Ir para conteúdo

CUSCO - MP 7 dias (Com valores US$)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá. Sempre usei o fórum dos Mochileiros.com para elaborar minhas viagens e por isso mesmo sei o quanto é importante uma bom relato. Enfim, decidi dedicar uns minutos no meu passeio e anotar os gastos e dicas afim de compartilhar com vocês. Todo o roteiro abaixo foi elaborado com base em outros relatos e em pesquisas feitas no tripadvisor e outros sites de viagem.

 

Sempre quis conhecer o Peru e uma das suas várias caras: a cultura Inca. Esta viagem foi feita em Dezembro 2012 (apesar de todos os relatos relativos ao

clima e temperatura) única data disponível na agenda. É uma viagem feita por um casal acima dos 30 anos, decididos a economizar mas por vezes levados pelo

comodismo e facilidade, com duração de 7 dias.

 

Sendo assim, algumas dicas preciosas dos fóruns deste site foram deixadas de lado privilegiando o "negócio fácil" (o espirito aventureiro não é algo

compartilhado por este casal e faz parte apenas de um dos lados da moeda, rs)

Para facilitar adotei uma tarifa média de câmbio afim de facilitar a descrição deste relato. 1 dólar = 2,45 soles = 2,20 reais. (baseado no câmbio oficial do

www.bc.com.br e no câmbio do Travel card que utilizei).

 

DICA: Em geral os restaurantes e bares em Cusco fazem cambio. A taxa que utilizam é de 1 dólar = 2,50 soles. Também há lugares em que se conseguem boas taxas de conversão. Mas vai ser necessário pesquisar. No aeroporto em lima apenas troque o necessário para se manter até chegar a Cusco.

 

----

Dia 1. Chegada a Lima. Aguardar conexão com Cusco

 

Chegamos em lima a noite, por volta das 21, e nosso voo para Cusco sairia apenas no dia seguinte pela manhã. Pesquisando no Tripadvisor e em outros sites

o hotel mais barato e mais próximo ao aeroporto, com recomendações mais favoráveis é o HOTEL MANHATTHAN INN.

Não espere muita coisa. Mas é suficiente para dormir e se precisar eles também oferecem jantar a um preço convidativo. O preço é que ficou salgado: US$ 67,00

(Pra ter uma ideia é o mesmo valor que paguei pelo IBIS miraflores no dia que fiquei em Lima).

 

Uma "burrada" foi pegar um taxi logo na saída de passageiros. Cobraram 80 soles (US$ 32) para nos levar e buscar do hotel que é relativamente perto ao

aeroporto....

 

DICA: Procure por taxis na saída do desembarque Nacional. Um taxi pego desse outro lado do aeroporto até Miraflores (ida e volta), bairro hoteleiro de Lima, custa US$ 39.

 

-----

 

Dia 2. Chegada em Cusco

 

Chegamos cedo em Cusco. Escolhemos o Hostel Girassoles (US$ 40 a diária). O valor da diária incluía quarto com banheiro privativo e café da manhã. Deixei

minhas boas recomendações no TripAdvisor. http://www.tripadvisor.com.br/members-reviews/Jmmarques

Fomos bem recebidos e durante o chá de coca (importantíssimo naquela altitude) nos ofereceram os passeios que incluiam:

 

1 - Onibus e guia pela cidade (centro histórico, igrejas e ruínas próximas Sacsayhuamán, Qenqo, puca pucara e tambomachay e também o convento são

domingo - Qorikancha

2 - Tour pelo Vale Sagrado com almoço.

3 - Guia, em espanhol, em MP

4 - Moray e salinas de Maras

 

Todos sem os ingressos e o valor combinado foi de U$$ 100 por pessoa.

Fizemos o tour 1 no mesmo dia. Ele sai na hora do almoço e volta no inicio da noite. Recomendo a empresa que nos prestou serviço. Além de nos buscar na porta

do hostel também tinham profissionais muito bem treinados (pelo menos eu achei) que nos atendiam em inglês ou espanhol (e só Deus sabe como é bom um espanhol "facilitado" para diversos estrangeiros) uma vez que estávamos num grupo de maioria italianos e franceses.

