Ir para conteúdo

Mato Grosso - Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • 11 meses depois...
  • Colaboradores

Olá. Gostaria de informações de como fazer para chegar em Juruena - MT, a partir de Cuiabá - MT. Sou do RS e pretendo fazer uma viagem no final do ano para visitar parentes nessa cidade. Tenho um tio que tem um cunhado que mora lá, o empecilho é que ele não viaja de avião. Tracei um pequeno roteiro mas estou em duvida. Vamos de carro 4X4 e pelo roteiro dá uns 3000Km. Gostaria de informações de qual é o melhor caminho a partir de Cuiabá, se as estradas estão boas, asfalto ou terra, postos de combustível de quanto em quantos KM, Atoleiros, se dezembro chove muito ou é época boa para ir e poder aproveitar a natureza do lugar, pontos de interesse para ser visitado a partir de Cuiabá. Grato se puderem me ajudar. Abraços e boas mochiladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gio, ajudaria muito se pudesse colocar o roteiro que pretende seguir a partir de Cuiabá. O que posso lhe adiantar é que a partir de dezembro chove muito e há trechos de estradas intransitáveis em direção ao Norte do Estado, com atoleiros intransponíveis, senão com a ajuda de tratores. Como exemplo: http://goo.gl/qt99L http://goo.gl/yYj6i http://goo.gl/Hv4JB

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Marcelobborges. Pois é. De Cuiabá, não sei como se chega lá. No Google Earth e no Google Maps não tem opção, mas, traçando uma rota pelas estradas que vi no mapa do Google Earth tracei uma, mais ou menos assim (por isso a duvida). De Cuiabá - MT por Várzea Grande - MT seguindo pela BR 364 ou BR163 (tem os dois nomes na mesma rodovia) até Jangada - MT, depois de Jangada - MT no entroncamento seguir pela MT 246 até Barra dos Bugres - MT. Dai em diante pela MT 343 até Nova Olimpia - MT, depois pela MT 358 passando por Tangará da Serra - MT, Itanorte - MT até entroncamento com MT 235. (Até aqui, pelo que vi em fotos postadas no Google Earth esta tudo asfaltado). Pela MT 235 até Sapezal - MT (que por fotos de alguns rios parece que está asfaltado até o Rio Juruena) seguindo até uma fazenda (Fazenda Mazzuti) que fica do lado oposto do arroio em relação a cidade de Sapezal - MT. Da fazenda em diante, seguir sentido norte até chegar em Juruena - MT. Esta é minha duvida, ouvi dizer que a unica ligação de Juruena-MT para a Capital Cuiabá-MT é via MT 170. Como a imagem da região é de 2003 tenho muitas duvidas. Pois o único acesso a Juruena-Mt que encontrei foi por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá. Venho pedir desculpas aqui, mas o que o Google Earth mostra é um lugar no meio do nada para Juruena - MT. Pesquisando mais a fundo, descobri que é bem mais ao norte. O caminho até o entroncamento da MT 235 com a MT 358 está certo, dai em diante eu errei, tem que seguir na MT 358 até Campo Novo dos Parecis, dai em diante é pela MT 170 até Juruena - MT, passando pelas cidades de Mundo Novo - MT, Brasnorte - MT, Juina - MT, Castanheira - MT e Juruena - MT, tudo pela MT 170. Como se vê pelas imagens do Google Earth, até Brasnorte, as imagens são de 2006 e tem asfalto em todo o trecho a partir de Cuiabá - MT. Não sei dai para frente, se puderem me ajudar, fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Marcelobborges. Pois é. De Cuiabá, não sei como se chega lá. No Google Earth e no Google Maps não tem opção, mas, traçando uma rota pelas estradas que vi no mapa do Google Earth tracei uma, mais ou menos assim (por isso a duvida). De Cuiabá - MT por Várzea Grande - MT seguindo pela BR 364 ou BR163 (tem os dois nomes na mesma rodovia) até Jangada - MT, depois de Jangada - MT no entroncamento seguir pela MT 246 até Barra dos Bugres - MT. Dai em diante pela MT 343 até Nova Olimpia - MT, depois pela MT 358 passando por Tangará da Serra - MT, Itanorte - MT até entroncamento com MT 235. (Até aqui, pelo que vi em fotos postadas no Google Earth esta tudo asfaltado). Pela MT 235 até Sapezal - MT (que por fotos de alguns rios parece que está asfaltado até o Rio Juruena) seguindo até uma fazenda (Fazenda Mazzuti) que fica do lado oposto do arroio em relação a cidade de Sapezal - MT. Da fazenda em diante, seguir sentido norte até chegar em Juruena - MT. Esta é minha duvida, ouvi dizer que a unica ligação de Juruena-MT para a Capital Cuiabá-MT é via MT 170. Como a imagem da região é de 2003 tenho muitas duvidas. Pois o único acesso a Juruena-Mt que encontrei foi por ai.

 

Olá Gio.

