Ir para conteúdo

San Andrés


Posts Recomendados

  • Colaboradores

San andres fica a 500km da colômbia e a 100km da nicarágua, ou seja, só de avião! Não tem vôos nem barcos partindo da nicarágua porque já houve disputa entre estes países por esta ilha e as relações são estremecidas. O mergulho em S.A é espetacular, mas o cavalo marinho que vi mergulhando em taganga foi coisa linda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala ribeirojoão, blz?

 

Uma pena você ter apenas dois dias em San Andrés. Considerando o tempo curto, minha sugestão seria a seguinte para cada dia:

 

Dia 01 - Fazer os passeios de Johnny Cay e Acuario. Sair nos primeiros barcos (por volta das 9hr) e voltar no de tarde, umas 15h. Assim você irá aproveitar bem. No restante do dia, você poderia emendar com o passeio das Mantas Rayas (eu me arrependo de não ter conseguido ir, faltou praticamente somente este na viagem), pois a saída deste é no final da tarde, por volta das 17h. Outra sugestão e curtir o restante do dia pela Peatonal (orla do centro), seja na praia, passeando pelas lojas ou comendo e bebendo algo em algum bar, restaurante legal. Com certeza à noite vocês estarão bem cansados e dormirão cedo.

 

Dia 02 - Alugar o carro de golfe e passar o dia rodando pela ilha. Minha dica de roteiro é: descer primeiro para Rocky Cay (praia com um naufrágio encalhado) e depois almoçar e curtir um pouco a praia no Restaurante El Paraíso. Depois pode ir até o final da ilha e dar uma passada rápida pelo Ojo Soplador, só pra conhecer mesmo, uns 15 minutos resolve. Próximo destino é ir para La Piscinita e depois para West View. Se o tempo apertar, pode pular La Piscinita, porque em West View é praticamente a mesma coisa. Em West View tem um local para fazer Snorkel, um escorregador e um trampolim que cai direto no mar. É onde também tem os Aquanautas, se tiver verba, tempo e vontade, rola de fazer. Eu como fiz mergulho naquele local, passei batido. Após Westview, ao invés de continuar dando a volta na ilha, sugiro cortar pelo meio e voltar para a praia de San Luís. Passei um final de tarde excelente nesta praia. Depois é voltar para o centro, devolver o carro e resolver o que fazer nos últimos momentos na ilha.

 

DICAS IMPORTANTES

- alugue o carro de golfe no final do primeiro dia. Por exemplo, chegue por volta das 17~18hr e negocie para ficar até o final do próximo dia. O preço é o mesmo, até porque não se pode circular à noite com estes carros.

 

- sobre a estadia, sugiro ficar na Cli´s Place. Como você vai ficar pouco tempo, é uma pousada/guesthouse bem localizada (10~15min à pé de qualquer lugar mais distante do centro, inclusive do aeroporto), com preço bom e atendimento impecável. Não tem necessidade de ficar em hotéis com mais estruturas pois você não terá tempo de curtir nada que o estabelecimento irá oferecer. Ah, na Cli´s Place tem lugar dentro da pousada para guardar o carro de golfe. Quando fiquei lá, fiz isso. Só conversar com ela e fica tudo sussa.

 

Bem, acho que é isso.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
givaldo,

 

O cienfuegos tem razão, na ilha somente o básico, e creio que muita coisa falsificada.

Em bogota os preços são +- iguais ao brasil, portanto, se achar algo muito barato, desconfie.

 

E talvez nem o básico. Procurei em várias logas um memory card de 32gb para minhas câmeras e não encontrei, somente até 16gb.

