Ir para conteúdo

Bonito MS, dicas para quem curte ir sozinho...


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite mochileiros... Gostaria de relatar aqui como foi minha viagem que de primeira foi planejada para eu ir sozinha... No fim conheci uma mochileira que estava indo para la... A divertidissima Luli, agora gostaria de compartilhar tudo o que gostei e não gostei, tudo que reparei e acho importante quem está planejando ir para lá ficar sabendo...

 

Bom, primeiro que a passagem de avião da azul saiu mais barata para mim que parti de Campinas - SP, existe um aeroporto em Bonito, mas parece ser muito mais caro e ter pouquissimos vôos... Então fomos para Campo Grande

 

Eu fui em novembro, fui dia 01 e voltei dia 07 para São Paulo...

 

Bom, primeiro que nesta época que fui não fez todo calor que prometeram que ia fazer... As trilhas são todas no meio do mato, ou seja, sombra, lugar fresco, apesar que tem o balneário municipal (ótima opção para quem não tem o que fazer) que eu não fui, mas quem foi voltei beeeem queimado... Não usei o repelente nenhum dia se quer... Fui atacada apenas por uns 3 carrapatos...

 

Chegamos na segunda dia 01 em Campo Grande e fomos até a rodoviária que era bem longinho do aeroporto... Não conseguimos contatar as vans que são mais rapidas, já que o ônibus levou 4:30h para chegar e em situação precária... Mas, ele anda muito devagar e para a cada 10km... O ônibus custa R$ 51,50 para ir e R$ 49,90 para voltar... Mas, geralmente se consegue uma carona ou van para voltar (a carona foi meu caso, paguei o mesmo preço do ônibus, mas cheguei em 3h). Quando cheguei em Bonito me falaram que era só ter procurado Van em Campo Grande que sempre tem... Ali no aeroporto mesmo...

 

No dia 02 acordamos e fomos ver o que podiamos fazer de passeio, conclusão, havia chovido dois dias antes... Então quase todos os passeios estavam interditados... Fomos para uma tal de Estância Mimosa, uma agradável fazendo cheia de cachoeiras, ótima para descançar, porém, só tem cachoeiras, achei que não valeu a pena ir até Bonito para ver cachoeiras que vejo por aqui mesmo... Nada de muito especial, entende?

 

Depois fizemos os passeios que disseram ser os tops... Fizemos o Abismo Anhumas que foi fantastico, foi o mais caro, mas valeu muiiito a pena... Não existe beleza comparável.... Depois fomos até a Gruta do Lago Azul, famosa, linda demaisss.... Mas, hoje dia só podemos apreciar de uma certa distância, nem muito perto podemos chegar... Depois fomos no Rio da Prata, foi fantasticoooooo!!! Muito muito muito bom, quem curte flutuação... quem curte cinema 3D, não pode perder, é excelente!!! Só uma dica.. Lá a flutuação faz parte da trilha, então não adianta legar sua camera se não for subaquatica... Algum usou aquelas bolsinhas (não a caixa estanque) e até que funcionou bem. Para alugar camera com acixa estanque é muiiito caro (na minha opnião). Disseram que o Rio do Peixe e o Rio Sucuri eram fantasticos, mas não deu tempo de conhecermos, afinal choveu novamente... Furou neh... !

 

Lá tem bicicletas para alugar, R$ 10,00 meio periodo.. muito bom fazer algumas trilhas ou ir até o balneário por exemplo (foi o que eu fiz, mas o balneário estava interditado por ter chovido num dia anterior)...

 

Para almoçar... Se eu não me engano o nome do restaurante era casarão, eu tive o azar de só conhecer no ultimo dia... Pq custava R$ 17,50 coma a vontade e uma comida deliciosa, varias opções...

 

No Hostel foi perfeito se vc for uma pessoa amigável vai conhecer muitas outras pessoas, além dos funcionários que são demais!! Foram as pessoas que tornaram a minha viagem ainda melhor... Pessoas legais demais!!! Ah la tem lasanha e macarronada, mas achei caro, R$ 15,00 e não vem nem uma salada, enquanto no restaurante que citei acima, por apenas R$ 2,50 a mais come-se muito melhor...`

É melhor levar seu cadeado, apesar do hostel emprestar, sempre acabamos perdendo a chave ou trancando dentro do próprio armário...

