Ir para conteúdo

Como viajar de carona pelas estradas do Brasil


Posts Recomendados

  • Membros

sou de São Paulo, mas mês passado fiz um pequeno mochilão por Minas Gerais e digo, achei muito fácil e tranquilo. Voltei de Ouro Preto pra BH sem nenhum perrengue, pegando carona numa camionete de uma empresa, depois em um caminhão e por último em um carro particular, já de noite. Todo mundo foi bem simpático comigo e não me arrependo. Mas digo pra vocês, passa um monte de coisa na sua cabeça (mais coisas ruins), ainda mais mochilando sozinho igual eu tava. Mas tranquilo, isso é questão de costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

diogo e demais . . .

 

eu sempre viajei sozinho e nao rola esses montes de pensamentos ruins nao, isso depende do seu estilo de vida, assim do mesmo jeito que vivo sendo hospedado em casas de pessoas que eu nunca vi antes, pra mim isso eh natural ::cool:::'> muitas pessoas que ja me deram carona ja me hospedaram tbm em suas casas ::cool:::'> vivo sendo hospedado em diversas casas e de diversas maneiras, do mesmo jeito que hj sairei do pais e procurarei abrigo em casa de nativos. como digo, isso pode ser o modo que vc leva a vida ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Adorei as dicas, queria fazer um mochilão com meu filho de 1 ano he he he loucura será? Os avós vão querer me matar, queria algumas dicas de como viajar com os pequenos, fazendo mochilão.

Fizemos nosso primeiro acampamento fim de semana passado e foi o máximo, conheci pessoas incriveis mas estavamos eu, meu bb e meus irmão, quero fazer algo só eu e ele sabe para nos unir ainda mais.

bjs a todos e boa viajem...rs... alias este é o nome do cd de uma dupla de mochileiros Minascumpraia um som maneirissimo, conheci o guri Renato em trindade gente bonisssssima eles correm o brasil e o mundo com o som deles é massa mesmo. Uma dica de som para curtir rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal!

 

Vou viajar na véspera de feriado para Campo Grande no dia 14/11, e no dia seguinte, desembarcarei na rodoviária local e estou entre pegar carona - coisa que nunca fiz ainda - ou ir de ônibus normalmente até Bonito. Gostaria de saber qual é o ponto estratégico da cidade e horário (sendo que vou chegar, no máximo, até as 13:00 hs) onde eu possa conseguir a viagem, sem muito custo? Se alguém já "caronou" até essa cidade ou quem for de CC, me ajudem. :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ja peguei carona algumas vezes no maranhao, sempre que visito os lencois ...

 

Geralmente é na volta, depois de conhecer as pessoas durantes os passeios e ao falar que tambem estarei retornando a sao luis de onibus costumam oferecer carona ...

 

Mas teve uma vez que eu peguei carona na ida, ja estava a noite e eu estava com a minha namorada ... fiquei com um pouco de medo mas o pessoal que deu carona era da concessionaria de energia e foram mto gente boa ... no final eu até dei uma grana pra eles tomarem uma cervejinha ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Vou dizer a forma que EU faço, não que seja a única, nem que as demais não vão dar certo... OK ?

essas dicas e outras vc encontra na minha pag: https://www.facebook.com/100Dinheiro100FrescuraE1000Destinos

 

1. Antes de sair de sua cidade, procure postos de abastecimento/carga/descarga de CEREIAS, laticínios, Sedex, fabricas... tudo que envolva caminhões... aqui na minha cidade o forte é a agricultura, e o ano todo há caminhões saindo pra Santos, Erechim, Curitiba, e caminhões vindo de Cuiabá, ES... por ai vai.... Confira a disponibilidade desse setor, pois rola carona DIRETA, pra cidades bem distantes.. oq é melhor q ficar trocando a cada 100, 200km....

 

2. Roupas: eu sou menina, logo posso ser confundida com garota de programa estando eu de chortinho e micro blusa na estrada... Então tomo o cuidado de me fantasiar de “menininho” rs camiseta solta, calça jeans, coturno no pé, cabelo amarrado.... Estar limpinho(a) sempre que possível é bom tbm rs.

3. Mochila nas costas (sempre que possível) indica que vc esta ali, q acabou de chegar, e é confiável... (que vc não esta plantado a horas e ninguém quis parar saca?)

