Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá moçada!

 

 

Káren e Jéssica,

 

Acho que a Jéssica se referia a passeios de "escuna" onde se faz o snorkelling, ou seja, apenas flutuação (mergulho livre com nadadeira, máscara e snorkel - o primeiro passo para ingressar na prática do mergulho propriamente dito - mergulho autônomo), sem uso de cilindros de respiração e sem necessidade de "batismo" ou qq. outro curso prévio.

 

Normalmente estes mergulhos, na região de Bombinhas e Florianópolis, têm como ponto a região no entorno da Ilha do Arvoredo (Reserva Biológica Marinha do Arvoredo), onde estão alguns dos melhores pontos de mergulho da região sul - equidistante de ambas as "bases" citadas. Este tipo de passeio é muito comum em Floripa, saindo tanto de Canasvieiras como de outros pontos do litoral norte da ilha. Para este tipo de mergulho é necessário apenas que a pessoa tenha proficiência em natação. Já em Bombinhas o foco é mais o mergulho autônomo, com equipamento de respiração subaquática (cilindro de ar e demais equipamentos), daí a necessidade do batismo, bem legal e interessante, porém mais indicado para quem pretende se dedicar mais tempo a essa atividade esportiva, já que exigirá aulas teóricas e práticas antes do mergulho de "batismo" pp. dito, além do preço, bem mais elevado do que um simples passeio de snorkelling.

 

Para um snorkelling não é importante a agência. Existem diversas que promovem passeios assim bem como muitos (na verdade a maioria) particulares, e os que conheço são todos equivalentes, variando alguma coisa em relação à duração do passeio e da qualidade do serviço de bordo (lanche, etc). Importante é verificar se existem equipamentos básicos para o mergulho em boas condições e material de segurança (coletes, etc) em ordem, bem como se o barco/proprietário/condutor estão regulares perante a capitania dos portos da jurisdição.

 

Para esses passeios de snorkelling (se for este realmente o caso) creio que partindo de Floripa (litoral norte) seja mais barato, dada a maior disponibilidade de embarcações que vejo normalmente por lá, ademais te dispensará o deslocamento (cansativo na época de temporada) de Floripa a Bombinhas, mas é apenas suposição. Pesquise nas agências locais de ambas as cidades.

 

Em Bombinhas, caso a opção seja pelo batismo de mergulho, creio que a oferta seja maior e com isso os preços sejam menores do que em Floripa, agências que indico lá são a Pata da Cobra, a HyBrazil e a Submarine.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 136
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Ola pessoal.

 

Jéssica, saindo por floripa eu não conheço, mas partindo de bombinhas existem várias agencias que fazem esse tipo de atividade e assim como o gvogetta, também recomendo a pata da cobra, a hy brazil e a submarine.

 

Fiz batismo de mergulho no verão de 2010 pela hy brazil, na época paguei uns R$200, mas o valor foi um pouco diferente no final pois acabei comprando algumas fotos, camiseta e etc e ainda rolou um desconto por eu estar com meu irmão. Na pesquisa de preços q eu fiz na época, a hy brazil era a mais barata das 3 indicadas e a submarine a mais cara de todas.

 

O mergulho de batismo com eles foi a uma profundidade de 9m, na ilha do arvoredo. O staff era bem experiente, um dos mergulhadores já havia feito varios trabalhos de mergulho na australia e alguns deles eram argentinos, já que a empresa é gringa também. Não precisei fazer nenhum curso teórico nem prático para fazer esse bastismo, o unico treino que houve foi no dia anterior ao mergulho, em uma piscina, apenas para ensinar o uso da valvula respiradora e mais nada... as outras instruções foram passadas todas a bordo durante o percurso entre o trapiche na praia da lagoinha e a ilha.

 

Os equipamentos eram relativamente novos, porém para mim que sou mais alto, não havia roupa de boa qualidade... a minha estava rasgada em alguns pontos e estava muito apertada, eu não tinha mobilidade nas perdas e braços para realizar os movimentos dentro d' água e isso atrapalhou muito o mergulho, já que o mergulhador que acompanhava ficava toda hora empurrando e puxando a gente pros lados, sem q eu conseguisse ajudar com os meus movimentos. Outro ponto que me pareceu crítico foi o fato de duas pessoas grandes (eu e meu irmão), estarmos sendo acompanhados pelo mesmo mergulhador. Como ele ficava "agarrado" em nossos coletes enquanto estavamos submersos, o cara não tinha força pra arrastar duas pessoas de mais de 1,8m e uns 90kg dentro d´ água (considerando o problema com a roupa de mergulho), por mais forte que ele fosse, e o resultado foi um mergulho super curto onde não foi possível explorar uma área muito grande, sem contar que tivemos que voltar a superficie 2x para ele passar instruções que poderia ter passado ainda no barco.

