Ir para conteúdo

MG - Belo Horizonte, Brumadinho (Inhotim), Sabará, Ouro Preto e Mariana - TUDIBÃO!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Faz um certo tempo que estou devendo um relato sobre minha viagem. As vezes tenho a sensação que minas é muito procurado (principalmente o circuito das cidades históricas) e as dúvidas não são poucas... então... lá vai a minha experiência!rsrs

 

Dia 11.05.2011

Eu e uma amiga estávamos planejando essa viagem algum tempo e tínhamos apenas uma semana! Traçamos a rota e achamos uma promoção para a compra das passagens aéreas!

Descemos no aeroporto de Confins e sem muita dificuldade achamos o ônibus que nos levaria até BH. Acho q levamos aproximadamente 50 min e pagamos na época um pouco mais que R$8,00.

Serei bem sincera... não gostei da rodoviária. Tudo mal sinalizado, praticamente nenhum lugar aceitava cartão de débito e ninguém sabia dar as informações que precisávamos.

Confesso que fiquei muito irritada e queria voltar pra São Paulo naquele momento.

 

Tínhamos duas opções para chegarmos no albergue: ônibus e metrô. Resolvemos pegar o ônibus pq parava na porta, mas depois descobrimos que o metrô seria muito mais rápido. ::putz::

 

Ficamos no albergue Chalé mineiro. Na época não serviam café da manhã e se eu não me engano pagamos R$22,00 a diária. Tinha um mercado próximo (o que facilitou um pouco pra gente) e uma padaria com umas atendentes muito mal educadas ... kkk Mas não tenho o que reclamar do Hostel. Limpinho, pessoal bacana e com PISCINAAAAA ( não entrei nenhum dia! hahahaha )

http://www.chalemineirohostel.com.br/

 

No dia seguinte (dia 12.05.2011) resolvemos fazer o roteiro tão esperado : INHOTIM!!! Esse dia foi incrível!

 

Fomos até a rodoviária e pegamos um ônibus que sai as 9h15. Não lembro o nome da empresa, mas é só ligar na rodoviária de BH que eles informam. Só tem uma empresa que faz Inhotim - BH. E pagamos R$25,85 ida e volta. São duas horas de estrada. Chegamos um pouco mais de 11h e tivemos que correr para ver uma boa parte do parque. Infelizmente não conseguimos ver tudo.

Se eu puder dar uma dica... lá vai... ALUGUEM O CARRINHO! haha

Na época eu paguei a entrada um pouco mais de R$20. Nos ofereceram o aluguel do carrinho por mais uns R$10 mais ou menos e achamos que seria desnecessário. Até hoje me arrependo amargamente de não tem gasto os míseros R$10... haha

Algumas obras ficam em pontos estratégicos e até chegar lá.... vai uma boa pernada ::sos::

 

20121229230142.JPG

 

20121229230218.JPG

 

20121229230300.JPG

 

20121229230338.JPG

 

20121229230420.JPG

 

20121229230508.JPG

 

20121229230547.JPG

 

20121229230742.JPG

 

Eu me senti a Alice no país das maravilhas! Inhotim é mágico!!! Eu não sei como está a situação atual do museu - Jardim botânico (na real nem sei como classifica-lo corretamente...rsrs) na época algumas obras ainda estavam em construção e existiam boatos que corria o risco de se tornar publico. Eu não lembro direito. Só sei que sempre que vejo as fotos sinto uma vontade enorme de voltar!

Ah! e se eu puder dar mais uma dica... Levem comida e bebida... É TUDO MUITO CARO!!! nossa! eu parei pra olhar o preço e desisti até de comprar o suco! ::mmm:

 

Pegamos o ônibus rumo a BH. Exaustas, porém felizes!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Dia 13.05.2011

Esse dia foi uma grata surpresa. Não tínhamos decidido muito bem o que faríamos. Resolvemos conhecer uma cidade próxima (também histórica) chamada Sabará.

Fomos até a rodoviária e descobrimos para chegar até lá precisávamos apenas de um ônibus circular. Dá pre acreditar? Pagamos R$3,50 na passagem.

Chegando na cidade (como não tínhamos pesquisado nada com antecedência) começamos a andar e "tropeçamos" numa igreja : Nossa Senhora do Rosário do Pretos.

 

20121229232025.JPG

 

Quem nos recebeu foi uma senhora muito simpática que fica dentro da paróquia e nos contou um pouco a história da igreja.

