Ir para conteúdo

Curitiba à Serra Catarinense


vivi_couto

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Fábio!

 

 

Para Urubici eu prefiro ir pela BR-116, por Lages até porque já conheço as rotas "de baixo", mas como você falou, geralmente é um pouco mais lento o tráfego, muitos caminhões e grande movimento, geralmente e o fato de ser pista simples tende a ser mais perigoso também. É questão pessoal minha. Por baixo é mais bonito também (no trecho depois de Palhoça), apesar de teoricamente mais rápida a rota nas primeiras vezes poderão ocorrer atrasos significativos na viagem devido às belezas da região (= pausas para fotos) ::otemo::

 

Lembrar ainda que temos um gargalo violento no trecho de serra da BR-101/376, antes de Garuva, que na temporada de verão e feriados atrasa bastante a viagem, da mesma forma que no trecho da BR-116 próximo de Curitiba. A meu ver acaba empatando no tempo gasto, isso se for andar direto, sem pausas para admirar apaisagem.

 

Não vejo como questão de vantagem/desvantagem mas de roteiro mesmo, dependendo do que pretende fazer e ver. Vai depender também do tipo de veículo que usará para percorrer a região. De carro de passeio o negócio é andar pelas rodovias mesmo (asfalto). Com 4x4 e disposição para encarar estradinhas ruins, barro e muita poeira as possibilidades mudam completamente (para melhor, na minha opinião, já que as paisagens são bem mais belas).

 

 

:arrow: Algumas sugestões, pensando no que você disse, partindo de uma rota factível com carro de passeio:

 

A rota pela BR-101, para quem quer conhecer o Passo/Serra do Corvo Branco de carro é avançar pro planalto saindo de Palhoça/SC (até aqui viagem tranquila, pista dupla e bem sinalizada), via BR-282 (pista simples daqui prá frente) e depois tomar a SC-431, logo depois de Águas Mornas, direção de São Bonifácio - Rio Fortuna (aqui já pela SC-407) e depois seguir por Grão Pará pela SC-439 até Urubici, passando pela Serra do Corvo Branco. A vista da serra, subindo, é impressionante pois por ali você vislumbra as escarpas de baixo. Depois, chegando no Passo do Corvo Branco a vista também é excepcional, só que de cima para baixo. Aviso que pode ser um pouco cansativo por ter trechos em estradas de terra e, na S. Corvo Branco, muitas curvas fechadas, que obriga a ir devagar. A meu ver é mais cênico para quem não conhece ainda a região do que seguir direto pelo asfalto da BR-282 (via Alfredo Wagner - Bom Retiro).

 

Depois, já no planalto/serra catarinense, de Urubici dá para emendar vários roteiros pela região (dezenas de possibilidades, dependendo do que se pretende conhecer e do tempo disponível), aí sim seguindo pela SC-430 (Urubici - São Joaquim) e pela SC-438 para Bom Jardim da Serra (pensando na Serra do Rio do Rastro - direção de Lauro Müller/SC), podendo descer a serra por ali e voltar a Curitiba por Tubarão/SC (BR-101, com tempo curto). Com mais tempo e disposição de rodar, uma ideia interessante é partindo dali, descer um pouco mais no mapa, rota Bom Jardim da Serra/SC, pela SC-438 (SRR) passando por Lauro Müller/SC, tomando ali a SC-447 seguindo para o sul no rumo Siderópolis - Nova Veneza (SC-443) - Meleiro - Turvo e, pela BR-285, seguir novamente pro planalto, agora gaúcho, passando por Timbé do Sul/SC e depois São José dos Ausentes/RS. Este sim um passeio com vistas maravilhosas dos Aparados da Serra por baixo, da estrada. Em São José dos Ausentes, com tempo, também há dezenas de opções de roteiros e atrações interessantes para quem curte campo, montanha e cânions e dali, depois, dá para emendar com a Serra Gaúcha "clássica", eixo S. J. Ausentes - Bom Jesus - São Francisco de Paula - Canela - Gramado etc. ou eixo S. J. dos Ausentes - Bom Jesus - Vacaria - Caxias do Sul - Bento Gonçalves - Nova Petrópolis - Gramado - canela etc.

 

Note que não falei nada sobre Cambará do Sul/RS e os PNs dos cânions famosos ali próximos... Só ali já rende um outro roteiro bem interessante também e que pode ser considerado na mesma viagem havendo tempo, disposição e grana para rodar, perfeitamente integrável aos outros que mencionei.

