Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Membros

ROTEIRO

 

De Saída Até Chegada

9-nov RJ 02:50 Ushuaia 12:15

10-nov Ushuaia Beagle

11-nov Ushuaia PN TdF

12-nov Ushuaia Lagos e Martial

13-nov Ushuaia 16:20 El Calafate 17:45

14-nov El Calafate Torres del Paine

15-nov El Calafate 18:30 Todos Glaciares e El Chaltén 21:30

16-nov El Calafate Laguna Torres

17-nov El Chaltén Laguna de los 3

18-nov El Chaltén 18:00 El Calafate 21:00

19-nov El Calafate Passarela e Big Ice

20-nov El Calafate Museu de gelo e Glaciobar

21-nov El Calafate

22-nov El Calafate 19:00 Buenos Aires 21:56

23-nov Buenos Aires City Tour

24-nov Buenos Aires Zoo de Luján

25-nov Buenos Aires 20:45 Rio de Janeiro 00:45

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

USHUAIA

 

09/nov

"Chegamos por volta de 12h e no aeroporto tomamos algumas informações sobre a cidade. Há um balcão de atendimento ao turista no aeroporto.

Neste balcão pegamos informações sobre a cidade, além de listas de: hotéis/albergues, empresas de turismo e aluguéis de veículos.

Optamos por ir direto ao hostel Freestyle e, por sorte, gostamos do hostel e tinha vaga.

Deixamos as coisas e fomos lanchar.

Depois fomos ao Museu Marítimo e do Presídio (fica tudo no mesmo lugar). Tem desconto para estudante e não precisa ser carteira ISIC. Como temos uma carteira comum, pagamos ARG 70/pessoa. O museu é bem bacana, participamos de uma visita guiada. www.museomaritimo.com; info@museomaritimo.com

 

Após a visita ao museu, continuamos a conhecer a parte turística da cidade e fomos pesquisar empresas para o passeio do Canal de Beagle. Existem vários tipos de passeios, com várias rotas distintas. Pesquisamos em 4 empresas e optamos pela Navegando el fin del mundo, que fez um desconto e cobrou $ 270/p. Saídas às 10h e 15h. O passeio passa Isla de los lobos, Faro Les Eclaireurs, Isla de los pájaros e Isla Bridges. Barco pequeno e aconchegante. Serviu cerveja Beagle na volta (incluído no passeio)! Descemos na Isla Bridges e fizemos um treeking guiado.

www.navegandoelbeagle.com; navegandoelfindelmundo@gmail.com - > Recomendo a empresa.

 

Outras empresas:

1) Rumbo Sur: única empresa que faz a pinguinera (Isla Martillo): $ 400/p (www.rumbosur.com.ar)

2) Tres Marias: passeio numa escuna, me pareceu interessante mas o preço é salgado: $ 380/p (www.tresmariasweb.com; tresmariasmail@yahoo.com)

3) Canoero Catamaranes Ushuaia: passeio igual ao da empresa que fizemos, inclusive no preço. Entretanto é feito num catamarã, logo, acredito que deve ter muitos turistas. (www.catamaranescanoero.com.ar)"

 

 

10/nov

"Fizemos o passeio do Canal de Beagle pela manhã e ficamos dando uma volta pela cidade pesquisando preços de roupas, souvenirs, etc.

O passeio no canal é bem legal e o guia foi explicando um monte de coisas sobre a história da região, sobre os lobos marinhos, além de outras curiosidades. Infelizmente, como estava ventando muito, o capitão não pode ir ao Farol.

Talvez se tivesse feito o passeio de catamarã, nós teríamos chegado no farol, mas não me arrependo de ter feito no barco pequeno."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

11/nov

Trekking no Parque Nacional Tierra del Fuego.

"A senda costera é realmente linda!! Já fiz muitas trilhas bonitas e certamente incluo essa no top 10! Na maior parte do caminho, a trilha é bem fácil. Só no final que fica um pouco mais cansativa, já que temos que cortar mata adentro por cerca de 40min. Fizemos a trilha em 4h, num ritmo muito devagar no início e um pouco mais rápido no final.

Ao fim da senda costera, emendei a Laguna Negra e Mirador Lapataia, até chegar no fim da Ruta 3. Devo ter andado mais umas 3h. Minha namorada não quis fazer esse trecho final e ficou numa lojinha onde passaria a van para buscar perto do fim da senda costera. A mesma van também passa no fim da Ruta 3 para pegar o pessoal. Ou seja, a van te deixa no início da senda costera e te busca em vários outros pontos do parque (guarde o comprovante).