A igreja muito bem conservada e limpinha. Ela nos deixou tirar fotos no interior (o que é raro em minas...haha) e no final ... uma "caixinha de contribuição". Na real eu não lembro se a gente precisou pagar pra entrar na igreja ou se foi uma "contribuição espontânea". ::lol4::

Enfim.... só sei que deixei uma boa graninha nessa minha viagem para essas igrejas. ::sos::

 

A Tal senhora simpática nos indicou uma outra igreja para seguirmos nosso passeio e foi ali que a bagunça começou!

Entramos na Igreja Nossa senhora do Carmo. Depois que "pagamos" nossa entrada o senhor (não tão simpático) nos informou que não poderíamos tirar fotos no interior da igreja.

Até aí... ok! Sou turista e acho que tenho que seguir as regras do local... pelo menos eu acho! hahaha

 

Depois de olharmos a igreja, um outro senhor se aproximou, nos falou sobre a arquitetura, o período da construção daquela igreja e nos deu uma aula! Nossa! me amarrei.. de verdade!

Na porta da igreja ele falou que era um guia local e poderia nos acompanhar por R$50,00. Ficaria R$25,00 para cada uma. Ah! Não me importei.... Eu tinha gostado e queria tirar as fotos das igrejas.... ele se apresentou como "carta de alforria!". Disse que tinha passe livre dentro das igrejas e poderia liberar "nossas câmeras". ::otemo::

 

Seguimos e fomos para a igreja Nossa Senhora da Conceição.

Aqui começou a briga. Parece que não tinha um conhecido dele e não conseguimos tirar as fotos. Minha amiga queria a tal foto... eita impasse! hahaha

Ele falou sobre a igreja e seguimos para outra igreja...

 

Nossa Senhora do Ó!

Adorei!!! De verdade!!! Uma boa caminhadinha até chegar lá, mas valeu super a pena! Parece que os artistas que pintaram a igreja estudaram em Macau e acabaram trazendo as influências orientais.

Reza a lenda que se vc chegar no pé do altar e puxar seus olhos (tipo japonês, sabe?) e ver o rosto de cristo lá no final do altar estará salvo e irá para o céu quando morrer!

Eu vi!!! Só não sei explicar se era o rosto de cristo mesmo ou efeito do licor de jabuticaba que eu tinha bebido na porta da igreja! ::lol4::

 

20121229235634.JPG

 

20121229235823.JPG

 

Aliás!!!! vai outra dica massa! Licor de Jabuticaba!!! Parece q em novembro rola uma festa bacana em Sabará por causa da colheita. Disseram que tem bolo, doces, bebidas... tudo feito de jabuticada!

 

Seguimos depois para o Museu do ouro e para o Teatro. Eu particularmente achei tudo muito chato. Não sei oq ue estava mais chato. o lugar ou o guia que já tava ficando mala de uma hora pra outra. ::sos::

 

Paramos para almoçar num restaurante bem honesto! Comida fresquinha, gostosa e bem barata!!!!

Voltamos para BH. Tomamos um bom banho e saímos para beber com um pessoal do albergue e com um amigão meu que mora lá. Aproveitei pra matar a saudade!!!! rsrsrsrs

 

Dia 14.05.2011

Fomos de mala e cuia para Ouro Preto. Ficamos num albergue muito bacana perto da rodoviária.

Outra dica : não vá de mala de rodinha para nenhuma cidade histórica! Quase ficamos sem mala! ::lol4::

Fora que deu um trabalhão danado! Eu parava pra rir de mim mesma! Eu falava todos os palavrões do mundo de tão irritada que ficava... e assim perdemos um tempo tremendo e pagamos um mico que só por Deus! ::mmm:

 

http://www.brumashostel.com.br/responsive/

 

O dia estava incrível! o Céu limpo! Um calor de fazer inveja a qq um!!!

Aproveitamos muito bem o dia! Rodamos todas as igrejas possíveis e imagináveis! E ainda descobrimos uma feira de objetos em pedra e sabão!

Visitamos a igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Francisco (na minha opinião a mais bonita de todas), Nossa Senhora da Conceição, Museu do Aleijadinho, Igreja Nossa senhora do Pilar e o museu de arte Sacra.

 

20121229234919.JPG

 

20121229234954.JPG

 

20121229235037.JPG

 

20121229235148.JPG

 

20121229235348.JPG

 

20121229235254.JPG

 

A Cidade é praticamente dos universitários. Então a noite... geralmente... é movimentada...rsrsrs

Eu e minha amiga só demos uma bobeira... marcamos nossa viagem bem no fds do dia das mães, consequentemente não pegamos muito aquele burburinho de cidade universitária.

