Ir para conteúdo

França 28 dias 3 regiões


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal!

 

Estou me preparando para fazer meu primeiro mochilão. Viajarei para a França pra conhecer não só Paris, mas principalmente o interior. Desejo visitar três regiões: île-de-France, Nord-Pas-de-Calais e Limousin. Minha ideia inicial seria me hospedar em hostels ou Chambres d'hôtes nas três capitais: Paris, Lille e Limoges. Passaria pouco mais de uma semana em cada hospedagem, viajando todos os dias para conhecer cidades do interior e voltando no finalzinho da tarde.

Gostaria de saber se é mais viável fazer isso ou me hospedar diretamente nas cidades que irei conhecer. (Detalhe: pensando no tempo do transporte e no dinheiro, é claro!) :D

A segunda coisa é que eu gostaria que vocês me dessem sugestões de cidades interessantes dessas regiões pra conhecer que fujam um pouco dos roteiros turístos.

 

Obrigada.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem-vinda ao fórum.

 

Acho que sua proposta é boa, mas não li o suficiente sobre Nord-Pas de Calais e Limousin para saber se as capitais das regiões formam boas bases. Tem que fazer umas simulações no site oficial da cia de trens franceses, a SNCF.

 

Geralmente é mais viável, no ponto de vista da logística, fazer como você tá planejando. Mas é claro que envolve maiores gastos e perda com deslocamentos. No caso da perda de tempo, acho que é compensada com menor troca de hotéis e tempo de adaptação nas cidades.

 

Como disse, não conheço as demais regiões para dar sugestões de daytrips. A partir de Paris, acho que o Vale do Loire, Estrasburgo, Giverny, Rouen, Chartres e Reims são boas candidatas, com boas conexões diretas de trem.

 

Se nada disso estiver comprado e você quiser uma alternativa, a Alemanha é um país com regiões que se encaixam melhor na proposta. Lá há os chamados Länder Tickets, que dão direito a ilimitadas viagens em trens regionais por um custo muito baixo para 1 a 5 pessoas. E as opções de daytrips são muitas. Se gostar da ideia, fale e eu ajudo com o roteiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Rosana, antes de fazer qualquer sugestão, vou te perguntar:

1. Qual meio de transporte vc está planejando... Usar transporte público ou alugar um carro?

2. Qual foi o critério que vc usou para escolher Nord-Pas de Calais...? O que te motiva a visitar essa região?

3. Quando vc pede sugestões de cidades que fujam um pouco dos roteiros turística, o que vc tem em mente mais ou menos? Um amigo meu adora fugir da rota turística na Europa fazendo o seguinte: em qualquer cidade ele pega um ônibus até a periferia e volta ao centro caminhando, ele acha interessante ver o graffiti da periferia, bares e comércio dos bairros simples e o jeito que as cidades vão se transformando em direção ao centro. Já eu prefiro fugir dos roteiros turísticos pedalando pelo interior/fazendo trilhas na natureza. Mas pelo jeito vc não quer fugir para tão longe já que está perguntando por cidades. Então explica melhor a sua idéia em relação a isso.

 

Por falar em fugir dos roteiros turísticos, essa região que vc escolheu "Nord-Pas de Calais" por si só já está um pouco a margem por não ser uma das mais visitadas na França. Para muitas pessoas (eu inclusive) o norte não é das regiões mais fascinantes do país. Então dependendo do seu objetivo/expectativas talvez vc goste muito - ou não!! Vai do perfil de cada viajante.

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Marcos, agradeço a dica sobre a Alemanha, mas minha viagem à França é a realização de um sonho de um sonho de infância então os outros países ficarão para uma próxima oportunidade. =)

Bem, meu interesse é economizar o máximo possível, só que a intenção de ficar hospedada nas capitais é porque é a primeira vez que vou fazer algo do tipo e provavelmente viajarei sozinha. Ainda não sou tão corajosa pra sair procurando hospedagem em cada cidade que chegar. Tenho medo de não encontrar lugares bons e baratos para ficar e acabar tendo que gastar a grana num hotel caro. Quais as chances dessa tragédia acontecer? =/

Adriana, não sei dirigir então o carro está descartado. Quero utilizar o transporte mais barato mesmo.

Bem, pode parecer estranho, mas o que me motivou a escolher Nord-Pas-de-Calais foi: 1º ouvi dizer que os franceses tem um pouco de preconceito cultural/regional com eles por causa do sotaque e outras coisas; 2º também ouvi dizer que são as pessoas mais calorosas da França. É meio aquela ideia de que nas coisas menosprezadas sempre existe algo de extraordinário para conhecer. rsrsrs

Bem, me interesso em conhecer lugares bonitos e aconchegantes, vilarejos mesmo onde possa puxar papo com as pessoas. Por exemplo, tem uma cidade, não me lembro de qual região, que se chama Rouvre en Plaine eles fazem festa pra recepcionar os novos moradores, colocam o nome dos aniversariantes do mês no site da prefeitura, esse tipo de coisa.

Além disso, quero ver prédios históricos diferentes e não só museus e igrejas.

Bem, espero ter sido clara e poder ajudá-los a me ajudar.

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Para minimizar custos é melhor mesmo reservar com antecedência. Acho difícil você não achar nada na hora, mas não é certo achar barato. As melhores opções se esgotam rapidamente.

