Ir para conteúdo

PERU - Lima / Cusco / Machu Picchu / Huayna Picchu


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Acabei de retornar do Peru de uma viagem de 5 dias completos. Para ler o texto abaixo com fotos e links, acesse o http://www.hcporai.com/

 

-----

1º DIA - LIMA

 

A ideia central da viagem era conhecer Machu Picchu!!!

 

Devido a uma troca de voo da maldita LAN, tivemos que adiantar a viagem 1 dia. Prejuízos a parte foi bom, porque conhecemos Lima (capital do Peru). No embarque encontramos até o Edson Celulari, o filho dele também estava indo para o Peru. #GrandesMerdas

 

Dia 27-abr-2012, contratamos o serviço do Américo, um simpático motorista ilegal. Sua pequena van cheirava a lhama. Confesso que no primeiro dia até ele cheirava a lhama, mas vamos lá, cadê o espírito aventureiro?! Seu Américo nos levou para conhecer os principais pontos de Lima, numa rápida passada de van, para bater algumas fotos.

 

Paramos para almoçar no famoso Cordano, não vi nada demais na comida e nem no atendimento. Mas tradição é tradição, né?

 

Aproveitamos para dar uma volta pela área, no caminho o seu Américo nos pagou um sorvete de Lúcuma, feito da fruta da Lúcuma é típica da culinária local. Ele só pode ter feito de sacanagem, que troço ruim!

 

Pelas fotos deu pra sentir como o treco é ruim, né? Um gosto de café amargo. Depois de várias garrafas de água, fomos visitar o Museu das Catacumbas na Inglesia San Francisco de Asis.

 

É proibido bater fotos no local, mas como diz um amigo meu: “regras existem para serem quebradas!”. Esse com certeza é um passeio que vale a pena, apesar da nossa guia parecer ter saído das catacumbas de tão expressiva que ela era, a história do “museu” é muito interessante.

 

E no final do dia fomos jantar no LA ROSA NAUTICA, jantar mirando o pôr do sol foi fantástico. Saca o visual do restaurante!

 

Conselho de brother, faça reserva! O restaurante não é caro pela vibe que oferece, mas os pratos não são tão bem servidos, portanto, não vá com a fome de 20 somalianos!

 

E como viagem de garotada sempre cabe mais um evento no dia, fomos ver o Circuito Mágico das Águas no Parque de la Reserva, que é considerado hoje a porta de entrada ao Centro Histórico de Lima.

 

O horário de atendimento é de Quarta Feira até Domingo das 16:00 até 23:00 hs. Sendo que o espetáculo das luzes são na Fonte N° 2 às : 19:15 , 20:15 , 21:30 e 22:30 (duração aproximada de 20 minutos de espetáculo).

 

O mais moderno show de águas e luzes não é a única atração do parque, a pista de jatos d’água garante a diversão da garotada.

 

Em Lima ficamos hospedado no Manhattan Inn Airport Hotel, um simpático e confortável hotel com ares de museu, que fica bem próximo ao aeroporto. Pagamos US$ 28 pela diária para cada um, num quarto duplo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuação... para ler o texto abaixo com fotos e links, acesse o http://www.hcporai.com/

 

----

 

2º DIA - CUSCO

 

Dia 28-bar-2012, chegamos em Cusco já discutindo se a cidade se escreve com “S” ou “Z”, no final das contas constatamos que se escreve com “S”, em inglês é que se escreve com “Z”. Agora parece meio óbvio, mas na hora gerou uma discussão sinistra.

 

CUSCO se localiza no sudeste do Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. Está a 3.400 metros de altitude, muito mais alto que Huayna Picchu (ponto mais alto de Machu Picchu).

 

Éramos para ter pego o transfer do hostel, mas ficamos a ver navios. Fechamos um “táxi” para 5 pessoas a 40 soles. Deixamos as malas no hostel MALLQUI, onde já estava hospedada a Fran e esperamos pela última integrante da trupi, a Natasha. Pagamos US$ 15 por diária cada um, para quartos duplos, com café-da-manhã incluso.

 

Depois de sobe e desce de malas, estávamos exaustos. Subir apenas poucos degraus parecia uma maratona por causa da altitude. O segredo é sempre fazer tudo bem devagar e evitar de fazer esforço. Muitos turistas passam mal devido a altitude, por isso é bom se prevenir e tomar muito chá de coca, o nosso hostel oferecia gratuitamente. Para quem não gosta de chá, existem remédios específicos para isso.

 

Com fome de 20 somalianos partimos pro restaurante CHICHA e aproveitamos para conhecer um pouco mais a cidade. (fotos)

 

O restaurante possui vários pratos típicos, o que mais gostei foi a carne de alpaca e de porquinho-da-índia. Delícia!! Por um preço justo (quase barato) você come bem num ambiente bem agradável.

