Ir para conteúdo

Tailândia e Arredores - 30 dias - Abr/Mai 2013


andre amaral

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Salve!

 

Estamos montando (eu e minha esposa) um roteiro para Tailândia e outras atrações para abril e maio, mas ainda temos algumas dúvidas. Aceitamos todos os tipos de sugestões! Antes de mais nada, alguns pré requisitos do roteiro:

 

- Como nós dois mergulhamos, estão programados 2 dias de mergulho em liveaboard (embarcado, com pernoite) pelas Ilhas Similan, saindo de Phuket. Um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Necessariamente tem que ser na primeira parte da viagem, pois em 30/04 o parque marinho de Similan fecha para mergulhos.

 

- Também queremos passar um tempinho bundando em praias no começo da viagem. Além de descansar, moramos na Holanda, de forma que estamos com saudades de uma boa praia, mesmo que pra não fazer nada. Até por isso, pensamos em fazer 2, no máximo 3, destinos de praia, pra não passar mais tempo em vans e ferries do que na areia. Também concentramos apenas no lado de Andaman, sem passar pras ilhas do Golfo.

 

- Chegamos em 14/04, bem no meio do ano novo tailandês (Songkran). Pelo que lemos, existe a tradição de fazer guerras de água pelas ruas da Tailândia, mas vi muita gente reclamando que o pessoal costuma perder a noção em Bangkok, saem com barris de água com corante nas caçambas de caminhonetes atirando sem distinção. Como o que era diversão corre o risco de ser encheção de saco, devemos ir para o sul logo, onde dizem que as comemorações são mais sossegadas. Alguém esteve por lá nessa época? É reclamação de turista fresco ou o pessoal é sem noção, mesmo? Alguma dica para essa data especial?

 

- Angkor Wat é parada obrigatória e prioridade.

 

- Também incluímos um destino no norte: passeio de elefante, templos, aquelas coisas...

 

Está assim:

 

 

01- 13/04: Partimos de Amsterdam

02- 14/04: Chegamos cedo em Bangkok e pegamos um voo AirAsia para Krabi. De lá, shuttle para Ao Nang e barco para Railay Beach

03- 15/04: Railay Beach. Pelo que pesquisamos parece ser uma ótima opção de praia tranquila, bonita, mas com atividades pra fazer. Não estamos procurando muita festa ou balada.

04- 16/04: Railay Beach

05- 17/04: Railay Beach

06- 18/04: Ferry para Ko Phi Phi.

07- 19/04: Ko Phi Phi, possivelmente com mergulho por lá.

08- 20/04: Ko Phi Phi, com ida para Maya Bay no fim da tarde e pernoite lá.

09- 21/04: Maya Bay e retorno a Ko Phi Phi.

10- 22/04: Ferry à tarde para Phuket e pernoite lá

11- 23/04: Saída cedo para Liveaboard nas ilhas Similan, pernoite no barco.

12- 24/04: Mais ilhas Similan e retorno a Phuket no fim da tarde. Dorme em Phuket.

13- 25/04: Voo pela manhã de Phuket para Chiang Mai pela AirAsia. Tarde pela cidade.

14- 26/04: Chiang Mai, possivelmente com elefantes e/ou tigres.

15- 27/04: Chiang Mai, ainda avaliando o que fazer

16- 28/04: Dia em Chiang Mai, saindo no fim da tarde (3h de bumba) para Chiang Rai.

 

[Dúvida 1]: ainda estamos vendo se vale a pena ir para Chiang Rai, as opiniões sobre a cidade comparadas com Chiang Mai são muito variadas. Será que esses dois dias lá não seriam melhor alocados em outro lugar? Aonde? Chiang Mai, mesmo?

 

17- 29/04: Chiang Rai, ainda pensando no que fazer.

18- 30/04: Chiang Rai, voltando no fim do dia pra Chiang Mai. Uma preocupação é que é aniversário da patroa nesse dia e não queria passar a data num bumba no interior da Tailândia. Aqui devemos alterar algo e aceito sugestões pra fazermos na data: um passeio ou um lugar especial na região.

19- 01/05: Voo para Luang Prabang pela LAO.

 

[Dúvida 2]: Luang Prabang está um pouco fora de mão no roteiro. Os voos pra lá são caros e não pensamos em passar um ou dois dias pra ir de Chiang Rai pra lá por bumba ou barco. A dúvida é o quanto vale a pena Luang Prabang ou se usamos esses dias em algum lugar mais à mão. Sugestões?

 

20- 02/05: Luang Prabang, também aceitando sugestões do que fazer. Templos e passeio pelo Mekong em mente.

21- 03/05: Luang Prabang, voando para Siem Reap pela LAO.

22- 04/05: Siem Reap / Angkor Wat

 

[Dúvida 3]: como falei, Angkor Wat é prioridade na viagem e queremos saber quanto tempo é bom para fazer tudo com calma. Pensamos em 3 dias, é muito? Qualquer dica de como curtir melhor Angkor Wat é benvinda.

 

23- 05/05: Angkor Wat

24- 06/05: Angkor Wat

25- 07/05: Voo logo cedo pra Bangkok pela Bangkok Airlines. Passeio pelo centro, arredores da Khao San Road.

26- 08/05: Bangkok, cidade em geral, feiras, templos,... aceitando sugestões.

