Ir para conteúdo

Bolivia e Peru - junho 2012 - 1a. vez sozinha fora do Brasil


Posts Recomendados

  • Membros

Antes de viajar tomei meio comprimido de diamox por três dias e no dia da viagem um inteiro. Comprei o seguro de viagem para latina América no Ci, o mais barato que achei. As passagens na internet, múltiplos destinos Rio-santiago-la paz e lima-rio saíram por 1500 reais parcelados n vezes pela LAN.

 

Dia 1 – LA PAZ

Cheguei no aeroporto La Paz as 18h, não senti nenhum mal estar, mas se você se sentir cansada e ofegante pode antes de pegar a mala usar o balão de oxigênio no posto médico.

No caixa automático tirei dinheiro boliviano. Peguei um taxi por 50 bolivianos, queriam cobrar 60, mas chorei. Fui para o albergue Cruz de los Andes que fica perto das ruas de comércio. Quando subi a ladeira senti a fraqueza e a dor de cabeça veio em seguida. Ela durou três dias.

Tomei chá de folha de coca no albergue e masquei a folha . Recomendo que procure uma farmácia e compre o soroche pill (comprimido que dizem que ajuda).

 

Dia 2 – La paz

Caminhada leve é recomendável. Como era sábado, o centro de informação turística tava fechado. Recomendo passeio pelo centro, praça murillo, igreja san francisco. Eu acordei tarde e fui ao jogo Bolivia e Paraguai – 3x0. Maravilha! Os paraguaios ficaram cansados no primeiro tempo.

 

 

Dia 3 – La Paz

Como era domingo, fui a feira na Sierra, peguei uma van escrito sierra e desci em frente, só atravessar a passarela. A feira é bem povãooooo, tudo bem baratin e de pouca qualidade. Lá vc compra a folha de coca para chá bem barato. Tem uma vista fantástica. Não coma nada lá.

Recomendo comprar roupa de frio nas ruas illampu e murillo e fazer o passeio vale Del luna pela manhã. Compre presentes e tudo mais em La paz, pq é muito, muito barato.

Se quiser conhecer mais lugares na Bolívia vá o centro de informação turística. Lá me deram as seguintes informações: Vc pode conhecer Tiwanacu onde tem ruínas (tem que pagar 80 Bolivianos), Sorata, onde tem a gruta de são pedro e Copacabana. Os três lugares vc tem que pegar ônibus no cemitério. Para ir ao cemitério pegue van. Outra opção é ir a Coroico pegando o ônibus em Villa de Fátima. Tb pode pegar o trem andino, viajar 18h para uyuni , onde tem o salar.

 

Dia 4 – Copacabana.

Peguei uma van para o cemitério e pedi para descer no ponto para Copacabana. Essas vans custam no máximo 2 bs. Lá eu tomeir um “bus” (se lê com u mesmo, é como eles chamam ônibus) para Copacabana. Acho que 25bs. São quatro horas de viagem com conforto.

Em Copacabana fiquei na suíte do hostel Sonia, o ônibus passa em frente, 25bs. Se quiser, pode ficar na praça em frente a igreja nsa sra Copacabana, tem mais hotéis lá. Não pegue a empresa lagos Titicaca, vi muita gente irritada, pq a empresa omitiu informações vendendo passagem para Cusco, mas sem mencionar que teriam q dormir em Copa, indicando hotel mais caro etc.

 

Dia 5 –Copacabana

Como acordei mais tarde, só poderia pegar o barco para ilha do sol 12h, então encontrei outra gringa e fiz um passeio nas comunidades indígenas do continente até Sampaya de carro com Ivan contato por Hotmail: ecoaymara, o carro com quatro lugares custa 200Bs. Parada em museu inka, que tem um banho para cura dos inkas e fonte inka, o almoço nas ilhas flotantes com truta é maravilhoso 25Bs. A ilha flotante é artificial, mas a vista é bonita.

