Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Estive estes últimos dias em Diamantina/MG, cidade histórica famosa pela corrida por diamantes no século XIX, por ser a cidade natal de JK e mais recentemente por servir de cenário para a minissérie "A Cura" da Rede Globo. Como não encontrei quase nada no site sobre esta cidade, gostaria de compartilhar algumas dicas.

 

[t1]

Museus e atrativos turísticos[/t1]

A cidade não possui muitos, e podem ser todos visitados em somente um dia. São os seguintes:

Casa da Chica da Silva - Local onde morou a poderosa Chica da Silva, negra escrava amante do comendador João Fernandes, que por isso conseguiu bastante status na sociedade daquela época. Entrada gratuita.

Museu do Diamante - Possui vários artefatos do século XIX, bastante interessante. Entrada R$ 1

Museu casa de JK - Casa onde morou o ex-presidente na infância. Muitos objetos de época e fatos interessantes sobre JK. Entrada R$ 2.

Casa da Glória - Um antigo convento, hoje utilizado como alojamento de estudantes e faculdade de Geologia. Este atrativo em particular não achei muito interessante, não há dentro dele nenhum tipo de explicação sobre a época de convento. É simplesmente um prédio antigo usado hoje com outra finalidade. Entrada R$ 1

Existem também outros atrativos que podem ser visitados por fora, como diversas Igrejas e o caminho dos escravos.

Mercado da Cidade - Aos sábados ocorre uma feira muito interessante, com comidas típicas a preços populares e artesanatos.

 

[t1]EcoTurismo[/t1]

Diamantina possui 2 parques: o Parque Nacional das Sempre Vivas e o Parque Estadual do Biribiri. Neste último podem ser encontradas as 2 cachoeiras mais famosas da cidade: Sentinela e Cristais. O parque é cortado por uma estrada de Terra por onde se chegam às cachoeiras e a um mirante. Existem várias outras cachoeiras acessíveis por estradas de terra e trilhas.

Também por estrada de Terra pode-se chegar aos distritos de Milho verde e São Gonçalo de Rio das Pedras.(ver mapa no final)

 

[t1]Como chegar?[/t1]

Ônibus - Saindo de BH em diversos horários, pelas empresas Cometa e Útil.

Carro - Pela BR-367, as estradas de BH até Diamantina estão em ótimo estado.

Avião - A TRIP disponibiliza vôos de Belo Horizonte para Diamantina.

 

[t1]Hospedagem[/t1]

Bom neste item não posso ajudar muito, fiquei na casa de amigos. Mas se alguém tiver dicas, eu edito e coloco aqui.

 

[t1]Dicas Importantes:[/t1]

Vá na secretaria de Turismo (Praça Antônio Eulálio,53) e obtenha o mapa das atrações, tanto as culturais como as ecológicas. Os mapas são muito bem feitos, você pode baixá-los clicando nas imagens abaixo: (depois que abrir em outra janela clique de novo para ver em alta resolução e salvar)

img0833to.th.jpg img0832vk.th.jpg

 

 

A cidade é toda pavimentada com pedras então, para as mulheres, salto nem pensar!

 

OBS: A idéia deste tópico foi compartilhar um pouco do que aprendi sobre a cidade tendo em vista a escassez de informações no fórum. Caso alguém queira colaborar, posso ir enriquecendo este tópico. ::otemo::

Link para o comentário
  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

olá!

passei o ano novo em Diamantina, muita chuva, mas curtimos a nossa maneira, vagando pela cidade e comendo os maravilhosos quitutes mineiros. Queria ter ido para Biri-biri e nas cachoeiras sentinela e cristais, mas fiquei temerario por causa do tempo. Fui no caminho dos escravos e no cruzeiro, de onde se tem uma vista ampla da cidade. Ano passado estive em Milho Verde e Serro, tb vale muito conhecer. E o café do beco, aos domingos de manhã, que é imperdível!!

20110111150559.JPG

Link para o comentário
  • Membros

Milho Verde eu tentei chegar mas desisti. Foi assim: planejei ir lá e volta para diamantina no mesmo dia, pois tenho conhecidos em diamantina. nem levei dinheiro pra pousada nem nada, só o suficiente para uma refeição. 30 km de estrada e 2h depois do inicio do percurso, com o tempo já fechando, acabei optando por retornar (ainda faltavam mais 10 km) pois se a estrada ficasse ruim devido a chuva ia ficar complicado. Fazer o que né? ficou para outra vez. Foram mais 2 h para voltar. Falta de planejamento de quem nunca pegou uma estrada de terra tão longa...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

qdo fui, nem achei a estrada tão ruim e tão longa, o q pode ter dificultado foram as fortes chuvas, mas vale muito, só os trajetos por essas serras já são belos. vá da proxima com tempo seco e planeje bem q da pra ir tranquilo e chegar até Serro, outra vila bem bacana

boas trips!!

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

olá Tatiana,

se refere a qual tipo de hospedagem?

há um tempo já fiquei na http://www.pousadasempreviva.tur.br, era boa mas tem um pouco de barulho da rua

voltei e fiquei na http://www.pousadadoscristais.com.br tem mais opções no café e mais tipos de hospedagem

pode ver outras opções no http://maps.google.com.br/maps?q=pousada+diamantina&hl=pt-BR&fb=1&gl=br&hq=pousada&hnear=Diamantina+-+Minas+Gerais&t=m&z=15 e no http://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g303380-Diamantina_State_of_Minas_Gerais-Hotels.html

tem um amigo que sempre fica no hotel ao lado da rodoviária, desculpe não recordar o nome, depois confirmo....

qq dúvida mais, estamos aí

boas viagens!!

Link para o comentário
  • Membros
Alguém tem dica de hospedagem?

 

Oi Tatiana,

 

fui pra Diamantina agora no feriado do dia 12 de outubro e postei umas dicas no fórum "circuito cidades históricas - perguntas e respostas", e sobre hotel minha dica foi o Hotel Santiago!!!!!!!!! Exatamente em frente à rodoviária; 34,00 a diária do quarto individual sem banheiro (o banheiro fica a um passo do quarto rs), super limpo, funcionários super solícitos e um café da manhã de novela... 4 frutas, 3 sucos, molho de cachorro quente, ovos mexidos, pão de queijo, vários biscoitinhos, bolos, pães, e por aí vai... simplesmente inacreditável pelo valor de 34,00!!!!!

 

E atualizando o post original, salvo engano, atualmente a única empresa que faz BH-Diamantina-BH é a Pássaro Verde.

 

Abs, Lu

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...