Ir para conteúdo

Engenheiro Paulo de Frotin, Vassouras, Paracambi, Seropédica, Miguel Pereira - RJ


Posts Recomendados

  • Membros

ADAPTEI O TEXTO DO MEU BLOG

 

E-hehehe! Eu e meus bordejos. A intenção era ir a um congresso que estava tão chato, que acabou virando passeio turístico.

Visto que a verba está reduzida,uns vapt-vupt são sempre bem-vindos!

 

Ponto de partida: a minha lindíssima Rural. Como amo esse lugar e as pessoas que lá conheci e convivi. Até hoje, nunca vi Universidade tão bela.

 

Em Seropédica em frente a UFRRJ( q saudades da Rural!!!) peguei um ônibus para Paracambi

 

Em Paracambi, dá para passear um pouco, bem pouco, muito pouco e conhecer a Fábrica

20120513115321.jpg

 

Para chegar a lindíssima cidade de Engenheiro Paulo de Frontin desfrutando da Mata Atlântica, peguei um ônibus para Vassouras e desci no Centro de Engenheiro Paulo de Frontin. Ou seja,

----------------na Estação de trem de Paracambi, peguei o ônibus da Viação Progresso, sentido Vassouras, que ele passava em Eng. Paulo de Frontin

20120513125942.jpg

O Congresso era em Morro Azul, Eng. Paulo de Frontin. Eu tinha que pegar um ônibus na rodoviária de Paulo de Frontin. Mas, era Copa do Mundo e quase não havia ônibus. Lado bom: na rodoviária de Paulo de Frontin, assisti todo jogo da Argentina (mais de 2h esperando ônibus). Wo-hooo! Perderam de 4 a ZERO para Alemanha. Assistir a Argentina ir para casa perdendo de 4x0, ver a cara do Maradona durante e após o jogo: Isso não tem preço! Rsrsrs

A-hahahaha! Viva a Copa da África do Sul. Que vexame, Argentina! Só de ter uma campanha pior que a do Brasil, fico feliz.

 

"Coincidentemente", depois do jogo, apareceu o ônibus. Peguei ônibus para Morro Azul a fim de participar do entediante Congresso.

 

Como o evento estava chato, resolvi retornar para casa. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120513125446.jpg 375 500 Engenheiro Paulo de Frontin][/picturethis]

Então, abordei um nativo como sempre, porque o ônibus demorava muito. Daí, o menino me informou que de 15 em 15 minutos passava uma van para Vassouras. Eureka, a Velma disse gente! Eu e meu espírito aventureiro em concordância chegaram a conclusão de que não custava nada conhecer Vassouras. Foi a melhor coisa que fiz!

 

Amei Vassouras, fui e voltei no ano seguinte. E, como diz Leo Ramalho, na segunda vez, foram dias de CVC.

Em Vassouras, desconheço hostel, terá que ficar em Pousada mesmo ou Fazenda, mas vale a pena.

A cidade é linda, muitos museus, prédios da época do café. Maravilha! ::otemo::

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120513130853.JPG 500 375Vassouras] [b:2rn6knuk]O céu estava bonito, tirei foto :D[/b][/picturethis]

Em Vassouras, conheci a cidade histórica: o Centro, os museus...

(a Casa da Hera é magnífica! Amei o artesanato da época. As cortinas, os móveis, louças...exceto o instrumento de trabalho dos meus antepassados. Lê-lê-lê, passado tristíssimo. Até chegarmos a contemporânea e falsa abolição da escravatura muita gente sofreu e deu o sangue literalmente. Uma dívida impagável e intangível. Foi bom conhecer onde Chiquinha Gonzaga tocava e papeava, muito bom! ).

20120513130215.jpg

 

Tirei fotos legais da cidade.

20120513130320.jpg

Vale a pena conhecer Vassouras fazendo um bate-e-volta. Dá para conhecer bastante coisa em um dia.

Perambulando, vi os ônibus comuns partindo para Miguel Pereira e Paty dos Alferes. Isso me deu água na boca e vontade de conhecer essas cidades também. Pois se têm ônibus comuns, as cidades estão bem pertinho. Mas, deixa para Festa do Tomate_Ops! deixa para próxima viagem. rsrsrs

20120513130411.jpg

 

UM ANO DEPOIS...

Já na segunda vez a Vassouras ,fui e voltei baldeando

Bus até Campo Grande R$2,40

Campo Grande - Seropédica R$2,??