 

A região toda (eixo Urubici - Bom Jardim da Serra (SC) - São José dos Ausentes - Cambará do Sul (RS)) é muito promissora em termos de turismo. Há alguma carência de estrutura, principalmente saindo de Urubici, que a meu ver não chega a afetar quem tem disposição para fugir um pouco do luxo desnecessário e do burburinho da vida na cidade, acampando ou se hospedando em pousadas rurais mais simples.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Getulio, obrigado primeiramente ...

 

Eu acabei não comentando meu roteiro ...

 

Curitiba (1 dia)

Urubici / SJ (2 dias)

Bento Gonçalves (3 dias)

Gramado / Canela (7 dias) - com idas a cambará (já conheço esse pedaço)

 

Portanto, estou pensando em ver o roteiro certo para as Serras Catarinenses para que eu possa aproveitar o máximo ...

 

Sobre o percurso que vc citou, não seria melhor ir direto para Urubici (via bom retiro e depois SC-430)e depois ir de lá para são joaquim via Serras (descendo pelas SC-439 e SC-438)) o que pelo que vi no google dá uns 185 km em vez de ir pela SC-430 que dá uns 60 km (mas perde-se o trecho da serra do corvo e rio do rastro que pelo que entendi uma é continuidade da outra) ..

 

Se puder me esclarecer, agradeço.

 

Obrigado mais uma vez, está me ajudando bastante.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Fábio!

 

 

Na verdade, pelo que você planejou, seu foco está é na Serra Gaúcha, não na Serra Catarinense. Também não sei qual é o tipo de interesse principal que tem na viagem, se descanso/lazer, contemplação da natureza, compras, gastronomia... Enfim, vamos tentar ajudar...

 

Com o tempo curto realmente tem que focar. Para quem vem de Curitiba, como eu disse antes, ainda acho que seria melhor subir pelo Corvo Branco (esclareço: não é continuidade da Serra do Rio do Rastro não!), ou seja, ir pela BR-101, sair dela em Palhoça (BR-282 ...) por Grão Pará (SC-439) subindo a serra em direção à Urubici, pois você já risca da lista logo de início o Passo/Serra do Corvo Branco (na ida), que fica bem na borda do planalto. Também é possível fazer a subida da serra por Alfredo Wagner e Bom Retiro, até um pouco mais rápida em relação à possibilidade anterior, seguindo sempre pela BR-282 (depois de sair da BR-101), chegando em Urubici pela SC-430 como parece ter sido sua questão, mas aí você perde o visual da subida pelo Passo da Serra do Corvo Branco, impagável na minha opinião, especialmente se der sorte de fazê-lo num dia ensolarado.

 

Dali você pode aportar em Urubici e definir o que quer fazer e ver no entorno e depois rumar para São Joaquim, isso sim pela SC-430/SC-438. De São Joaquim você terá que desviar para o leste se quiser conhecer a Serra do Rio do Rastro, que fica no município de Bom jardim da Serra, cerca de 54 Km de distância (mirante). Uma vez no mirante da Serra do Rio do Rastro (parte alta, ainda no planalto) poderá optar em descer para Lauro Müller (não acho conveniente pelo tempo que isso te demandará) ou voltar, caminho inverso, e seguir de São Joaquim para Lages (SC-438, sentido oposto) e dali pela BR-116, sul, para Vacaria e depois Caxias do Sul, Bento Gonçalves e etc... É a rota mais rápida e sossegada para a Serra Gaúcha pois as estradinhas na região serrana que atravessam os estados entre São Joaquim e Bom Jesus/RS ou entre Bom Jardim da Serra e Cambará do Sul/RS são bem ruins e judiam bastante de carros de passeio, além do tempo que tomam por ter que trafegar devagar. Veja, não é o mais bonito em termos de natureza, mas com o tempo que você definiu é o que fica mais viável.

 

Seguem alguns posts aqui do Fórum que podem te ser úteis para te ajudar a definir o restante do seu roteiro:

 

Relatos de viagens nas regiões:

 

serra-catarinense-urubici-sao-joaquim-e-bom-jardim-da-serra-julho-2012-t74482.html

 

urubici-uma-surpresa-agradavel-em-santa-catarina-t74057.html

 

viagem-serra-gaucha-t74801.html

 

viagem-de-carro-pra-serra-gaucha-com-fotos-t60072.html

 

gramado-canela-canion-natal-luz-12-2011-fotos-e-precos-t64855.html

 

viagem-ao-sul-do-brasil-regiao-dos-canyons-e-gramado-t36576.html

 

 

Discussões de roteiros:

 

serras-gauchas-em-janeiro-de-2013-eu-esposa-e-filho-de-3-anos-alguem-tem-sugestao-de-roteiro-t71974.html

 

montando-roteiro-gramado-setembro-2012-t72312.html

 

gramado-ajuda-com-roteiro-26-a-28-de-outubro-2012-t74489.html

 

Boa pesquisa e boa viagem!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Poxa Getúlio, me ajudou bastante !

