Ir para conteúdo

Mergulho em Sharm El Sheikh - Egito/Mar Vermelho


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Perguntaram sobre mergulho no egito e como acabei de responder uma mensagem privada sobre o assunto decidi abrir aqui a resposta em um topico novo pra dar acesso a todos no forum - de uma forma generica aqui consta uma geral do que aprendi trabalhando por 5 meses em sharm el sheikh como guia/instrutor de mergulho em que acumulei pouco mais de 250 mergulhos entre shore dives (mergulho que se parte direto da margem, sem usar barcos), day boats (saidas de barco de um dia) e liveaboards (saidas de 6 dias em que faziamos 20 megulhos ao todo) trabalhando para 2 operadoras diferentes no verao de 2007.

 

"fala bro,

 

cara, nao tenho a menor ideia de preço... nunca tive, afinal eu nao tinha q pagar nada

 

o shore dive eh legal, se eles representam bem sharm? nao! os melhores mergulhos sao por barco mesmo. O q recomendo de verdade mesmo eh um live aboard, sem duvida, eu trampei na tornado marine fleet, era irado, puta serviço, era o melhor live aboard de sharm. Da uma olhada no preço, eu lembro q fiz umas contas na epoca q se vc fosse pagar por cada mergulho individualmente no brasil - considerando a qtidade de mergulhos - tava um preço bem bao.

 

Os melhores mergulhos da area sao cobertos pelo live aboard - entre eles o thistlegorm. Shark & Yolanda Reef eh o melhor mergulho da area, esse rola fazer com day boats (que sao as saidas de um dia - q obviamente sao limitadas pela distancia q o barco pode cobrir, sao barcos lentos, entao fica bem limitado). Outro irado era Jackfish Alley - q eh 'perto' de shark & yolanda, mas com os day boats eh mais dificil fazer os dois no mesmo dia (mas se informe) pois como eh meio longe chega muito tarde pois o lance eh ir voltando ao longo do dia e outro q gostei muito na mesma regiao eh Shark Observatory, esses 3 (shark/yolanda, jackfish alley e shark obs sao no parque nacional de Ras Mohammed - todo mundo conhece). Os recifes de do Estreito de Tiran sao irados - Gordon Reef, Thomas Reef, Woodhouse Reef e o melhor de todos eh Jackson Reef onde faziamos os mergulhos de tubarao martelo e onde tem um Coral Garden - jardim de corais - q eh de chorar, chorar mesmo - mas nao sei pq eh meio raro fazer mergulho nessa parte de jackson q tem o jardim de corais. Com day boats acho q nao rolava os tuba martelos, so com os live aboards.

 

Na direcao do thistlegorm, tem varios outros picos irados, q eh o estreito de gubal, onde tem o naufragio Dunraven, e os mergulhos em Small Crack, Shag Rock (um dos meus favoritos - com um jardim de corais ainda mais legal q jackson reef). No meio do estreito tem o recife Abu Nuhas - q eh violentamente lindo, com varios naufragios - mas la q eu saiba so de live aboard e atravessando totalmente o estreito tem Bluff point - pra mim um dos melhores de todos, fiz varios mergulhos la, eles foram entre ok (ok pra sharm q eh irado) e o melhor da minha vida, meu mergulho mais animal foi la. Mas gubal basicamente nao rola com day boat, a nao ser o thistlegorm q vai de lancha rapida - e com o live aboard vc faz 3 mergulhos la, no day boat sao so dois.

 

enfim, veio, se sua mina topa um live aboard e vc tiver com uma grana q nao se aperte tanto pra pagar, VA DE LIVE ABOARD. Vc nao vai se arrepender... eh ridiculo de bom, e a diferenca entre esses mergulhos e o q vc vai fazer com a maioria dos day boats eh gritante, vai por mim.

 

se so for rolar day boat mesmo, o q nao pode perder, em ordem de importancia:

1 Shark & Yollanda

empatado em 2o = Jackfish Alley e Jackson Reef

 

fora esses sao os outros de gubal - mas q dificilmente vai rolar com day boat

 

recomendo as grandes operadoras - camel, red sea, emperor. Trabalhei pra uma chamada Scuba Dreamer, mas o cara fechou, nao sei se ainda existe e se existir nao sei se eh bom ainda. E trabalhei pro Tornado nos live aboards.

 

qquer coisa entra em contato de novo

 

no verao eh bem melhor, eh quente, tem mais vida, no inverno eh frio, robada - nao q seja assim ruim, mas se vc vai ate o mar vermelho mergulhar, viaje na melhor epoca, custe o q custar, serio mesmo, eh a oportunidade de uma vida, nao eh a hora de economizar no mergulho."

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

As coisas foram, voltaram, foram e acabou que a viagem cancelada foi confirmada. Pegamos um last minute bem em conta aqui na Holanda e vamos ficar 9 dias em Sharm El Sheik.

 

Como tinha falado em msg pro Xaliba, a ideia não é focar só em mergulho, mas tirar um tempo pra descansar e aproveitar o Sol e o calor após o longo inverno daqui. Tentamos pegar um Liveaboard de 3 dias com o King Snefro (aparentemente o único que faz esse tipo curto), mas eles cancelaram a saída na semana que iremos, de forma que ficaremos só com os mergulhos saindo de terra.