A noite fomos comer pizza com cerveja!

 

Dia 15.05.2011 (Dia das mães)

Esse dia foi tenso! A cidade estava vazia. Eu queria visitar Mariana e minha amiga queria voltar para São Paulo! hahaha

Levantamos super cedo e visitamos alguns lugares. Ela resolveu ficar em Ouro Preto e eu resolvi conhecer Mariana. Fiz o passeio clichê de Maria-Fumaça.

Achei meio caro, mas paguei meio de estudante (R$11,00 na época).

 

20121230001839.JPG

 

Mariana é uma cidadezinha super pacata. Bonita e bem limpinha!

Não consegui aproveitar muita coisa porque tudo estava fechado. Mas consegui tirar muuuuuuitas fotos das igrejas. Eu entrava no horário das missas! ::lol4::

 

20121230002032.JPG

 

20121230002203.JPG

 

20121230002310.JPG

 

Depois de andar e matar minha vontade de tirar foto do interior das igrejas, resolvi voltar pra Ouro Preto. Mas eu queria economizar um pouquinho e achei melhor voltar de ônibus.

No caminho parei na Mina da passagem. Não vou falar "poxa! que passeio imperdível, hein?"

É uma mina que está desativada e hoje serve para mostrar para as pessoas como era feita a extração de ouro na época. Paguei R$24,00. Eu nunca tinha entrado numa mina, então achei válido o passeio, mas hoje eu não voltaria! hahaha Peguei outro ônibus rumo a Ouro Preto!

 

A cidade estava vazia, vazia! Parei pra almoçar num restaurante na Pça Tiradentes,54 chamado Forno de Barro. Esse eu anotei o nome pra indicar depois. Adorei a comida! tel: 31.3551.7442.

 

Voltei para o Albergue e encontrei minha amiga. Ela disse que chegou a visitar ateliê e conheceu toda a cidade.

 

A noite seguimos o conselho de uma moradora e saímos para comer panquecas! Aí começou meu mico parte II.

Eu não falava uma palavra em inglês! A minha amiga é fluente! Ela tinha feito amizade com um australiano. O cara perguntou se podia ir com a gente e ainda por cima levar outros dois caras: outro australiano e um francês!

Pronto!!! Tava na cara que a minha noite seria um sucesso! Confesso que eu entendia uma palavra ou outra... só não entendia quando a conversa começava a fluir...hahaha

Bom... os quatro ficavam lá batendo papo e dando risada e eu ... muito bem acompanhada com a cerveja, claro!!!

Entre mortos e feridos... eu estava lá! vivinha da silva pra contar a história pra vocÊs! hahaha

 

 

Dia 16.05.2011

A ideia inicial era aproveitar esse dia para conhecer Congonhas. Só esquecemos do detalhe que segunda-feira nenhuma igreja abria! ::putz::

Resolvemos então voltar para BH. Eu me arrepiava só de pensar na ideia. Sinceramente... não gostei da cidade e passei o maior perrengue com as informações incorretas que o povo dava, mas por fim... não fazia muito sentido ficar em Ouro Preto com a cidade vazia e com tudo fechado... Voltamos para BH.

 

Eu tava tão esquentada que acabei não aproveitando a cidade. Minha amiga saiu pra tirar fotos, conhecer alguns museus e eu lá.... de bronca.

É o único arrependimento que bate hoje em mim. Mas eu não tenho vontade alguma de voltar para BH! hahaha

Resolvi procurar alguma coisa para comer e matar o tempo no albergue. Conheci pessoas muuuuuuuuito divertidas! As mais loucas, talvez! haha

 

Dia 17.05.2011

O Nosso voo era a tarde. Resolvemos então levantar bem cedo e ir até a Pampulha.

Eu sei lá que caminho fizemos... só sei que levamos quase duas horas pra chegar no lugar e só conseguimos pq um turista nos ajudou. Nem mesmo o motorista do ônibus conseguiu nos ajudar!

Rolou um estresse!!!! ::grr::

 

20121230004739.JPG

 

Depois de correr muito, voltamos para o albergue a tempo, enfiamos tudo nas malas e corremos para o aeroporto!

Mesmo esquema... do albergue fomo para a rodoviária, pegamos um ônibus para Confins e em seguida SÃO PAULOOOOOOOO!!!!!!