 

Dia 6 - copacabana

Acordei cedo cheguei no porto 8 horas. Comprei passagem de barco que leva para lado norte e lado sul da ilha do sol (a empresa fica na rua do porto) insista que quer ver os dois lados num dia só.

A viagem de barco demora bastante. Primeiro eu fui a parte norte. Paguei 10BS de taxa, o que é bem justo, pq eles vivem disso e depois um guia recebeu o grupo e caminhou por uma hora em subida. Recomendo levar água e ir no seu ritmo. Visitei o museu onde paguei mais 10 bs, achei que não valeu a pena. Depois o guia levou ao mirante, etc e finalmente cheguei na pedra sagrada e na mesa de rituais pré inkas.

Em seguida fui até as ruínas e vi a fonte de água. Não é indicado beber a água, pq algumas pessoas tem dor de barriga. O guia pede 10 soles no final, sem ter mencionado isso antes . Quem quiser pode caminhar três horas até a parte sul, mas eu voltei fiz um lanche no porto e peguei o barco para a parte sul . Lá subi a escadaria, mas não tive forças para ir além disso . Aliás muitos gringos deitavam no gramado e lá ficavam. Peguei o barco de volta para copa.

 

Dia 7 – puno

Peguei um ônibus para Puno as 9h e cheguei em torno de 12:30 lá, gastei 30 Bs. Da rodoviária de Puno peguei um taxi até o porto, por 4 soles. Deixei minha mochila na empresa Titicaca que fica na rua Titicaca e paguei 25 soles para fazer um passeio 13:30 para ilhas flotantes.Descobri depois que no porto tem passagem por 10 soles para as ilhas, mas não sei se tem guia.

Achei que não valia a pena dormir em Puno ou nas Ilhas. Puno é bem feia e os indígenas vivem de turismo, então parece tudo meio ensaiado. Mas soube que a noite, eles levam os turistas para uma celebração típica.

Almocei no porto, mas gostei mais da truta da Bolívia. Peguei uma moto com cabine para três pessoas por 2 soles até a rodoviária, onde peguei ônibus para Cuzco pela empresa liberdad as 17:30. Não compre a passagem mais barata, pq o ônibus leva de tudo e muitos passageiros entram no meio da viagem e ficam no chão. Cuidado com suas coisas, se for dormir coloque a bolsa abaixo do apoio de pés, Tentaram me roubar, pq o ônibus apaga a luz completamente, chegaram até a abrir a bolsa de barriga. Não levaram nada.

 

DICAS – Cuzco

Cuzco é bacana para comprar acessórios e roupas de caminhada, camping,escalada etc. È possível alugar uma barraca para acampar em águas calientes (machu Picchu) por 6 a 8 dolares.

Vá ao supermercado perto da igreja santa clara e compre chá e bala de coca bem mais barato.

Em Cuzco vc pode pagar em dólares, mas se usar o cartão vai pagar de 8 a 15% a mais.

O restaurante La cusquenita fica perto do monumento dourado na av Del sol tem comida típica bem farta. Para um pessoa pode sair mais caro 50 bs com entrada pastel de papas, cuy a milanesa que adorei e chicha muito boa. È bem farto dá para dividir um prato.

Eu fui na semana de 17 a 24 junho, então a Plaza tem festa da municipalidade com desfiles de crianças e orgaos do governo, empresas etc, todos com roupa e danças tipicas. dia 24 tem festa do sol.

 

Dia 8 - Chegando em Cuzco, saia da rodoviária até a entrada de ônibus, onde o taxi é mais barato. Na rua dos procuradores, bem perto da plaza de armas tem um hotel numa entrada a esquerda de quem entra pela praça. 50 soles a suíte com aquecedor e café da amanha. Esqueci de pegar o cartão, mas é uma vila com loja de artesanato na frente e portão de ferro azul. Tomara que não pintem.