 

Os ingressos são: 1 boleto turístico (acesso a alguns museus e aos sítios arqueológicos, exceto Moray e salinas) / Ingresso para a Igreja Matriz de Cusco

/ Ingresso para o convento. Total 330 soles o casal ou US$ 134 Por casal.

 

ALMOÇO E JANTAR: Almoçamos no Jacks Café - US$ 30 e digo que são verdadeiras todas as indicações do mochileiros.com e do TripAdvisor. Jantamos no Inka Grill, US$ 48, também seguindo as recomendações dos guias. O Inka Grill esta na praça principal de Cusco, e é meio pega-turista, mas meu prato e meu pisco sour estavam ótimos.

 

-------

 

Dia 3. Passeio pelo Vale Sagrado

 

A empresa que organizou o passeio mas uma vez o fez muito bem. Se não me engano o nome dela é Ecotour e já tinha lido algo bom sobre ela em algum relato aqui do site. Fizemos PISAC e Vale Sagrado descendo em Ollantaytambo. As ruínas de PISAC são incríveis e se não tivesse caído uma baita chuva durante

o tour pelo sítio ficaria em dúvida se foi ela ou MP que me deixaram mais de boca aberta.

 

DICA: Estudem um pouco sobre os Incas, assim fica mais fascinante o tour pelos sítios arqueológicos.

 

ALMOÇO: Não sei se foi sorte, o certo é que por conta do grupo ser pequeno e o número de turistas no dia estar abaixo do que o de costume fomos repartidos em

pares de casais e deixados em restaurantes ao longo do vale sagrado. Logo ao invés de buffet a vontade, no nosso caso o restaurante serviu uma espécie de a

la carte. O mais legal, infelizmente não peguei o nome do lugar, é que montaram a mesa em um jardim lindo, cheio de flores e com um belo gramado e depois de

escolhermos o tipo de carne vinham aos poucos nos servir com pequenas porções de comidas típicas - foi apaixonante mesmo!!!

O tour terminou para nós em Ollanta onde pegaríamos o trem para Aguas Calientes.

 

Para um café a espera do trem, recomendo a cafeteria Orixá. US$ 12 um bom lanche.

 

Saímos no trem das 19, um dos mais baratos. Expedition - e voltariamos no dia seguinte no trem das 16 vistadome. Existe uma diferença de preço entre os dois,

porém não vi muita diferença interna no serviço, além de um desfile de roupas de alpaca do Vistadome - o que com certeza não justifica o valor diferenciado.

Ao total gastamos o casal para ir e voltar de Aguas calientes US$ 232. Pagos antecipadamente aqui no Brasil.

 

JANTAR: Chegando em águas Calientes jantamos no recomendado CHEZZ MAGGI, que diziam ter a melhor pizza de Cusco. Mas não achei nada demais na pizza. No total gastamos US$ 21.

 

Para dormir optamos pela recomendação do hostal de Cusco e ficamos no Muyurina. O preço estava dentro do que vi a maioria dos viajantes aqui pagar US$

50...porém não tive uma boa impressão (vide observação deixada no tripadvisor http://www.tripadvisor.com.br/members-reviews/Jmmarques)

 

----------

 

Dia 4: MP

 

Levantamos cedo para subir a MP e iniciar também nossa pequena aventura até huayna Picchu. Imaginem dois sedentários subindo aquele tanto de degrau. Mas

valeu muito a pena, e apesar da quantidade de núvens foi mágico. O lugar nem precisa falar, MP é incrível, assim como foi fantástica toda a

civilização Inca.

 

Para subir pagamos no onibus (ida e volta) U$$ 17 por pessoa. Esse preço é tabelado. Quanto aos ingressos para o parque deixamos para comprar em Cusco por conta de um de nós ter carteirinha ISIC...mas é claro que com isso corriamos o risco de não conseguir subir Huayna. Porém nessa hora o bolso falou mais alto.

Assim, o valor do ingresso para o casal (sendo uma meia entrada) ficou em US$ 93. Ao voltar de MP paramos pra comer uma coisinha no Viejo Pueblo (US$ 44,5),

próximo a estação de trem, novamente deixei comentário no tripadvisor. E la se foi uma das melhores carnes que comi na viagem toda.

