Ir para conteúdo

Trilha para o Pico do Papagaio – Ilha Grande – Nov/2010


Posts Recomendados

  • Membros

Trilha para o Pico do Papagaio – Ilha Grande – Nov/2010

by Samuel e Adriana · in Angra dos Reis, Ilha Grande, Trilhas.

 

Estávamos em nossos últimos dias de lua de mel, quando resolvemos subir a trilha mais alta da Ilha Grande: o Pico do Papagaio. Este pico pode ser avistado facilmente da Vila do Abraão e recebe esse nome devido ao seu formato, que lembra muito a cabeça de um pássaro (há quem diga que parece mais um rato…) .

 

A trilha para o Pico do Papagaio (T13) é considerada uma das trilhas mais pesadas da ilha. Recomenda-se não fazê-la sem o auxílio de um guia experiente (que nós dispensamos). A entrada da T13 é acessada em um trecho da estrada que segue para Dois Rios (T14). Você verá a placa indicando o caminho.

 

A partir daí serão, no mínimo, 3h de caminhada pesada, a maior parte subida. Na época em que subimos (novembro) a trilha estava bem fechada. É preciso tomar bastante cuidado, e prestar bastante atenção, pois é relativamente fácil perder-se. Prova disso, é o caso de uma turista australiana que havia se perdido poucos dias antes de subirmos. Foi salva graças a uma sombrinha vermelha (leia a notícia aqui: http://extra.globo.com/noticias/rio/bombeiros-resgatam-turista-perdida-em-mata-da-ilha-grande-193964.html).

 

Essa, com certeza, foi a trilha mais pesada que tínhamos feito até então. Levamos 4h para subir e mais 3h para descer e, por inexperiência, levamos apenas dois litros de água. A maior parte do caminho é de mata fechada e abafada, com poucas clareiras. O barulho dos bugios te acompanha durante quase todo o percurso.

 

Ao chegar na base do pico, ainda faltam alguns trechos com rochas para serem atravessados. Encontramos belíssimos mirantes antes da chegada ao topo, que já valem a caminhada, mas é no ponto mais alto que se tem a vista mais bonita. Se o tempo estiver limpo, sem nuvens, é possível avistar grande parte da ilha e da restinga da Marambaia. Dá até mesmo para avistar algumas paisagens bem longe no continente e um marzão sem fim.

 

Na volta, cuidado: é fácil confundir o caminho na base da rocha e pegar a trilha errada. E se você pensa que descer é a parte fácil, pois para baixo todo santo ajuda, pense de novo. Prepare-se para 3h ininterruptas de musculação nas panturrilhas.

 

De volta à vila, após ter perdido toda a dignidade (estávamos exaustos), recarregamos nossas energias com dois gatorades e uma coxinha, um verdadeiro banquete após toda essa cansativa aventura.

 

DICAS:

- Leve água;

- use um bom calçado;

- passe protetor solar;

- passe repelente;

- procure fazer um bom alongamento antes da subida;

- programe-se para que voltar antes de escurecer (o melhor horário é bem cedo, pela mahã)

- certifique-se que a bateria da sua máquina fotográfica está carregada (não cometa o mesmo erro que nós);

- contrate um guia (não cometa o mesmo erro da turista australiana).

 

Esse mesmo relato foi postado em: http://trilharesbrasil.wordpress.com/2012/02/11/trilha-para-o-pico-do-papagaio-ilha-grande-nov2010/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...