Desculpe a demora em responder, mas estive um tanto ocupado esta semana. Bem, de fato, tentei localizar a rota anterior, por Sapezal, e achei um tanto estranho também. Até onde sei a rota utilizada para Juruena é pela MT - 170 até Juara e depois pela MT - 208 até Juruena. O que me parece é que o acesso entre Juara e Juruena é por estrada de chão, que dependendo da intensidade das chuvas fica intransponível. Estou tentando levantar essa informação aqui e assim que a tiver lhe repasso.

(vou utilizar as expressões ótima, boa e ruim para as estradas, sendo a primeira para considerar estradas como tapete, a segunda estradas nem tanto conservadas, mas que apresentam boas condições de rodagem e a terceira para estradas com muitos buracos e que requerem bastante atenção.)

Quanto à sua viagem a MT, aqui vão algumas dicas que tenho para lhe dar: De Campo Grande até Cuiabá a estrada está em ótimas condições (passei por lá em jan/2012). A partir da divisa MT/MS a estrada conserva essas condições, podendo ser considerada boa em alguns trechos. O tráfego de caminhões é razoável, mas nada assustador. Assim segue até o município de Rondonópolis - MT. A partir daí, as condições da estrada passam de boa a ruim, com tráfego muito intenso de carretas. Dependendo do horário e do dia, não há como fazer ultrapassagens e a estrada é uma fila só de caminhões até Cuiabá. É um trecho muito perigoso e com muitos acidentes, principalmente na Serra de São Vicente, o que requer atenção e cautela redobrados. Se houver algum acidente na Serra, você corre o risco de perder algumas horas de viagem parado na estrada, mas essa é a rota mais curta até a Capital.

Quando estou nessa BR costumo utilizar uma rota que é 70 Km mais longa, mas bem mais tranquila. De Rondonópolis sigo até Jaciara-MT, de onde pego a MT344 que liga esse município à Dom Aquino - MT. As condições da estrada são ruins, o que requer atenção do motorista e velocidade um pouco reduzida, mas o tráfego de veículos e principalmente carretas é muito menor. Em sequência você passa por Dom Aquino e continua pela MT 344 até o entroncamento com a BR 070, de onde você segue em direção à Campo Verde - MT.

Chegando nesse município, você pega a MT140 (condições variam de boa a ruim em alguns trechos) e segue por ela até o entroncamento com a MT251, em ótimas condições até a sede do Município de Chapada dos Guimarães, onde fica PN de mesmo nome. Se tiver interesse em conhecê-lo, está no meio do caminho.

De Chapada à Cuiabá são 65 Km de estrada boa e tranquila. Como você já estará seguindo em direção ao entroncamento de acesso, sugiro que antes de entrar em Cuiabá pegue a MT010 (boas condições) no entroncamento que dá acesso aos Distritos da Guia e Acorizal e quando chegar a este último, você pega a estrada (boas condições) que dá acesso à Jangada e à BR 163/364. á acesso à MT 246 para Barra do Bugres, Nova Olímpia e Tangará, como você citou na tua rota e daí prá frente MT 170, Juara e Juruena.

Não sei se ficou clara a rota sugerida, mas espero ter ajudado um pouco. De qualquer forma, como tens tempo até tua viagem, posso ir esclarecendo tuas dúvidas aos poucos neste tópico.

Desconheço as condições da estrada para frente de Barra do Bugres, mas estou tentando colher informações para lhe repassar. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Marcelobborges. Grato pelas informações. Serão muito uteis para essa viagem. Quanto a Chapada dos Guimarães, depende do tempo que tivermos disponível, e como sou acompanhante, dependo do meu tio. Mas o interesse em conhecer é grande, se não der nessa, vou numa próxima só para esse destino. Qualquer duvida vou postando aqui, e quando retornar vou fazer um relato com fotos para postar aqui, para também poder ajuda outros mochileiros que queiram conhecer esse pedaço do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

olá giosar,

a melhor opção de acesso a cidade de juruena eh por esta rota

 

cuiabá mais 250 km chegando em tangara da serra mais 150 km chegando em campo novo dos parecis mais 180km chegando em brasnorte mais 160 km chegando em juina mais 42 km chegando em castanheira mais 110 km até juruena, o unico trecho de estrada de chão eh de castanheira ateh juruena, ou seja 110 km, a estrada fim do ano eh de qualidade ruim, com atoleiros e mtos trechos com pedras ( cascalho grosso )

 

qlqr duvida me escreva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Ola, tenho uma duvida sobre a transpantaneira. Pelo que eu li em geral o estado da estrada esta mto bom, mas gostaria de saber como sao as condicoes no fim da epoca das chuvas (meio de marco). Precisa de 4x4? Se alguem souber tb sobre aluguel de carros (ou 4x4 se for necessario) em Bonito ou Campo Grande e que de preferencia se possa devolver em Cuiaba, por favor informar.

 

Abracos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...