 

Chegamos em Ollanta e pegamos uma combi coletiva para Cusco (um cara muito doidão por sinal - até hoje não sei como voltamos intactos, rs). Custou apenas

10 soles por pessoa.

Já em Cusco jantamos no Incanto...também na praça central, meio caro mas muito muito bom mesmo e merecido pós dia MP. US$ 60.

 

----------

 

Dia 5 - dia livre

 

Tiramos o dia para passear por Cusco e visitar alguns museus. Se pudesse recomendar de todos que fui vale a pena dois. O museu inca e o museu de arte

pre colombiana (MAP). Todos os dois não aceitam o boleto turistico e cobram respectivamente 4 e 6 dólares, aproximadamente, a entrada.

Almoçamos no Los Toldos, que é um lugar que se come muito e é bem barato (US$ 19) e jantamos no Bembos (US$ 18), uma espécie de Bob's do peru, como muitos aqui já disseram.

 

------

 

Dia 6 - Salinas de Marais e Moray.

 

Não estava no meu roteiro inicial porém valeu muito a visita, em especial a Moray que tem uma história muito legal. Vale pela história e vale pra vc ficar ainda mais de boca aberta com a "tecnologia" Inca. Pagamos um valor de 6 US$, aproximadamente, pelo direito de visitar os dois lugares.

O passeio se restringe a uma manhã, então é rápido e antes das 14 horas você já estará de volta a Cusco.

 

ALMOÇO E JANTAR: Recomendo muito o Pacha Papa (US$ 53) para um jantar legalzinho e romântico. Também comemos no El Encuentro (US$ 29), um vegetariano

de ótima comida e porções generosas.

 

DICA: Chá depois das refeições é muito bom pra digestão. Em lugares altos a mesma é mais lenta. Vale pra depois de uma noite de bebedeiras também.

 

-------------

 

Dia 7. retorno e passeio por Lima

 

Saímos cedo de Cusco afim de passar um dia em Lima. Ficamos no IBis de miraflores, mas mesmo assim por cansaço acabamos não fazendo quase nada na

cidade. Espero voltar lá em breve pq há muito o que se ver e comer em Lima, e Miraflores e as praças ao lado do shopping Lacomar são muito agradáveis e

tivemos o prazer de ver um dos mais belos por do sóis que presenciei em vida...

 

Recomendo o CAFÉ CAFÉ no shopping lacomar, é uma cafeteria - restaurante que tem vista incrível...(US$ 31)

 

---------

 

Espero ter ajudado. Não coloquei no post informações históricas ou coisas fabulosas que ouvi pq ficaria enorme. A região Inca do Perú é extremamente rica

em informações e cultura. Vale muito a pena conhece-la. Tenho certeza que será uma experiência de conhecimento fantástica para sua vida. Em suma, incluindo cafés, lanchinhos, lembrancinhas locais (bem restrito no caso) e etc...minha viagem ficou em cerca de US$ 1650 para duas pessoas.

 

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Sgrizoni. Depende do período e do que você quer fazer. Por exemplo se vc decidir fazer huayna Picchu pode ser arriscado não ter ingresso, pq o acesso a montanha é limitado. Quando eu fui era temporada, porém para poder pagar a meia entrada de estudante deixamos para comprar lá e conseguimos tranquilamente (mas muitos me disseram que seria impossível). Agora MP em si e o passeio é bem tranquilo e lá no hotel ou no centro de Cusco você encontra várias agências que fazem o pacote. Mas antes tenha em mente o roteiro, pq para chegar em MP é só de trem (ou o caminho inca - 7 dias). Aí as opções são ou vc pode sair de cusco e ir direto no trem pela manha ou pode fazer o passeio ao vale sagrado, pegar o trem em ollay e dormir em águas calientes antes de subir para MP.

PS: Se vc fizer Cusco - MP direto vc não consegue subir huyana Picchu, nesse caso não se preocupe com pacotes de passeio pq sempre terão, mas não custa dar uma olhada nos trens (da pra comprar a passagem pelo site: www.Perurail.com ou www.incarail.com).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...