Ir para conteúdo

Mochilão 2012 - Santiago, Mendoza, Cafayate, Salta, Quebrada de Humahuaca, Atacama e Salar de Uyuni


Posts Recomendados

  • Respostas 117
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

José, boa tarde !

 

Só tenho uma coisa pra te falar : SHOW, SHOW !

 

Seu relato de viagem está simplesmente perfeito. Você teve uma ajuda divina também, que tempo é esse que você pegou por lá hein ??? Céu azulzão ... show ...

 

Vou dar uma lida com mais calma e depois tentarei lhe fazer algumas perguntas sobre alguns lugares que vc passou ...

 

Grande abraço e parabéns !!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Obrigado pelos comentários e elogios Lais, Keka e Nelsuely!

 

Espero que o relato as ajudem no planejamento da viagem ou pelo menos despertem o interesse em conhecer esses locais!

 

Bjos!

 

José, bom dia !

 

Teria mais ou menos uma noção de quanto gastou na viagem ?

 

Outra dúvida é sobre a parte de San Pedro e Uyuni. Você comenta das comidas, que se alimentou bem e tudo mais ... mas qual comida foi oferecida principalmente na parte do Salar ? Só ouço coisas tenebrosas deste lugar em relação a infra-estrutura do lugar. Uma amiga minha já foi e disse que foi cruel, que passou mal com a comida que os guias faziam em pequenos fogões durante a viagem e tudo mais ...

 

Sabe dizer se no hostel e no salar haviam opções de quartos privativos para casal ?

 

Se puder dar um help, agradeço.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
José, bom dia !

 

Teria mais ou menos uma noção de quanto gastou na viagem ?

 

Outra dúvida é sobre a parte de San Pedro e Uyuni. Você comenta das comidas, que se alimentou bem e tudo mais ... mas qual comida foi oferecida principalmente na parte do Salar ? Só ouço coisas tenebrosas deste lugar em relação a infra-estrutura do lugar. Uma amiga minha já foi e disse que foi cruel, que passou mal com a comida que os guias faziam em pequenos fogões durante a viagem e tudo mais ...

 

Sabe dizer se no hostel e no salar haviam opções de quartos privativos para casal ?

 

Se puder dar um help, agradeço.

 

Obrigado.

 

Fala Fábio, blz?

 

Eu gastei pouco mais de 5 mil nessa viagem de quase 1 mês (passagem aérea, ônibus entre cidades, hospedagens, passeios, alimentação,...)

 

Os gastos de hospedagens, passeios e transporte entre cidades de ônibus eu deixei anotado no relato, assim basta fazer um somatório que você saberá. Mas como sempre digo, gastos é algo muito relativo já que depende do que cada um deseja fazer... daria pra gastar muito mais ficando em hotéis ou comendo sempre em restaurante top assim como daria pra gastar menos ficando sempre em acampamento ou hostels hipereconômicos ou então fazendo sempre a sua comida ou nunca contratando passeios em agências... por isso que sempre no meu relato especifico os gastos de passeios, hospedagens e transportes pois são preços mais tabelados... alimentação já é muito variável!

 

Quanto a alimentação no Salar, o que eu posso te dizer é que a alimentação oferecida pela empresa que fui (Cordillera Traveller) foi bastante satisfatória. Eu também havia lido relatos de que a comida seria zuada e levei comigo na viagem alguns pães e chocolates que comprei em San Pedro e no fim joguei os pães fora porque realmente não havia necessidade de mais comida. Claro que a alimentação nunca foi de altíssimo nível, mas como minha expectativa era a pior possível, eu achei muito bom (e olha que sou bem fresco pra comer).

O café da manhã sempre teve café, chá, chocolate, leite, pães, manteiga, geléia, doce de leite... enfim, um café bem parecido ao que é oferecido em diversos hostels.

O almoço/janta sempre tinha purê e/ou arroz e salada com alguma carne que variou carne de vaca, frango ou salsicha... e tinha sempre uma fruta de sobremesa (maçã, laranja,...)

Além disso, sempre a comida era oferecida de forma suficiente... eu jamais senti fome por achar que tinha pouca comida (acho que só um ogro passaria fome!)

E quanto a comida ser preparada em pequenos fogões, teve 2 dias que o almoço foi preparado diretamente pelo motorista e servido no carro em um local específico e não no alojamento. Mas tudo foi feito de forma bastante higiênica no que pude presenciar (só pra relatar um caso, mês passado peguei uma barata na minha comida indo comer num restaurante da Vila Olímpia em Sampa... então às vezes a aparência engana)

 

Quanto a possuir quartos privativos pra casal, o que posso te dizer é que sempre existem hostels que disponibilizam quartos pra casal (tanto em San Pedro como em qualquer lugar). Agora, no Salar eu posso te dizer que a Cordillera Traveller tem alojamentos privados (outras empresas compartilham alojamentos) e dizem que o da Cordillera é melhor. No alojamento do 1º dia de quem vem de San Pedro, os quartos são compartilhados entre 5/6 pessoas e pelo que notei, não tem a opção de quarto privativo. Já no alojamento do 2º dia (o alojamento que é feito de sal), existe a possibilidade de ficar em quartos de casal (no meu grupo tinha 2 casais e eles ficaram nos quartos de casal enquanto os outros compartilharam outros quartos que tinha entre 2 a 3 camas por quarto)

 

Espero ter ajudado nas dúvidas :D

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
José, bom dia !