 

4. Plaquinha, dedão esticado, sorriso na cara.... e eu desses meios rsrsrs a plaquinha ajuda o carona e vc a não perder tempo. Faça a placa em uma folha escura, papelão, com letras visíveis e 1 ou 2 palavras no max.. quem esta passando a 120km por hora não conseguirá entender muita coisa rs

 

5. O lugar: pegar carona não é só ir pra saída da cidade e esticar o dedo.. vc precisa pensar que quando o carro parar, ele vai ter q estacionar pra vc entrar,... então procure uma sombra pra vc não torrar no sol, um quebra molas/lombada p/ que passem em menor velocidade, e um espaço p/ o caminhão estacionar... se conseguir todo isso, Perfeito! Se não tudo bem... rs

 

6. Saber pra onde vc esta indo, e ter um mapa não é a mesma coisa!!! Informe-se o max que pder... caminhoneiros tem muito macete!!! Aproveite o tempo da viagem e vá perguntando, pra quando chegar na cidade em que vc irá descer, não atrapalhar avida dele, e não perder tempo com a sua ....

 

7. Mãos a vista e sem óculos na cara... mostrar seu rosto e provar q vc não tem uma arma escondida é uma boa coisa a se fazer.(dica de um carona que peguei no TO)

 

8. Ter Pouca bagagem facilita ir naquele carro lotado, pegar ônibus lotado, e sua coluna agradece!

 

9. Andar com no max. 3 pessoas... conseguir carona p/ 1 pessoa é tranquilo, p2 duas é inseguro pra quem dá a carona, imagina pra 3? Não que seja impossível...

 

10. Matenha um papo legal, cabeça, decente... principalmente as meninas!! Saber se sair de cantadas é uma arte! E vc aprender a ser artista sem precisar ser grossa ou mau educada... Uma vez escutei a seguinte frase: “me desculpa estar te falando essas coisas, eu já percebi que vc não é dessas, mas se eu não tenta-se não seria homem!” eu tive q rir e concordar rs.

 

11. NÃO SEJA FOLGADO! Vc já esta economizando uma grana com a passagem, então sempre que puder, se ofereça p/ pagar um almoço, uma coca, uma agua... Seja gentil sempre!!

 

12. Mostre-se preocupado em dar noticias a família... seu carona vai ver q vc não é um foragido, nem um maluco beleza.. E que tem alguém a as espera.. (segurança).

 

13. Eu tenho o habito de anotar nome, caminhão, telefone, contato, (segurança) com a desculpa de que estou contando quantas caronas já peguei, mas isso é nada mais nada menos que um controle pessoal, não precisa fazer um interrogatório, mas sempre q puder, saque sua agendinha, tire uma foto.. Registre! Vai intimida-lo caso esteja com segundas intenções.

 

 

Bom por hora é isso... caso lembre de alguma coisa, escrevo depois.. e se vc tiver alguma dica, compartilhe tbm!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Vou dizer a forma que EU faço, não que seja a única, nem que as demais não vão dar certo... OK ?

essas dicas e outras vc encontra na minha pag: https://www.facebook.com/100Dinheiro100FrescuraE1000Destinos

 

1. Antes de sair de sua cidade, procure postos de abastecimento/carga/descarga de CEREIAS, laticínios, Sedex, fabricas... tudo que envolva caminhões... aqui na minha cidade o forte é a agricultura, e o ano todo há caminhões saindo pra Santos, Erechim, Curitiba, e caminhões vindo de Cuiabá, ES... por ai vai.... Confira a disponibilidade desse setor, pois rola carona DIRETA, pra cidades bem distantes.. oq é melhor q ficar trocando a cada 100, 200km....

 

2. Roupas: eu sou menina, logo posso ser confundida com garota de programa estando eu de chortinho e micro blusa na estrada... Então tomo o cuidado de me fantasiar de “menininho” rs camiseta solta, calça jeans, coturno no pé, cabelo amarrado.... Estar limpinho(a) sempre que possível é bom tbm rs.

3. Mochila nas costas (sempre que possível) indica que vc esta ali, q acabou de chegar, e é confiável... (que vc não esta plantado a horas e ninguém quis parar saca?)