 

Outro ponto q eu considero importante citar é que na excursão havia muita gente e as pessoas iam mergulhando aos poucos devido a proporção mergulhador/turista ser pequena e isso fez com que a gente ficasse muito tempo na ilha, ao contrário das outras escolas de mergulho, que chegaram junto com a gente e foram embora bem antes. Muita gente não se sentiu legal devido ao balanço do barco, mas isso não é exclusividade de uma ou outra escola, vai ser assim sempre, mas diminuir o tempo em mar é importante pra quem não se sente bem nesse tipo de passeio....

 

Em que mês vc vai mergulhar? Janeiro até onde eu sei não é um mês bom pra isso em bombinhas, chove muito e o mar é muito agitado também, o que compromete a visibilidade e aumenta a probabilidade de cancelamento do mergulho por não haver condições seguras de navegação. Historicamente, fevereiro é um ótimo mes para estar naquele litoral.

 

Enfim, recomendo muito que faça o batismo... vai ser um dia inteiro muito divertido e as fotos ficam muito boas mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oii Daniel, Getúlio e Karen

 

Muito obrigada pelas respostas atenciosas! Vou ver os preços e falar com os meus amigos.

De qualquer maneira essa é uma pergunta importante que ficou de lado: o quão bom nadador devemos ser para mergulhar? Além disso, o treinamento no dia antes é em Bombinhas mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Jéssica, se fores fazer só o snorkeling (flutuação), vc não precisa aulas, eles apenas te orientam como fazer.

 

Se fores, porém fazer o batismo, que é o mergulho citado acima, vc faz um curso rápido

 

e mergulha em profundidade tb citada acima, sempre com instrutor.

 

Para mergulhar, um dos itens indispensáveis é o par de nadadeiras.

 

Quando vc está embaixo da água, vc praticamente nem sente.

 

Importantíssimo é manter as pernas retas quando se está batendo, favorecendo assim sua propulsão.

 

Portanto, não é imprescindível ser exímio nadador!

 

Faltou falar, desculpe: se saires de Floripa, teu curso (rápido, pré-batismo) será em Floripa e teu batismo no Arvoredo (ilha do Arvoredo),

 

vc não chega a Bombinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oii Daniel, Getúlio e Karen

 

Muito obrigada pelas respostas atenciosas! Vou ver os preços e falar com os meus amigos.

De qualquer maneira essa é uma pergunta importante que ficou de lado: o quão bom nadador devemos ser para mergulhar? Além disso, o treinamento no dia antes é em Bombinhas mesmo?

 

 

Se vc não souber nadar muito bem eles vão te orientar a ficar perto do barco apenas. No snorkeling, eles já fornecem coletes salva vidas e pés de pato, que ajudam um monte na flutuação... vc pode optar por não usar o colete por exemplo, mas não aconselho a recusar o pé de pato já que mergulhar perto das pedras pode te ferir os pés.

 

Se vc mergulhar em bombinhas, o treinamento vai ser no dia anterior em alguma piscina, apenas para testar o uso da valvula, não fica nem 20min dentro d' agua testando. Se tiver com o tempo meio curto, tente fazer o treinamento no mesmo dia do mergulho, antes de ir pro mar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Daniel!

 

 

 

[...]

 

Não precisei fazer nenhum curso teórico nem prático para fazer esse bastismo, o unico treino que houve foi no dia anterior ao mergulho, em uma piscina, apenas para ensinar o uso da valvula respiradora e mais nada... as outras instruções foram passadas todas a bordo durante o percurso entre o trapiche na praia da lagoinha e a ilha.

 

Os equipamentos eram relativamente novos, porém para mim que sou mais alto, não havia roupa de boa qualidade... a minha estava rasgada em alguns pontos e estava muito apertada, eu não tinha mobilidade nas perdas e braços para realizar os movimentos dentro d' água e isso atrapalhou muito o mergulho, já que o mergulhador que acompanhava ficava toda hora empurrando e puxando a gente pros lados, sem q eu conseguisse ajudar com os meus movimentos. Outro ponto que me pareceu crítico foi o fato de duas pessoas grandes (eu e meu irmão), estarmos sendo acompanhados pelo mesmo mergulhador. Como ele ficava "agarrado" em nossos coletes enquanto estavamos submersos, o cara não tinha força pra arrastar duas pessoas de mais de 1,8m e uns 90kg dentro d´ água (considerando o problema com a roupa de mergulho), por mais forte que ele fosse, e o resultado foi um mergulho super curto onde não foi possível explorar uma área muito grande, sem contar que tivemos que voltar a superficie 2x para ele passar instruções que poderia ter passado ainda no barco.

 

[...]

 

 

 

Meu caro, por este seu depoimento vou retirar a HyBrazil da minha lista de recomendações... Hehe! :twisted:::bad::

Amigos haviam me falado bem dessa operadora e pelo que já vi deles (especialmente equipamentos e staff) lá em Bombinhas os tinha em melhor conta apesar de nunca ter megulhado com eles.