 

É verdade, andei procurando algumas coisas básicas e não encontrei, tem que garimpar.....mas nada diferente das 'FEIRAS DO PARAGUAI" nas cidades brasileiras;

 

ALERTA: isso é importante, quando for comprar alimentos, principalmente nas lojas de importados, certifique o prazo de validade, vi muitooooos produtos com prazo vencido e alguns nem constam o prazo, portanto muitooooo CUIDADO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

Acabo de voltar de San Andrés e Providência. As ilhas são realmente tudo o que dizem. Eu e minha esposa passamos duas semanas maravilhosas lá. Poderia contar o roteiro que seguimos e as atrações que visitamos, mas provavelmente cairia nos mesmos tópicos já bastante discutidos aqui (e que por sinal nos ajudaram bastante a montar nosso roteiro!). Prefiro discorrer sobre um tópico em que tive dificuldades de obter detalhes através das opiniões postadas aqui e no Trip Advisor: a hospedagem em hotéis da rede Decameron.

 

Já fizemos algumas mochiladas no Peru e na Itália, mas desta vez queríamos relaxar ficando em bons hotéis. Em San Andrés a opção mais óbvia nesta categoria era o Decameron Aquarium. Porém pelas opiniões de quem já se hospedou lá ele poderia ser categorizado como "ame-o ou deixe-o". Vi pessoas insatisfeitas com o atendimento, quartos e alimentação incluída na diária. Outras pessoas se mostraram completamente satisfeitas. Como cada pessoa tem um nível de exigência em particular, faltavam detalhes para que eu pudesse tomar minhas próprias conclusões. Já sobre os hotéis Decameron na ilha de Providência, não consegui informações de como reservar um hotel lá, o que me deixava com a única opção do hotel Sirius. Nas próximas linhas vou detalhar ao máximo a minha experiência com a rede Decameron para que outros viajantes possam tirar suas próprias conclusões.

 

Bogotá

 

Ficamos 2 noites em Bogotá e aproveitamos para conhecer um pouco da cidade. Fomos a Candelária, Museu del Oro e Cerro Montserrate. Todos eles valeram a pena a visita. Apesar do preconceito costumeiro com a cidade (por ser capital da Colômbia, foco de conflitos de guerrilha), a cidade se mostrou muito segura, com muito policiamento nas ruas. Recomendo tomar o café da manhã no La Puerta Falsa, ótimo lugar para provar comida típica colombiana. A noite fomos no Andres Carne de Res D.C., em Bogotá mesmo. O de Chia parecia ser muito longe para um dia somente na cidade. Fomos brindados por uma banda de jazz, que me deixou hipnotizado! O Andres é incrível, um dos lugares mais interessantes que já conheci! Porém os preços são salgados, esteja preparado. Ficamos no Ibis Museo, bem próximo da Candelaria, diárias a R$ 170,00.

 

 

San Andrés

 

Depois de muito pesquisar acabamos reservando cinco diárias no hotel Decameron Aquarium. Reservei pela internet através do site www.decameron.com. Valor da diária: US$ 250,00 (ao redor de R$ 500,00). Parece exagerado, mas acabou valendo a pena pelo tipo de viagem que estávamos fazendo, por ser all-inclusive e ter algumas outras facilidades.

- Check-in: como outras pessoas já comentaram aqui, o check-in é feito por duas pessoas e de forma totalmente manual (formulários e canetas). Realmente um ponto a melhorar no hotel. Quando chegamos havia somente um casal na nossa frente, então em 30min estávamos com as famosas pulseiras do hotel nos punhos. Uma dica que posso dar aqui é pegar um táxi logo após chegar no aeroporto e ir direto pro hotel. Desta maneira você chegará antes das outras pessoas que também estão no vôo e tem reserva, e fará o check-in mais rapidamente. Se fizer a reserva pela internet não esqueça de levar o voucher impresso, é imprecindível para efetivar o check-in. As reservas pelo site são feitas através de uma empresa parceira do Decameron, e eles não tem os dados de reserva em mãos.

