Ir para conteúdo

Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra


Posts Recomendados

  • Membros

Olavo, claro que é bem melhor caminhar sem elas, mas elas não são desconfortáveis não.

Consigo caminhar com elas e até esquecer que estou usando.

 

Comparando o material da polaina com a cordura 500 de uma mochila que tenho aqui posso dizer que ele é

um pouco mais espesso e quase tão maleável quanto a cordura.

Acho que as polainas encontradas por aqui são desconfortáveis nem tanto por causa do peso, mas porque o material é muito rígido.

Certa vez vi um guarda do Parque Nacional de Brasília usando uma de couro rígido. Conversando ele disse que esquentava muito e era chato para andar,

mas que na maioria das vezes ela andava nas trilhas de moto.

Outras já vi que são várias talas de pvc rígido, unidas por fitas largas de cordura. É bem mais incômodo andar com algo assim.

 

Eu uso quando vou entrar no mato, fora da trilha. Nem sempre há trilha para todos os lugares onde eu quero ir.

Mas já usei em trilhas mais fechadas pelo mato, ou à noite. Se eu achar que devo não fico constrangido de usar não.

Nunca tive um acidente, nunca pisei numa cobra, mas algumas vezes só vi a cobra depois de passar por ela ou só depois que ela se moveu.

Jararaca no solo coberto de folhas secas é difícil perceber à primeira vista. É camuflagem perfeita!

 

Quanto a dizer se vale a pena ou não, ou se é dispensável, custoXbenefício... eu penso que depende do que você vai fazer, onde pretende andar, e também da sua experiência. Já vi nativos andando descalço no mato, mas eles nasceram e vivem ali. Eu não, não tenho a experiência deles. Não nasci e nem moro ali, não ando ali todo dia. O local onde muitos andam diariamente, no seu dia-a-dia, no trablho, eu ando de vez em quando e só vou lá pra me divertir.

 

Mas se algum amigo meu estivesse começando a fazer trilhas agora, e me consultasse para a compra do equipamento básico eu diria que há ítens muito mais importantes, que são essencias, e que ele deve procurar suprir esses ítens primeiro.

Em relação a pessoas que resolvem fazer trilhas sem o equipamento básico eu sei de muito mais incidentes com hipotermia do que acidentes com cobras, por exemplo.

 

Mas acho que é uma preocupacao válida sim e seria legal saber o que pensa o Divanei.

Eu não o conheço pessoalmente, mas já li muitos dos seus relatos de aventuras e ele parece ser uma pessoa bem experiente. Por causa de um descuido ele foi picado por uma jararaca em Ilha Grande. Depois disto eu percebi (pelas suas fotos) que ele passou a usar polainas sempre. Seria legal saber a opinião dele e o tipo de polainas que ele esta usando.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O caso do Devanei é o típico acidente com jararaca, ele estava de chinelos e tropeçou com ela, que mordeu o pé. Ali não precisaria perneira, só um calçado apropriado. Eu acho que existem regiões e situações onde as perneiras ajudam muito, mas acho que uma bota de 6" de cano já é suficiente. E não esquecer que as mãos também são locais comuns de acidente com serpentes. O Instituto Butantan costumava dar muito boas informações sobre prevenção antigamente, você não deu uma olhada se isso está disponível no site ou por email? (http://www.butantan.gov.br)

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá... eu faço trilha aqui em Floripa e em outras cidades. O que eu usei e acabou com a unha do meu pé foi um coturno de selva. A proteção dele é razoável para picadas de cobra. O cano dele não é grande. Eu fiz uma trilha pelos canions aqui de Santa Catarina e vi uma turma usando uma proteção de canela e perna muita legal. Pena eu não ter perguntado onde foi adiquirida. Como eu não acho, eu vou fazer o desenho e pedir para que uma costureira o faça.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Imagine que vc está na selva amazônica.

 

Mais de mil kilômetros para os lados.

 

Seis dias de caminhada, marcha das 07:00 hs até às 16:30 - 17:00 hs todo dia para poder chegar ao próximo destino.

(Se vc não conseguir vencer estas 9 ou 10 horas (no trajeto específico..) vc não terá como se alimentar,

repor água e dormir no local adequado... vai ter que "se virar" em outra parte da selva..)

 

Mais umas 8 horas de barco.

 

E ainda umas 2 horas de caminhonete para se chegar na cidade.

 

Dizer que a gente consegue enxergar a cobra, que ela corre da gente.... isso é coisa de outros lugares.

 

Estive em perigo com jararaca em 3 ocasiões - foram as piores - e cobra papagaio...

Em nenhum dos momentos eu via a cobra...

E elas estavam na trilha... na picada.

Muito próximo de mim...

 

A última jararaca, quando estava na fronteira, já na Venezuela, em plena selva, estava com o bote preparado

e, furiosa, batendo a cauda... mas eu não ouvi...

 

Graças a Deus, Ele me protegeu sempre nas longas, distantes e solitárias trilhas na selva amazônica.

 

E isso que cobra só pica em calcanhar ou batata da perna... é irreal para aquelas da região amazônica.

A cobra projeta-se 1/3 do corpo para fazer a picada...?????

 

Estão enganados.

 

Vi picadas acima do joelho...

No tórax... com o garimpeiro estando em pé...

Na cabeça.... a cobra papagaio....

A cobra se lança... como e quisesse voar...

 

Alcança acima do joelho.

Ou, estando-se em galhos, pode picar no tórax ou acima dele.

 

...

