Ir para conteúdo

Andar no mato é coisa de RICO!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal,

 

Primeiramente, gostaria de dizer que é muito bom ter uma comunidade dedicada a troca de informações sobre viajantes independentes.

Todos sabemos que viajar independentemente exige muito menos dinheiro, em contrapartida, muito mais planejamento em relação a compra de um pacote com empresas turísticas. Daí, vai ao gosto e bolso de cada um.

 

Contudo, existem ainda as trilhas, trekkings e demais passeios no mato a pé, de carro, de bicicleta e etc.

Aqui em Recife existem alguns grupos ou empresas que organizam excursões a diversas localidades do estado. Em consultas realizadas no passado, soube que os preços eram salgados, contudo, com a edição do caderno Aurora do Diário de Pernambuco de 6 de maio de 2012, tive um resumão de como a realidade pode ser ainda pior.

 

A matéria em questão, falou de alguns grupos que organizam excursões. São eles:

 

- Amigos da trilha

- Cia da trilha

- Retirantes urbanos

- Sem rumo EcoAventura

- Tribo da trilha

 

- O mais em conta oferece uma trilha de 6km margeando o Rio Capibaribe na mata do São João, na zona norte da cidade. R$ 40,00 por pessoa.

Este particularmente eu achei caro, uma vez que esta trilha é super tranquila de encontrar e ótima para bike. Já fui algumas vezes de graça.

 

- Outro oferece um passeio a Bonito com saída as 7:00 e retorno as 20:00 por R$ 80,00 incluindo transporte e café da manhã.

Este sim parece ser um preço justo. Dependendo do que o passeio propõe após a chegada em bonito, pode valer muito a pena uma vez que só o fato de chegar lá, paga o valor cobrado.

 

- Mas tem um que oferece um passeio ao Vale do Catimbau e ArcoVerde com diárias em hotel, dois almoços e transporte por R$ 485,00 por pessoa.

 

Se verificarem nos meus posts, fui ao Vale do Catimbau no dia 6/04 a 08/04, e com combustível de ida e volta, mais duas diárias na Pousada Santos, mais dois almoços, dois jantares, entradas no sítio paraíso selvagem e trilhas diversas, gastei por volta de R$ 400,00 juntamente com minha esposa. Um casal de amigos que acompanharam gastaram algo em torno de R$ 300,00 o que daria um total de R$ 700,00 o grupo.

 

Optando pelo pacote em questão, gastaríamos R$ 1.940,00. R$ 1.240,00 a mais.

 

Um outro detalhe: Estas excursões são fechadas com dezenas de pessoas. O Bonito Ecoparque oferece uma caminhada por uma trilha de 1km dentro do parque por R$ 3,00 por pessoa. Mas o mínimo de R$ 150,00, ou seja... 50 pessoas.

 

Imagine 50 pessoas numa trilha!!!

 

Quando estive no Catimbau, chegamos ao sítio para o segundo dia de passeios e chegamos acompanhados de um microônibus de onde desceram várias pessoas.

 

A trilha então foi tomada por uma gritaria na qual se destacava um cara que gritava: ISABELA!! ISABELLA!!! VOLTE AQUI, ISABELA!!! ISABELA!!!!

Não sei se mais chato era a Isabela ou seu desesperado responsável.

 

Em resumo: Fica muito mais em conta, viajar independentemente as cidades e lá contratar os guias para as trilhas.

Um bom grupo para trilhas varia de 3 a 6 pessoas. Sendo que 4 conseguem levar confortavelmente, todo o equipamento necessário ao grupo em trilhas com pernoite.

 

Assim, por que gastar horrores para passear com um mundo de desconhecidos que não ficam quietos?

 

Abraços

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Muito bem colocado, aqui moro perto de Brotas onde tem várias cachoeiras e trilhas se você pegar um pacote irá com certeza sair por um preço salgado e você ainda corre o risco de ter uma ISABELLA no meio, agora viajar independente na minha opinião é mto mais divertido e sai mto barato, pq vc pode pechinchar, escolher onde vai dormir e comer, realmente ANDAR NO MATO É PRA RICO...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fala Kanddomblack!

 

 

Concordo com seu post, em gênero, número e grau... No entanto mudaria o título do post. Não é "andar no mato" que é coisa de rico, mas sim comprar estes "pacotes" da moda, ou seja, os "ecoturísticos", talvez o maior filão deste "novo mercado" de turismo brasileiro. Os absurdos praticados neste "mercado" podem ser contados às dúzias em todos os estados brasileiros, mas é assim que funciona mesmo. Alguém "empacota" algo e vende para públicos "selecionados", segmentos específicos (= neste caso a gente sem noção mas que simpatiza com a coisa) que por não ter conhecimento acaba pagando e acha ainda que saiu "no lucro" porque conheceu um lugar legal onde jamais iria por medo, desconhecimento da trilha, ou mesmo a "falsa segurança" de ter uma "empresa" que o leve, etc...

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Outro detalhe importante.

 

No caso é preciso até ter cuidado com os guias locais, porque eles não possuem tabelas fixas e o parâmetro que usam é a sua cara.

 

Se ele achar que você tem cara de pobre, vai cobrar 50. Se achar que tens cara de rico, vai te cobrar 500.

 

Não apenas sua cara, como seus gestos, modo de falar, de se vestir. E se ele perceber que você vem de longe, dançou.

 

Coitados dos estrangeiros que precisam pagar 100 dólares enquanto que nós pagamos 20 reais numa canga de praia.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...