Ir para conteúdo

Viagem de Motor-home pela Europa: Espanha, Andorra, França, Itália e Suiça - 16 dias.


Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Membros

Comecei hoje a preparar uma nova viagem de motor home pela Europa. Meu marido e eu, somos aposentados, moramos em Santa Catarina e em 2010 compramos um motor home em Portuga.l Já fizemos duas viagens, uma em 2010 por 4 meses e outra em 2011, três meses.

Tenho muitas dicas pra quem precisar, mas também gostaria de receber informações de outros viajantes.

Já viajamos por muitos países, incluindo Grécia, italia, Alemanha, fomos até Aushwitz na Polonia, Holanda, Belgica entre outros.

No próximo ano (2013) pretendemos ir até Moscou, depois pela Letônia atravessar de ferry boat para a Finlândia e andar pela Suecia e Noruega.

Quem tiver dicas de viagem por estes lugares eu agradeceria muito em receber.

Se alguem tiver interesse, coloquei alguns poucos videos no youtube com o título "De carrinha pela Europa".

Agradeceria muito de receber dicas.

Att

Regina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Regina!

 

Mas que legal o que fizeram...

 

Tenho a mesma vontade de um dia poder ter um motor-home por lá.

 

Me fala um pouco mais a respeito de como se estruturaram para ter e manter um motor-home na Europa?

 

De quem quem compraram?

 

Quanto pagaram?

 

Onde o guardam e o mantem, enquanto não o usam?

 

Abraço!

 

Dé Ramos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Dé Ramos.

Primeiro quero dizer que estou começando agora no Mochileiros e ainda não consigo me situar muito bem. Quase que achei seu post por acaso.

Mas vamos ao assunto:

Nós compramos o motor home em Portugal. Temos cidadania desse pais, mas acredito que qualquer pessoa possa fazer o mesmo. Não temos parentes lá, mas inicialmente tínhamos um amigo que nos "emprestou o endereço" pra encaminhamento de documentos e tal.

Para escolher o MH meu marido fez uma longa pesquisa num site de venda de veiculos: stand virtual, e selecionou alguns, em fevereiro de 2010 ele foi à Portugal contatou os vendedores e acabou comprando um que ele nem havia visto na internet. Comprou próximo à Lisboa e estacionou em uma garagem para MH na cidade de Braga. O custo mensal era de 50 euros. Super barato. A garagem ele tb achou pela internet. Atualmente nosso MH está estacionado em uma oficina na cidade de Faro, sul de Portugal. Também estamos pagando pra deixar lá, 50 euros. Como é um veiculo antigo, ano 92, só precisa ter seguro contra terceiros que é feito pelos periodos que a gente viaja. Dá uma conferida neste site, Stand Virtual, e verás que os preços dos motor homes são bem mais acessíveis na Europa do que aquí no Brasil e rodar pela lá é muitas vezes mais seguro.

Durante as viagens, na maioria das vezes nem estacionamos em campings. Como nosso MH é pequeno cabe em vagas de estacionamento nas ruas, sem nenhum problema. Durante as duas viagens, que totalizou 7 meses nunca tivemos nenhuma abordagem policial ou levamos sequer uma multa. E olha que viajamos pela Republica Tcheca, Eslovenia, Eslovaquia, Grécia, fomos a Istambul, ficamos mais de um mês rodando pela Italia, já fomos a Dinamarca, Hungria, enfim muitos países.

Não sei se vc conseguiu ver, mas tenho algumas imagens no youtube.

Um abraço

Regina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Regina!

 

Que maravilha... É tudo que pretendo um dia fazer.

 

Só não compreendi ainda porque não moram lá definitivamente...hehe

 

Minha experiência foi pequena. Mas, gostei muito!

 

Como fizeram com a manutenção do motor-home? Usam oficinas onde se faz necessário?

 

Disse que é 92, e pelo que rodaram, está tudo ok ainda?

 

Eu sou natural de Lages-SC, vou muito a Garopaba-SC, mas vivo hoje no RS. Vocês são de SC, pelo que comentou?

 

Forte abraço a vocês!

 

Dé Ramos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dé Ramos

Realmente nossa experiência é maravilhosa e não moramos lá porque temos nossos filhos e familiares aqui.

Quanto a manutenção do MH é simples. Tivemos poucos problemas e procuramos as oficinas locais. Mas pouca coisa aconteceu. Arrebentou uma correia na Italia, na França foi trocado um negocio nas rodas e trocamos pneus na Croácia. Tudo sem problemas, e olha que falamos um suber básico Ingles. Muito pouco mesmo.

