Ir para conteúdo

A Travessia do Vale do Pati - De Capão à Andaraí


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, peter e Edver,

 

Parabéns pela caminhada. Perebi que vcs têm bom conhecimento de navegação.

Estou indo para a Chapada no começo de março, com minha namorada e tenho dúvidas sobre fazer a travessia do Paty com guia oou sozinho. Andei consultando um guia de lá e fiquei assustado com os valores cobrados (R$100 para ele + R$70 do pernoite) , por pessoa, por dia. Isto vai dar uns R$ 1.500,00 para duas pessoas.

Tenho algum conhecimento de trekking (Parque Nacional los Glaciares, Aparados da Serra, e tals), tenho quase todo o equipamento e pensei em me aventurar sozinho.

Qual a opinião e vcs?

Vcs tem algum tracklog da travessia?

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Paulo,

 

A teoria somada com a prática, lhe dá boas noções sobre navegação! Quando se estuda o roteiro antes e a região para onde se vai, a lógica da navegação fica mais óbvia.

 

Para o Pati, você pode dispensar guia e fugir dos altos valores praticados. A trilha é bem demarcada e fácil e, com um simples mapa (pode-se encontrar em qualquer cidade da Chapada), você fará a travessia sem maiores problemas. Tenho um mapa digital muito bom e com escala boa para trekking do Vale do Pati, porém está em outro notebook. Assim que conseguir, posto aqui.

 

Se você preferir utilizar um tracklog, neste site tem alguns mapeamentos da Chapada: Clube dos aventureiros. Basta só você separar o desejado e transferir para o seu GPS.

 

Abraço,

Edver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Paulo:

 

Compra o mapa topografico em Lençois e vai com um tracklog ou com alguns waypoints no GPS.

 

Basicamente acho necessario um waypoint para a subida do Quebra Bunda e outro para a primeira travessia do rio Paty. As trilhas são batidas. Nestes lugares que citei a gente pode pegar sem querer outro caminho.

 

Tão pedindo muito caro para guiar!

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sua rinite deve ter piorado pela diferença de temperatura, em junho, largar o calorão do RS pra pegar a friaca da BA deve ser traumático. ::Cold::::lol4::

Seu relato ficou muito bom, e as fotos do caralho! Parabéns!

Tenho mta vontade de fazer esse trekking na Chapada Diamantina. Dizem que é um dos mais bonitos do Brasil. Estive lá em 2003 mas acabei não fazendo a travessia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá edver carraro,

Muito bom seu relato, já até imprimi, kkkk, estou indo agora dia 14 de agosto e pretendo fazer a trilha do Vale do Pati, se o amigo puder alem dessas informações que já descreveu, tiver mais alguma que julgue necessário para meu conhecimento ficaria muito agradecido, pois irei sem o auxílio de guia e GPS, somente com os relatos dos amigos e um mapa do local. Grande abraço e bons ventos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
...em junho largar o calorão do RS pra pegar a friaca da BA deve ser traumático...

Renato,

 

Não seria o contrário não? ::lol4::

Sai do RS com -4°C e cheguei em Salvador com 26°C. Isso quebra qualquer um que sofra de rinite.

O trekking é demais mesmo. Aquela região é magnífica e mereceria muito mais dias de contemplação!

 

...se o amigo puder alem dessas informações que já descreveu, tiver mais alguma que julgue necessário para meu conhecimento ficaria muito agradecido, pois irei sem o auxílio de guia e GPS, somente com os relatos dos amigos e um mapa do local...

Carlos,

 

A travessia é relativamente tranquila. Com bons relatos e um bom mapa você consegue concluir o trekking com segurança. Se você fizer este mesmo trajeto, atentaria mais para a subida do Quebra Bunda. Logo depois de cruzar os Gerais dos Vieira e antes de atravessar o Córrego Açucena (local onde fica o Rancho), você deve seguir à direita, em direção ao morro, para acessar os Gerais do Rio Preto.

 

Ah, não esqueça de fazer o Cachoeirão por cima. Você vai ter belas vistas do vale do Pati. Boa trilha!

 

Abraços,

Edver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Mochileiros,

 

Coloquei na net um tour virtual da travessia do Vale do Pati. São 11 imagens interativas em 360 graus, pra abrir a primeira é só cicar no link a seguir e depois vá mudando a foto através dos pontos vermelhos no mapa: (http://www.feres.fot.br/360/vale-do-pati-1/vale-do-pati-1.htm).

 

Se preferir, acesse a página da Chapada Diamantina e clique nas fotos em miniatura para abri-las: (http://www.feres.fot.br/360-chapada-diamantina.htm).

 

Abraços,

 

Ricardo Feres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Carla:

 

Nunca usei em minha andanças pela Chapada. Tem muito corrego cristalino, sem moradias por perto. Nunca tive problemas.

 

Clorin dá um gosto ruim na água mesmo depois do tempo de espera. Só uso quando a água é suspeita, o que não ocorre no Pati.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...