Ir para conteúdo

Bolívia (julho/2012) preços, dicas - por jr.figueiredo


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Estou postando esse tópico do usuário jr. figueiredo, para ser mais fácil a consulta, o local original dele era em "Roteiros de Viagens"

 

---------------------------------------------------------

 

[align=justify]

Cheguei semana passada do meu primeiro mochilão, que foi na Bolívia. Tirei 10 dias de férias do trabalho e junto com o feriado do dia 09 ganhei um tempinho a mais (até porque na sexta-feira já estava com a mochila e saí direto para a rodoviária rs!)

 

Tem bastante tópico explicando bem sobre os lugares, então vim colocar os preços para terem uma noção de custo.

A única coisa que deixo como relato pessoal, é que fiz a viagem sozinho, e no começo todos falavam "Isso é loucura", "Você é doido", "Vai morrer lá e ninguém vai ficar sabendo aqui"...depois de fazer tudo apenas com a minha companheira, a mochila rs, respondo...não é nada de mais. Você encontra brasileiros em muitos lugares, no caminho até chegar, no caminho para voltar, nos turismos...e também conhece pessoas muito boas de outros lugares e do próprio país. Alguns cuidados são necessários, como a atenção com os seus pertences (principalmente quando for pagar a conta, ou em momentos em que é preciso se afastar um pouco da bagagem), mas no geral, viajar sozinho é muito enriquecedor, afinal você está sempre conversando com todo mundo, trocando experiências, livre para seguir sua vontade nos horários e etc etc...

 

Agora vamos aos preços

Hostel em Puerto Quijarro = 30 Bs. (cheguei de noite e as fronteiras estavam fechadas, aí foi necessário esperar o dia seguinte para pegar o visto. Fiquei no Residencial 4 de Noviembre, é pertinho da fronteira, barato, dá pra passar a noite...só não tem banho quente.)

Ônibus da morte - Puerto Quijarro/Santa Cruz = 70 Bs. (se você quer ganhar tempo no roteiro, o ônibus é uma alternativa e faz um caminho bem semelhante ao do Trem)

Transporte alternativo - Santa Cruz/Cochabamba = 100 Bs. (quando se chega bem de noite em Santa Cruz, não tem mais frotas...aí ou você fica em um Hostel e no dia seguinte vai de ônibus, ou aproveita e pega um tipo de furgão que viaja na noite até Cochabamba, aventura garantida na viagem)

Ônibus para La Paz = 80 Bs. (tem por preços menores, mas com umas filas bem grandes, e que vão sair mais tarde)

 

Chegada em La Paz de noite. Aí na rodoviária fui à agência Nuevo Continente (eles também usam o nome de New Continent) e fechei o turismo para Tiwanaku por 50 Bs. (e quando se chega lá tem que pagar 80 Bs. pela entrada).

Fui ao hostel El Carretero, e fiquei por lá pagando 30 Bs. por dia. Esse hostel é muito bacana, atendimento muito legal e encontrei uma galera viajante mesmo, lá você encontra montanhistas, muitos argentinos (e bastante europeu também), galera mochileira bem experiente que te ajuda bastante com informações.

 

No dia seguinte, depois do Tiwanaku, fui à mesma agência e depois de aprovar o serviço prestado, fechei os turismos para Chacaltaya/Valle de la Luna (60 Bs. +15 Bs. e depois +15 do Valle) e o Downhill para Coroico (420 Bs. com a "melhor" bike, e 25 Bs. na entrada de turistas)

 

Nos outros dois dias, fiquei sem nenhum turismo. Estava com um mapa e fiquei andando pra cima e pra baixo nas ruas, vendo preços e comprando umas lembranças, fui ao Mirador Killi Killi, muito massa. Também dei sorte assistir um show do Rata Blanca lá, rs!

 

Aí no dia antes de voltar fui conhecer o Lago Titicaca, de minibus até o bairro Cementerio (5 Bs.), e de lá tem um punhado de ônibus que vai para Copacabana (até uns 25 Bs.). Chegando lá, tem numa outra praça tem um punhado de ônibus que sai de meia e em meia-hora para La Paz.

 

No mesmo dia peguei a festa da cidade “Bicentenario de La Paz”, festona muito boa para quem está de passeio por lá.

 

Aí no dia seguinte tinha que voltar DD=

Ônibus para Santa Cruz diretão = 170 Bs. (mais caro porque é ônibus-leito)

 

E os valores vão se repetindo...

 

Um abraço pessoal, boa viagem a todos!

jp.figueiredo

[/align]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem, já que a Maria Emilia me deu uma força e colocou o mini relato aqui, vou torná-lo mais completo com maiores detalhes e algumas fotos do mochilão.

