Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Bom feriado, Santos.

 

Hoje chegou uma Opinel No. 15 com lâmina slim de Sandvik comprada da Oakcutlery dia 3 de abril. A lâmina é mais delgada que uma Mora Sandvik típica mas mais grossa que a Mora peixeira e vai direto pra gaveta da cozinha. Curiosamente, fui ver agora a página do produto e a Oakcutlery não envia mais essa faca para o Brasil, embora envie outros modelos. Vai saber....

Quando sobrar um tempo posto uma foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Quem trabalha com couro curtido usa navalha de couro, que é uma lâmina retangular de ãprox. 3mm de espessura x 2.5cm de largura, de aço carbono, afiada na ponta em forma de triângulo retângulo e com uma capa de couro a servir de cabo.

 

lamina-para-sapateiro-229-corneta-397.jpg

 

Acho que uma geometria "tanto" seria a mais próxima disso e possivelmente a mais bem sucedida para cortes retos e curvos (seguida de perto das lâminas estreitas tipo victorinox e as do tipo canivete Zebu), as outras geometrias podem sair bem no corte em guilhotina de tiras ou corte reto. Depois disso, o tipo de couro e de aço vão fazer diferença, mas acho que a geometria pode ser decisiva.

Qual é comprimento desta faquinha, Trauco? Vou fazer uma para cortar couro e aproveito para testar melhor este aço.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Qual é comprimento desta faquinha, Trauco? Vou fazer uma para cortar couro e aproveito para testar melhor este aço.

 

Uns 15-20 cm, se não me falha a memória e um pouco mais espesso que uma serra Starret, mas isso você ajusta à sua mão com um cabo (como na navalha da Starret).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uma foto da Opinel No.15 de Sandvik 12C27, de cima para baixo: Mora fileteira e Opinel 15, ambas de Sandvik; Opinel 10, 7 e Mora Classic, todas de aço carbono.

 

 

20120427131222.JPG

 

O estilo dela de cabo e lâmina lembra as Laguiole e com essa forma e tamanho de lâmina ela já entra na categoria de faca de mafioso de Marselha :)

Corta muito bem carnes cruas, cozidas e secas, passou incòlume pelo teste da cebola, alho e charque picados não manchando como a Mora fileteira. Apesar dela parecer servir também para filetar peixes, acho que a Mora, por ser mais flexível e delgada, ainda faz o serviço melhor, mas isso só o próximo salmão dirá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sou novo aqui no mochileiros.com, estava fazendo um tour pelos topicos , gosto muito de facas então fui dar uma olhada nos comentarios, fiquei feliz em saber que "teria" cometido um erro ao comprar a faca police da guepardo,ja tinha visto os video do youtube ,os comentarios de varias pessoas atestando a faca ser full tang,escapei por pouco,rsrsrs ,vi tambem um comentario aqui no topico que alguem (não lembro de verdade)dissendo que no brasil so se encontra faca boa a partir de r$200,00, e com satisfação que digo que esta enganado,comprei uma faca a poucos dias ,um HUNTER EXCELLENCE DA ALBATROZ, claro uma faca fabricada fora do brasil,mas acho eu que de muito boa qualidade, faca full tang,afiada,e ate bonita,pecando onde todas as outras pecam,a bainha,mas acho que não é problema, so acho que deveriam fazer bainhas vagabundas pra canhotos tbem.Não sei colocar fotos aqui no post ainda então caso alguem quiser ver uma e so digitar no google image que tem varias,abraçoss ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Antes de tudo, seja muito bem-vindo, amigo! Se gosta de facas, aqui encontrará todo tipo de aficionado sobre o assunto. :wink::wink::wink:

 

Sou novo aqui no mochileiros.com, estava fazendo um tour pelos topicos , gosto muito de facas então fui dar uma olhada nos comentarios, fiquei feliz em saber que "teria" cometido um erro ao comprar a faca police da guepardo,ja tinha visto os video do youtube ,os comentarios de varias pessoas atestando a faca ser full tang,escapei por pouco,rsrsrs ,vi tambem um comentario aqui no topico que alguem (não lembro de verdade)dissendo que no brasil so se encontra faca boa a partir de r$200,00, e com satisfação que digo que esta enganado,comprei uma faca a poucos dias ,um HUNTER EXCELLENCE DA ALBATROZ, claro uma faca fabricada fora do brasil,mas acho eu que de muito boa qualidade, faca full tang,afiada,e ate bonita,pecando onde todas as outras pecam,a bainha,mas acho que não é problema, so acho que deveriam fazer bainhas vagabundas pra canhotos tbem.Não sei colocar fotos aqui no post ainda então caso alguem quiser ver uma e so digitar no google image que tem varias,abraçoss ...

Já este comentário sobre as facas boas serem acima do preço que citou, não deve ser daqui deste fórum, pois se acompanhar um pouco as discussões, verá que muitas compras e elogios de facas de excelente qualidade são baratas. Também não me recordo exatamente se alguém, alguma vez, tenha afirmado ou suposto esta idéia, contudo, esta forma de avaliar o produto, não se ajusta entre nós.

 

Não confunda um trabalho realizado artesanalmente, que envolve muitos outros fatores que determinam seu preço, as vezes um pouco mais elevado, com facas industriais produzidas em série. O que também não impede de uma destas primeiras serem baratas e até ruins, mesmo sendo caras.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Concordo com o (E),

 

Primeiro, bem vindo.