Para quem vai sozinho não há lugar melhor que o hostel...

O hostel oferece roupas de cama cheirosas e um bom travesseiro (na minha opnião). Os armários são bem grandes, coube minha mochila de 75L, apesar que ele é comprida e não largo, não dá para se organizar muito bem...

Oferecem um agradável café da manhã incluso ja...

 

Não tinha muito o que fazer na cidade na baixa temporada a noite... Ficamos meio perdidos... A tarde quando não tem o que fazer tem o balneário Municipal, la eles alugam snorkel e mascara, nos passeios já estão inclusos e são esterelizados, então vc não precisa levar seu snorkel e mascara se tiver, mas ja economiza caso queira alugar no balneário, então é de se pensar.

 

Cuidado com certos passeios sem graça... Tipo buraco das araras na minha ipinião que não curto sair para tão longe, pagar para ver bichos, já que direto vc vem duranto os passeios mesmo... Para quem gosta, é uma boa... Dizem que são muitas araras de uma só vez...

 

Uma dica muitissimo importante: Eu fiquei doente lá... Precisei usar o hospital e na cidade existe um hospital particular que atende o SUS, porém, atende apenas com aquele cartão do SUS, se vc não tiver o cartão, terá três opções, ou pagar R$ 150,00 por uma consulta ou camelar no Posto de Saúde da cidade, não vi como era o posto de saúde, só sei que ando com meu cartão do SUS e tive um atendimento de 1º no hospital particular da cidade sem pagar nada! Ou ainda usar seu convenio que vc deverá verificar antes se o hospital atende...

 

Ahh a noite lá fez frio.. Eu não levei calça para sair, apenas saia e shots, então recomendo que levem pelo menos uma calça.

 

Enfim eu fiquei em Bonito do dia 01 até o dia 06, fui para Campo Grande dormi uma noite e peguei o avião no dia 07, tudo tudo tudo mesmo me custou R$ 1.400,00 em média... Não achei caro.. Já que os passeios vc paga para o Hostel no final e eles parcelam em 3x a partir de R$ 500,00 (o que não é dificil de gastar), só que apenas no cartão VISA, o cartão MASTER só à vista. Fora o que paguei antes, como as passagens de avião eu já havia parcelado meses antes e o sinal de 50% somente da estadia, que é muito barata, na baixa temporada R$ 25,00 para alberguista e vale muiiito a pena fazer a carteirinha de alberguista, já que tem descontos até nos passeios e para futuras viagens.

 

Enfim, eu amei a viagem e recomendo para todas as pessoas, o pove bonitense é tão hospitaleiro que dá vontade de voltar sempre...

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101110184728.JPG 334.150326797 500 ]O armário do Hostel... realmente não dava para manter a ordem...][[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101110184949.JPG 500 375.384615385 Legenda da Foto]Tivemos que colocar papel na saida do ar condicionado do ônibus de Campo Grande para Bonito (não era muito bom).[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101110185324.JPG 500 375 Legenda da Foto]Essa foto só para deixar com vontade de ir.. rs.[/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Marília, seu relato está muito bom!

Eu moro relativamento perto de Bonito e, de vez em quando, a gente pode se dar ao luxo de sair sábado de manhã e voltar no domingo a tarde, assim como o pessoal de São Paulo faz quando quer ir à praia... hehehe.

Uma coisa curiosa é a temperatura da água em Bonito, sempre bem fria, mesmo no verão! Quando está quente, cair na água lá é ótimo!

 

Seja sempre bem-vinda quando quiser voltar ao MS, não só para visitar Bonito, mas tb o Pantanal e outros lugares incríveis que temos aqui!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Oi Marília, seu relato está muito bom!

Eu moro relativamento perto de Bonito e, de vez em quando, a gente pode se dar ao luxo de sair sábado de manhã e voltar no domingo a tarde, assim como o pessoal de São Paulo faz quando quer ir à praia... hehehe.

Uma coisa curiosa é a temperatura da água em Bonito, sempre bem fria, mesmo no verão! Quando está quente, cair na água lá é ótimo!

 

Seja sempre bem-vinda quando quiser voltar ao MS, não só para visitar Bonito, mas tb o Pantanal e outros lugares incríveis que temos aqui!

 

Abraços.