 

4. Plaquinha, dedão esticado, sorriso na cara.... e eu desses meios rsrsrs a plaquinha ajuda o carona e vc a não perder tempo. Faça a placa em uma folha escura, papelão, com letras visíveis e 1 ou 2 palavras no max.. quem esta passando a 120km por hora não conseguirá entender muita coisa rs

 

5. O lugar: pegar carona não é só ir pra saída da cidade e esticar o dedo.. vc precisa pensar que quando o carro parar, ele vai ter q estacionar pra vc entrar,... então procure uma sombra pra vc não torrar no sol, um quebra molas/lombada p/ que passem em menor velocidade, e um espaço p/ o caminhão estacionar... se conseguir todo isso, Perfeito! Se não tudo bem... rs

 

6. Saber pra onde vc esta indo, e ter um mapa não é a mesma coisa!!! Informe-se o max que pder... caminhoneiros tem muito macete!!! Aproveite o tempo da viagem e vá perguntando, pra quando chegar na cidade em que vc irá descer, não atrapalhar avida dele, e não perder tempo com a sua ....

 

7. Mãos a vista e sem óculos na cara... mostrar seu rosto e provar q vc não tem uma arma escondida é uma boa coisa a se fazer.(dica de um carona que peguei no TO)

 

8. Ter Pouca bagagem facilita ir naquele carro lotado, pegar ônibus lotado, e sua coluna agradece!

 

9. Andar com no max. 3 pessoas... conseguir carona p/ 1 pessoa é tranquilo, p2 duas é inseguro pra quem dá a carona, imagina pra 3? Não que seja impossível...

 

10. Matenha um papo legal, cabeça, decente... principalmente as meninas!! Saber se sair de cantadas é uma arte! E vc aprender a ser artista sem precisar ser grossa ou mau educada... Uma vez escutei a seguinte frase: “me desculpa estar te falando essas coisas, eu já percebi que vc não é dessas, mas se eu não tenta-se não seria homem!” eu tive q rir e concordar rs.

 

11. NÃO SEJA FOLGADO! Vc já esta economizando uma grana com a passagem, então sempre que puder, se ofereça p/ pagar um almoço, uma coca, uma agua... Seja gentil sempre!!

 

12. Mostre-se preocupado em dar noticias a família... seu carona vai ver q vc não é um foragido, nem um maluco beleza.. E que tem alguém a as espera.. (segurança).

 

13. Eu tenho o habito de anotar nome, caminhão, telefone, contato, (segurança) com a desculpa de que estou contando quantas caronas já peguei, mas isso é nada mais nada menos que um controle pessoal, não precisa fazer um interrogatório, mas sempre q puder, saque sua agendinha, tire uma foto.. Registre! Vai intimida-lo caso esteja com segundas intenções.

 

 

Bom por hora é isso... caso lembre de alguma coisa, escrevo depois.. e se vc tiver alguma dica, compartilhe tbm!!!

 

 

Excelentes dicas, CARONEIRA-MS!

 

Já consegui realizar a façanha de pegar várias caronas com 3 pessoas, foi sensacional:

http://bicicletaetc.blogspot.com.br/2012/05/de-carona-na-historia.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal, acabei de criar uma conta aqui no site mas já acompanho uns tópicos há tempos.

Enfim, finalmente depois de ler tantos relatos bonitos e positivos e ter tido a oportunidade de conhecer caroneiros ( inclusive hospedei um argentino que viajou o brasil todo de carona agora no começo do ano) resolvi ter minha própria experiência.

A priori eu iria sair de carro com um amigo de Recife até o Acre, mas de lá ele seguiria cruzando todo o norte e eu voltaria de carona, mas como ainda sou marinheira de primeira viagem e não tinha arrumado ninguém pra voltar comigo, larguei a ideia ( até pq as estradas no norte não são das melhores né?!)

Aí sou mega fã do Paul Mccartney e ele começa turnê justamente na época das minhas férias da faculdade e do estágio, não pensei nem duas vezes... joguei a ideia pra uma amiga doida ( q tb vai caronear pela primeira vez) e seguiremos assim a turnê.

Saindo de Recife até Belo Horizonte teremos bastante tempo, planejo sair dia 25 de abril e o show é dia 4 de maio, então vai ser bem tranquilo.

Mas de Belo Horizonte pro show de Goaiania e de Goiania até Fortaleza, o intervalo vai ser de mais ou menos 2/3dias.

Vcs achama que dá tempo??

 

Eu tô pensando em seguir a dica da guria de ir em algumas industrias procurando carona e ouvi dizer também que rola carona em avião da força aérea brasileira mas eles só te avisam bem perto de partir, alguém sabe mais a respeito disso??

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...