 

No mais, certíssimo o que você disse quanto às condições de mar. No verão, com o índice pluviométrico alto, geralmente há muito sedimento orgânico em suspensão na água e o mar mais agitado também, prejudicando a visibilidade e a navegabilidade (tesmpestades, ventos fortes, etc).

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oii Daniel, Getúlio e Karen

 

Muito obrigada pelas respostas atenciosas! Vou ver os preços e falar com os meus amigos.

De qualquer maneira essa é uma pergunta importante que ficou de lado: o quão bom nadador devemos ser para mergulhar? Além disso, o treinamento no dia antes é em Bombinhas mesmo?

 

Oi Jéssica,

 

 

Quando falei em "proficiência" em natação, me referi ao suficiente para se deslocar entre diferentes pontos (50-100 m no máximo) nadando e/ou flutuando na água, sem precisar se apoiar em nada, por seus próprios meios, sem afundar e sem precisar de coletes de flutuação ou outros equipamentos para isso, em condições de águas tranquilas obviamente. Ou seja, suficiente para se sentir à vontade na água e não se afogar. Isso é o desejável para ter segurança.

 

Não é tanto pelo fato de nadar bem, ter rapidez ou resistência física, mas pelo fato de se sentir segura na água. Já se atirou alguma vez de um barco sem "ter pé"? (digo, sem ter apoio no fundo ou outro ponto qualquer para se apoiar, voltando à superfície e nadar?) É disso que falo... Se nunca o fez, use colete na primeira vez e sinta, se conheça primeiro. Tem gente que ao fazer isso pela primeira vez, ainda que nade bem em piscinas, quando chega no mar bate um desespero danado, muitas dão vexame e precisam ser até resgatadas, mesmo nadando bem.

 

Aproveitando... Apesar que não perguntou a mim...

 

Boa!!

E Daniel, aproveitando, com quanta antecedência tu agendou o seu mergulho?

 

É preciso verificar com cada operadora. Fora de temporada, em FDS, você normalmente agenda até no mesmo dia. Vai depender muito da demanda de cada uma, o que nesta época do ano tende a ser bem maior do que em outros meses por conta do grande movimento gerado pelo verão e férias escolares, ainda que não seja a época mais propícia para o mergulho (por conta da visibilidade, como já falou o Daniel). Outra desvantagem, a meu ver, dessa época, é que torna-se muito massificado o processo, podendo ocorrer situações como a que descreveu o Daniel.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá novamente!

 

 

Voltando ao assunto "operadoras", conversando há pouco por e-mail com um amigo que mora naquela região e que mergulha atualmente com mais frequência do que eu, ele me recomendou muito bem a Acquatrek, de Bombinhas.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Continuando...

 

Boa!!

E Daniel, aproveitando, com quanta antecedência tu agendou o seu mergulho?

 

Reservei um dia antes mesmo, fui de manhã na operadora acertar os detalhes e fiz o "treinamento" no final da tarde do mesmo dia para no dia seguinte pela manhã sair para o mergulho. Aproveitando o post jessica, na epoca eu reservei uma camera subaquática pra eu operar e tirar as minhas próprias fotos e eu esqueci de comentar sobre esse detalhe. A minha camera não serviu pra nada... consegui tirar umas 15 fotos antes da lente ficar totalmente embaçada e eu devolver para o mergulhador em uma das subidas que ele fez para passar instruções! Depois que eu devolvi, eles passaram a fazer fotos com a camera da operadora e me entregaram em CD depois sem custo, porém cobraram integralmente o aluguel da camera que saiu R$100 na época se eu não me engano.

 

 

 

Meu caro, por este seu depoimento vou retirar a HyBrazil da minha lista de recomendações... Hehe! :twisted:::bad::

Amigos haviam me falado bem dessa operadora e pelo que já vi deles (especialmente equipamentos e staff) lá em Bombinhas os tinha em melhor conta apesar de nunca ter megulhado com eles.

 

Abraço!

 

Getúlio, acho que isso é bem relativo no fim das contas... realmente a minha expectativa quanto a qualidade de algumas coisas durante o mergulho não foi atendida, principalmente quanto a roupa e quanto a forma de condução do mergulho assistido, porém não sei te dar certeza que nas outras é diferente disso. A grande verdade é que na alta temporada, principalmente janeiro, todos que estão ali no litoral querem ganhar dinheiro e a grande maioria das pessoas que resolve fazer esse tipo de turismo de mergulho não está muito preocupada com esses "pequenos" problemas e quer só se divertir e pronto... eu já tinha lido antes, conversado com outras pessoas que fizeram batismo, conversei bastante com as operadoras também e acabei criando uma expectativa um pouco maior de um mergulho em uma época onde talvez a quantidade seja mais importante que a qualidade. Não vou entrar no mérito de discutir se isso é certo ou errado pq não conheço a realidade do mercado de mergulho em bombinhas, mas arrisco dizer que fora de temporada a qualidade do serviço deve ser bem maior e em todas as operadoras.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...