 

Teria mais ou menos uma noção de quanto gastou na viagem ?

 

Outra dúvida é sobre a parte de San Pedro e Uyuni. Você comenta das comidas, que se alimentou bem e tudo mais ... mas qual comida foi oferecida principalmente na parte do Salar ? Só ouço coisas tenebrosas deste lugar em relação a infra-estrutura do lugar. Uma amiga minha já foi e disse que foi cruel, que passou mal com a comida que os guias faziam em pequenos fogões durante a viagem e tudo mais ...

 

Sabe dizer se no hostel e no salar haviam opções de quartos privativos para casal ?

 

Se puder dar um help, agradeço.

 

Obrigado.

 

Fala Fábio, blz?

 

Eu gastei pouco mais de 5 mil nessa viagem de quase 1 mês (passagem aérea, ônibus entre cidades, hospedagens, passeios, alimentação,...)

 

Os gastos de hospedagens, passeios e transporte entre cidades de ônibus eu deixei anotado no relato, assim basta fazer um somatório que você saberá. Mas como sempre digo, gastos é algo muito relativo já que depende do que cada um deseja fazer... daria pra gastar muito mais ficando em hotéis ou comendo sempre em restaurante top assim como daria pra gastar menos ficando sempre em acampamento ou hostels hipereconômicos ou então fazendo sempre a sua comida ou nunca contratando passeios em agências... por isso que sempre no meu relato especifico os gastos de passeios, hospedagens e transportes pois são preços mais tabelados... alimentação já é muito variável!

 

Quanto a alimentação no Salar, o que eu posso te dizer é que a alimentação oferecida pela empresa que fui (Cordillera Traveller) foi bastante satisfatória. Eu também havia lido relatos de que a comida seria zuada e levei comigo na viagem alguns pães e chocolates que comprei em San Pedro e no fim joguei os pães fora porque realmente não havia necessidade de mais comida. Claro que a alimentação nunca foi de altíssimo nível, mas como minha expectativa era a pior possível, eu achei muito bom (e olha que sou bem fresco pra comer).

O café da manhã sempre teve café, chá, chocolate, leite, pães, manteiga, geléia, doce de leite... enfim, um café bem parecido ao que é oferecido em diversos hostels.

O almoço/janta sempre tinha purê e/ou arroz e salada com alguma carne que variou carne de vaca, frango ou salsicha... e tinha sempre uma fruta de sobremesa (maçã, laranja,...)

Além disso, sempre a comida era oferecida de forma suficiente... eu jamais senti fome por achar que tinha pouca comida (acho que só um ogro passaria fome!)

E quanto a comida ser preparada em pequenos fogões, teve 2 dias que o almoço foi preparado diretamente pelo motorista e servido no carro em um local específico e não no alojamento. Mas tudo foi feito de forma bastante higiênica no que pude presenciar (só pra relatar um caso, mês passado peguei uma barata na minha comida indo comer num restaurante da Vila Olímpia em Sampa... então às vezes a aparência engana)

 

Quanto a possuir quartos privativos pra casal, o que posso te dizer é que sempre existem hostels que disponibilizam quartos pra casal (tanto em San Pedro como em qualquer lugar). Agora, no Salar eu posso te dizer que a Cordillera Traveller tem alojamentos privados (outras empresas compartilham alojamentos) e dizem que o da Cordillera é melhor. No alojamento do 1º dia de quem vem de San Pedro, os quartos são compartilhados entre 5/6 pessoas e pelo que notei, não tem a opção de quarto privativo. Já no alojamento do 2º dia (o alojamento que é feito de sal), existe a possibilidade de ficar em quartos de casal (no meu grupo tinha 2 casais e eles ficaram nos quartos de casal enquanto os outros compartilharam outros quartos que tinha entre 2 a 3 camas por quarto)

 

Espero ter ajudado nas dúvidas :D

 

Abraço!

 

Ajudou bastante sim José ...

 

Lhe perguntei isso porque meu organismo não é lá uma pedra que aguenta qualquer coisa .. numa viagem que fiz ao Peru, comi uma salada e já se foram 04 dias de cama com infecção alimentar... sorte que estava com minha familia, pq se estivesse sozinho só Deus sabe o quão teria sido pior ...

 

Sobre o Salar, lhe perguntei da comida pois fico preocupado em comer algo e fazer mal, ainda mais que eu sou bem simples na alimentação ... carne não me apetece muito, mas se tiver um arroz "blanco" e umas papas fritas tá bom (o problema é o óleo, rs) ...

 

Sobre os quartos, pergunto do privativo pq na ausência de lockers fico preocupado com a camera fotográfica q não é de valor pequeno e não dá pra ficar andando com ela o dia inteiro ... por exemplo sair a noite pra passear ou jantar e ter que ficar levando as coisas é complicado.