- Quartos: seguindo as dicas do pessoal aqui, pedi um quarto na nova torre 16. No momento do check-in eles não tinham nenhum quarto disponível na torre 16, e nos deram um quarto na torre 6 (em frente à torre 16). Insistí e eles me informaram que para o dia seguinte teriam um quarto disponível, e então deixei uma reserva para mudarmos de quarto. Porém ao chegar em nosso quarto na torre 6 vimos que não seria necessário mudar: cama ótima, chuveiro excelente, vista para o mar, ar condicionado em ordem, quarto espaçoso. O quarto era no térreo, e o que poderia ser visto como uma desvantagem se mostrou muito prático para chegar e sair sem depender de escadas. No frigobar duas garrafas de 1,5l de água potável, repostas sempre que uma das garrafas terminava. Além do quarto arrumado todos os dias, as toalhas eram repostas diariamente e cada um de nós tinha direito a tolhas extras para a praia, podendo trocá-las sempre que necessário.

- Café da manhã: servido até as 10:30hs, conta com uma grande variadade de frutas, 2 tipos de queijo, 2 tipos de embutidos, 4 pratos quentes que variavam (fruta-pão, frango com molho, ovos mexidos, banana frita, carne guisada, salsichas, etc), uns 10 tipos de pães doces e salgados, cereais, 2 ou 3 sucos, café, 2 tipos de sopa/caldo, panquecas tipo americana (aquelas que você coloca xarope/mel por cima) e mais uma pessoa preparando omeletes com os ingredientes que você escolher. Pra mim era a melhor refeição do dia!

- Almoço: servido de 12:00 as 14:30, conta com umas 8 variedades de pratos quentes, além de 2 tipos de sopa/caldo, grande variedade de saladas e frutas, cachorro-quente e hamburgueres, queijos, sucos, cervejas, café e sobremesas. Era a refeição mais fraquinha do dia, nada de excepcional, mas não deixava de ser bom e variado. O restaurante Barracuda era melhor que o da piscina. Uma possibilidade também é almoçar ou jantar em outro hotel Decameron. Hóspedes da rede tem este privilégio. Neste caso é preciso reservar com 24hs de antescedência. Nós fizemos isso uma vez quando demos a volta na ilha. Almoçamos no clube de praia do Decameron, em frente a Rock Cay.

- Snacks: de 11hs a 17hs e de 23hs a 01h dá pra comer cachorro-quente, hamburguer, batata-frita, banana-frita e um que outro petisco além de refrigerantes e cafés.

- Janta: o hotel conta quatro restaurantes temáticos para a janta, além dos dois restaurantes que servem almoço e café-da-manhã: italiano, tailandês, frutos-do-mar e grill. O ponto fraco, como já observado por outras pessoas aqui, é a necessidade de reserva. as 07:30hs já tem fila para fazer a reserva pros restaurantes. Porém acredito que a época do ano influencia no tamanho destas filas e na lotação dos restaurantes. No dia em que chegamos, as 16hs, conseguimos reservar o restaurante tailandês para a mesma noite. NO dia seguinte chegamos para a reserva as 07:45hs e esperamos 1h até conseguir reserva para o de frutos do mar. No dia seguinte chegamos mais cedo, as 07:30 e as 08:15 já estávamos com a reserva. Os restaurantes são muito bons, cada um conta com um menu de aproximadamente 10 pratos principais. Sempre há uma entrada e sobremesa. Sucos, vinho branco e tinto e cervejas são servidos a vontade. O vinho é apenas bom, se você quiser um Concha y Toro tem que pagar a parte. Vi pessoas levando sua própria bebida (provavelmente adquiridas nas lojas tax free), porém não cheguei a verificar como isto funcionava com o hotel.

- Bares: há dois bares, um que funciona somente durante o dia e outro 24hs. Muito provavelmente para economizar, as bebidas, apesar de serem a vontade, não são tudo aquilo. Os bares utilizam bebidas nacionais na preparação dos drinques que tem um sabor questionável. Eu costumava tomar cervejas e Disarono, que era o melhor que podia encontrar lá (a cerveja Aguila é muito boa). Pra hidratar, água e refrigerantes.