 

Ahh que delicia morar pertinho deste paraiso! Realmente a agua é mtooo fria!!!

Obrigada, abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá Amigos Mochileiros!

 

Gostaria de compartilhar com vocês a minha viagem que tive em Bonito MS. Sou uma pessoa bem detalhista e espero que ajude a quem for para Bonito MS.

Foi uma viagem desejada e bem planejada que fui com meu esposo.

Somos de São Paulo, capital e comecei a planejar o vôo de São Paulo/Campo Grande.

Viajei pela Gol Linhas Aéreas em baixa temporada, Novembro de 2011. Paguei R$ 242,00 ida e volta por pessoa e compra antecipada saindo de Guarulhos às 13h40min em dia de semana, com vôo direto para Campo Grande – MS com chegada às 14h20min.

Feito isso comecei a procurar pousadas para ficar em Bonito. Fiz minha procura no Google como: “Pousadas em Bonito MS” e peguei a primeira que saiu que se chamava Pousada Jubaia, cujo site é www.pousadajubaia.com.br

O site é bem elaborado com tudo que você possa imaginar: Passeios, pacotes, hospedagem, valores de passeios, fotos dos passeios e da pousada, vídeos, estrutura, história de Bonito e tem até a história dos proprietários (que isso me ajudou muito na escolha do local). Achei vários depoimentos bacanas no mochileiros. Fizemos todo o acordo de hospedagem, traslado, passeios, transporte compartilhado por e-mail, pois eles têm chat online no site (muito legal). O valor da hospedagem é R$ 80,00 o casal (comprei na baixa temporada) com café da manhã (achei ótimo o valor). Fiz o meu traslado Campo Grande/Bonito/Campo Grande que é R$ 70,00 por pessoa saindo de Campo Grande às 14h30min e leva 03 horas em média, para chegar até Bonito, tudo programado por eles sem me preocupar com absolutamente nada. A pousada é bem simples, mas com tudo que precisa: ar condicionado, TV, frigobar, banheiro, estacionamento. Entrando em contato com a pousada, falei com Karen e Alexandre que me auxiliaram em tudo e são pessoas super 10. A pousada fica super perto do centro, mas longe de barulho que dá para você deixar o carro no estacionamento (para aqueles que vão de carro) e subir até o centro andando. O bacana dessa simples pousada é que os proprietários têm uma consciência ambiental muito bacana com lavagem de roupas de cama, toalhas, ar condicionado. Quando chegamos à recepção eles nos entregaram um comunicado bem explicativo sobre a pousada (legal também). O café da manhã é muito 10 tem vários tipos de pães, sucos diversos, geléia, requeijão, queijo, frios à vontade, bolos, frutas (é bem farto). A limpeza é show, porque o local pode ser simples, mas sem higiene não dá e lá eu não tive do que reclamar. O que eu achei bacana é que a pousada tem bem o ambiente de casa. No dia seguinte começamos nossos passeios. Foi feita antes de eu chegar uma programação completa. Eles me explicaram tudo, como é impresso o voucher de cada passeio (voucher para quem não sabe é o documento de entrada dos passeios). O valor dos passeios são tabelados e os voucher são impressos pelo site da prefeitura de Bonito ( achei muito bom o valor de cada passeio ser tabelado, pois não terá essa de pedir a mais ou a menos).

Relação de passeios que fizemos nesses 06 dias de estadia. Não contamos a data de chegada e saída. Nesse link http://www.pousadajubaia.com.br/tarifario.html tem a relação de todos os passeios de Bonito com fotos, descrição e valores e, nesse link http://www.pousadajubaia.com.br/pacotes.html os pacotes já estão prontos caso não queira fazer o seu.

Dia 1º: Aquário Natural (na parte da manhã) e Parque das Cachoeiras (na parte da tarde):

O transporte compartilhado foi nos buscar dentro da pousada. É uma comodidade sem igual.