 

olha... vou falar.... adorei as cidades históricas. Sempre que vejo algum relato aqui paro pra ler e matar a saudade, mas fiquei com uma birrinha tremenda de BH!

Quem for de BH, pelo amor de Deus, me perdoa! Eu tenho parentes e amigos, mas nunca pensei que fosse passar tanta raiva numa cidade como passei em BH! hauhauhauahauhauah

 

Talvez eu tenha dado muita falta de sorte e muita gente fala que gosta da cidade. Espero voltar e tirar essa má impressão...kkk

Pretendo voltar para conhecer São João del Rei, Tiradentes e Congonhas! E claro.... matar saudades de Inhotim! querida Inhotim! haha

 

Espero ter ajudado com o roteiro e com algumas dicas!

E se alguém precisar... estou a disposição! rs

 

beijocas, Carol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi Angelita!!!!

Não é pra desanimar... talvez eu tenha tido só uma má impressão! kkk

 

Pretendo um dia voltar a BH. quem sabe deixo mais pra frente um outro relato mais animado por aqui! rsrsrs

Esse ano ainda pretendo conhecer tb São João Del Rei, Tiradentes e Congonhas. Não deixe de conhecer Congonhas!!!!rsrs Dizem que dá pra conhecer em algumas horas as principais atrações da cidade!

 

beijocas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Carol,

 

Obrigado por visitar Belo Horizonte, é realmente Bh falta um apoio ao turista, as informações sobre pontos turisticos são precárias, na maioria das vezes os atendentes de bares e restaurantes próximo a rodoviária não tem um bom humor, pelo motivo de receberem pouco devido a exploração dos comerciantes locais. Mas Bh tem muito a mostrar para o turista segue aí algumas dicas :

Região central - praça da estação, praça muito bonita restaurada a pouco tempo e facil acesso de metrô, tem um museo em anexo o museu de artes e oficios, ao transitar pela praça em bom ficar atento pois e uma praça onde tem grande concentração de pessoas, depois voce pode seguir a pé até o viaduto de santa tereza e subir a rua da Bahia, na esquina da afonso pena tem o Parque Municipal e alguns predios publicos que merecem a atenção, são eles palacio da justica, concervatório de musica, automovel club e palacio das artes, saindo do palacio voce pode conhecer a Igreja de boa viagem, que fica a 2 quadras, proximo tmbem temos as igreja de Lourdes e finalmente a Praça da Liberdade. esta é uma Boa caminhada, mas vale a pena.

Região Sul: - voce pode pegar o onibus 4103 saindo a afonso pena em direção parque das mangabeiras, neste circuito você tem a oportunidade de conhecer a praça do papa, mirante de belo horizonte e pode fazer uma caminhada no topo da serra do curral "verificar na belotur dias de visita a trilha da serra" onde tem uma vista impressionante de BH.

Região da Pampulha: - esta eu acho um pouco complicada para quem vai a pé, pois os pontos turisticos são distantes, mas se tiver um bom tempo e disposição e um dos cartões postais de BH, na afonso pena voce pega o onibus 2004 e para na igreja de são francisco de assis, ali voce pode começar pela igreja e ir até o estádio mineirão, após o estadio terá que ir caminhando até a casa do baile e o museu de artes da pampulha, outra opção e ir no mesmo onibus até o zoologico e alugar muma bicicleta e fazer o passeio na lagoa conhecendo todos estes pontos.

Vida noturna: Bh é a capital dos butecos, um bairro que prova isto e o bairro santa tereza, a cada esquina tem um bar, mais na região centro sul temos opções de rock: jack rock bar, Circus, stonehenge. baladas: Club do chalezinho, café de la musique e da mata. Bar na região centro sul e bom ir na região de lourdes temos o bar TIZÉ e varios outros. Para quem gosta de Forró a programação também e grande, boas casas como forró da utópica, forró da torre, ziriguidum, forró da casa, espaço Brasil e Recanto de santa tereza.

Espero ter ajudado a quem pretende conhecer BH, sou taxista aqui, e outra dica para quem vai utilizar o serviço de taxi em Bh e usar a central Vip taxi, esta central é de carros especiais preparados para atender o turista, e a tarifa e a mesma do taxi convencional! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bernardo.... SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adorei sua dica e tenho certeza que ajudará muito as outras pessoas que pretendem conhecer BH.

Obrigada por tudo!

Agora sim.... fiquei com vontade de "conhecer" BH ... kkkkkkk

Assim que tiver um relato bem massa, vou colocar aqui , e farei questão de te avisar! rsrsrsrs

 

beijocas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...