Ir para conteúdo

Machu Picchu - Outubro 2012 - Dicas e Preços atualizados


Posts Recomendados

  • Membros

Se me permitem, coloquei algumas dicas no meu tópico da assinatura e uma delas diz respeito a como se levar dinheiro em viagens ao exterior que gostaria de compartilar com vocês:

Todo viajante entrando ou saindo do Brasil, com recursos em espécie, cheques ou cheques de viagem, em moeda nacional ou estrangeira, em montante de até R$ 10.000,00, não precisa fazer nenhum tipo de declaração. No entanto, caso o valor seja superior a R$ 10.000,00, o viajante é obrigado a apresentar a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV).

As opções mais comuns para se transportar dinheiro para o exterior são descritas abaixo com seus prós e contras.

DINHEIRO VIVO

Geralmente levar todo seu dinheiro em papel moeda (papel moeda=dinheiro vivo) não é uma boa idéia. Além dos altos riscos de perder ou ter todo seu dinheiro roubado, diferentes fatores têm que serem levados em consideração para se tomar uma decisão mais consciente.

Prós:

• Caso seu cartão de crédito ou débito não funcionem, um pouco de dinheiro vivo pode salvar a pátria.

• Com dinheiro vivo no bolso você não precisa se preocupar em retirar dinheiro de caixas automáticos e em achar algum lugar que troque seus travel cheques.

Contras:

• Segurança. Caso você perca ou tenha uma grande quantidade do seu dinheiro roubado, grande chance a sua viagem vai se tornar uma grande dor de cabeça.

CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL

Caso você tenha tido problemas com seu dinheiro, ter um cartão de crédito pode acabar salvando a pátria. Todavia, é preciso ter cuidado com a variação de câmbio ao utilizar o cartão de crédito. Cancelar o cartão imediatamente após ser roubado pode evitar aborrecimentos.

Prós:

• São aceitos na maioria dos estabelecimentos do mundo.

Contras:

• A desvalorização da moeda nacional, ou a valorização da moeda estrangeira pode render surpresas como uma conta no final do mês muito maior do que a esperada.

• Altas taxas para saques e o imposto (IOF) incide sobre o total do valor da operação.

CARTÃO DE DÉBITO TRADICIONAL

O cartão de débito tradicional debita o dinheiro direto da conta bancária do usuário em caso de compras e dá a opção de saques em dólar ou a moeda nacional do país que estiver.

Prós:

• A conveniência de usar o mesmo cartão de débito do Brasil da mesma forma no exterior.

• Cotação do câmbio feita na hora da retirada do dinheiro e não no fechamento da fatura como no cartão de crédito.

• Taxas fixas para saques e compras.

Contras:

• O funcionamento do cartão de débito do Brasil no exterior ainda não é perfeito e se você só depende dessa forma para ter dinheiro no exterior, você pode acabar em grandes apuros!

CARTÃO DE DÉBITO RECARREGÁVEL – VISA TRAVEL MONEY (VTM)

É importante ter uma segunda opção. O “Visa TravelMoney” funciona como um cartão de débito nacional, aceito na maioria dos caixas automáticos do mundo

Dicas: É importante ter a senha do cartão decorada, pois muitas vezes o VTM vai pedir a senha para continuar a transação! Se o cartão não funcionar como débito, peça para passar o cartão de novo, selecione crédito na segunda vez que deve funcionar sem problemas.

Prós:

• O funcionamento do cartão de débito do Brasil no exterior ainda não é perfeito e se você só depende dessa forma para ter dinheiro no exterior, você pode acabar em grandes apuros!

• Aceito em qualquer estabelecimentos ou caixa automático que trabalhe com Visa ou Visa Plus.

• A Conversão de moeda é feita na hora em que for usada.

• Pode ser recarregado sem custos quantas vezes for preciso mesmo quando você estiver no exterior!

Contras:

• Às vezes o cartão pode não funcionar.

• Existe uma taxa por transação e cada país tem a sua

COMO EU FAÇO

Antes de chegar ao país faço uma previsão de quanto vou gastar. Além do cartão de débito e crédito levo dois cartões do Visa TravelMoney. Retiro o dinheiro na chegada ao país de destino, o suficiente para uma semana e assim por diante (saque com cartão de débito sempre que possível). Deixo a maior parte do dinheiro e um dos cartões (com mais dinheiro) sempre junto ao corpo, em uma money belt (dolera) que se põem dentro da calça; o outro (com um pouco de dinheiro para emergências) fica guardado na mala. Na carteira carrego só um pouco de dinheiro e caso tenha que tirar dinheiro da dolera, vou ao banheiro para evitar que alguém veja que estou usando uma. Ter um pouco de dinheiro na carteira pode ajudar em caso de roubo, pois assim evita que o assaltante te reviste procurando dinheiro e encontre a dolera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...