 

Sobre o "Ônibus da Morte"

Na ida à Santa Cruz de la Sierra, preferi ir de "Busão da Morte" porque não tinha mais passagem para o trem naquele dia, e passar um dia inteiro em Puerto Quijarro (que não tem muitas coisas para fazer tirando olhar umas tendas espalhadas pelas ruas) no meu roteiro apertado seria ruim. Então peguei um táxi por 5 Bs. até uma rodoviária, de onde partem os ônibus para Santa Cruz.

A empresa em que fui é a Trans Bioceanico, saímos umas 10:30 da manhã e chegamos no Terminal Bimodal em Santa Cruz umas 23:30 (o ônibus quebrou no caminho, mas depois percebi que essas coisas são normais)...aí já peguei o transporte alternativo para Cochabamba que citei acima (ele só parte depois que o motorista consegue uns seis passageiros, enquanto isso você pode esperar dentro do furgão, o que é mais seguro estando em Santa Cruz de madrugada). Cheguei na rodoviária de Cochabamba umas 09:50 da manhã...e nesse horário se eu fosse pegar o trem, não teria nem saído de Puerto Quijarro ainda, portanto, o ônibus é uma boa saída para quem quer ganhar tempo, pagar menos na passagem, e passar pelos mesmos lugares que o trem passa.

 

Outras dicas que, depois do meu primeiro mochilão, julgo muito úteis:

- Faça o backup das fotos em uma lan house sempre que possível;

- Se estiverem sozinhos carregando as malas, quando estiverem em restaurantes, depois de comer sempre peçam a conta na mesa, para não sair de perto da bagagem. Antes de pegar o ônibus para Santa Cruz para voltar fui pagar a conta e quando voltei a bolsa que levava minha câmera (que estava junto com as outras coisas no canto da mesa) não estava mais lá. Depois de passar um tempo bem irritado, pensei bem e vi que me serviu de lição para ficar mais esperto...tomara que a pessoa tire umas fotos legais assim que nem eu tirei hehe, e isso reforça a importância do backup das fotos!

- Use protetor solar em Coroico, se for branquelo que nem eu, pode ficar queimado depois do downhill.

 

É isso aí, se lembrar de alguma coisa vou postando.

 

Um abraço,

João Paulo.

598d9fa21c569_BusdelaMuerte.JPG.385e71c8063bd5f60c8dbc861f04ad1e.JPG

598d9fa222688_nibusquebrado.JPG.70547e4fca3f2457d024631d807676cf.JPG

598d9fa22864c_Placanaestrada.JPG.84cbeda8a73a5ea7be6d775b849a0783.JPG

DSCF2140.jpg.27c330037c3a106b457965a64baa3166.jpg

Uhuulll.JPG.bc7ead52ef7205047f5ebe8a01740ade.JPG

Pueblo.JPG.43a249c0ee9492c8708e8a64c97d86ec.JPG

598d9fa23c743_Furgoquebrado.JPG.bec2e553a6a446aecd0dbfce55da4e5a.JPG

598d9fa240ef4_ParadaindoparaLaPaz.JPG.3b488387c705080e667d12e1363cf7a7.JPG

Tiahuanaco.JPG.6473e48c0a0c1ad83650ecc92ed08cbb.JPG

Tiahuanaco2.JPG.aff35135cfc50cb91c15eea5c1f5e371.JPG

Chacaltaya.JPG.702c002e35d5e3211b81d4d168c3d32b.JPG

598d9fa320393_Bobo.JPG.3c8af19143081fc05628fc403920040b.JPG

598d9fa325fb0_ValledelaLuna.JPG.e47f7f516e28c3d91aaef8f648fc0ab2.JPG

598d9fa32b44f_EstradadaMorte.JPG.662dee99bc830af3abb82c9a13700a1f.JPG

598d9fa32fcd2_SimoneindoparaLima.JPG.7e7ca7109b664f1de49846c560b74cf5.JPG

598d9fa334c3a_Grahamandthebeers.jpg.66f1cae8dae15a339728eaf810ef1b98.jpg

598d9fa339414_Hospedaje4deNoviembre.JPG.1c4f8543ae6cd7787d362c1bf3c5fe62.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem, sobre o El Carretero.

 

- É o mais barato que vi (muita gente que conheci estava no Loki e uma menina estava no Torino), o preço lá é 30 Bs. só que pedi um descontito e abaixaram um pouquinho :) ;

- No quarto que fiquei não tinha muita iluminação de dia e as paredes não eram muito limpas, mas não tinha ratos/baratas/aranhas, achei tranquilo;

- Não pode fazer barulho de noite lá na área central que tem uns sofás (onde a galera senta e fica conversando), o que é ótimo pra dormir sossegado;

- Pelo o que percebi, tem uma galera bem viajante mesmo lá no El Carretero, encontrei uns montanhistas, um cara que viajava desde março, um brasileiro que trancou a faculdade e saiu viajando rs, enfim, peguei muitas dicas de lugares, preços, horários com eles. Então se o foco não é ficar num lugar de turistas badalado, e sim um com muitos mochileiros, achei uma boa;

 

Essa aí foi minha impressão do El Carretero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...