhava 2 minutos e parava 1, quase larguei aquela mochila de 100 kg no Sertão, quase pedi arrego, quase fiz uma oração, mas continuei até o fim, até o Átrio hotel, sempre caminhado.

 

 

me preparando para a viagem.

20110520225530.JPG

volta, pouco antes da serra.

20110520225903.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Puxa Marcos, que perengue!

 

Quanto ao lixo, aprendi cedo que devemos pendurá-lo bem alto. Idem a mochila com comida,se não estiver dentro de uma barraca. Os ratos podem até roer a mochila para acessar a comida.

 

Quanto a bichos e ficar a noite acordado isto com o tempo vc se acostuma e perde o receio. Não tem bicho maior que vc lá. Normalmente os bichos fogem. O rato do mato não correu porque ficou encandeado pela luz. E onça é difícil num lugar assim frequentado.

 

O negócio da desidratação é preocupante. Vc deve ter suado muito. Normalmente para mim 4 litros de água são suficientes. Desencana em relação a cor da água. Eu bebi dela e não tive problema. O problema maior acho que foi a hematúria e talvez seja bom fazer mais alguns exames. Exercício demasiado é apenas uma das causas possíveis. Até mesmo alguns medicamentos causam ou mimetizam a hematúria.

 

Parabéns pela aventura. Apesar dos perengues sempre é um aprendizado e apesar de tudo vc meteu as caras.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...