O Aquário Natural é maravilhoso, tem piscina, um pequeno museu contanto a história natural. A segurança e organização são esplêndidas. Colocamos roupas de mergulho, colete, máscara, snorkel, papete (tudo isso incluso no valor). Fomos com o guia para a trilha que irá nos levar até a nascente do Aquário. A água é extremamente cristalina, lindo demais. Flutuamos na nascente por volta de 10 minutos e depois descemos o rio. Detalhe, não pode colocar os pés no chão, mas para quem não sabe nadar é super tranqüilo. O percurso inteiro a água é cristalina, com várias espécies de peixes e uma vegetação verde linda. No final dessa maravilha de flutuação, tem uma tirolesa super bacana que você pode desfrutar. Durante a caminhada ainda temos a oportunidade de ver os animais típicos do MS. O transporte compartilhado foi buscar-nos lá no Aquário Natural para levar-nos a nosso próximo passeio.

Parque das Cachoeiras sem comentários! Chegamos lá, conhecemos o receptivo e fomos almoçar. Que almoço fantástico. (fiquei até triste de tanto comer). Após um merecido descanso, fomos fazer a caminhada com trilha em mata, podendo ver a fauna e flora local. São 07 cachoeiras, todas para banho. Uma mais maravilhosa que a outra (tudo isso acompanhado de guia). Tem a cachoeira do amor, sinhozinho, mulungu... Fora as outras que não me recordo o nome, mas são maravilhosas. Após o passeio a van nos levou novamente para a pousada.

Dia 2º: Fazenda Rio do Peixe (Dia inteiro):

A van novamente foi nos buscar na pousada (que tranqüilidade). Essa fazenda é maravilhosa. Chegando à sede da fazenda fomos recepcionados pelo proprietário da fazenda Sr. Moacir.

Tivemos o privilégio de pegar nos braços as Araras (a emoção foi maravilhosa). Ele colocou uma Arara Azul nos meus braços, na minha cabeça (lindo demais). Deu comida para o Tucano na minha boca. Ele pegou o alimento sem ao menos encostar em mim (fantástico).

Com um grupo, o guia nos conduziu para a trilha para observarmos a linda fauna existente lá.

Tem umas duchas naturais aonde dá para relaxar e curtir nas cachoeiras, fora a quantidade de peixes que é maravilhoso. Nesse local tem um buraco de 04 metros de altura, onde você pode pular (eu pulei e achei fantástico) ou descer pelas escadas. Nesse buraco tem uma fenda que dentando nela, a impressão que temos é que lá tem uma grutinha e é maravilhosa. Depois de fazermos as trilhas pela manhã, voltamos para a sede da fazenda. Encaminharam-nos para o salão do almoço (o que era aquilo), Um almoço com mais de 40 tipos de pratos, dentre saladas, arroz, feijão, lasanha de banana, farofas e 15 tipos de doces e guloseimas (quase morri... rs). Depois desse belo almoço fomos para o redário descansar. Na segunda metade do dia, fomos para outra parte da fazenda. É estupendo! No final o Sr. Moacir colocou todos nós sentados no chão com bananas nas mão e chamou os macacos. Eu ri tanto que não dá para descrever o quanto foi lindo esse passeio. Ao término de tudo, a van nos levou para a pousada e mais uma noite de descanso.

Dia 3º: Passeio de Bote no Rio Formoso (na parte da manhã) e Balneário do Sol (na parte da tarde):

A Van como nos dias anteriores foi nos buscar dentro da pousada para irmos aos passeios. No passeio de Bote chegando ao local os guias nos levam para experimentar os coletes para nossa segurança e nos encaminharam até o bote. Na saída do bote o guia nos a as instruções de posicionamento para cada queda das corredeiras. Quando eu e meu esposo fomos ao bote, tinha mais botes conosco e foi uma farra. Dentro de cada bote tem 04 remos e 01 balde para que possamos jogar água nos outros botes e fazer corrida (foi muito engraçado...kkkkkk). Tem um rapaz que tira fotos nossas quando estamos no passeio. As corredeiras são tranqüilas e engraçadas. Vale à pena ir.

Saindo do passeio de Bote, quase ao lado, na mesma estrada fica o Balneário do Sol. Chegando ao Balneário do Sol, somos recepcionados pelo pessoal simpático que trabalha lá. Eles nos mostraram os animais que lá vivem. Tiramos fotos com Búfalos, um preto e um albino. Tiramos fotos também com lhamas e araras nos braços (muito lindo). Fomos ver as águas que banham o local e desfrutar da beleza. Brincamos com os macacos, aproveitamos a piscina natural, a tirolesa. Tem um jogo de xadrez no chão em tamanho grande (para quem gosta é muito show). Almoçamos no restaurante que é muito bom. No final a van nos levou para a pousada.