Como nós só poderíamos ir no Parque neste dia, achei que valia o esforço para conhecer o máximo de lugares. Fiquei bem cansado, mas não me arrependo.

O transfer para o parque sai em uma esquina perto do porto. No hostel Freestyle, o pessoal fez a ligação para mim e o transfer buscou na porta do hotel (sem custo adicional). Uma opção que talvez seja mais econômica é combinar com um táxi se tiver 4 pessoas. Mas não sei informar se realmente fica mais em conta.

 

A noite fomos conhecer o Cassino que fica na San Martín. Jogamos uns $ 20, perdemos tudo, achamos muito chato e fomos embora! rs"

 

 

12/nov

"Neste dia, encontramos um casal amigo nosso do Brasil. Foi perfeito encontrá-los, porque além da companhia, rachamos o aluguel e combustível do veículo para fazer os passeios do Lago Escondido, Lago Fagnano e o povoado de Tolhuín. Aproveitamos o carro e economizamos o dinheiro do táxi para conhecer o Cerro Martial.

Fizemos o tradicional passeio 4x4 num carro simples 4 portas! Andamos muito e fizemos o passeio no nosso ritmo, ficando um pouco nos lagos e saindo na hora que desse vontade. Inclusive conhecemos uma baía que acho que o passeio 4x4 não faz. Além disso, pudemos visitar Tolhuín e fazer um lanche por lá. O bom do passeio 4x4 é que rola um churrasco em algum lugar, mas é muito caro. O carro mais combustível custou $ 500, que pudemos dividir para 4 pessoas. Se fizéssemos o passeio tradicional gastaríamos $ 600/p (Rayen Aventura)!!! Fora a economia do táxi para conhecer o cerro martial!

Lembro que fomos em novembro, onde o dia termina 21:30h. Se fosse em outra época, ficaria um pouco apertado fazer tudo isso num único dia.

Empresa do aluguel do carro: Patagônia Sur, fica em frente ao Freestyle. Pesquisei bastante e foi o melhor preço encontrado. Além disso, o cara da loja é muito gente boa e nada burocrático. - > Recomendo

Por ser em frente ao hostel, ainda tive a sorte de entregar o carro no mesmo dia que aluguei, ou seja, não precisei ficar preocupado com o carro na rua. Se bem que dizem que lá é muito tranquilo. Até acredito nisso, mas vai que alguém arranha ou bate no carro sem querer..."

 

 

13/nov

"Fizemos o checkout, deixamos a mochila no hostel e ficamos passeando pela cidade, entrando nas lojas de roupas e fazendo a hora passar até o horário do voo.

Chegamos 45min antes do voo e tivemos que ver o atendente da aerolineas ficar cheio de marra perguntando por que não chegamos no horário certo. No final deu tudo certo e voamos para El Calafate.

Achamos o preço das roupas iguais aos preços praticados no Brasil. A única peça que compramos foi uma calça, que estava bem cara, mas era muito boa. De todas as lojas, a que me pareceu com o melhor custo benefício foi a que fica na San Martín, 1000. Acho que o nome é Montain Hard Wear.

A dica que deixo é para não comprar roupas lá para não perder tempo na viagem com isso. Os preços são equiparados aos daqui."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

EL CALAFATE

 

13/nov

"Chegamos em Calafate e tomamos um susto com o preço do táxi do aeroporto para o centro da cidade. O preço é fixo em $140. Tem a opção de ir de ônibus, que sai $40/p. Como nós chegamos tarde e ainda tínhamos que procurar albergue e fechar todos os passeios, optamos por pegar um táxi.

Eu já tinha visto algumas recomendações do hostel Buenos Aires e resolvi arriscar ir direto nele. Não tínhamos um plano B, mas tivemos sorte de novo. A grande vantagem deste hostel, na minha opinião, é a proximidade da rodoviária. Para quem tem interesse ir para Chaltén, esse é um ponto para se pensar.

Deixamos as coisas no hostel e fomos direto para a Libertador para fechar os passeios, antes disso passamos na rodoviária para vermos as opções de ônibus para Chaltén e para o Parque los Glaciares.

Logo quando descemos, tentei fechar o tão esperado Big Ice para o dia seguinte mas fui informado que já não tinha mais vagas. Foi um balde de água fria cheio de gelo patagônico. Marquei o Big Ice para aquele que seria o penúltimo dia da viagem (19/11) para podermos fazer a navegação e conhecer El Chaltén entre 14 e 18/11. Saindo da Hielo y Aventura, fomos para a Always Glaciers. Lá fechamos todos os outros pacotes (navegação todos os glaciares, visita guiada pela passarela, parque Torres del Paine-Full Day, e ida e volta Calafate-Chaltén). O bom de fechar com eles foi que rolou um desconto bacana. Depois fiquei sabendo que eles também vendem o Big Ice e também poderia rolar um desconto maior se comprássemos com eles. Eles vendem o Big Ice, mas a única empresa que opera é a Hielo y Aventura."

