Ir para conteúdo

8 dias em Foz do Iguaçu e vizinhanças - Parte 2: Puerto Iguazú


Posts Recomendados

  • Membros

Ola nnaomi! Muito legal o seu relato de Iguazu.

 

Estou pensando em ir para lá em Outubro, só que estou com o tempo um pouco apertado. Por isso, gostaria de saber quanto tempo vc levou no Parque Iguazu no primeiro dia? Será que dá para fazer isso numa manhã, ou é preciso o dia todo?

Outra coisa, esse segundo dia, pelo que percebi, dá para desencanar se não tiver tempo, certo?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Alguém num desses tópicos (Foz, Puerto ou outro) recente/te fez o parque argentino em uma manhã, mas ela só fez Garganta do Diabo e Circuito Superior, eu acho. Ela foi de táxi ou van de agencia, chegou no parque no horário q tava abrindo, tudo super ajeitado p/ não perder tempo. Dá sim, p/ fazer, mas tem q ser como ela fez, de transporte privativo e priorizando o q vc quer ver.

 

No primeiro dia eu não gastei o dia todo, quero dizer, não cheguei com o parque abrindo e nem fui embora com o parque fechando, mas levei mais de meio período. Fiz um dia light, pois tinha folga no roteiro p/ voltar o dia seguinte.

 

Sim, o segundo dia é dispensável. Em 1 dia cheio vc consegue fazer pratica/te tudo, deixando fora apenas o Sendero Macuco, mas não fique triste, pois é apenas uma longa caminhada pela mata e no final há uma queda, mas bem menos expressiva do que as outras. Acho q vc consegue até fazer o Aventura Náutica. Não sei se vc vai ao lado brasileiro tb, vc pode optar pelo passeio de barco em um dos lados.

 

Teu roteiro ficaria assim:

1) Sendero Verde: Trilha de 600m, 10 a 15min, que liga a Estación Central a Estación Cataratas. A trilha não é nada demais, mas é até mais rápido do q o trem

2) Paseo Superior, passarela com 650m com 6 mirantes oferece vista da ilha e do canion. Curta, mas c/ bons visuais

3) Paseo Inferior: tem escadas, mas é bem legal, no meio do caminho tem o quiosque da agencia Iguazu Jungle p/ fazer o Aventura Náutica. No mesmo local tem o barquinho p/ Isla San Martín, a trilha na ilha é meio cansativa por causa das escadas, mas vale o esforço

4) Garganta del Diablo, passarela longa, vai passando sobre o rio e no final a emoção da garganta

Os itens 2, 3 e 4 não necessária/te precisam ser feitos nessa ordem

 

boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola!

 

Obrigado pelas respostas! Sim, eu pretendo fazer o passeio de barco e e em outro dia ir ao lado brasileiro. Aproveitando, vc fez os dois passeios (de barco argentino e brasileiro)? Tem algum que recomendaria mais? Assim, talvez eu corte o passeio de barco de um dos lados, se for "mais do mesmo"

 

Espero conseguir fazer em um dia esses itens que vc listou, e que ainda sobre tem po para um almoço rapido no restaurante do parque. heheh.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Só fiz do lado brasileiro. Por quê? Não foi exatamente uma escolha, a gente visitou o lado brasileiro primeiro, vimos as cataratas e sobrou tempo, entao resolvemos fazer o passeio. Até queria fazer do lado argentino, mas achei q era mto parecido com o q a gente já tinha feito.

 

O passeio no parque no lado brasileiro é bem mais curto. Sobra tempo p/ vc ir ao parque das Aves, por exemplo.

 

Qto aos 2 passeios de barco, eu particular/te acho besteira fazer os 2, por serem mto parecidos. Na teoria, eu ficaria com o Aventura Nautica do lado argentno, parece ser a melhor escolha custo/beneficio. Achava q tinha postado o comparativo dos passeios aqui, mas foi no topico de Foz e ficou perdido no meio das oturas mesnagens, entao vou tomar a liberdade de repetir aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

valores referentes a fev/2012

 

Macuco Safári:

Custo: R$ 140,00 / Duração: 1h 45min

Roteiro: 3 km de percurso pela mata em carro elétrico + 600m de caminhada pela trilha ao Salto do Macuco (é opcional, pode-se seguir de carro até o embarcadouro se preferir). Guia bilíngue apresentam a fauna e a flora. Subida pelo cânion do rio Iguaçu em direção à Garganta do Diabo em barcos infláveis bimotores, chegando próximo às Cataratas

 

Gran Aventura:

Custo: P$ 260,00 / Duração: 1h

Roteiro: Passeio em veículo motorizado por 5,5 km pelo Sendero Yacaratiá, com guia bilíngue. Ao chegar ao Puerto Macuco ocorre o embarque em lanchas para realizar uma navegação de 6 km pelo Rio Iguazú Inferior, atravessando 2 km de águas rápidas até se aproximar dos Saltos Tres Mosqueteros e do Salto San Martín.

