Ir para conteúdo

Aurora Boreal em Tromso-Noruega [com fotos]


Posts Recomendados

  • Membros

VIAGEM FEITA ENTRE 06 e 11/MAR de 2013

 

INTRO

Escolhi a lua nova de março pra ver a aurora, pois sem a luz da lua o céu a noite se torna mais visível. Tromso (Noruega) foi a cidade escolhida por estar próximo de onde moro (FRA) e também por ter o clima menos frio; Fez uma média de -6 na cidade. Lembrando também que nessa época o número de horas do dia é quase igual ao da noite.

Infelizmente, o tempo não ajudou muito. Em todos os dias o céu estava nublado, com muita neve caindo. Isso torna impossível de ver a aurora de dentro dos limites de Tromso.

Fui com um amigo brasileiro que mora aqui na França também e não ficamos hospedados em hotel, pois somos adeptos do couchsurfing.

 

QUARTA 06

Escolhemos a SAS como companhia de avião. Pegamos o voo de Bruxelas até Oslo e lá fizemos a conexão para Tromso. Chegamos no aeroporto embaixo de uma nevasca. Antes do pouso, descemos durante vários minutos com visibilidade zero, pois estávamos dentro de uma neblina muito densa. Quando vimos o solo, já estávamos quase pousando, sob uma nevasca que deixou os passageiros todos bem caladinhos rezando. Achei que íamos escorregar na pista, mas o piloto era mesmo bom. Apesar da forte freiada, descemos vivos.

Fiquei espantado por não ter que mostrar documento algum em nenhum momento da viagem. Fiz o meu check-in no caixa automático e pronto; o papel que saiu dalí me serviu até a chegada em Tromso. Seguranças no aeroporto? Não vi ninguém. Noruega é o país com o maior PIB per capta do mundo, e os problemas deles são distantes do que qualquer um pode pensar: o preço das frutas, bem alto. Saúde, educação, energia, saneamento, emprego; eles tem sempre os melhores índices. Esse desenvolvimento começou nos anos 60 com a descoberta de óleo no país. Basicamente a economia deles se baseia na exportaçao de petróleo, o que nutre de muito dinheiro os poucos 5 milhões de habitantes do país.

É por isso que tudo é muito caro na Noruega. Tromso é ainda um pouco mais barato que Oslo, mas assim mesmo, vc não vai comer um pão com salsicha por menos de 5 euros. Garrafa de cerveja no bar: 10 euros. Se quiser fazer compras no mercado, recomendo! Tem o Remi e o Coop Prix, por exemplo.

 

QUINTA 07

Quarta a noite não vimos a aurora. Tempo fechado. Quinta a noite tampouco melhorou. Durante o dia, fui ao cemitério coberto de neve fazer algumas fotos e encontrei um outro brasileiro fazendo o mesmo. Acabamos por nos dar muito bem e continuamos a seguir a viagem juntos até o último dia. A coincidência foi que ele também estava fazendo couchsurfing com um outro hoster, que por acaso era namorado da minha hoster. Então o que aconteceu foi que a minha hoster deixou a chave do apto dela comigo e foi passar os dias com o namorado, deixando nós 3 livres livres!

Compramos um passe de 4 dias de ônibus. 180NOK. Vale a pena, pois cada passagem custa 40NOK. Demos algumas voltas pelas ilhas durante nossa estadia com este passe.

Fomos também ao Tourism Office. Lá eles tem os mapas das ilhas, infos das linhas de ônibus, infos de museus etc. Tudo free.

Fomos tbm na biblioteca, com internet free - só pedir um pass code na recepção.

 

SEXTA 08

Desesperados, depois de dois dias sem ver a aurora e o tempo fechado, nós 3 decidimos pagar o passeio turístico com a ARTIC GUIDE SERVICE. Para estudantes 800NOK, preço normal 950NOK. Eles são muito bons e organizados. Servem cookies e chocolate quente a viagem toda e cada ônibus tem 2 guais que vão explicando tudo no caminho, desde o funcionamento do fenomeno até como fotografá-lo.