 

 

14/nov

"Madrugamos nesse dia, pois iríamos fazer o Full Day no Parque Torres del Paine. É um passeio bem cansativo, mas valeu a pena. Visuais incríveis e fotos maravilhosas. Foi uma pena ser tão corrido... Mas, se o tempo da viagem fosse mais curto, esse seria o passeio que eu tiraria dos meus planos. É tudo muito bonito, mas é um passeio bem caro e o turista acaba não curtindo o parque como ele merece ser aproveitado. Se você não tiver restrição orçamentária e tiver um dia livre, RECOMENDO.

 

Informações adicionais para quem quiser conhecer o parque caminhando:

- Catamarã: Pudeto: 12h e 18h; Paine Grande: 12:30h e 18:30h -> ida: CHI 12.000; ida e volta: CHI 19.000

- Navegação Lago Grey: mínimo de 8 pessoas

Checkin: 7h, 11h e 14h

Saída: 8h, 12h e 15h

- O Circuito Grande estava fechado!

 

Entrada do Parque para estrangeiros: CHI 18.000; US$ 40; EUR 30; ARG 360"

 

 

15/nov

"Dia da navegação por todos los glaciares e ida para Cháltén no final do dia.

A navegação foi demais, por primeiro passamos por vários icebergs com uma tonalidade de azul que só tem lá. Depois passamos em cada um dos 3 glaciares (Upsala, Spegazzini e Perito Moreno). Só vendo mesmo para sentir a emoção que tivemos. Apesar do frio do lado de fora do barco, dava vontade de ficarmos por lá a viagem inteira, só admirando essa beleza da natureza.

O desagradável é que muitos turistas acabam saindo na sua foto. Não tem jeito, ficamos ""espremidos"" às vezes para pegar o melhor ângulo, mas quase sempre um figurante aparecia na foto. É melhor relaxar e não ficar se preocupando com isso...

Esse passeio valeu cada centavo e pensei inclusive em fazer novamente pois ganhamos mais alguns dias de viagem além do que estava previsto. Mas a grana estava curta e ainda tínhamos que nos virar nesses dias não previstos.

Apesar de pagarmos a entrada no parque, em nenhum momento cobraram o tíquete da gente. Não recomendo não pagar, mas se alguém esquecer...

 

Nossa passagem para Chaltén era às 18:30h e chegamos em Calafate por volta das 17h. Nós descemos do ônibus no Centro da cidade e deu tempo tranquilo para irmos no hostel e pegarmos a bagagem que estava guardada com eles.

 

Informação adicional coletada na rodoviária:

Empresa:

1) Chaltén Travel (www.chaltentravel.com): Calafate -> Chaltén: 8h; 13h; e 18:30h; Chaltén -> Calafate: 7:30h; 13h; e 18:30h - ida e volta: $ 225/p

Calafate -> Perito Moreno: 7:45h; e 13:15h; PM -> Calafate: 17h; e 20h - ida e volta: $ 170/p

2) Cal Tur (www.caltur.com.ar): Calafate -> Chaltén: 8h; 13h; e 18:30h; Chaltén -> Calafate: 8h; 13h; e 18:30h - ida e volta: $ 225/p

Calafate -> Perito Moreno: 9h; e 14h; PM -> Calafate: 16h; e 19:30h - ida e volta: $ 140/p

3)T.A.Q.S.A.: Calafate -> Chaltén: 7h; e 16:30h; Chaltén -> Calafate: 11h; e 19:30h - ida e volta: $ 245/p

Calafate -> Perito Moreno: 8h; PM -> Calafate: 14:30h - ida e volta: $ 145/p"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

EL CHALTÉN

 

15/nov

Chegamos em Chaltén por volta de 21:30h. Depois de parar na rodoviária, o ônibus segue para o Hostel Rancho Grande. Que é do estilo do Freestyle, com muita movimentação. Confesso que isso me desagradou um pouco, pois eu estava cansado e queria sossego. Felizmente o hostel não tinha vaga e nos indicaram o Hostel Lo de Trivi, que fica quase em frente.