Segundo, eu mesmo sou defensor de facas BBB (boas, bonitas e BEM BARATAS). Na verdade se observar até canivetes e facas CHINESAS por aqui chegaram a ser aprovadas. Porcarias existem, CLARO, mas tem coisa boa por ai sim.

E também tem produtos TOP que tem um preço acessível, por exemplo canivetes Victorinox, facas Mora e outros, sem a necessidade de usar o Ebay (claro que lá é mais barato, mas nem sempre o pessoal tem cartão internacional).

 

NÃO ESTOU DISCUTINDO OS VALORES PRATICADOS NO MERCADO NACIONAL OU INTERNACIONAL, QUE SÃO DISCREPANTES, MAS AINDA ASSIM CONSEGUE-SE UM PREÇO NÃO TÃO INJUSTO. NÃO QUERO TAMBÉM CRIAR POLEMICAS SOBRE ISSO, ACHO QUE TODOS SÃO GRANDES O SUFICIENTE PRA SABER DISCERNIR O QUE É JUSTO PARA SÍ.

 

Até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que vc entendeu errado o meu post, somente citei outro que havia lido aqui mesmo,não tenho dinheiro pra comprar facas caras,tanto quer tenho algumas ate bem baratas e a ultima que comprei me custou R$48,30 (hunter excellence 104)somente disse que foi citado que era dificil encontrar facas full tang baratas e esse modelo da albatroz e full tang e barata,não confundi nada de trabalho nenhum,somente citei um post,prometo que vou procurar e postar, quanto a cutelaria artesanal (que admiro profundamente) gosto muito da facas da VCA cutelaria e em hipotese alguma iria desrespeitar uma arte que admiro,trabalho tambem com metais,mas metais preciosos (sou ourives)e seria uma ignorancia minha sequer pensar assim, atenciosamente...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rogerlima1973,

 

Bem vindo ao grupo! ::cool:::'>

 

Como o pessoal já fez as honras da casa, vamos ao assunto; provavelmente você deve ter lido algo como: facas que lá fora custam 30 a 50 dólares e por aqui saem acima de 200 reais.

 

A questão do tang, volto a insistir que a Police que comprei e tem RX e foto dela desmontada para comprovar é full tang. Ai virá a questão controversa: ah, mas não é full tang, é rat tail tang. Bom, se vai até o fim da empunhadura é full; se é exposto, contornado, hidden ou não e outras variações ai são detalhes.

 

Com exceção de uma Ka-bar onde comprovadamente havia incrustração no tang, nunca as vi quebradas nesta porção, e têm tang semelhantes à esta minha Police. A mesma coisa posso dizer da minha IMbel MK2. Com isto estou querendo dizer que a Police tem qualidade ou robustez semelhante às duas citadas? Não! O que estou dizendo é que no uso previsto para tal tipo de faca, é pouco provável que você consiga fraturá-la no tang.

 

A Police é para aplicação pesada? Não! Aliás ela é cópia de um afamado modelo de caça da Buck e tendo um desbaste hollow ground acentuado, sequer alguém de bom senso pensaria em colocá-la em serviço pesado. Ela se destaca na habilidade de corte!

 

Há um vídeo no youtube de um caboclo que compara a Fish, a Albatroz e a Tramontina e usando um teste empirico de dureza que também uso, ele determinou que a Albatroz é a de menor dureza entre as 3, sendo estimada por ele entre 50 e 52 HRC.

 

Então como minha opinião e para meu uso, prefiro a Police com 52/54 HRC que já acho bem pouco do que uma com 50/52 HRC. Mas isto é gosto pessoal meu; podendo escolher, prefiro maiores durezas.

 

Outro detalhe: quem fez o review afirma que a Albatroz é em aço 420J2. Bom, a Big Fish é neste mesmo aço, e agora sem falsa modéstia, eu sou muito bom na afiação de lâminas, e apesar de ser um aço "mole", a minha Big Fish é a faca que mais me dá dor de cabeça para afiar. Prefiro afiar uma D-2 com 60HRC do que a Big Fish com 52/54HRC. A danada simplesmente se recusa a formar uma rebarba devido as caracteristicas do aço.

 

Com tudo isso, não estou querendo dizer que uma faca é superior à outra ou vice-versa. Apenas que se deve conhecer a limitação de cada ferramenta na hora de utilizá-la. E claro tem a questão do gosto pessoal.Por exemplo, achei a Albatroz uma bela faca e sua bainha parece ser anos-luz melhor que as Guepardo. Se eu comprasse uma, a primeira coisa que faria seria eliminar quase totalmente aquela guarda inferior. Para você ver como gostos variam e muito! Mas não me arrependo de ter comprado a minha Police!

 

Mas não "garre" com nada disto que escrevi,porque aqui todo mundo e cada um tem o seu gosto:inox, carbono, grande , média e pequena, empunhadura natural e sintética, espessa ou fina, etc, etc, etc. E até muda-se ou adquiri-se novo gosto às vezes! Eu por exemplo deplorava o aço carbono, mas agora por causa da Condor Rodan já até estou achando o "bixim" simpático, mas continuo não gostando nada do meu "queijim di minas" com gosto de ferrugem quando cortado por uma lâmina em aço carbono não revestido! :o:mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...