 

Dia 9 – comprei o bilhete turístico no centro de informação que fica na praça, 130 soles. Não compre nada nas lojas, prefira o centro de tradições San Pedro ou na av Del sol. Eu almocei lá, mas se vc tem um sistema digestivo sensível, não indico a aventura. Não, eu não passei mal. Mas o sistema de lavra louças me deixou preocupada. Aproveitei o resto do dia para conhecer museus e ver desfiles .

Em Cuzco faça o passeio de city tour saindo 14h por 10 soles, é ótimo. Pesquise, pois chegaram a me oferecer por 30 soles. Tem que pagar mais 10 soles para entrar na Quoricancha, pq seu bilhete turístico não inclui visita a igrejas. Depois fui visitar quatro ruínas. Não compre nada na loja onde os turistas tomam chá de coca. Pq é caro demais!!! Na volta pedi para ônibus me deixar no teatro da av Del sol. O bilhete dá direito a ver as danças típicas, começou

às 19h, mas vi que pode entrar atrasada. Não, eu não me atrasei.

Dia 9 – Fiz o passeio do vale sagrado por 20 soles. Aconselho a levar um lanche para o almoço, pq o restaurante em ulanta é horrível. Não compre nada na primeira parada, deixe para comprar em pisaq, onde meia hora éi pouco.

 

Dia 10 – Aguas calientes (machu Picchu)

Peguei ônibus para santa maria no ponto indicado no centro turístico, acho que é o de numero 45 no mapa. Compre a passagem no dia anterior para ir sentada. Empresa Ampay, 15 soles. O ônibus passa as 7 da manhã.

Se vc vai pegar trem de olanta para águas calientes (mais conforto) pesquise os preços e horários nas três empresas que prestam serviço. Vc chegar de ônibus em olanta as 10 horas. As empresas estão ao redor da Plaza de armas em Cuzco.

Em santa Maria peguei uma lotada 15 soles e depois uma van ate hidrelétrica 10 soles. A estrada é perigosa e empoeirada, bom cobrir o cabelo. Fechei os olhos varias vezes. Se vc é medrosa não vá!

Na hidrelétrica deu tempo de almoçar por 10 soles e pegar o trem as 16:30h para águas calientes por U$18 (não aceita cartão). Cheguei em aguas calientes as 18h. Comprei a entrada de Macchu Picchu por 128 soles no cartão VISA (se incluir a montanha fica 154 soles).

Fiquei no albergue do Joe 20soles, preço por pessoa em quarto duplo, tem que pagar toalha, sabonete. Sem café da manhã, só dão o papel higiênico. Bem basicao mesmo.

 

Dia 11 – parque machu pichhu

Este dia foi muito especial porque era 21 de junho, o solstício de inverno, quando os incas faziam o ritual de amarrar o sol, porque ele ficaria seis meses mais distante da terra, era o reveillon deles.

Você pode subir e descer de ônibus comprando uma passagem de 17 dolares ou 8 dolares só subida. Eu fui a pé em caminhada (subida em escada de pedra) de 1 hora, fiz em duas horas...parando para respirar...rs, bebendo água. Queria chegar cedo então sai as 5, há outras pessoas no caminho. Cheguei lá as 7, vazio para fotografar. Fui até a fortaleza, lá iniciam os tours, pedi a um guia para acompanhar o grupo dele e ofereci 5 soles. A explicação é ao longo da caminhada do alto até embaixo. Vc pode ouvir de graça, mas é sacanagem com a profissão alheia.

Depois que vi os pontos mais importantes com o guia, fiquei lá curtindo outros cantinhos. Não fiz a montanha. Sim, preciso fazer exercícios.

Em MP não pode comer.

Desci a pé menos de 1 hora até águas calientes. Se vc for voltar pela hidrelétrica tem que saber que os trens partem 12h e 13h. Perdi o trem, pq não havia energia elétrica em águas calientes para emitir o bilhete. Quando a luz voltou, peguei um trem super confortavel de água calientes até olanta, os preços são variáveis, a depender do horário, paguei 55 dolares..ui!