 

 

16/nov

"A minha namorada não estava na pilha de caminhar muito e em Chaltén tem que ter disposição. Neste dia fiz a Laguna Torre. Fiz em 3h a ida, num ritmo bom. Não muito forte, mas mais rápido que a maioria das pessoas. Mas são 3h de caminhada relativamente leve, o problema é que são 6h de caminhada no total!

A minha ideia inicial, durante o planejamento da viagem, era ir acampando no caminho, mas achei que seria muito pesado para minha namorada ter que caminhar por tanto tempo e com peso nas costas.

Enfim, a trilha é belíssima! Vc vai vendo o Cerro Torre boa parte da trilha e quando chega lá tem a felicidade de ver uma lagoa com pequenos icebergs, um glaciar do outro lado e o Cerro Torre ao fundo. Foda!

"

 

 

17/nov

"Nesse dia minha namorada caminhou até a Laguna Capri comigo (1h caminhando), depois ela voltou e eu segui para a Laguna de los Tres. Fantástico!!! Também levei 3 caminhando. A trilha estava bem fácil até chegar no último obstáculo, que é uma subida cruel. Não tem que escalar nada, é só caminhada mesmo, mas é bem íngreme. O visual recompensa cada passo dado. Espetacular! No final, um lago congelado e ao fundo o Fitz Roy. Que vista!!!

Dica: levar casaco reforçado (um fleece e um corta vento), além de luvas e gorro. Subimos muito para chegar no topo. Se o lago estava congelado, imagine o frio. Levei tudo isso, menos o corta vento e fez falta.

A volta foi sofrível para mim, arrumei duas bolhas, uma em cada calcanhar. Além disso, desde Ushuaia meu corpo vinha registindo a uma gripe, mas nesse dia me expus muito e quando cheguei no hotel senti meu corpo todo dolorido e eu estava sentindo um frio além do normal.

A primeira coisa que pensei foi que eu tinha que estar bem para o Big Ice, que seria 2 dias depois.

"

 

 

18/nov

"Esse acabou sendo um dia de recuperação e descanso. Acordei mau e achei melhor ficar pelo hostel até a hora do ônibus para Calafate.

O ideal seria reservar pelo menos uns 4 dias inteiros para Chaltén. Deixei de fazer várias trilhas, mas só o que vi valeu muito a minha ida.

 

Chegamos a noite em Calafate e fomos direto para o Hostel Buenos Aires. No dia seguinte o transfer passaria lá bem cedo para os passeios."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

EL CALAFATE

 

20/nov

"Acordamos e começamos a nos preparar para aquele que seria o último dia da viagem. Arrumamos as malas e fomos tomar um café antes de irmos para o Museu do Gelo/Glaciobar, antes do voo para casa. Durante o café o dono comentou que estava tendo uma paralisação geral na Argentina e todos os voos foram cancelados! Ficamos muito surpresos e na mesma hora fui olhar meu e-mail para ver se a Aerolineas Argentinas tinha encaminhado alguma notificação sobre o caso. Não tinha nada no e-mail, mas os jornais já estavam comunicando sobre o “paro”.

Mudanças de planos no último dia, tivemos que ir para a loja da Aerolineas que fica na rua principal para tentarmos achar outro voo. A loja estava lotada, gente do mundo inteiro tentando trocar as passagens. O nosso grande problema é que teríamos que trabalhar no dia seguinte.

Resolvido esse problema, fomos para o Museo del Hielo. Ficamos realmente surpresos, imaginei que seria um museu simples, mas é muito maneiro!

Obs.: estudante com ISIC tem desconto.

Lá mesmo, fomos para o Glaciobar. Bem carinho, mas vc tem tudo liberado durante 20 min. Acho que o último horário do Glaciobar é 18h, então é bom se programar para visitar também. Estudante não tem desconto. Acho que é uma oportunidade única para conhecer um bar de gelo. Gostamos muito, bebemos, dançamos e tiramos muitas fotos!

"

 

 

21/nov

"Nesse dia (4ª-feira), já deveríamos estar no Rio de Janeiro trabalhando. Mas como deu tudo errado (ou certo, rs), fomos obrigados a ficar mais alguns dias na Argentina. Como tínhamos conseguido voo para retornar ao Rio numa 6ª-feira, às 10:30h, nossos chefes nos liberaram do trabalho. Sendo assim, resolvemos curtir de 6ª a domingo em Buenos Aires. Como não conhecíamos a cidade, seria uma oportunidade maravilhosa de conhecê-la.

Entretanto, teríamos que ficar 4ª e 5ª feira em Calafate, à toa. Como qualquer passeio é muito caro, preferimos ficar pela cidade deixando o tempo passar... Na verdade, na 4ª-feira ainda ficamos em função da loja da Aerolineas e negociação com a chefia sobre as faltas no trabalho.