Dia 4º: Pantanal Fazenda San Francisco (Dia inteiro):

Saímos de Bonito as 05h00min horas da manhã rumo ao pantanal com a van que foi nos buscar na pousada bem cedinho. Chegamos à fazenda por volta de 07h15min da manhã. O lugar é fantástico. Tem animais que não tem em Bonito. Tuiuiú, quati, pássaros diversos de extrema beleza (não dá para explicar de tão lindo que é). Conhecemos o guia pantaneiro, a proprietária da fazenda Sra. Bete que é uma figura. Alegre, bem humorada e simples de tudo (me senti em casa), e a filha dela a Carol que é uma linda. O guia nos encaminhou para fazermos o “Safári Fotográfico”. Pensa em uma pessoa que levou duas máquinas para esse local e não deu conta. O lugar é fantástico. Vi vários tipos de animais da fauna e flora do Pantanal. Depois desse safári fomos para o almoço. O que era aquilo! Um almoço de uma fazenda é coisa de outro mundo. Bom demais. Descansamos um pouco e ficamos falando com outros turistas e o pessoal da fazenda. No início da tarde fomos fazer o passeio de chalana com a pescaria de piranhas. Vimos uma ariranha linda comendo um peixe, vimos uma anta na água e até uma sucuri (a emoção foi demais). Pescamos piranhas e com esses peixes alimentamos o gavião que tem lá no pantanal. Jogamos o peixe para o ar e ele vem buscar. Depois fomos alimentar os Jacarés (enormes e cheios de fome). Essa emoção eu vou levar comigo para o resto da vida. À tarde tomamos um delicioso café e a van nos trouxe para a pousada.

Dia 5º: Flutuação Rio da Prata (Dia inteiro) e Buraco das Araras (final de tarde):

Mais um dia de passeios. Tomamos nosso café da manhã e a van foi nos buscar para irmos ao Rio da Prata e o Buraco das Araras.

Nosso primeiro passeio foi o Rio da Prata. Chegando ao receptivo conhecemos um pessoal bacana que trabalha lá que nos apresentou ao nosso guia que nos levou para colocarmos as roupas de neoprene e todos os equipamentos de segurança. Tudo pronto fomos para a trilha até a chegada no rio e fazer a flutuação. O lugar é LINDÍSSIMOOOOOOO! Flutuamos na nascente no olho da água. A coloração da água não dá para descrever a beleza. Descemos o rio com a mesma coloração da nascente. A variedade de peixes é linda. Tem também um vulcão da água que é de extrema beleza. O guia fez o passeio ficar maravilhoso com as instruções e ajuda que deu para cada um de nós. Quando o passeio terminou, fomos para o banheiro, tomamos um banho e fomos almoçar. O almoço é estupendo. Saímos do Rio da Prata e fomos conhecer o Buraco das Araras. O local é lindo. Não tem muita atração lá, mas quando as araras aparecem a festa esta feita. Todos que estavam lá conosco fizeram absoluto silêncio, pois a quantidade de araras que estava bem na nossa frente era grande. Esse é um viveiro natural das araras. É um buraco enorme com plataformas para que você possa vê-las. Tirei inúmeras fotos maravilhosas. Valeu a pena ir. Ao término do passeio a van nos levou novamente para a pousada.

Dia 6º: Abismo Anhumas (Período manhã) e Balneário Municipal (tarde):

Como nos dias anteriores acordamos, tomamos nosso belo café da manhã. Esse é o único passeio que não tem transporte compartilhado, mas contratamos com a ajuda da pousada um motorista de taxi que nos levasse para o Abismo Anhumas. O valor que o motorista cobrou foi de R$ 140,00, mas achei muito bom, pois ele fica o dia todo a nossa disposição até terminar os passeios.