Seropédica - Paracambi R$2, ?? (40minutos de viagem)

Paracambi- Vassouras R$7,70

Resumo: saída de Campo Grande 08h07 - chegada em Vassouras 11h30

fiquei 15min esperando bus de Vassouras chegar + 15 min p/partir

não tem fila, é salve-se quem puder! Viação Progresso (só no nome,né! Pq esse negócio de salve-se quem puder na fila. Eitaaaa! Na segunda vez, fiquei esperta)

20120513130811.jpg

ONDE FICAR:

Eu fiquei hospedada no Hotel Gramado da Serra (Alta temporada, pois fomos na semana santa)

Pra quem está acostumada a fazer mochilão $$$$$$

Mas eles oferecem almoço e jantar no pacote. Tem piscina, sinuca, campo de futebol, churrasqueira, etc. (Dias de CVC)

20120513130733.JPG

 

MIGUEL PEREIRA

A ida a Miguel Pereira foi a interação com o grupo da terceira-idade hospedada no hotel. Aproveitamos a idéia e fomos na mesma excursão que eles ao Museu da Cachaça e a umas lojas de doces em Miguel Pereira.

20120513130524.JPG

Não vi nada de muito interessante nessa excursão a Miguel Pereira, mas gosto não se discute. Para quem é apreciador de cachaça, acho que gostaria de ir ao tal museu porque há orientações, laboratórios e equipamentos de produção da bebida, bem como um acervo de cachaças. Como eu não bebo...

20120513130618.JPG

Link para o comentário
  • Membros

Oi bra_carioca, li seu relato e não concordo que "Em Paracambi, dá para passear um pouco, bem pouco, muito pouco e conhecer a Fábrica".

 

Em Paracambi é possível fazer trilhas incríveis, com diferentes níveis de dificuldade; a cidade também possui cachoeiras ma-ra-vi-lho-sas! Isso sem falar do Parque do Curió e das diversas APAs onde o visitante pode passar o dia em contato com a fauna e a flora locais (ah sim, parte da floresta tropical nativa tb pode ser apreciada); pros mais aventureiros tem rafting e para os aventureiros sem labirintite :D tem rapel ::otemo:: Também tem uma fazenda antiga, do tempo da escravidão, onde ainda é possível encontrar vestígios desse período triste de nossa História e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1880.

 

A "Fabrica", é o prédio da antiga Companhia Têxtil Brasil Industril, a primeira grande fábrica de tecidos de algodão do Brasil, com autorização de funcionamento assinado pela princesa Isabel em setembro de 1871.

 

Ah, e como boa cidadezinha do interior, também tem um calendário de festas tradicionais interessante.

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Lucilane,

 

é questão de divulgação mesmo. Pois já tive que ir várias vezes a Paracambi, nunca soube de trilhas.

O Vale do Café é região de Mata Atlântica e infelizmente, as Secretarias de Turismo não investem na divulgação dessas atividades.

O rappel e rafting mesmo, eu só sei que têm por causa da Tuareg. A trilha de mountain bike só sei que tem porque eu passava em frente, mesmo assim, estava sempre com o portão fechado, nem sei qual o procedimento , se entra qualquer um ou se há uma regra.

 

Quanto as festas, realmente tenho que concordar contigo. Há muitas em Paracambi e nas cidades vizinhas. Dá vontade de ir a todas. Eu gosto muito de Paracambi e como, provavelmente, no próximo semestre terei de frequentar a região novamente, se puder passar algum site ou algo que dê orientação das trilhas, agradeceria muito. Pois participo de dois grupos de trilhas e um até de mochileiros daqui mesmo. Se eu contar para eles das trilhas de Paracambi, eles topam com certeza, porque chega uma hora que o Rio fica pequeno. O pior é que eles vão querer fazer rafting e eu acho que vou amarelar ::mmm:

 

E se puder postar aqui nos Mochileiros, acho que é válido. Eu só publiquei hoje sobre a Zona do Café porque vejo que há várias exibições e praticamente nenhuma postagem da região. Daí, eu interpreto que os mochileiros estão interessados, embora tenham pouca informação da região.

 

Se puder dar dicas de trilha nesse post aqui: vale-do-cafe-barra-do-pirai-mendes-vassouras-rio-das-fores-valenca-perguntas-e-respostas-t30435.html

Acredito que o rapaz que criou o fórum vai gostar. Pois ele perguntou em 2008 se alguém sabia de trilhas na região, até hoje só uma pessoa respondeu dando dica de Valença. Outra cidade riquíssima, que pude conhecer ano passado, porém pouco explorada turisticamente (exceto Conservatória, região da seresta que a terceira-idade adora! Confesso que tenho curiosidade em saber como é a região). ::sos::

 

 

Essa região de Mata Atlântica é riquíssima, tem uma queda d'água numa estrada em Mendes que nunca consigo tirar foto, mas é linda.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...