 

Vários já chegaram mortos... ou em estado terminal...

Homens... índios nascidos e criados em plena selva..

Outros eram garimpeiros super experientes na selva.

 

Tem que ter precaução...sempre...

 

O pior da selva não são as onças... pintada.... preta.... parda (sussuarana ou vermelha - como dizem os índios).

 

O pior é a cobra.

 

Uma aranha armadeira ou, pior ainda, a aranha marrom, se não tiver tratamento de imediato, pode levar o

indivíduo a ter uma parte do seu corpo necrosado ou... até a morte...

 

A picada da formiga tucandeira (ou tucandira) pode fazer vc perder um dedo... ou pior...

 

Um sapinho... pequeno... é tão venenoso que os índios passam as flechas em seu corpo para que as

mesmas fiquem envenenadas... Veneno muito tóxico.

 

Então previna-se.

Use bota de cano longo sim.

Use caneleira.

Não durma no chão.

 

Na selva a gente dorme é em redes !!!!

 

Usei botas da http://guartela.com.br/site/

 

Use tampões no ouvido para que insetos não entrem no canal auditivo (vc fica maluco...).

 

Muito cuidado com a saúde dos pés.

Se vc não pode caminhar... vc está numa situação muito ruim.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Imagine que vc está na selva amazônica.

 

Mais de mil kilômetros para os lados.

 

Seis dias de caminhada, marcha das 07:00 hs até às 16:30 - 17:00 hs todo dia para poder chegar ao próximo destino.

(Se vc não conseguir vencer estas 9 ou 10 horas (no trajeto específico..) vc não terá como se alimentar,

repor água e dormir no local adequado... vai ter que "se virar" em outra parte da selva..)

 

Mais umas 8 horas de barco.

 

E ainda umas 2 horas de caminhonete para se chegar na cidade.

 

Dizer que a gente consegue enxergar a cobra, que ela corre da gente.... isso é coisa de outros lugares.

 

Estive em perigo com jararaca em 3 ocasiões - foram as piores - e cobra papagaio...

Em nenhum dos momentos eu via a cobra...

E elas estavam na trilha... na picada.

Muito próximo de mim...

 

A última jararaca, quando estava na fronteira, já na Venezuela, em plena selva, estava com o bote preparado

e, furiosa, batendo a cauda... mas eu não ouvi...

 

Graças a Deus, Ele me protegeu sempre nas longas, distantes e solitárias trilhas na selva amazônica.

 

E isso que cobra só pica em calcanhar ou batata da perna... é irreal para aquelas da região amazônica.

A cobra projeta-se 1/3 do corpo para fazer a picada...?????

 

Estão enganados.

 

Vi picadas acima do joelho...

No tórax... com o garimpeiro estando em pé...

Na cabeça.... a cobra papagaio....

A cobra se lança... como e quisesse voar...

 

Alcança acima do joelho.

Ou, estando-se em galhos, pode picar no tórax ou acima dele.

 

...

 

Vários já chegaram mortos... ou em estado terminal...

Homens... índios nascidos e criados em plena selva..

Outros eram garimpeiros super experientes na selva.

 

Tem que ter precaução...sempre...

 

O pior da selva não são as onças... pintada.... preta.... parda (sussuarana ou vermelha - como dizem os índios).

 

O pior é a cobra.

 

Uma aranha armadeira ou, pior ainda, a aranha marrom, se não tiver tratamento de imediato, pode levar o

indivíduo a ter uma parte do seu corpo necrosado ou... até a morte...

 

A picada da formiga tucandeira (ou tucandira) pode fazer vc perder um dedo... ou pior...

 

Um sapinho... pequeno... é tão venenoso que os índios passam as flechas em seu corpo para que as

mesmas fiquem envenenadas... Veneno muito tóxico.

 

Então previna-se.

Use bota de cano longo sim.

Use caneleira.

Não durma no chão.

 

Na selva a gente dorme é em redes !!!!

 

Usei botas da http://guartela.com.br/site/

 

Use tampões no ouvido para que insetos não entrem no canal auditivo (vc fica maluco...).

 

Muito cuidado com a saúde dos pés.

Se vc não pode caminhar... vc está numa situação muito ruim.

 

 

Bom relato e bom alerta. Sou novato no fórum mas acompanho a um tempo sem registrar. Creio que tem situações que requer tudo isso que o camarada falou.

 

Não somente selva, como um sertão mais pesado também tem problemas do tipo. O importante é manter-se alerta e preparado.

 

Quanto a bota, qual da guartela você usou? Me interessei pela ATTACK II DRY . O problema é que o preço gira em torno de 550-650 reais, porém, para quem vai se submeter a essas condições, o investimento é bem válido.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Caro CIDJ00

 

Parabéns por suas dicas.

 

Eu participei de uma expedição à floresta de Tumucumaque (Amapá), em que os dois guias que iam na frente usavam perneira até o joelho para proteger contra picadas de cobra. Eles falavam o tempo todo, a surucucu defende território e não vai sair correndo, ela parte para o ataque.

 

O melhor lugar para dormir na floresta Amazônica é numa rede, protegida com um mosquiteiro. Dois integrantes da expedição que resolveram dormir em barracas, em uma entrou uma aranha caranguejeira enorme e na outra barraca uma quantidade de água de quase 5 cm, durante um tornardo tropical que molhou tudo.

 

Fiz um relato sobre minha viagem aqui no Mochileiros.

 

tumucumaque-a-floresta-um-sonho-realizado-t105967.html

 

Abraços

 

Hilton

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...