Ir para conteúdo

Re: Lençóis Maranhenses - Breve relato


claupiano

Posts Recomendados

  • Membros

Oi gente, vim aqui rapidinho pra relatar um pouco da minha viagem aos lencois em janeiro, pois quando procurei nao consegui encontrar quase ninguem que tivesse viajado nessa época do ano.

 

É verdade que as lagoas ficam secas, mas existem algumas que continuam lá, e só essas já são lindas. E as dunas estão sempre lá, lindas no pôr do sol. O ideal é aproveitar pra fazer os passeios de barco pelo rio, ver o mangue, ver a revoada de pássaros, essas coisas todas que continuam existindo durante a seca das lagoas.

 

Algumas dicas:

- Barreirinhas

De São Luiz pra barreirinhas peguei o microônibus que pega os turistas nas pousadas, vale a pena pq se pegar o Cisne Branco tem que sair muito cedo. O ônibus me pegou às 7:40 no hotel pousada Colonial (centro historico).

De lá foram quase 4 horas, mas teve parada no meio do caminho.

Em barreirinhas ficamos na Pousada Igarapé (alguem aqui tinha indicado) - é legal, limpinha, custou 100 reais o casal, e eles fazem passeios tb. Não é nada demais, mas tem ar condicionado e frigobar, e tv. O café da manhã é bom! o Colchão era muito mole, tipo eu acordava e tinha um buraco no meio da cama, mas tudo bem.

Lá em barrerinhas fizemos o passeio de barco até Caburé - lindo passeio, e por mais 10 reais o barqueiro levou a gente até Atins no encontro do rio com o mar. Bem lindo.

Também fizemos o passeio às lagoas, mas não foi lá essas coisas pq elas estavam meio secas mesmo, e tb estava lotado de gente, então não é facil tirar fotos bonitas pq sempre tem alguem que aparece ali no fundo! MAs de qq forma é muito bonito andar pelas dunas, e dá pra tomar banho na lagoa, tem um fundo meio cheio de lodo, mas tudo bem.

 

De barreirinhas alugamos um toyota com mais 2 pessoas pra ir fazer o passeio a santo amaro, custou 400 reais, ou seja, 100 pra cada um, incluindo o passeio a Lagoa da Gaivota. Achei caro, mas depois descobri que valeu muito a pena. Isso pq a estrada pra santo amaro é toda de areia, são 2:30h subindo e descendo areia, e mais 1 hora até chegar la, entao nao achei caro o passeio, tendo um motorista a disposicao.

Ficamos em Santo Amaro e dormimos la, encontramos uma ótima dica de pousada : Pousada do Mendonça. Super limpinha, ar condicionado, banho quente, só nao tinha frigobar, mas eles guardam as coisas na geladeira da cozinha, se vc pedir. O dono da pousada, Carlos, é uma simpatia, e conversa, conta "causos", e até leva a pessoa pra passear, empresta a bicicleta dele, enfim, faz tudo pra agradar, e consegue, foi a pousada mais simpática que a gente ficou! E custava 100 reais, o mesmo preço de outras bem piores que vimos por lá!

 

A tal pousada Cajueiro, mais famosa e com toda a infra, custava 150 o casal, só que tinha uma barraquinha de bebidas ali perto com uma músca altíssima o dia inteiro. Então achamos um absurdo pagar caro pra ter que ficar ouvindo música, num lugar onde o silêncio deveria ser mais valorizado!

 

Santo Amaro é uma cidade linda, vale a pena conhecer, pra quem gosta de sossego, céu estrelado, essas coisas. Mas lá a infra estrutura é bem menor, então não é muito indicado pros turistas que não querem ter trabalho nenhum. É mais indicado pra quem gosta de conhecer lugares que ninguém vai, e fazer coisas típicas do interior, fugindo do óbvio! A lagoa da gaivota estava vazia, era só nossa! Bem diferente de barreirinhas!