 

Outra preocupação é justamente com os banheiros... pra homem é mais tranquilo, mas pra mulher, se der uma vontade no meio do deserto, como seria ????

 

Outra coisa é que tive em Mendoza e me arrependo até hoje de não ter feito aquele passeio do alta montanha ... e depois fui ver que o Onibus que peguei de Mendoza até BsA passou por algumas cidades que vc passou e eu nem imaginava que havia tanta beleza em seus arredores.

 

Tenho somente 14 dias de férias então pensei em fazer de salta para "baixo" seguindo seu roteiro. Mas não me lembro de ter visto vc comentar do TREM das Montanhas que tem lá em Salta ... Você não chegou a fazer né ???

 

Valores : 5.000 em 30 dias deu uma média de 166.00 por dia o que considero até pouco por tudo que vc visitou e conheceu ...

 

Eu quando vou com a esposa, gasto uma média de 130.00 por dia mas ficando em hotel (o que muitas vezes sai a mesma coisa que um hostel com quarto privativo - não tenho nada contra hostel), mas sem passeios por agencias, então acho que vc gastou até pouco, mas acredito que pode ter sido pela hospedagem em quartos coletivos ... (o que pra mim é inviável mesmo viajando sozinho se o hostel não possui lockers)

 

Vamos nos falando e obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Algumas dúvidas José :

 

San Agustín del Valle Fértil – Porque não fechou hospedagem em San Juan em vez do Valle Fertil ? La Rioja pelo que vi fica mais perto (assim como vc disse)... Agora fiquei em duvida sobre a estrutura das cidades e ônibus para lá ...

 

Valle Fértil (Talampaya e Ischigualasto) – não era possível alugar um carro para fazer todos os passeios que queria ? Valor seria mais alto ou não tinha opção de aluguel de carros por lá ? estou preocupado pois estou indo eu e mais uma pessoa e fico preocupado de fechar hospedagem e depois não conseguir fazer os passeios por falta de numero de pessoas.

 

27/11/2012 - Valle Fértil - La Rioja - Tucumán – Cafayate – Será que um aluguel de carro saindo de Valle Fértil e deixando o mesmo em Cafayate não fosse uma opção melhor ?? Nós brasileiros temos que ter uma tal de carta verde para andar por lá né ? Esse esquema de locomoção nestes lugares está me preocupando bastante, pode vir a estragar todo o meu roteiro.

 

Ruínas de Quilmes ? 10 km ida e volta para entrada nas Ruínas ? Será que não tinha algum pacote fechado para lá ? Ainda continuo preferindo a opção de veículo próprio, mas fazendo isso todo dia encarece demais a viagem.. por outro lado depender destes ônibus nestes locais imagino que tenha se tornado deveras custoso em termos de tempo e mobilidade.

 

Salta (Tour a San Antonio de los Cobres) – estava a fim de fazer o passeio de trem, mas pelo que vi, nas datas que estarei indo ele não estará funcionando...além de achar caro demais... Pensei em em fazer este trajeto de carro, mas novamente o custo impactaria sem falar que desconheço o local ... pelo que percebi, nestas cidades é dificil a locomoção até chegar em Salta não é isso ?

 

Purmamarca (Tour a Salinas Grandes) – Em nenhum momento sentiu o mau da altitude José ? Sair de Salta que fica a praticamente 1100 para chegar a mais de 4000 numa tacada só é complicado .. Como foi ?

 

Podendo responder, fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Lhe perguntei isso porque meu organismo não é lá uma pedra que aguenta qualquer coisa .. numa viagem que fiz ao Peru, comi uma salada e já se foram 04 dias de cama com infecção alimentar... sorte que estava com minha familia, pq se estivesse sozinho só Deus sabe o quão teria sido pior ...

Pois é... eu não sou de comer salada mas mesmo se gostasse, eu jamais comeria salada numa viagem... eu já tenho medo de comer salada em restaurante, imagina num tour pelo Salar...

 

Outra preocupação é justamente com os banheiros... pra homem é mais tranquilo, mas pra mulher, se der uma vontade no meio do deserto, como seria ????

Isso não tem jeito... em certos passeios no Atacama ou no Salar, só banheiro "natural". É ir para um lugar mais afastado para usar como banheiro ou então aguentar até chegar no alojamento!

 

Tenho somente 14 dias de férias então pensei em fazer de salta para "baixo" seguindo seu roteiro. Mas não me lembro de ter visto vc comentar do TREM das Montanhas que tem lá em Salta ... Você não chegou a fazer né ???

Não fiz porque era muito caro e achei que não valia o custo-benefício... além disso, diziam que no verão ele não funciona por ser período de chuvas, mas não tenho certeza...

 

Sobre os quartos, pergunto do privativo pq na ausência de lockers fico preocupado com a camera fotográfica q não é de valor pequeno e não dá pra ficar andando com ela o dia inteiro ... por exemplo sair a noite pra passear ou jantar e ter que ficar levando as coisas é complicado.

Bom, na maioria dos hostels que fiquei, eles possuíam lockers. Mas se o problema for ter ou não lockers, basta enviar mail pro hostel perguntando ou ver no site se diz ter lockers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...