Ir para conteúdo

Chapada dos Guimarães: encantadora!


Posts Recomendados

  • Membros

Estive na Chapada na semana antes do Carnaval, e amei a energia daquele lugar.

 

 

Quando o ônibus vai chegando na Chapada, é de tirar o fôlego a vista dos paredões alaranjados. Fiquei alucinada. Como estava sozinha, acabei penando um pouco para consguir fechar passeios, mas tenho algumas dicas legais:

 

- Naquele aeroporto de Cuiabá (que na verdade, é um distrito ao lado) não se acha quase ninguém para dar informações. A muito custo, localizei um guarda que me indicou a avenida da frente, onde passa um ônibus urbano que vai para a Rodoviária de Cuiabá, em coisa de 35 a 40 minutos.

- Dá para ir ao parque nacional de ônibus, que sai da rodoviária da Chapada, e passa na frente do parque. Sem guia, é possível visitar a cachoeira Veu da Noiva, muito perto da entrada do parque. Como estava com guia, visitei as outras cachoeiras do parque e a Casa de Pedra, e confesso que saiu um pouquinho salgado, pq além de sozinha, estava sem carro. Paguei 125,00 pelo passeio, por uma agência chamada Ecoturismo Cultural, na rua que sobe pela lateral da igreja.

 

Já para o segundo dia, encontrei um guia super decente, e sugiro muito o nome dele: Sérgio Pavão, cujas informações podem ser encontradas na loja Arte da Terra, na pracinha central. O cara é super do bem, tem a energia da Chapada. Fui com ele para o Vale do Rio Claro, onde caminhamos por perto dos paredões, com direito a mergulho nos rios. Ah, o celular dele, quando não está no meio do mato, é 9925-5853. Podem falar que foi a Mirian, de Sp morando no RJ, quem indicou. Ele tem altas dicas para dar sobre a cidade.

 

No terceiro dia, fui, também com o Sérgio, para a Cachoeira da Martinha, para a Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul (espetaculares), e para o Mirante Geodésico.

 

Quarto dia, fiquei de bobeira na cidade, e visitei o Mirante da Pousada Penhasco. Você paga uma taxa de 5 reais e percorre umas trilhas, com piso e escadas de madeira, e o visual é fantástico. Dá para ir a pé para a Pousada, e todo mundo sabe indicar. Ah, tem também o Mirante do Restaurante Morro dos Ventos. Ainda melhor....

 

Quinto dia, visitei a Cachoeira da Geladeira (tem a do marimbondo por perto também, mas essa eu não vi), a Cachoeirinha e a dos Namorados e fui de moto-táxi.

 

Sexto dia, peguei um day-use na Pousada Penhasco (35,00), com direito a duas piscinas frias, três quentes, além de hidromassagem, sauna e um visual fantástico.

 

Sétimo dia, me despedi, quase chorando, dessa cidade encantadora.

 

Infelizmente não achei como fazer mais passeios, por que ainda sobrou opção, mas faltou quem me levasse.... rs Tipo o Morro São Jerônimo... ah, queria ter conseguido ir até Nobres, mas fica para uma outra vez...

 

Ah, fiquei hospedada na Pousada Rios, a mais barata que encontrei, muito próximo à rodoviária. Peguei o quarto mais barato, já que eu não pretendia ficar nele muito tempo, com tanta coisa para fazer, e paguei algo em torno de 40,00 a diária. É muito simples, e o café da manhã idem... Mas, para pagar os passeios, vale a economia.

 

E achei o Restaurante Popular bem razoável (subindo a rua ao lado da Igreja), com alguns pratos feitos bem saborosos, especialmente um tal peixe maravilhoso. Tem tb uma casa de tapioca na chapa, que fica na praça, e uma casa de Batatas recheadas, numa rua que sai da praça, cheia de lojinhas (não me lembro o nome da rua).

 

É isso, curtam essa cidade especial.

20120403192157.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Mimi,

 

Estou pensando em ir para a Chapada também. Sem carro e sozinha. Já vi que lá tudo é planejado para quem ter carro, né?

Não existe na cidade agências fechando pacotinhos para pequenos grupos para os passeios?

 

Você saberia dizer o valor que gastou em cada um dos passeios? Você contratava o guia individual e ia só você e ele?

Se puder responder agradeço.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mimi,

 

A Chapada realmente é muito bonita, mais o turismo é "sofrido" e quando reclamamos de algo "ainda somos mal vistos" pelas "autoridades" e pelas pessoas que "fazem turismo" aqui em MT, uma prova disso obtive semana passada via facebook, quando levantei algumas questões sobre as "Caminhadas na Natureza", promovidas pela Anda Brasil (aqui em Cuiabá e arredores estão sempre planejando e fazendo reuniões, mais a caminhada em si, não acontece à cerca de dois anos)

 

Por isso "tiro o chapéu" para a estrutura turistica de Bonito - MS, lá sim, eles sabem "agarrar" e "agradar" os turistas.

 

Então parabéns prela trip cheia de dificuldades, por esse local maravilhoso.

 

::otemo::::otemo::::otemo::

 

Luiza,

 

Aqui tudo é muito caro e dificil a locomoção entre as atrações. Tenta esse guia que a Mini indicou, acho que vale a pena, quem sabe ele consegue um grupo para encaixar você.

 

Realmente a cidade (Cuiabá, Varzea Grande e outras nos arredores) necessita melhorar muito para receber os turista que viram para a Copa 2014.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Oi, Dany.

 

Estou hoje na Chapada, e ainda permanecerei alguns dias aqui.

 

Sem guia eu já fui nas seguintes Cachoeiras:

- Véu da Noiva: não é necessário pagar entrada. Normalmente incluído no Circuito da Cachoeiras, também

- Cachoeirinha e dos Namorados: são no mesmo lugar, pouco depois do Véu da Noiva para quem vem de Cuiabá. São 10 reais a entrada mas 5 são revertidos em consumação;

- Geladeira: pouco depois do centro, 7 reais a entrada

- Marimbondo: na mesma estrada da Geladeira, mais ou menos 1 km antes. Não fui por falta de tempo, mas são 6 reais a entrada.

 

Quando cheguei fui à uma agência de turismo. Eles literalmente me esconderam esta informação, pois perguntei especificamente o que poderia fazer por lá sem pagar e ela só me deu um mapa e enrolou sem dizer nada. Descobri sozinho porque estava de carro e fui a cada um dos lugares.

 

Com guia, salvo engano meu, é obrigatório na Caverna Aroe Jari, Vale do rio Claro e Circuito das Cachoeiras.

 

Após completar minha viagem (também vou à Barra do Garças e serra do Roncador), pretendo postar um relato.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...