 

Sem nem tempo de fazer a digestão nos reunimos na Plaza de Las Armas para ingressar no tradicional tour Tranvia de Cusco, pela bagatela de 20 soles. O tour é feito numa espécie bondinho histórico, mas seja ágil com a máquina de fotografar porque ele não anda devagar!!

 

Uma das mais importantes paradas do tour é o Cristo Blanco, um réplica albina do nosso Cristo Redentor, dada de presente aos peruanos pela colônia palestina em 1944.

 

Do Cristo Blanco é possível ver a cidade Cusco quase na sua totalidade, não chega aos pés da cidade do Rio de Janeiro, mas também é um lindo visual.

 

No final do passeio paramos num bondinho que serve de mini-museu e do outro lado uma lojinha de produtos naturais. Compramos várias balas de coca, folhas de coca e banana seca (uma espécie de batata Ruffles de banana). FOTOS do Tour.

 

E no final do dia (como legítimos cariocas, não podíamos deixar passar em branco!) partimos para o centro em busca de uma night peruana. Mas acabamos num “pub” com música ao vivo, EL DUENDE.

 

Bebemos vários PISCO SOUR, uma bebida muito parecida com a nossa caipirinha e disputada a sua origem pelos chilenos e peruanos. No final da noite éramos apenas alguns loucos pagando vários micos em terras estrangeiras.

 

Nem preciso dizer que a ressaca do dia seguinte foi cruel, né?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
E começa mais uma viagem do hcporai! Sem maiores conotações, a ideia principal de ir ao Peru era conhecer o, talvez único, principal ponto turístico do pais: Machu Picchu.

 

Cara, me desculpe, mas depois de ler a PRIMEIRA frase do seu relato eu desisti de ler o resto.

 

Parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Daniel, me diga outro PRINCIPAL ponto turístico do Peru. Por exemplo, o Rio de Janeiro possui vários pontos PRINCIPAIS de turismo como o Cristo e o Pão de Açúcar. Me referi a PRINCIPAIS pontos turísticos, atente também para PONTO turístico e não cidade. Mas se de alguma forma isso lhe causou problema, já retirei. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuação... para ler o texto abaixo com fotos e links, acesse o http://www.hcporai.com/

 

---

 

3º DIA - PISAC e OLLANTAYTAMBO

 

Agora sim começa a viagem à tão esperada Machu Picchu. Como no nosso grupo de viagens prevalece a democracia, optamos pela trajetória mais confortável. Nada de perrengues e caminhadas de 3 dias.

 

Por volta das 8:30 am pegamos um ônibus e iniciamos a nossa viagem pelo Vale Sagrado dos Incas. Este vale foi muito apreciado pelos Incas devido a suas especiais qualidades geográficas e climáticas. Foi um dos principais pontos de produção pela riqueza de suas terras e o lugar onde se produz o melhor grão de milho no Peru.

 

Mercado Índio de Pisac

 

Nossa primeira parada foi o colorido mercado índio com com dois imensos galões que comportam dezenas de lojas de artesanato peruano.

 

Nele você encontra as mais variadas peças da cultura local, para quem sabe barganhar o mercado é um parque de diversões!

 

No final da feira algumas mães peruanas ficam com seus filhos e suas alpacas de estimação posando para fotos, pela bagatela de US$ 1. Eu só paguei porque elas me deixaram pegar uma alpaca filhote no colo. #irado

 

Pena que o tempo de parada é muito curto para uma feira de artesanato tão grande!

 

Sítio Arqueológico de Pisac

 

A próxima parada foi o sítio arqueológico de Pisac, que está localizado a 33 quilômetros da cidade de Cusco. O seu local arqueológico é um dos mais importantes do Vale Sagrado dos Incas. Este povoado tem uma parte inca e outra colonial. O lugar é fantástico.

 

A caminhada até o topo não é muito cansativa e a vista lá de cima é espetacular. Quando me deparo com um lugar desses não fica nem o que dizer, apenas exibir as FOTOS que falam por si só.

 

Da esquerda para à direita: Eu, Paula, Natasha (a frente), Alessandra, Rodrigo (Frango), Fran e Anderson.

 

A próxima parada foi às margens do Rio Urubamba para degustar uma típica comida peruana. O restaurante indicado pela companhia de turismo é péssimo! Não lembro o nome do “boteco” agora.

 

Ollantaytambo

 

Depois do delicioso almoço partimos para Ollantaytambo, a única cidade da era inca no Peru ainda habitada. O lugar ainda preserva sua arquitetura original.

 

O ônibus parou em frente a uma feira de artesanato que fica em frente ao portão de “entrada” da cidade, chamado Punku-punku. O portão leva a mais uma das milhares de subidas que tínhamos que fazer, confesso que depois do almoço desisti dessa subida.