 

Não tenho certeza se existe o conceito na França, mas em diversos países na Europa é comum moradores alugarem quartos para hóspedes, os guest rooms. Acho uma ótima oportunidade de interagir com os locais. Pesquise em homelidays.com se acha algo parecido.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Rosana, não estou a par desses preconceitos que os franceses tem sobre si mesmos. De todas as regiões francesas que eu já visitei, a única que senti uma certa antipatia(zinha) no ar foi Lorena/Alsácia. Enquanto que em outros lugares quande a gente cruza com ciclistas/caminhantes nas estradas/trilhas o pessoal se cumprimenta com simpatia (ou entusiasmo), em Lorena/Alsácia (eu fiquei bem na borda), as pessoas olhavam na cara e não diziam nada, mesmo depois de eu cumprimentá-las primeiro. A comida da região também não era nada de especial para o meu gosto. Mas nada que tenha abalado a minha vontade de algum dia voltar.

 

Como vc tem interesse em experimentar uma acolhida simpática e jogar conversa fora, uma sugestão seria evitar Lille e dar preferência a lugares menores. Em qualquer parte do mundo acontece a mesma coisa: nas cidades grandes, as pessoas são mais reservadas, em cidades pequenas vc terá mais interação, vai encontrar as pessoas mais simpáticas, mais curiosas, com mais tempo de jogar conversa fora com vc. Provavelmente vc já observou isso no estado no Brasil onde mora - pois é, na França não é diferente. Já senti muito isso pedalando pelo interior da França, recebi até convites para pousar na casa de estranhos, voltar, fazer visitas etc. Então talvez fosse mais interessante escolher uma cidade bem menor do que Lille...?

 

Não conheço esse homelidays que o Marcos menciona, mas vou te dar uma outra sugestão: vc pode entrar num site de hospitalidade, tipo Couchsurfing, e pedir acomodação para pessoas variadas nesses lugares que vc tem vontade de conhecer. Certamente todos vão te receber de braços abertos. Já recebi muitas pessoas pelo Hospitality Club e Warm Showers (para ciclistas) e gostei bastante dos meus visitantes, alguns se tornaram grandes amigos. Quando estive na Tunísia em 2009 foi para o casamento de um rapaz daquele país que conheci via Hospitality Club. Sou casada e raramente viajo sozinha, mas quando acontece eu gosto muito de usar esses sites e me hospedar e socializar com pessoas do local, é uma experiência muito enriquecedora mesmo, bem mais legal que ficar sozinha em hotel - recomendo com louvores. Se a idéia de se hospedar na casa de estranhos não te agrada, pode usar o Couchsurfing marcar encontros com as pessoas, já fiz e foi muito divertido também! Passar uma noite jogando conversa fora com um grupo de romanos, em Roma - experiências assim não tem preço. Existem várias organizações nesse estilo - aqui no fórum fiquei sabendo do SERVAS, acho que foi o mochileiro Mihaelo que escreveu sobre isso.

 

Em relação ao transporte: no seu lugar, antes de se decidir definitivamente por Lille (ou qq outra cidade) eu investigaria o transporte: vc pode escolher uma base, escolher algumas cidades para visitar pela volta e dar uma verificada no transporte público, se existe mesmo, como é. Vc provavelmente já fala bem o frances e consegue olhar tudo no google. Pela Europa o transporte público sempre é muito bom entre capitais e cidades grandes, mas as vezes em lugarejos menores a situação muda bastante. Por ex na região onde eu moro na Inglaterra há vários lugares no interior (alguns muito bonitos e que vale muito a pena visitar) que simplesmente estão completamente fora de qualquer linha de trem, quando passa ônibus o serviço não funciona todos os dias... E no fim o carro reina absoluto... Isso varia de região para região, mas pode ser um entrave no seus planos. Então vale a pena dar uma conferida.

 

Ainda não conheço Lille, mas li que é uma cidade que, assim como Birmingham, teve grande desenvolvimento industrial, depois veio um período de decadência (anos 70) e mais recentemente vem se beneficiando de processos de regeneração (com fundos da UE). Não sei se essa visão confere ou não, de qualquer forma quando vc escreveu Lille + fugir do roteiro turístico, achei que vc queria ver fábricas abandonadas, grafitti, subúrbios cheios de netos de imigrantes insatisfeitos com as perspectivas e coisas assim. Para vc ver a idéia que eu faço dessas cidades, não só Lille e Birmingham, mas também Glasgow, Manchester, Milão. São lugares que não pretendia visitar... Até que um dia me convidaram para um evento em Milão e adorei mesmo a cidade (que não é unanimidade aqui no fórum, né Marcos? desculpa pegar no seu pé! É que eu gosto muito de vc!). Então podemos sem dúvida encontrar beleza em todos os lugares, tenho certeza que vc vai encontrar as belezas de Lille e Nord Pas de Calais que passam desapercebidas a tantas pessoas (como eu) que simplesmente passam correndo pelo norte, rumo a lugares onde a beleza está mais óbvia e escancarada (Normandia, Pirineus, etc).

 

Acho que escrevi demais e talvez nem tenha ajudado, de qualquer forma quero te desejar boa viagem - eu estou me afastando do fórum por um tempo, abraço.

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Adriana!

Você ajudou sim. Gostei muito da dica do Couchsurfing.

Assim como você disse penso em conhecer as cidades pequenas mesmo. Na verdade, a ideia de me hospedar em Lille, Paris e Limoges está mais relacionada à preocupação em ter um local certo para ficar, não queria ter que procurar acomodação quando já estivesse lá. E também por causa do transporte. Aliás, a questão do transporte é que é o problema porque eu não sei dirigir. Talvez isso me impeça de conhecer alguns lugares interessantes. Tudo bem, vou seguir suas dicas de pesquisa e ver se dá pra fazer o roteiro que mais me agrade utilizando ônibus ou trem.

Mas, e aí, algumas indicações de cidades que você tenha gostado bastante de conhecer nessas regiões?

Por que você vai sair do fórum? Faz isso não. =( Conta um pouco como são essas suas aventuras de bike. Você conhece um grupo e sai pedalando com eles ou faz parte de um grupo...?

Abraço.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...