O passeio mais estranho que fizemos foi andar de santo amaro até a Betania, tomar banho de rio num lugar maravilhoso. Levamos 3 horas pra ir e mais 3 horas pra voltar, então tem que ter bastante disposição! Se alugar um carro com certeza chega mais rápido. Mas andando tem lá seu charme! E é bem mais barato!

 

Telefone da pousada do Mendonça em santo amaro (98) 33691166 (falar com Carlos ou Erlane)

 

qq duvida me escrevam

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Fiz o passeio aos Lençois em Julho/2012 e peguei indicações aqui deste post.

 

Só para atualizar os dados...

 

A Pousada do Mendonça é realmente a melhor relação custo-benefício (Boa e Barata). Sr Carlos e Dna Erlane são referência de hospitalidade. Pagamos Quarto casal R$100,00 com café da manhã simples, mas caprichoso! Roupas de cama e banho extremamente limpas, quarto impecavelmente arrumado com ar comum e chuveiro quente.

 

Sto Amaro continua charmosa, agora tem banco do Brasil, Casa lotérica e um banco Bradesco... Quem vem pelas estradas de terra não pode imaginar que existe uma cidade após tanto nada..rsss... mas é fascinante!!!

 

Quanto as dunas... Sto Amaro é disparado o lugar mais lindo que já vi... Primeiro porque é uma cidade calma, não tem invasão turística como em Barreirinhas. Segundo porque é você e a natureza!! Dá pra tirar fotos fantásticas sem aquele povo todo por trás... perfeito!!! Foi cansativo chegar até lá, mas cada segundo valeu a pena!!!

 

Em Barreirinhas ficamos na pousada do Riacho, onde pudemos contar com a simpatia e competência do sr. Ribamar (dono da pousada). Quarto perfeito!! Pousada mais moderna que a do Mendonça, pois tem ar split, frigobar e TV, mas como quase não ficamos no quarto, não deu pra sentir tanta diferença. Ah! Já ia me esquecendo... R$ 190,00 o quarto triplo (estávamos com uma amiga).

 

O Sr. Ribamar fez a gentileza de nos programar em todos os passeios que queríamos fazer e ao chegar na pousada só deixamos as bagagens e partimos na Toyota para Atins. Não vou explicar aqui os passeios que fiz, pois quero escrever um post detalhado.

 

Este comentário é só para elucidar que as indicações relatadas neste post foram 100% verdadeiras e eu tb aconselho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Mesmo em tempo de seca, conhecer o parque vale muito a pena! Mesmo com apenas duas lagoas, o visual compensa e muito. É um lugar realmente incrível de se ver com toda aquela imensidão de dunas e, além disso, você ainda tem outras opções de passeios. O passeio de barco descendo pelo Rio Preguiças é uma ótima pedida! É um rio lindo e imenso. No meio do caminho eles mudam o trajeto e te levam pra conhecer o mangue. Nesse momento, o motor do barco é desligado e o silêncio em meio aquela vegetação toda te transmite uma paz incrível. O passeio faz ainda três paradas nos povoados Mandacaru, Vassouras e por último Caburé onde se dá o encontro do rio com o mar. Outra boa pedida nem tanto explorada é a descida de boia pelo Rio Cardosa.

 

Acho que quem estiver em Barreirinhas, DEVE dar uma esticada até Santo Amaro sim. Dá pra aproveitar o Parque sem aquela quantidade grande de turistas que tem em Barreirinhas. Não podemos esquecer de Atins!

 

Sobre os passeios, eu acho mais interessante, pra quem gosta de se programar, comprá-los ainda em São Luís. Os hotéis e pousadas indicam agências que fazem o transfer, passeios e oferece ainda acomodações. Vale pesquisar os preços, pois varia muito de uma agência pra outra. Pra quem prefere montar a sua própria viagem, dá pra ir de ônibus rodoviário (Cisne Branco o nome da empresa que faz) e tentar pechinchar os valores de passeios lá. Assim que você chegar na cidade, vai encontrar muitos guias oferecendo os passeios a diferentes preços.

 

Espero ter ajudado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...