- Centro de mergulho: o hotel conta com um centro de mergulho, e os barcos saem do próprio pier do hotel. Realmente uma comodidade. Fiz 3 mergulhos com eles e posso dizer que são muito profissionais e preocupados com segurança. O dono do centro, Nelson, é uma figura!

- Esportes: kaiak, kite surf, vela e outros esportes não motorizados estão incluídos na diária. Em alguns horários específicos há aulas gratuitas de kite surf e kaiak.

- Piscinas: uma de água doce, com um bar molhado e diferentes profundidades, e outra de água salgada, que na verdade é uma delimitação do mar a partir do pier do hotel, ao lado do outro bar.

- Atendimento: algumas pessoas comentaram a respeito de mau atendimento dos funcionários do hotel. Novamente, acredito que a época do ano influencia neste ponto. Agora é baixa temporada e o hotel não estava lotado. Na grande maioria das vezes fomos muito bem atendidos. Claro que observamos alguns funcionários de má vontade, porém isto até é compreensível pelo grande número de funcionários do hotel. Uma dica é usar um portunhol com eles, ajuda na comunicação.

 

Um outro ponto importante na escolha do hotel é ter ar condicionado e gerador elétrico. Na ilha as quedas de eletricidade são relativamente frequentes (aconteceu 2 vezes durante nossa estada). Nestes momentos o gerador elétrico do hotel foi ativado e luzes e ar condicionado seguiram funcionando. San Andres é muito quente e abafado na maior parte do ano, sem ar condicionado lá é impossível. Acrescentando somente uma dica a respeito do Oyo Soplador, no dia em que alugamos o carrinho de golfe e fomos visitá-lo ele não "soplava". Isto foi devido a maré estar baixa e ter pouco vento. Então se você quer ver ele "soplando" vá em um dia de bastante vento!

 

Quanto às lojas tax free de San Andrés, achei que estavam valendo bastante a pena, seja pra roupas, bebidas ou perfumes (pelo menos a metade do preço das lojas do Brasil). Para terem uma idéia os preços são bem semelhantes aos do duty free de Guarulhos e das lojas de Rivera no Uruguai. Vale a pena dar uma olhada. Obviamente os preços não se comparam com Miami.

 

Providencia

 

Quando procurei hotel em Providencia, o único em que parecia ser possível fazer reserva pela internet era o Sirius. Porém com vários hotéis na ilha gostaria de verificar outras opções. A rede Decameron, por exemplo, tem uns 4 hotéis afiliados, mas em nenhum deles era possível fazer reserva através de site. Foi aí que eu descobri o telefone +57 1 6280000. Através dele é possível reservar qualquer hotel da rede Decameron. O único empecilho é que o atendimento é em espanhol. Porém com um pouco de paciência é possível reservar com o atendente. Para a ilha de Providencia o Decameron somente reserva hotéis junto com o vôo, servido pela companhia Searca que trabalha com exclusividade para a rede. O pacote para duas pessoas com vôos ida/volta + translados + 3 diárias de hotel com café da manhâ ficou por aproximadamente R$ 1500,00. Achei que o valor ficou semelhante a reservar o Sirius e comprar as passagens a parte pela Satena.

 

O Vôo pela Searca é muito tranquilo. Avião em bom estado e pilotos experientes. O translado é feito por motoristas designados por uma pessoa do Decameron que aguarda os passageiros no aeroporto. Ficamos na Posada del Mar, no setor Agua Dulce. Nesta área tem um mercado e restaurantes próximos, como o Miss Elma - o melhor da ilha na minha opinião. Nosso quarto era no segundo andar, como uma sacada com vista pro mar e rede, um quarto espaçoso com ar condicionado, banheiro com água quente (sim, existe água quente na ilha!). O Felipe Diving também é bem próximo. O hotel não tem praia apesar de estar na beira do mar. Tem um gramado com cadeiras de praia, mesas e guarda-sóis e uma saída pro mar. Após uns 2 metros de pedras você encontra areia no fundo e, como aquela parte da ilha não tem ondas, fica uma piscina natural! O café-da-manhã é simples mas muito bom. No próprio hotel nos ofereceram um passeio de quatro horas ao redor da ilha com almoço incluído por COP 55000 por pessoa (aproximadamente R$ R$ 60,00). O passeio dá a volta na ilha, passando pelos pontos principais e parando na ilha Santa Catalina, Ponte dos Namorados, Cayo Cangrejo (1:30 de parada aqui) e baía Manzanillo. A última parada é no restaurante Miss Mery pro almoço (muito bom também). Achei que valeu muito a pena, inclusive pelo preço, recomendo.