 

Aventura Náutica:

Custo: P$ 125,00 / Duração: 12min

Roteiro: Contempla a parte final do Gran Aventura. O embarque é feito em frente à Isla San Martín e as lanchas seguem até se aproximar do Salto Tres Mosqueteros e do Salto San Martín.

 

Comparativo:

 

Gran Aventuraé comparável ao Macuco Safári por incluir selva + barco, é mais barato e parece mais completo por ir tanto ao Salto Tres Mosqueteros como ao Salto San Martín. Não fiz esse passeio e não estive no Puerto Macuco, desconheço como é o acesso ao embarcadouro

 

Macuco Safári vai apenas ao Salto Tres Mosqueteros. O acesso é fácil tanto à parte terrestre quanto fluvial, dá para levar os avôs e as crianças.

 

A Aventura Náutica parece ser uma boa relação custo/benefício, pois é bem mais barata. Contempla apenas a parte de barco, mas esta é a parte mais interessante e também vai ao Salto Tres Mosqueteros e ao Salto San Martín. Entretanto, o acesso não é fácil, é necessário caminhar pelo Circuito Inferior, descendo por escadarias e no final descer pelas pedras por uma trilha íngreme até alcançar o embarcadouro. Lembrando que será preciso subir tudo na volta. Pode-se considerar que tudo faz parte do passeio, mas acesso não é bom para os vovôs e as crianças pequenas. É necessário esperar pelo embarque nos degraus, não há nenhum abrigo.

 

Segurança: ano passado (mar/2011) ocorreu um acidente no lado argentino com 2 vítimas fatais, levantando comentários sobre o lado argentino ser mais perigoso. Porém, pesquisando, levantei mais dois acidentes, ambos no lado brasileiro, um em set/1999 com 7 vítimas fatais e outro em 2007 sem vítimas fatais. Desconheço o registro de outros acidentes e o laudo dos ocorridos, que é o mais importante, saber quais as causas dos acidentes. Em qualquer atividade existe o fator fatalidade, mas também pode ocorrer o fator imprudência/imperícia dos operadores e manutenção incorreta dos equipamentos. Teoricamente, os passeios de ambos os países são prestados por empresas concessionárias que seguem regras da Marinha de cada país.

 

Particularmente, fiz o passeio Macuco Safári e achei bem tranquilo. Acho que depende de condições climáticas, do volume de águas das cataratas, mas o Salto Tres Mosqueteros não é muito grande e se há muitas pedras nessa parte do rio eu não vi. Em nenhum momento o condutor fez alguma manobra arriscada.

 

Queria ter feito a Aventura Náutica, mas não o fiz por já ter experimentado o Macuco Safári antes, achei que não valeria à pena por ser uma experiência bastante similar à primeira. O motivo de não tê-lo feito não foi o acidente, se assim fosse, deixaria de fazer o Macuco Safári também. Riscos existem em quaisquer atividades. Alguns afirmam que o lado argentino é mais arriscado, que a área do Salto Martín tem mais pedras. Incontestável é o fato de que o Salto Martín é bem maior do que o Salto Tres Mosqueteros, o que é bem visto por turistas que procuram mais “emoção”.

 

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1108330&tit=Dois-turistas-perdem-a-vida-em-acidente-nas-Cataratas

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/894812-acidente-nas-cataratas-do-iguacu-alerta-para-seguranca.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

to repetindo essa msg aqui, pois ficou perdida no meio das outras respostas de outro tópico.

 

eu ouvi várias pessoas reclamando da falta d organização do parque argentino, principlamente em relação as partidas do trem.

mas acho q eu tive sorte, pois não tive problemas. Gostei mto do lado argentino, fui mto bem atendida, ganhei 3 mapas super bonitos, completos e até c/ o nomes dos saltos, um deles tinha infos da parte brasileira tb (tenho um fraco por mapas...). Achei bem sinalizado. Usei o trem p/ ir e voltar da Garganta do Diabo, mas foi só chegar à estação q o trem estava saindo. Gostei que o lado argentino oferece bebedouros em vários pontos do parque.

 

Comparativo: Parque Nacional Iguaçu (BR) x Parque Nacional Iguazú (AR):

 

Entrada

BR: Aceita vários cartões e moedas

AR: Aceita somente pesos. Dá desconto de 50% no segundo dia consecutivo de visita ao parque

 

Acesso ao parque

BR: Linha de ônibus Parque Nacional

AR: Linha de ônibus El Práctico Cataratas

 

Meio de locomoção dentro do parque

BR: Ônibus com ar condicionado, circulam tanto o convencional como o doublé-deck com a parte superior aberta. Disseram que tem partidas regulares a cada 15min

AR: Trem. Achei bem mais charmoso do que o ônibus. Não tive problemas, mas disseram que tem partidas irregulares, algumas vezes vai apenas até a Estação Central e não segue para a Garganta do Diabo e quando vai até lá, sai lotado.