Em olanta o bus para Cuzco é 25 soles, bem confortável.

 

Dia 12- Cuzco

No dia seguinte fiz uma massagem de corpo inteiro por 20 soles. Tem vários spas ao redor da praça de armas. É unisex. Tava toda doída.

 

Dia 13 - Lima

Em Cuzco peguei um avião para lima, pela peruvian airlines, vc pode comprar pela internet. No aeroporto de lima deixei a mala lá por 24 soles.

Em lima tomei um pisco sour e ceviche. Fui ao gamarra e me arrependi, acho que é legal para comprar roupa de homem e casacos, parece Saara, só que mais feio.

Fui ao Lagomar e achei sem graça. Dormi um pouco no aeroporto de lima, na capela, quentinho e dá para se esticar.

A viagem foi maravilhosa e as pessoas que conheci incríveis: Carlos, Marianela, Ivan, José, Ana, Nathalia, Ernesto, Jofrey e Manuel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aminha,

 

Legal sua trip e também seu relato.

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Seu relato me ajudou muito, pois estou indo para Cuzco dia 10 de setembro e pretendo chegar até MP pela rota altenativa e vc me ajudou com informações "quentinhas" sobre preços.

 

Lendo seu relato percebi que conprou tuso praticamente "em cima da hora" tanto as passagens dos ônibus e o trem da volta.

 

Eu já tinha "desencanado" essa de comprar passagens para volta de trem entre AC X Ollanta, aqui do Brasil e depois de ler seu relato, estou despreocupada de vez.

 

Se tiver algo mais para acrescentar, agradeço.

 

Maria Emília

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito legal seu roteiro! Ajuda bastante!

Com relação a disponibilidade dos tickets. Você fez a reserva no dia anterior a entrada em machu picchu? Havia disponibilidade para subir o morrinho? Pelo que li aqui no fórum, antes dava para fazer pela internet, mas agora não se consegue mais.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

estou expert em Bolivia, e aqui vai umas dicas.realmente comprar coisas baratas é em LP ou em El Alto,neste ultimo é um centro comercial,lotado de gente pra todo lado,só ficar esperto pq temos cara de turista e nao ficar dando sopa contando dinheiro e com mochila extravagante.o passeio ate coroico é lindo fiz a pé sao 30km de descida suave,pega as vans em Villa fatima,comecei as 10hrs e cheguei em yolosa as 16;30,ai é so pegar uma van pra coroico cerca de 6km só que ai é subida das brabas.a cidadezinha é lindinha,cheio de pousadas baratinhas e com opçoes de passeio por varios lugares, e o clima é agradavel pois nao estamos naquela altitude de LP.quanto ao trem para o salar ,ele sai de oruro,compra se a passagem na estaçao abre as 8.00,é bom chegar cedo pois depois lota e fica mais dificil enfrentar a fila,a viagem de trem é linda e vale a pena ,nao desci no salar fui ate tupiza,o trem sai de oruro de tarde e chega a uyuni de madrugada,muito frio,agasalhe-se.em oruro nao há muito o que fazer se tiver tempo va ao mercado central,tem muitas cosias que comprar e barato,e se quiser um pouco de aventura va aos banhos termales de obrajes,pegue uma van prox ao mercadao ,nao é nenhuma caldas novas-go,mais nos padroes bolivianos da ate pra curtir a agua super caliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Fiz essa viagem a 4 anos atrás. Hoje sou asmática e só poderei voltar se a saúde melhorar. A gente nunca sabe o dia de amanhã.

Sobre a disponibilidade de tickets para machu picchu, é preciso lembrar que eu fui a MP em um dia especial o solstício de inverno do ano que o mundo ia acabar..rs, então comprar no dia anterior era recomendado. Nesse dia também estava a venda o ingresso mais caro, com direito ao parque (subir nos morrinhos). Não sei se atualmente é possível comprar na internet, mas se não rolar, acho que comprar no dia ou na véspera é bem tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...