27- 09/05: Bangkok, day trip para Ayuttahya

28- 10/05: Bangkok, ou ficamos pela cidade ou pegamos outro day trip, talvez Kanchanaburi (Rio Kwai). Acho que saberemos só lá.

29- 11/05: Bangkok, mercado de fim de semana, talvez Mercado Flutuante. Dá pra fazer ambos em 1 dia?

30- 12/05: Retorno pra Amsterdam logo cedo, chegando no fim da tarde.

 

Apesar de arrumadinho, o roteiro está longe de ser fechado. Por isso estamos aqui pra ouvir sugestões e críticas, pra aperfeiçoar a brincadeira, não só em termos do que fazer, mas como racionalizar (tempo e dinheiro) os deslocamentos.

 

Valeu, desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Já q vc vão pro Camboja a Siem Reap, pq não vão a Phnon Phen? De lá saem voo a BKK. Ou podem voltar de busão. A cidade é um pouco bagunçada, mas acho q vale pelo contexto historico.

Luang Prabang é um clima diferente de BKK e Camboja, não saberia de explicar é algo que se sente. O tempo é lento, parece que as coisas ainda são originais e menos turisticas ali. Mas pode ser q tenha mudado, pois fui em 2007 lá. A sensação de que vc quer simplesmente ficar sentado e ver a vida passar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André,

vou para lá em janeiro, e estou começando a me programar agora. Achei interessante seu roteiro, vou pegar algumas dicas, depois que analisar mais profundo posso te passar o meu roteiro...

 

Tb faço mergulho, e esse será um dos objetivos.

Vc está levando equipamento? já olhou preços e operadoras? Esse liveaboard de 2 dias seria ideal pra mim tb... pode me passar os contato que já fez?

Meu ´maior interesse são tubarões, encontrarei na Ilhas Similan?

Tive indicação deste barco: MV MERMAID II - http://www.mermaid-liveaboards.com/phi-phi.htm

 

Valeu!

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Heka, pensamos em passar por Phnon Phen e fazer terrestre pra Siem Reap. O problema é o que cortamos do roteiro atual pra fazer isso? Os candidatos são os que falei: Luang Prabang, por ser fora de mão, ou Chiang Rai, pois lemos em alguns lugares que é "mais do mesmo" de Chiang Mai. É isso mesmo?

 

Na verdade, cada dia mudamos um pouco de idéia. Agora já tem até a hipótese de cortarmos Chiang Mai/Rai, além de Luang Prabang pra passar uma semana em Myanmar... Oh, dúvida...

 

================

 

Fábio, não pretendemos levar equipamento, só máscara, computador e, talvez, as botas de neoprene. O resto seria um estorvo carregar por 30 dias para mergulhar 3. Vimos o Liveaboard saindo de Phuket, mas não fizemos nenhum contato, só um orçamento nos sites que achamos no Google. Por 2 dias sai na casa de R$ 1.000 por pessoa, coisa pra caramba em termos de Tailândia, mas se for comparar com o que se paga no Brasil, é o mesmo que fazer um liveaboard em Ilha Grande.

 

Demos preferência pras Ilhas Similan pelo que lemos em uma série de fóruns de mergulho, que são o melhor ponto da Tailândia e um dos melhores do mundo, com possibilidade não apenas de ver corais e peixes exóticos, como de ver pelágicos, incluindo raia manta (parece que a temporada é de janeiro a abril) e tubarão baleia.

 

Saindo de PhiPhi, também há alguns outros pontos interessantes, mas não tão bons. Agora, a opção mais em conta de mergulho é Koh Tao, onde dá pra ficar em hotéis com toda infra de mergulho por preços muito bons. O que lemmos é que os pontos de mergulho mais básicos, próximos à ilha não são espetaculares. Pra isso tem que ir nos mais distantes - eventualmente, pagando um extra - onde dá até pra ver tubaleia. Não vamos pra lá pois nossa quota de mergulho já estaria completa com o liveaboard e uma saída em Phi Phi. Mergulho não é o objetivo da viagem, é só questão de oportunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não conheço Chiang Rai, então não posso opinar. Mas se vc conhecer Chiang Mai acho q deve ser parecido.

Mianmar vale a pena ir. Talvez não precise ficar 1 semana, o que vale a pena é Bagan e Yangon.

Vcs terão que decidir rsrs. É dificil. Mas entre Mianmar e talvez chiang rai eu cortaria o ultimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André,

vou dar mais uma pesquisada, e se tiver maiores informações de operadoras eu te passo.

valeu pelas dicas, vou mirar o mergulho nessa Ilhas Similan!

Eu vou passar uma semana na Indonésia tb, vou e volto de Phuket, e vou mergulhar em Komodo, que dizem ser um dos tops mergulhos do mundo tb. Se tiver interesse em mais informações, eu te falo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Luiz,

Consegue sim, mas saindo de Pucket.

Tem varias operadoras que fazem esse passeio de um dia, com transfer incluso, eu olhei umas 3:

 

http://www.khaolakscubaadventures.com/

http://www.all4diving.com/liveaboards/similan.html

http://www.southsiamdivers.com/

 

Eu vou fechar um liveaboard com uma dessas 2 ultimas.

Tive boa recomendação da All 4 diving.

 

Depois leia um pouco sobre essas operadoras no tripadviser, la fala que o passeio de um dia nas ilhas Similan nao é tao legal por causa do tanto de gente que vai...

Se vc curte muito mergulho vale a pena estender para Richileu...

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...