 

Mapas

BR: Fornece um mapa gratuitamente com informações apenas do lado brasileiro

AR: Consegui obter 3 mapas gratuitamente, dois no Centro de Interpretación e um num posto de informação entre a entrada e a Estação Central. Um dos mapas é completíssimo, além de ter todo o esboço da parte tanto argentina quanto brasileira, ainda vem com informações sobre ambos os parques. Os outros dois mapas apesar de menores têm o nome dos saltos

 

Sinalização

BR: Bem sinalizado

AR: Bem sinalizado. Alguns trechos da passarela têm mão única, têm sentido correto a ser percorrido

 

Acessibilidade

BR: Transporte em ônibus, passarelas mais curtas e elevador deixam o parque mais acessível a idosos e portadores de necessidades especiais. Embora as passarelas sejam mais curtas há trechos com escadas

AR: Mapas e placas de sinalização indicam quais percursos são adaptados a cadeirantes. Algumas passarelas são longas e de difícil acesso por terem muitas escadarias

 

Elevador panorâmico

BR: Sim

AR: Não

 

Passarelas

BR: São 1200m de passarelas que oferecem bela vista panorâmica do conjunto geral. Apenas a Passarela da Garganta do Diabo molha, é bom ir com capa.

AR:São 4 conjuntos de passarelas. O Paseo Superior tem 650m de extensão com 6 mirantes. O Paseo Inferior tem 1700m de extensão com 8 mirantes. A passarela da Isla San Martín tem uma escadaria de 172 degraus e uma trilha que leva a 2 mirantes. A passarela da Garganta del Diablo tem 2.080m (ida e volta) e 3 mirantes em forma de leque

 

Trilhas/outras atividades gratuitas

BR: Parece que tem um Centro de Visitantes, mas nem aparece no mapa fornecido. Não visitei.

AR: - Centro de Interpretación Yvyrá Retá

- Trilhas: Sendero Verde e Sendero Macuco

- Isla San Martín (travessia de barco gratuita)

 

Opções de passeios (pagos à parte)

BR: A agência Macuco Sáfari oferece diversos passeios. Um dos mais famosos é o Macuco Safári. Há também Trilha do Poço Preto, Trilha das Bananeiras, Floating, Passeio do Porto Canoas, Linha Martins, Bird Watching, Rafting, Arvorismo, Tirolesa, Escalada em Muro, Rapel

AR: A agência Iguazu Jungle oferece passeios como Gran Aventura, Aventura Náutica e Paseo Ecológico

 

Infraestrutura

BR: Tem boa infraestrutura com balcão de informações, lojas, restaurantes, lanchonetes, transporte, etc.

AR: Tem boa infraestrutura com balcão de informações, lojas, restaurantes, lanchonetes, transporte, etc. Conta com bebedouros espalhados pelo parque e máquina de água quente para o chimarrão.

 

Restaurante

BR: Porto Canoas, R$ 43,00 por pessoa. Achei o buffet fraco pelo preço, poderia ser melhor tanto em variedade como em qualidade. Estava lotado e tinha poucos funcionários. Relação custo/benefício do restaurante é ruim, pois pelo preço deveria ser mais caprichado em tudo. O único ponto positivo é a bela vista para o rio, que nem é crédito do restaurante

AR: La Selva. Não comi lá, mas pelo panfleto parecia bom e é bem mais barato que no lado brasileiro, são P$ 60,00 (R$ 24,00) o buffet por pessoa

 

Lanchonetes

BR: Diversas

AR: Diversas, aproveite o Havanna Café, é o único na região

 

Lojas

BR: Várias lojas de souvenir. Preços são caros

AR: Várias lojas de souvenir. Preços são caros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

oi Naomi, estou com algumas dúvidas bem básicas, agora já dentro do parque.

 

- dá pra ir andando da Estacion Central até a Estacion Cataratas, ou tem que pegar algum transporte inteno ?

- É na estacion Cataratas que pega o trem que vai até a estacion garganta correto ?

- Voltando da garganta, entendo que o trem te deixa na estacion cataratas de novo, como faço para ir ao local de onde saem o circuitos inferior e superior ?

- estes circuitos (superior e inferior) saem do mesmo local ?

- Onde compro o ticket para o Aventura Nautica ? Posso comprar perto de onde saem os barcos, que pelo que entendi saem do mesmo local (ou perto) de onde saem os barcos para Isla San Martin ?

