Ir para conteúdo

Chapada Diamantina: Lençois-Fumaça por baixo-capão-Vale do pati-Andaraí (8 dias)


Posts Recomendados

  • Membros

1º. DIA – SALVADOR X LENÇÓIS

Saímos de Salvador em torno de 08:00hs da manhã, com uma parada para abastecer o carro e outra na BR-324, no Café da Manhã, próximo a Feira de Santana. O café é muito bom, a quilo, com um pãozinho caseiro maravilhoso, além das comidas típicas de interior. Pegamos o anel rodoviário e depois a BR-116 direção Sul. A intenção era ir por Ipirá, mas não havia nenhuma placa informando a entrada da pista e acabamos passando direto, seguindo pela própria BR-116, que é muito movimentada, atrasando a viagem. Em seguida, pegamos a BR-242 até Lençóis. No entroncamento da cidade, demos carona para duas professoras moradoras de lá, Errilândia e Hilda. Esta nos indicou seu filho Diego como guia. Entramos na cidade por volta das 13:00hs e nos hospedamos na Pousada das Árvores. A diária saiu R$ 100,00 o casal e valeu muito a pena, pois é bastante tranqüila, rodeada de muitas árvores e com um café da manhã perfeito. Almoçamos no restaurante O Bode, uma comida a quilo bem regional, com cortado de palma, bode cozido e outras iguarias. Ligamos para Diego, mas ele estava com dengue, então nos indicou Adriano, outro guia da associação. Os preços são tabelados em R$ 100,00 por pessoa por dia. Negociamos o preço, fechando em R$ 1.050,00 todo o percurso: fumaça por baixo – 1 pessoa/3dias + Vale do Pati – 2 pessoas/5dias. A noite valeu uma parada para uma batida de coco na Fazendinha e Tal.

 

 

2º. DIA – FUMAÇA POR BAIXO (Lençóis X Toca da Capivara)

Eu e Adriano saímos em direção ao Ribeirão do Meio às 09:00hs, cruzamos o rio e subimos a Serra do Veneno. É uma subida demorada, meio chata, mas sem muitas dificuldades. Após uma longa descida, chegamos ao córrego da Muriçoca, paramos um pouco para reabastecer a água. No início não entendi o porquê desse nome, mas após 5 ou 10 minutos tinha tanto mosquito e tanta muriçoca que foi difícil até tirar uma foto. Subimos o morro até a Toca da Onça. Lá tem um visual legal de todo o vale abaixo e da cachoeira do Capivari. Vale a pena parar e fazer um lanche. Depois seguimos em direção à Cachoeira do Palmital. A água é muito fria. Seguimos sem dificuldades até a Toca da Capivara, chegando às 16:00hs. Tomamos banho no Poção, preparamos a gororoba e fomos dormir.

 

 

20110522185754.JPG

 

20110522190005.JPG

 

Vista da Toca da Onça

 

 

20110522190525.JPG

Cachoeira do Palmital

 

 

20110522190734.JPG

20110522191137.JPG

Toca da Capivara / Vista da Toca

 

 

3º. DIA – FUMAÇA POR BAIXO (Toca da Capivara X Toca do Macaco)

Acordamos bem cedo, arrumamos as mochilas e seguimos em direção à Toca do Macaco. Mais ou menos 1h de caminhada. Armamos a barraca, preparamos as mochilas de ataque e subimos para os cânions da Fumaça por Baixo. A subida é pouco íngreme, mas é muito escorregadia, exige cuidado. Segundo Adriano, a depender da quantidade de chuva, as águas da Fumaça inundam o caminho, inviabilizando a subida. Chegamos ao poço da Fumaça, após 2 horas de caminhada e alguns escorregões. Lá tem um visual incrível, para mim, o mais bonito da Chapada. Vêem-se os cânions com paredões com mais de 400m de altura. Faço um desafio a quem conseguir ficar mais que 5 minutos na água do poço ::Cold::::Cold:: . Permanecemos por lá em torno de 1h e meia até retornarmos para a Toca do Macaco, onde dormimos.