 

Só tem um porém, eu vi agora e reservei hospedagem em São Joaquim e não em Urubici ... Será que compensa fazer alteração do roteiro de estradas que vc me passou ou não ?

 

Reservei mais tempo em Canela e Gramado por conta do Festival de Natal mesmo, se não fosse por ele, exploraria mais as Serras Catarinenses, deve ser um show a parte, principalmente para mim que gosto de fotografia de natureza.

 

Obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Fábio!

 

 

[...]

 

Reservei mais tempo em Canela e Gramado por conta do Festival de Natal mesmo, se não fosse por ele, exploraria mais as Serras Catarinenses, deve ser um show a parte, principalmente para mim que gosto de fotografia de natureza.

 

[...]

 

 

É, não quero desapontá-lo, mas a natureza é mais exuberante pros lados das serras mais rústicas, de Urubici, Bom Jardim da Serra e São José dos Ausentes... Gramado e Canela é mais vitrine, comércio, consumo, intervenção humana massiva, mesmo nos recantos naturais percebe-se isso, como na Cascata do Caracol e nos parques, como no Ferradura. Mas opção é opção.

 

Essa tua hospedagem em São Joaquim vai complicar um bocado a tua situação de tempo ali, mas não a inviabiliza, só terá que rodar um pouco mais, eventualmente. Saindo cedo de SJ dá para fazer muita coisa em Urubici, só organizar bem. Mais um motivo para não mudar o roteiro, isso se ainda quiser conhecer a Serra do Corvo Branco. Suba por ali, risque o Corvo Branco do caderninho e aproveite Urubici neste primeiro dia (Vale do Rio Canoas, Morro da Igreja, Cascata Véu de Noiva, Gruta N. Sra. Lourdes, Caverna e Cachoeira do Rio dos Bugres - que já ficam daquele lado - não creio que consiga fazer todos num único dia, mas eleja prioridades dentre esses), daí siga para SJ dormir... Se for para voltar no outro dia pros lados de Urubici, ande por outras bandas pois já terás varrido todo o 'lado leste' de Urubici, por assim dizer. Ou de SJ se concentre de vez na sua ida à Serra do Rio do Rastro, que também reserva algumas boas emoções e explore as imediações de SJ também.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Getulio, bom dia !

 

Na realidade quando comentei que já conhecia a parte do RS estava me referindo mais à Cambará do Sul e suas belezas naturais ... Gramado e Canela é aquilo mesmo que vc disse, com algumas exceções de áreas mais preservadas fora da cidade, mas é aquilo mesmo.

 

Sobre SJ / Urubici, acabi fechando em SJ pelo preço mais em conta que achei, mas agora já foi. Gostaria bastante de conhecer tanto a Serra do Corvo Branco como a do Rio do Rastro, mas pelo que vc está me dizendo, estou achando que não vou conseguir fazer as duas coisas.

 

Muito obrigado pelas dicas, me ajudaram bastante. Vou imprimi-las para não me esquecer de nenhum detalhe.

 

Um abraço Getúlio, fique com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

[...]

 

Gostaria bastante de conhecer tanto a Serra do Corvo Branco como a do Rio do Rastro, mas pelo que vc está me dizendo, estou achando que não vou conseguir fazer as duas coisas.

 

[...]

 

 

Olá Fábio!

 

 

Note que não foi o que eu disse, na verdade foi exatamente o contrário, só abri algumas outras possibilidades tentando otimizar sua passagem por ali. Veja este trecho:

 

 

[...]

 

Essa tua hospedagem em São Joaquim vai complicar um bocado a tua situação de tempo ali, mas não a inviabiliza, só terá que rodar um pouco mais, eventualmente. Saindo cedo de SJ dá para fazer muita coisa em Urubici, só organizar bem. [...]