"

 

 

22/nov

"Fizemos o checkout, deixamos a mochila no hostel e saímos para passear. Deixamos esse dia para conhecer a Laguna Nímez, que é de graça. Mas, infelizmente, pensei que a Laguna fosse mais perto e acabamos desistindo de ir pois podíamos ter problemas com o voo para Buenos Aires.

Chegamos em Bs As por volta de 23:30h, sem ao menos ter pesquisado algum lugar para ficar. Achamos uma lan house fechando no 2º andar do Aeroparque, conversei com o cara e ele liberou a gente acessar a internet por uns 15min. No fim, acabou ajudando a gente a pesquisar, já que não conhecíamos nada da cidade, e ainda não cobrou nada.

Selecionei 3 albergues próximos um do outro no centro da cidade e por sorte, no primeiro já tinha vaga. Mas tivemos que ficar em quartos separados (masculino e feminino). Já era de madrugada e se tívessemos que procurar outro lugar para ficar seria muito cruel!

"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

BUENOS AIRES

 

23/nov

"Totalmente perdidos, sem saber o que fazer no hall do hostel, fomos abordados por um rapaz muito simpático oferecendo um tour a pé pelo centro da cidade. Acho que foi um tiro certeiro, gostamos muito do passeio. Passamos por vários lugares, como a casa rosada, um centro clandestino de tortura da ditadura, um museu da Evita, uma praça com direto a tango para a galera...

A noite, encontramos uma amiga argentina e seu namorado, que é brasileiro, e curtimos bastante. Estava rolando uma semana de jazz em Bs As com várias paradas gratuitas.

"

 

 

24/nov

"Combinamos com nossa amiga de passar a última noite da viagem na casa dela. Fizemos o checkout e fomos para o bairro Palermo para deixar as coisas na casa dela e irmos para Luján. O namorado dela havia recomendado para nós esse passeio na noite anterior.

Na cidade de Luján, que fica umas 2 horas de BsAs, tem um zoológico diferenciado, onde o visitante pode interagir com alguns animais, tipo leão, tigre, elefante, arara, cobra... Valeu a pena!

"

 

 

25/nov

"Sem a preocupação de checkout, acordamos um pouco mais tarde e fomos conhecer o caminito da Boca. Sinceramente, não gostei muito não. Acho que tem outra feira melhor que acontece aos domingos por lá. Só não me lembro nome. De qualquer forma, foi interessante conhecer um pedaço da Boca. Fizemos umas horas lá para voltar para a casa da nossa amiga, pegar as coisas e voltar para casa.

 

Era o fim de mais uma de nossas viagens...

 

RECOMENDO!!!!!!!!!!!!!!

"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Enfim, essa foi mais uma viagem da minha vida...

 

Agora estamos programando de fazer Grécia, Egito e Turquia. Se alguém tiver um bom roteiro, eu aceito!

 

Qualquer dúvida, podem perguntar.

 

A propósito, fiz um vídeo com as fotos da viagem. Se quiserem já ir curtindo o visual que vos espera, vejam:

e

 

Se alguém ainda tiver alguma dúvida em fazer ou não esta viagem, acho que não haverá mais nenhuma!

 

BOA VIAGEM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

_

 

Olá, Felipe !

 

Acho que seria de grande valia abrir um outro tópico só para o seu relato. Pois conforme as pessoas vão postando nesse tópico o seu relato ficará perdido no meio dele :\\

Já que ele ta montado, basta dar CTRL+C e CTRL+V. É sempre bom ter o relato completo nas 'primeiras páginas' ! ::otemo::

 

O seu relato ficou 100000000000000000. Parabéns !!! :D

 

Grande abraço !

 

_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cara, com exceção de El Chaltén, eu reservei todos os lugares que estive ainda quando estava no Brasil...

 

Eu acho indispensável fazer reserva nos Refúgios em TDP caso vc faça o Circuito W e não acampe já que os Refúgios são bem concorridos no verão...

 

Já nas cidades sempre haverá vagas em albergues... talvez não tenha disponibilidade nos melhores albergues mas sempre existirá algum albergue com vagas... eu recomendo sempre reservar antes por garantia, mas diria que indispensável mesmo só os Refúgios em TDP.

 

Abraço!

 

 

Olá, José Luiz !

 

Obrigado novamente pelas dicas :D

Penso em fazer o Circuito W sim ! E conforme suas dicas vou reservar tudo daqui do Brasil já ! ::otemo::

 

_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...