 

Bom, espero ter contribuído para que futuros viajantes possam também desfrutar aquele paraíso na terra. Procurei detalhar ao máximo para que vocês mesmos possam tirar suas conclusões se estas opções de hospedagem servem ou não ao seu tipo de viagem.

 

Abraço

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala Mário, beleza?

 

Sobre os preços não posso ajudar muito pois já faz um ano que estive por lá. Mas sobre os roteiros, farei alguns comentários abaixo:

 

4 dias e 3 noites em San Andres:

Passeios:

Cayo Bolivar (dia inteiro)

Johny Cay + Aquario (dia inteiro)

Manta Raya (Final da tarde)

Role na ilha de motoca (dia inteiro)

 

Está bem dividido. Talvez reservar um tempo para fazer compras é bacana, se for o caso de ter $$$ sobrando.

 

2 noites em Providencia:

Passeios:

Crab Cay ( final da tarde)

e o que mais da pra fazer?

 

Crab Cay é muito show de bola. Lá dá pra fazer snorkel, não deixe de levar o equipo. No tempo livre, é alugar uma motoca e ficar rodando a ilha. Tem vários praias pra conhecer.

 

Pra ajudar no meu perfil é: gosto muito de fazer snoorkel e curtir uma bela paisagem roots.

 

Amigão, não deixe de ir para Providencia. Fiquei duas noites e achei pouco. Gostei mais do que San Andrés. É muito sossego e muita paisagem sensacional. Na época, o melhor custo/benefício que tive foi ir e voltar de avião pela Satena. Levando em consideração tempo x custo. De barco (speed catamaran), vai acabar perdendo um turno do dia (manhã ou tarde), sacolejando no mar, pois o barco é fechado e não dá nem para curtir a viagem.

 

Se tiver oportunidade, faça mergulhos, principalmente em Providencia, onde terá a oportunidade de conhecer os tubarões do local.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cienfuegos obrigado por comentar!

É decidio vou ter que ir pra Providencia mesmo.

Quanto as compras vou deixar para fazer no Panamá.

 

- Quanto ao voo da Satena, voce comprou com antecedencia pela net ou comprou la na hora?, pelo que eu li parece ser o mesmo preço, sera?, fiz uma simulação agora na net da quase 405.000COL

 

Queria muito fazer o mergulho na Turtle Rock, mais nao tenho batismo e acho que a grana vai ficar curta, pq vou para San Andres primeiro depois vou para o arquipelago de San Blas.

 

Sabe alguma coisa sobre o clima em Junho?

Obrigado novamente!

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cienfuegos obrigado por comentar!

- Quanto ao voo da Satena, voce comprou com antecedencia pela net ou comprou la na hora?, pelo que eu li parece ser o mesmo preço, sera?, fiz uma simulação agora na net da quase 405.000COL

 

Sabe alguma coisa sobre o clima em Junho?

 

Comprei online. Foi de boa. Nao sei se tem diferença comprar na hora. Sei que o aviao eh pequeno, entao pode ser arriscado nao ter lugar. Na ida e volta nao tnha lugar vazio no meu voo.

 

Sobre o clima, em Outubro peguei um dia inteiro de chuva em San Andres e meio dia em Providencia. O resto foi sol na moleira!!!!!