O Abismo Anhumas é um rapel de 72 metros de altura, mas para fazer esse rapel tem um treinamento antes. Você sobe e desce uma plataforma de 08 metros e esse treinamento fica na rua de cima da pousada onde eu estava. Esse treinamento é para os instrutores vêem se você esta apto a descer e principalmente subir o abismo. Quando chegamos ao Abismo, os instrutores colocaram em nós todo o equipamento de segurança para que pudéssemos descer. Quando estamos já preparados para descer, os instrutores pedem para você tirar os pés da fenda para fotografar (isso dá um medão). Enfim, começamos a descer. A fenda é estreita, mas dá para passar tranquilamente. Na medida em que vamos descendo a paisagem é fantástica, um mundo que parece que não existe. Para quem é época dos anos 80 a impressão que é e que estamos em uma caverna como “Indiana Jones” como naquelas cavernas ou no filme “The Goonies”. Não tem palavras para descrever tamanha beleza. Descemos em uma plataforma e lá colocamos a roupa de neoprene para fazermos a flutuação. A roupa ajuda a espantar o frio, pois a água esta em média de 17° a 21° graus (acho que é isso). Antes da flutuação, os instrutores nos levam a fazer um passeio curto de bote para explorarmos a caverna. A luz que entra lá na caverna é coisa de outro mundo, faz com que a imaginação aflore e dá a impressão de estarmos realmente em um filme. Quando vamos flutuar, os instrutores fazem a última observação e mergulhamos. A visibilidade da flutuação para o fundo é de 60 a 80 metros adentro. Dá para ver nítido os cones lá em baixo. O mergulho com cilindro só pode fazer quem tem carteirinha de mergulhador (eu e meu esposo vamos tirar a nossa somente para voltar para esse paraíso). Após o mergulho, colocamos as nossas roupas novamente para voltar para cima. A força para subir não é nas mãos e sim nas pernas. Correu tudo bem. Essa foi uma das melhores paisagens que já vi na minha vida. Não dá para descrever tamanha beleza. Por fim, o nosso motorista nos levou para o Balneário Municipal. Lá não tem tanta estrutura como os outros balneários, mas fomos lá para descansar e almoçar.

Por fim o motorista nos trouxe para a pousada para dormirmos e assim ir embora novamente para a realidade...

Projeto Jibóia:

Esse passeio é muito bacana e acontecem todos os dias as 19h00min.

Você conhece o “mestre” das cobras que é o Sr. Henrique Naufal. Um cara bacana que ama o que faz e nos ajuda a entender sobre um bicho que não temos nenhum apreço por ele. Explica o quanto é importante as cobras na natureza e todos os nossos conceitos que aprendemos (que na sua maioria tudo errado) e como reagir quando vemos alguma, tudo para a preservação das espécies. A palestra é bem divertida e no final podemos tirar fotos com as cobras nas mãos. Vale muito à pena ir e conhecer esse projeto de uma pessoa inteligente e que faz muito bem o seu trabalho.

 

O que eu gostaria de esclarecer sobre tudo:

A cidade é bem tranqüila, não tem violência, assalto, isso é primordial, alem de tudo é limpinha (isso conta muito). A cidade durante o dia não é bacana, tudo acontece durante a noite. Não vou indicar restaurantes, porque tudo vai de gosto. Eu tive ótimas indicações na pousada onde fiquei e achei cada uma delas excelente. A praça das piraputangas é lindinha (adequada para uma cidade pequena), o chafariz fica ligado à noite para que possamos tirar fotos. As lojas de artesanatos são lindinhas, mas tem que pesquisar, pois tem coisas que são caras demais pelo objeto em si. Não tenho nada do que reclamar, apenas uma observação. A cidade deveria ser mais cuidada como asfalto, trajeto de ruas e o atendimento médico hospitalar deveriam ser melhores, pois para uma cidade turística, o hospital não é adequado para o atendimento de turistas, imagina quem mora aqui.

Um pensamento: Se você vai viajar vá com alegria e esqueça os percalços sejam eles quais forem, pois se você já é uma pessoa de mal com a vida, não vai ter paraíso que te ajude a ter bom humor e irá reclamar de tudo e magoar quem estiver ao seu lado (seja quem for). Se precisarem de alguma orientação, estarei à disposição.

Desejo a todos uma linda estadia em Bonito – MS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Gostei do seu relato...

Fui pra lá no feriado de 15 de novembro e adorei o Buraco das Araras, viu... rs... realmente se vê (não muitas)..alguns casais de arara, vi tucano, caricaca, a cabeça do jacaré...rs... a biologa que nos guia é sensacional, vai mostrando plantas, árvores do cerrado, fazendo explicações... muito enriquecedor... Você devia ir conhecer, recomendo....fora que o buraco é uma coisa incrível.. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...