Caro? Sim, mais de 100 euros, no entanto se vc quer ver a aurora nessas condições que eu descrevi, pegue o passeio. Dura entre 6 e 7h, sendo que umas 4h vc passa dentro do onibus: Fomos para a Finlandia para ver a aurora. Era um dia de intensidade 3. E voilà... foi magnífico. Parece um ballet verde no céu. Vezes mais forte, vezes menos. Mais rápido, menos rápido. Os ônibus pararam em 2 pontos de onde se podia ver. No caminho de volta, ainda pudemos ver um último ballet muito veloz e maravilhoso.

 

SOBRE FOTOGRAFAR

Item fundamental: tripé. Não ache que ficar sem respirar vai adiantar para fazer uma boa foto. Vc precisa ter a camera parada. Ponha num tripé ou numa superfície estática.

Configure sua câmera em modo manual (M). Os seguintes sets são uma média do que funciona:

ISO alto (mais sensibilidade luminosa) - entre 800 e 1600

Abertura máxima do diafragma (número que aparece com o f no visor da sua camera) - coloque no menor número possível, geralmente enre f1.8 e f3.5

Velocidade do obturador (número que aparece ao lado deste acima) - coloque entre 20" e 30"

Balanço de branco (WB) - experimente diferentes, pois as cores vão mudar. Escolha a que te agrada mais.

Na minha câmera eu posso escolher a temperatura do WB em Kelvin, então eu comecei fotografando em torno de 5300K (tons mais avermelhados) e depois baixei pra 3100K (tons mais azuis).

 

Pronto, vc pode fazer sua foto. Depois de tirar algumas da aurora, vc vai querer aparecer tbm na foto, né? Minha dica é vc ficar bem parado durante os segundos em que a camera fotografa e pedir pra alguem te iluminar por 3s ou 4s com uma luz de celular.

 

DSC_6581.jpg.4862258841dfb563b9f16ba72c9e7364.jpg

DSC_6601.jpg.ee728c412ce5a02d9c157fd4a5e2793a.jpg

DSC_6603.jpg.9cc84c210263a027ce39f88f4fcf4a3b.jpg

DSC_6623.jpg.7206f743b8964a383016f5fc9d9022c8.jpg

DSC_6628.jpg.e103cd6f75c62c5cc4256e2f8d130309.jpg

DSC_6650.jpg.53e63b3d6b63181c63313bc916a181a9.jpg

 

Depois de ver a aurora na sexta e ter gasto mais do que esperava, ficamos sossegados nos outros dias só usando o passe de 4 dias para dar umas voltas. Comíamos em casa.

 

SOBRE ROUPAS

É muito frio! Quem vem do Brasil então, acha ainda mais frio. Lembre-se que vc está no artico e que vc vai ter que andar na neve. Então compre botas e segunda-pele (Quechua é uma boa opção). Eu só saía na rua com 3 calças (uma segunda-pele, um moleton e um jeans); 4 camisas (camisa, 2nd skin, camisa térmica e sobretudo); gorro, cachecol e luva impermeável; 2 meias.

Carregue sempre um lenço de papel, pois cada vez que vc entra e sai de ambientes fechados/abertos, seu nariz vai escorrer. Não limpe com a luva, pois se ela molhar, vai congelar.

Se vc for fazer a excursão, dou uma dica importante: quando o bus parar, saia e faça suas fotos, se divirta... em uns 30 ou 40min vc vai sentir sua mão/pé/rosto congelar. Volte para o ônibus. Reaqueça o seu corpo surante uns 10min e volte lá pra fora. Não desafie seu corpo ficando mt tempo fora! Vc pode comprometer sua diversão.

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Brother, sensacional sua aventura em busca da aurora boreal. Também espero um dia poder ver. É meu sonho poder admirar esse espetáculo! Estou planejando uma trip pela Europa entre os meses de março e abril/2014 e pretendendo incluir alguma cidade do ártico para ver as Auroras... Seu relato contribuiu bastante para o meu roteiro. Ah, as fotos ficaram sensacionais. Qual a câmera que voce usou?

 

 

Desde de já agradeço as informações e parabéns pela sua trip...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi pessoal!

 

Estou contente de ter ajudado a galera que tem vontade de ir a Tromso.

Recebi muitas mensagens pedindo o contato do couchsurfing onde fiquei, mas infelizmente a hoster me pediu para não passar mais o contato. Desculpem.

Façam sua busca, postem no itinerário e torçam pra achar alguém legal, é a dica que posso dar.

 

um gd abraço e boa sorte na caça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...