 

Dei as sugestões ali, inclusive a de não alterar o roteiro que propus inicialmente subindo pela S. do Corvo Branco, via Grão Pará, pensando em otimizar os dois dias que tu falou que passaria ali na região. Imaginei o primeiro dia passando pelo Passo do Corvo Branco, em direção a Urubici, o que já elimina aquele atrativo da sua lista. Dali você pode aproveitar o "caminho" de Urubici a São Joaquim conhecendo mais algum (ou alguns) dos atrativos que citei (como o Morro da Igreja, no meu entender parada obrigatória e fácil de cumprir neste trajeto), que ficam entre a S. do Corvo Branco e o centro da cidade (passagem obrigatória para você, subindo de Grão Pará). Dali, cumprido este primeiro dia, vai dormir em São Joaquim e no segundo dia estica até a Serra do Rio do Rastro, perfeitamente factível numa manhã e sem atropelos, bastando acordar cedo, o que ainda lhe daria o período da tarde livre, seja para fazer mais alguma coisa ali na região ou então se deslocar para o próximo destino do roteiro depois de São Joaquim. Como eu disse antes, terá que eleger prioridades...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Getúlio, boa tarde !

 

Eu entendi perfeitamente o que quis dizer ... aliás, me ajudou a clarear mais as idéias ... estou pensando em fazer este roteiro abaixo, dá uma olhada se puder .. como não conheço a região, posso ter pensado em algum trecho não tão viável... Segue abaixo.

 

roteiro_sc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Ricardo!

 

 

Respondendo à pergunta manuscrita no mapinha: NÃO!

 

Se olhar o que sugeri verá que não tem essa volta por "baixo", que no seu desenho passa por Braço do Norte e Orleans.

Veja o meu mapinha (use o zoom, nos botões + e - e navegue pelo Google Mapas, normalmente) :

 

[googlemap]https://maps.google.com.br/maps?f=d&source=s_d&saddr=Curitiba+-+PR&daddr=Palho%C3%A7a+-+Santa+Catarina+to:Anit%C3%A1polis+-+SC+to:Gr%C3%A3o+Par%C3%A1+-+Santa+Catarina+to:Urubici+-+SC+to:S%C3%A3o+Joaquim+-+SC+to:Bom+Jardim+da+Serra+-+Santa+Catarina+to:Mirante+da+Serra+do+Rio+do+Rastro+-+SC-438,+Santa+Catarina&geocode=FXz-e_4dXCYQ_SnxDwn89ePclDFHtysJsIN6PA%3BFdI0Wv4duVwZ_Sn9geUkiC0nlTGKtcsAXWUvnA%3BFQY-Vv4dl1kS_SkJ8V7AKe8glTFCxRjtSzIpKQ%3BFT7oUf4dJBIR_Smpl4ZEJAMhlTGINXRdWnXvcw%3BFdlVVP4dGPkK_Sn_fobmVEEglTFejpSSlQ_5PQ%3BFShHUP4dfhIG_Sl1ISKgUSkglTEaHpXQg8ALiA%3BFW6PT_4dfckK_SlZ-ekCHLQhlTGJl-XCGzxjZQ%3BFQe-Tv4djO0L_SF_HrGN2xY1mClTgu0ZdbAhlTF_HrGN2xY1mA&aq=0&oq=Mirante+da+serra+d&sll=-28.098635,-49.247589&sspn=0.896453,1.234589&vpsrc=6&t=h&hl=pt-BR&mra=ls&ie=UTF8&ll=-28.076524,-49.358826&spn=0.224161,0.308647&z=12[/googlemap]

 

Essa é a rota que imaginei. Dia 1 subindo pela SC-430 para Urubici e Dia 2 no pequeno trecho entre São Joaquim e Bom Jardim da Serra, para o Mirante da Serra do Rio do Rastro, onde termina a linha. Retorno a São Joaquim pela mesma linha, sentido inverso. Isso já prevendo uma certa liberdade de movimentos, pois você poderá querer iniciar o deslocamento para a Serra Gaúcha via Lages (BR-116), como te indiquei. Agora uma pergunta: você sabe as localizações no mapa da S. do Corvo Branco e da do Rio do Rastro? Pergunto pois se for o caso faço e posto aqui um mapinha mais elaborado, coisa que não faço agora por não ter aqui, no momento, um programinha de edição de imagens.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agora entendi ...

 

O esquema é descer pela 101 até palhoça... seguir até rancho queimado via SC-282, pegar a SC-407 até Braço do Norte e virar rumo a Grão Pará pela SC-439 e ir até Urubici ... Depois pegar a SC-430 até São Joaquim.

 

No meu roteiro eu tinha colocado um trecho que compreendia Lauro Müller até Braço do Norte, assim conheceria todo aquele trecho ... mas o que indicou pode ser até melhor.

 

Já para seguir para as Serras Gaúchas tinha pensado em ir via Bom Jesus chegando até Vacaria rumo a Caxias do Sul em vez de subir até Lajes... dá uma diferença de quase 50 Km, mas não conheço as estradas, pode ser que indo por Lajes seja mais rápido.

 

Valeu pelas dicas Getúlio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...