 

Abcs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Givaldo vc foi a Providencia? qual transporte utilizou? preço?

fez mergulho? aonde? preço?

Atualiza os preços pra gente.

 

Pessoal to querendo incluir San Andres no meu roteiro do Panama, estou indo pra San Blás, fiz a simulação pela copa air, São Paulo - San Andres - Panama - São Paulo esta $1.018,00 / pessoa, se comprar o trecho São Paulo X Panama X São Paulo sai por $972,00 uma diferença de 46$, ta valendo muito a pena.

A Minha duvida é: pra quem nao mergulha compensa pagar a facada de 404.000 COL para ir a Providencia?

Meu p´re roteiro seria:

 

4 dias e 3 noites em San Andres:

Passeios:

Cayo Bolivar (dia inteiro)

Johny Cay + Aquario (dia inteiro)

Manta Raya (Final da tarde)

Role na ilha de motoca (dia inteiro)

 

2 noites em Providencia:

Passeios:

Crab Cay ( final da tarde)

e o que mais da pra fazer?

 

Pra ajudar no meu perfil é: gosto muito de fazer snoorkel e curtir uma bela paisagem roots.

Abraços!

 

 

 

Marcio,

 

Nao fui para Providencia fiquei somente em SA por seis dias. Mergulhamos muito e todos os dias e possivel praticar snorkel. Fiquei hospedado no decameron Acuarium (otimo hotel). Na questão de preço de mergulho, achei barato 150 mil pesos colombianos por pessoa, em uma profundidade de 10 metros. Existem bastante locais para mergulho que facilmente ultrapassam os 10 metros, só não fui pq minha noiva nao tem certificacao. Outro detalhe, nao deixe de passear a noite pelo centro para fazer compras, existem algumas coisas bem baratas por la. Bom como vc vai pra la so em julho, vou poder te atualizar com mais informaçoes, pois iremos voltar pra la em Maio de 2013, ai pretendemos ir a providencia.

 

E pra vc ter uma ideia de como e la, tenho muitas fotos em meu Facebook (gsoares84@hotmail.com), e vou deixar aqui um link para meu canal no youtube onde postei o video que fizemos debaixo da agua.

 

Qualquer coisa é só gritar por aqui.

 

Valew !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cienfuegos obrigado por comentar!

- Quanto ao voo da Satena, voce comprou com antecedencia pela net ou comprou la na hora?, pelo que eu li parece ser o mesmo preço, sera?, fiz uma simulação agora na net da quase 405.000COL

 

Sabe alguma coisa sobre o clima em Junho?

 

Comprei online. Foi de boa. Nao sei se tem diferença comprar na hora. Sei que o aviao eh pequeno, entao pode ser arriscado nao ter lugar. Na ida e volta nao tnha lugar vazio no meu voo.

 

Sobre o clima, em Outubro peguei um dia inteiro de chuva em San Andres e meio dia em Providencia. O resto foi sol na moleira!!!!!

 

Abcs!!!

 

 

Pessoal fui em Outubro agora também, bom choveu somente por duas horas do primeiro dia por la, quando estavamos em Jonny Cay, depois abriu aquele ceu azul e não voltou mais a chover. Para a gente a chuva nem foi o problema, e como o Marcio vai em Junho, nao vai ter esse tipo de problema essa época é um pouco mais seca que Outubro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

givaldo obrigado pelas unfirmacoes, bom como vc vai 1 mes antes de mim ou pzegar as informqcoes contigo.

sohf duas perguntas, vc disse q da pra fazer mergulhos ate 10metros sem certificacao, por exemplo nunca mergulhei, vou poder mergulharr?vou ter q fazer algum treinamento pagar por isso?

Vc disse sobre compras, quero compdar uma camera subaquatica, vou fazer conexao no panama mais parece q wh soh troca de aeronave, vc acha q vale a pena comprar la?quero comprar uma canon tem por la?

Obrigado desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...