 

As dicas dos picos estão anotadas e já passamos para a operadora que fechamos (Emperor Divers) para procurara garantir que iremos lá. Fechamos 5 dias por € 225 / pessoa. Pra fazer o Thistlegorm, tem um adicional de € 70.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Bom, voltamos de lá e realmente é espetacular, a variedade de corais é de babar e alguns picos são pra se mergulhar de joelhos. A única decepção foi não ter visto nenhuma raia manta, apesar de maio/junho ser a época delas em Sharm. Várias pessoas viram e eles estava mais nos pontos que eles chama de Locais, bem perto da cidade, mesmo. Mas, não foi dessa vez.

 

Fechamos com a Emperor Divers (valores acima) e o serviço deles é de primeiríssima. Pegam no hotel, seu equipo fica o tempo inteiro sob responsabilidade deles e, independente do barco que você saia, estará lá sua caixa. Também achei sem frescura: não ficam paparicando, pegando na sua mão, perguntando seu ar toda hora, essas coisas. Supõem que você é um mergulhador que sabe fazer as coisas sozinho. Dos 6 DM que saímos, só uma pareceu meio perdidinha, mas os demais eram excelentes. Os briefings, també, muito bem feitos.

 

Fizemos apenas saídas embarcadas. São 2 mergulhos por dia, mas eles sempre abre a possibilidade para um terceiro, por € 20 extras. A única coisa ruim é que exageram no intervalo de superfície, mesmo que ninguém faça o terceiro mergulho e mesmo que a saída seja próxima. Você acaba embarcando entre 8:30/9:00h e dificilmente volta antes das 16h, coisa que em algumas saídas dava pra ser bem encurtada.

 

A maioria dos mergulhos é drift, o barco não apoita e você cai e sobe com ele à deriva, mas o mar tava be sussa pra isso.

 

Nos pontos Locais, mergulhamos em Shark's Bay (esse, shore dive do hotel), Temple, Tower e Sadfo. Pontos excelente, muita vida pequena, corais... mas ficavama atrás dos points de Ras Mohammed.

 

Ras Mohammed: paga-se € 5,50 por dia a título de ingresso no parque. Lá, caímos em Shark&Yolanda, Jackfish Alley (2 vezes, cada uma num roteiro difeerente), Eel Garden drift para Shark Observatory, Ras Gohzlani e Marsa Bareika. Os dois primeiros foram os melhores mergulhos de corais que já fiz: visibilidade impressionante e uma variedade de corais de cair o queixo, tanto de longe (é jardim do coral que não acaba), como de perto, dezenas de corais diferente, um ao lado do outro. A vida é razoavelmente abundante, mas não pegamos nenhum bicho grande, no máximo umas 3 tartarugas, umas raiazinhas e peixes leão. E uma garoupa.

 

Tiran: infelizmente não conseguimos ir. No dia que estávamos programados, a patroa sentiu o ouvido e preferimos tirar 2 dias de repouso. Foi bom porque o pessoal falou que o mar estava mexido pra caramba, o barco só jogou e os mergulhos foram bem meia boca. Quando voltamos, não conseguimos encaixar mais num barco que fosse a Tiran, pois o movimento estava baixíssimo. Enfim, pelo que falaram, agora de junho pra frente que Tiran fica melhor com a chegada de tubarões na área.

 

Thistlegorm: vale acordar às 4 da manhã, encarar as 3:30h de navegação e pagar os € 70 extras. Um naufrágio impressionante, com suprimentos pro exército inglês na 2a guerra: motos caminhos e até uma locomotiva. Não tem o que falar muito, tem que ir. Só pena que o prórpio mergulho vai acabar com a galinha dos ovos de ouro. Estávamos lá, em baixíssima temporada, e eram 10 barcos apoitados no naufrágio. Em alta temporada, tem até 20 barcos forçando a estrutura do navio. Fora a quantidade de mergulhador sem noção chutando tudo com suas nadadeiras quando penetram no naufrágio.

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros

Ola Xaliba,

 

Muito legal o seu post.

 

Estou pesquisando liveaboard para o final de junho. Mas estou com uma dúvida. O liveaboard cobre todos esses mergulhos que vc listou? Se não qual a rota de liveabord qu vc mais indica? Escrevi para o Tornado Marine Fleet pra orçar e estou aguardando a resposta. Mas queria saber como escolho a melhor rota e que inclua os mergulhos mais importantes

 

Muito obrigada!

 

Abraço,

 

Gisele

Link para o comentário
  • Membros

Oi Xaliba,

 

Obrigada por responder. Ninguem do Tornado me respondeu. Estou agora vendo com Emperor e me ofereceram o seguinte safari : Sinai Classic Cruise from/to Sharm el Sheikh

O que vc acha dessa rota? Ou vc tem uma sugestão melhor de rota? Tenho o curso avançado e fiz 20 mergulhos. Gosto mais de vida marinha do que naufragios.

Não sei como escolher a rota. Qual seria adequada para a epoca e para mim.

 

abarço,

 

gisele

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...