 

vou tentar seguir a sua dica de fazer primeiro o circuito inferior ( incluindo a trilha na Isla San Martin e a Aventura Nautica), depois o circuito superior, e por último a garganta.

 

obrigado !

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
oi Naomi, estou com algumas dúvidas bem básicas, agora já dentro do parque.

 

- dá pra ir andando da Estacion Central até a Estacion Cataratas, ou tem que pegar algum transporte inteno ?

o transporte interno no parque é o trem.

se quiser pode ir de trem, dá p/ ir andando tb, pegue o Sendero Verde, facinho d achar. Diz o folder do parque q são 600m. Fazem propaganda q é trilha, permitindo observar aves, animais e a vegetação, mas é uma caminho todo calçado, passa por dentro de vegetação sim, mas se ver alguem bicho, deve ser quati. Aliás cuidado c/ eles. Não sao agressivos, mas sao mto abusados, curiosos e "ladroes". Dependendo do horario e do movimento d gente, disseram q é + rapido ir a pé, do q esperar o trem

 

- É na estacion Cataratas que pega o trem que vai até a estacion garganta correto ?

é sempre o mesmo trem. ele sai da Estación Central, passa na Estación Cataratas e vai p/ a Estación Garganta del Diablo, q é o final, daí retorna. Entretatno disseram q dependendo do horario, o trem para na Estación Cataratas e nao prossegue p/ a Garganta. Aí vc teria q esperar o proximo horario p/ a Garganta. Eu nao tive problemas, mas já ouvi relatos d q o trem demorou.

 

- Voltando da garganta, entendo que o trem te deixa na estacion cataratas de novo, como faço para ir ao local de onde saem o circuitos inferior e superior ?

- estes circuitos (superior e inferior) saem do mesmo local ?

Voltando da Garganta, vc pode descer na Est. Cataratas ou seguir até Est. Central se já for embora. Se for fazer os circuitos inferior e superior, vc desce na Est. Cataratas, é d lá q saem os circuitos. É tudo sinalizado, o parque distribui mapas, mas se tiver duvidas, basta perguntar. Tem infraestrutra ali na Est. Cataratas. Tem mapas na internet, coloquei os links em 8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-2-puerto-iguazu-t68128.html#p716893

 

- Onde compro o ticket para o Aventura Nautica ? Posso comprar perto de onde saem os barcos, que pelo que entendi saem do mesmo local (ou perto) de onde saem os barcos para Isla San Martin ?

Se nao me engano pode comprar até na rodoviaria de Puerto. Acho q é o mesmo preço em todos os lugares. Logo na entrada do parque tem o quiosque da empresa, acho q fica já dentro do parque no caminho até a Est. Central. Lá vc pode comprar o Aventura Nautica ou o Gran Aventura. Se nao me engano o Garn AVentura sai d lá mesmo, pois sai de condução pela estrada. Agora p/ vc fazer o Aventura Nautica, vc tem q ir andando pelo Circuito Inferior até a beira do rio, de onde sai o barco. Tenho quse certeza q ali no Circuito Inferior, onde tem o acesso p/ o passeio, tem outro quiosque da empresa vendendo o ticket, mas é melhor comprar antes, pois vai q vc anda um bocado e qdo chega lá o quiosque tá fechado?! Eu coloquei explicaçoes do passeio em 8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-2-puerto-iguazu-t68128.html#p704805 e

8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-2-puerto-iguazu-t68128.html#p704812

coloquei um comprativo dos passeios em 8-dias-em-foz-do-iguacu-e-vizinhancas-parte-2-puerto-iguazu-t68128.html#p729795

Sim, a travessia da Isla sai ali do lado, p/ essa travessia vc nao paga nada (já tá incluso na entrada do parque)

 

vou tentar seguir a sua dica de fazer primeiro o circuito inferior ( incluindo a trilha na Isla San Martin e a Aventura Nautica), depois o circuito superior, e por último a garganta.

na verdade nao sei se a ordem influencia mto. tem gente q prefer ir direto p/ as Garganta se o horario do trem segui p/ lá, considernado q nem todo horario vai p/ a Garganta. Considere q: o circuito inferior e a Isla saõ mais cansativos por causa das subidas, o Aventura Nautica molha (leve roupa adicional, chinelo), a Garganta costuma molhar tb, acho q depende da direção do vento e da qtidade d água, eu fui d capa. Capa nao vai adiantar mto no Aventura Nautica, a menos q seja um do tipo poncho e vc tome mto cuidado, mesmo assim nao garanto, eu consegui sair quase seca do Macuco SAfari, mas dizem q do lado argentino é mais emocionante, c/ + água. Essas são as dicas essenciais, mas tem mais dicas espalhadas pelo meu relato

 

obrigado !

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...