 

20110522191625.JPG

Poço da Fumaça

 

20110522192034.JPG

Vista da Fumaça por Baixo

 

20110522192325.JPG

Toca do Macaco

 

 

4º. DIA – FUMAÇA POR CIMA (Toca do Macaco X Fumaça por Cima)

Acordamos cedo e subimos a Serra do Macaco. A trilha começa por traz da toca. É uma subida bem íngreme e bastante difícil, acho que meu coração chegou a bater 200/minuto em alguns trechos. A primeira hora é mais difícil, pois temos que escalar várias pedras. Há pouca água pelo caminho, por isso é bom encher os vasos antes. Fizemos o trecho em 3h e 15min. Lá em cima, encontrei com minha namorada, que preferiu fazer a Fumaça por Cima, partindo do Capão. A Fumaça por Cima tem a sua beleza, mas não se compara com sua vista por baixo. Para quem tem coragem de sentar na pedra que se projeta sobre o cânion da Fumaça, a vista é indescritível, parece que estamos sobrevoando a cachoeira de 380m. Provoca vertigem em algumas pessoas, inclusive em mim. Do outro lado há uma pequena trilha que permite visualizar a cachoeira quase de frente. Vale a pena chegar até lá. Descemos a trilha da Fumaça em direção ao Vale do Capão. É uma descida um pouco cansativa, mas proporciona uma vista do vale e do Morrão. Nos hospedamos na Pousada Pé no Mato, logo na entrada da vila. A diária para casal ficou em torno de R$ 85,00 e é muito aconchegante, os chalés são cercados de plantas e jardins e o café também é muito bom. Há outras opções mais simples e bem mais baratas também. Comemos um PF caprichado em Dona Belly, por R$ 10,00 o prato. Rodamos um pouco pela vila e fomos dormir cedo para repor as energias.

 

 

20110522192610.JPG

Subida da Serra do Macaco

 

 

20110522192830.JPG

Fumaça por Cima

 

 

20110522193037.JPG

 

Continua!!!!!

 

 

5º. DIA – VALE DO PATI (Bomba X Dona Raquel)

Fretamos um carro com Seu Luciano para nos levar ao Bomba no valor de R$ 50,00. Pode-se ir de moto (R$ 10,00/pessoa) ou caminhando por 6km. Mas preferimos guardar o fôlego para os 22km até o Pati. O guia que nos acompanhou a partir desse dia foi Milson, já que Adriano teve que retornar a Lençóis por motivos de saúde de seu irmão. Começamos a subir o Bomba às 09:20h, horário tarde. A subida é um pouco demorada, mas é uma trilha bem feita. No córrego da galinha paramos para encher os vasos de água. Seguimos pelos Gerais dos Vieira, a trilha é tranqüila já que é plana. Daqui tivemos uma vista completa do Vale do Capão que deixamos para traz. Paramos no Rancho, onde algumas pessoas acampam, e fizemos um lanche. Era em torno de 14:00h. Chegamos na subida do Quebra-Bunda, é praticamente uma escadaria de pedras, mas é mais curta que a subida do Bomba. Em cima é os Gerais do Rio Preto, trecho plano e muito longo, de onde se tem a vista do Morro Branco, do Morro do Castelo lá em baixo, no Pati. No caminho, encontramos uma jararaca pequena, que foi embora depois de ficar um pouco irritada com nossa presença. Chegamos na Rampa umas 16:30h. Dali se pode avistar abaixo à esquerda a Igrejinha, mas preferimos ir para Seu Wilson. A descida da Rampa poderia se chamar quebra-bunda, porque é íngreme e às vezes temos que sentar nas pedras para descer. Após essa descida, temos que subir uns 15 minutos por uma trilha e depois pegar a trilha para Seu Wilson. A chegada na casa dele parecia uma eternidade porque já estávamos cansados. O guia se adiantou na frente para pedir que a nossa comida fosse preparada. Ao chegarmos em Seu Wilson, ele estava viajando, tivemos que seguir até a casa de Dona Raquel. Já estava anoitecendo às 17:30h. Lá já estavam alguns turistas tomando uma cervejinha e tocando violão. A casa, como todas as outras, é simples, mas bem confortável: uma cama de cimento, com um cobertor bem grosso e um mais fino. A água do banho faz qualquer um despertar, geladinha, vinda direto dos morros. O jantar saiu um pouco tarde, lá pelas 21:00hs. A diária de R$ 60,00 por pessoa inclui o jantar e café da manhã, ambos muito fartos.

 

 

20110522195552.JPG

Vale do Capão Visto do Bomba

 

 

20110522195908.JPG

Gerais dos Vieira

 

 

20110522200058.JPG

Vista do Quebra Bunda

 

 

20110522200258.JPG

Gerais do Rio Preto

 

 

20110522200458.JPG

Vale do Pati, Visto da Rampa

 

 

20110522201627.JPG

Morro do Castelo

 

Continua!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Tá muito massa seu relato!! bateu a maior saudade!!!

 

O Luciano que te levou pro Bomba, é meu amigo e já me salvou de várias enrascadas em sua Caravan 78 (acho q agora ele tá com um carro maior)...

 

A Serra do Macaco é pancada!! eu subi chorando.... e os meus joelhos eu nem sentia mais.... rsrsrsrsr

 

No aguardo da continuação...

 

abraços!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...