Em todas estas andanças o que dá mais problemas é com a compra de gás. Cada país tem um botijão diferente e isso dificulta a troca. O ideal seria encher os botijões que temos, mas isso só conseguimos uma vez na Holanda. Nós temos um botijão da Repsol e outro da BP, mas cada país tem um modelo diferente mesmo sendo da mesma marca. Mas a gente vai resolvendo os problemas conforme eles vão aparecendo.

Antes de sair em viagem sempre é feita uma revisão e a propria inspeção veicular obrigatória lá e muito boa. É visto tudo do carro.

Então é só pegar a estrada!

 

Você é de SC e mora no RS e nos nascemos no RS(POA) e moramos em Floripa, coincidências da vida!

Abraço

Regina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Regina!

 

Pois é... Escolheram um ótimo lugar para morar... Quem sabe algum dia não nos encontramos por aí... Pois, temos casa em Garopaba...

 

Realmente, são bem práticos. O exemplo de vocês colabora e muito, para desmitificar o uso do motor-home como forma de turismo. A opção de tê-lo comprado e seguindo manter ele lá, acho uma ótima idéia! Já havia pensado em fazer isto, também.

 

Assisti aos seu vídeos no youtube... Muito bons. Parabéns!! Ah, mostrei a minha família também, para que se sintam cada vez mais confortáveis em pensar no uso deste expediente...hehehe

 

Vejo você como grande incentivadora e colaboradora assídua no planejamento e divulgação das viagens. Parabéns!

 

Pelas imagens, o motor-home que possuem é do mesmo tamanho do que alugamos para a nossa viagem. Também pensamos em tamanho para que pudéssemos percorrer os locais sem grandes limitações. Na lembrança de que alguns lugares por lá a coisa fica estreita. Além, de dar mais agilidade ao dirigir.

 

Não sei se conhece um grupo aí em Florianópolis que viajam em caravana? Acho que o pessoal fez uma viagem e depois inciou uma espécie de agência de viagens que leva um pessoal de motor-home. Vendem o pacote da viagem com o motor-home incluso e viajam em grupo...

 

Não pensaram em alugar o seu motor-home, para interessados?

 

Durante o tempo que não o usam, como fazem com a manutenção dele? Alguém faz ele funcionar e realiza as manutenções de rotina regularmente?

 

Forte abraço!

 

Dé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá, Dé.

Em primeiro lugar, obrigada pelo seu “diário”, é maravilhoso! Já fiz várias viagens em MH pela Espanha, mas isso 20 anos atrás, com meu marido e minhas filhas bebes, quando moramos por lá. Agora estou viúva e adoraria viajar de novo de MH, com as garotas, que não conhecem nada da Europa, pois voltamos para o Brasil e eram bem pequenas ainda. Estamos economizando e planejando uma viagem para o fim do ano e adoraria algumas dicas suas quanto ao roteiro, já que vou fazer quase o mesmo que vocês. Só posso ir no período das festas de fim de ano, e isso significa passarmos Natal e Ano Novo sozinhas...mas fazer o que, já que essa viagem é um sonho. Bom, temos férias aproximadamente do dia 21 de Dezembro até dia 06 de Janeiro/2014, ficaremos uns 13 dias, pretendemos ir até Barcelona, depois Andorra, França e Geneve, aí vão algumas dúvidas/dicas que se você puder me dar agradeceria muito:

-passamos o 1º dia em Barcelona e saímos no outro logo cedo?

- Quais cidades nesse roteiro você acha que não podemos deixar de ver?

-quanto tempo em cada cidade vocês ficaram?

-quando eu andava por lá dormíamos também em postos nas rodovias para economizar, acha que ainda podemos fazer isso em segurança (somos apenas 3 mulheres)?

-apenas eu vou dirigir, acha que uns 300 km por dia está bom na relação distancia x tempo?

- como você esteve por lá mais recentemente do que eu, onde acha que poderíamos passar o Natal e Ano Novo? Alguma idéia/sugestão?

- acha q eu vale a pena deixarmos o MH na última cidade e voltarmos de avião para Barcelona se a locadora permitir?

Bom, acho que essas são as que mais me preocupam até agora. Se você puder me ajudar com alguma delas vou ficar muito, muito grata, se não puder já valeu ter lido o seu “diário”, rsrsrsrs. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...