 

Preferi comprar uns souvenirs na feirinha, mas logo me arrependi porque estava tudo muito caro, o mercado índio de Pisac é muito mais barato. Então resolvi dar uma volta pela cidade; tirando a poeira a cidade é bem simpática, me rendeu algumas FOTOS legais. Mas logo acabou a cidade e fiquei sem ter o que fazer.

 

Foi quando me deparei com uma lan house na praça central da povoado cidade, gastei o resto do meu tempo atualizando o facebook! hehehe. Quando a galera chegou, paramos em uma das várias cafeterias da praça para recuperar as energias com um delicioso chocolate quente e um sanduba de queijo e presunto.

 

Fran usou seu charme para conseguir 3 tuk-tuks para nos levar para a estação de trem, pagamos US$ 1 pela corrida para cada “carro”, achei muito barato! Ainda tivemos que marcar mais um dez (leia-se esperar) até o horário do nosso trem, que nos levaria para Águas Calientes!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Continuação... para ler o texto abaixo com fotos e links, acesse o http://www.hcporai.com/

 

---

 

4º DIA - ÁGUAS CALIENTES e MACHU PICCHU

 

Depois de um agradável passeio de trem, chegamos bem tarde em Águas Calientes, uma cidade muito próxima de Machu Picchu. Passamos o pernoite no Inka Town Hotel, que na minha opinião foi o melhor de todos que ficamos no Peru.

 

Como no dia seguinte acordaríamos bem cedo (4:30h. da madruga!!!), combinamos com a recepção do hotel deles separarem o nosso café para viagem, já que a mesa não estaria posta nesta hora.

 

Acordamos naquela empolgação para não perder o busão que nos levaria até a entrada de Machu Picchu. Já que tem muita gente querendo ir e os ônibus pararam uma certa hora de circular, mas nada desesperador porque existem muitos ônibus. Uma horinha de viagem até a entrada da cidade Inca, o caminho dava medo em certos trechos.

 

No caminho ainda vimos alguns loucos subimos isso tudo a pé, que disposição mermão! No final deu tudo certo, chegamos bem. Bem cedo! O guia chegaria 1 hora e pouco depois, então aproveitamos para entrar na cidade para um passeio inicial.

 

 

Entrada de Machu Picchu.

 

O medo de não conseguir subir por causa da altitude predominava na galera, subimos em passos de formiga e com várias paradas. A primeira subida de princípio assusta, mas depois você percebe que é não é tão difícil. Depois é só festa, a vista é misteriosa e deslumbrante, seria possível ficar ali imaginando como aquela cidade foi erguida por horas. E no final você chegaria a conclusão que é impossível dizer uma teoria com 100% de certeza.

 

O jeito foi bater várias FOTOS, até porque ir a um lugar desse e não registrar é quase um sacrilégio. Voltamos para encontrar com o guia, que no começo fez o mesmo trajeto que a gente, porém, dessa vez com algumas explicações em espanhol. ¬¬

 

São muitos locais que renderam fotos maneiríssimas, inclusive com as lhamas (ou alpacas, nem sei mais). E logo ao fundo o próximo destino, Hyuana Picchu (o ponto mais alto).

 

Se subir e passear por Machu Picchu já parecia um desafio, imagine subir o Hyuana Picchu. O pico de Huayna Picchu esta por volta de 2.720 metros acima do nível do mar, mesmo sendo o ponto mais alto de Machu Picchu (que está por volta de 2.400 m) ainda é mais baixo que a cidade de Cusco (3.400 metros de altitude).

 

Mas essa aventura fica para o próximo post…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Concordo com o Pedro, o Peru é muito mais que Machu Pichu, e ainda bem que eu não sou turista para conhecer só o "único" ponto turistico do Peru, passei 14 dias por lá e pude conhecer muitos lugares maravilhosos... acho que poderia ter aproveitado melhor sua viagem...

 

Um abraço,

 

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Não tem nada a ver com ser carioca isso... Sem generalizações, né?

 

O chato de visitar essas rotas turísticas é isso, a gente perde muito detalhe escondido nos lugares. Mas o Peru é um país com cultura riquíssima, é só pesquisar mais que tem diversos relatos de lugares sensacionais por lá.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Josenildo.

Eu concordo com vc, o Peru tem uma cultura riquíssima!! Eu mesmo conheci vários lugares sensacionais por lá... e sempre recomendo aos meus amigos essa viagem. Quando eu disse que Machu Picchu "talvez" seja o único ponto principal de turismo, estava me referindo aqueles "pontos" que o mundo inteiro conhece... tipo a Estátua da Liberdade, as Pirâmides do Egito, a Torre Eiffel etc. Creio que me expressei mal.

 

Gustavo,

Dentro do tempo que tinha disponível eu aproveitei muito e conheci lugares e pessoas fantásticas.

 

Marcos,

Vai lavar uma louça mané!

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...