Ir para conteúdo

Travessia Rui Braga - Parque Nacional do Itatiaia / RJ


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Legal, vocês vão curtir muito.

Quando chegar no trecho da Ruy Braga onde tem aquela grande erosão atente para vestígios de uma trilha antes da erosão descendo para o fundo do vale, esse é o Vale dos Pinheiros.

 

[align=center]214+Travessia+Rui+Braga.JPG[/align]

No século passado havia ali onde se formou a erosão uma trilha que interligava a Ruy Braga com a Rancho Caído; ela descia, cruzava o Rio Campo Belo e subia o vale adjacente em frente, entre o Pico Cabeça de Leão e o Agulhas Negras indo terminar lá do outro lado do parque onde existia o “rancho que caiu”.

Com o desuso ela foi se fechando e em meados da década de 80 a administração do parque solicitou ao exército que reabrisse essa trilha, pois era muito necessária aos brigadistas e bombeiros no combate aos incêndios que eram freqüentes pros lados da Travessia Rebouças - Mauá.

O exército enviou para essa missão a Companhia de Reconhecimento Terrestre do Corpo de Fuzileiros Navais (Companhia ReconTer) que após reaberta recebeu da administração do parque o nome de Trilha Reconter em homenagem à Companhia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Show de bola a marcação da reconter.

Vou me aventurar nela mais tarde... Você já foi recentemente? Tem fotos?

Vou fazer um pedido você tem a marcação completa da trilha rebouças, mauá, via rancho caído. Eu já várias marcações. Saindo do Alsene. Outra passando pela pedra do altar.... Se tiver agradeço.

Forte Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ainda não fiz a Reconter, nem tenho fotos, mas olhei por onde ela ia em ambos os lados e agora só varando mato.

Não tenho a marcação completa da Rebouças - Mauá via Rancho Caído na Carta Topográfica, mas você pode baixar o tracklog no Clube dos Aventureiros ou no Wikiloc.

Mesmo sem o track você consegue visualiza-la bem no Maps ou Google Earth até o “Rancho Caído” e no percurso da trilha você vai vendo algumas fotos postadas pelo Augusto.

 

Abraço. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ae povo, tô querendo fazer essa travessia!

Já fui ao parque de outra vez, subi as Agulhas e tudo mais, mas agora quero sair da parte baixa e ir para parte alta ou vice versa.

Agora independente do sentido estou com dúvida quanto a logística, digo, saindo de Sampa, caso eu comece em qualquer uma das portarias, inclusive já vi com o pessoal do parque que até posso deixar o carro por lá, como volto pra ela quando estiver do outro lado do parque? :roll:

Alguém recomenda algo? Táxi? Van? Camelo? :shock:

Levando isso em conta, qual o melhor sentido, parte alta para baixa ou da baixa para alta?

Abraços e obrigado!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ae povo, tô querendo fazer essa travessia!

Já fui ao parque de outra vez, subi as Agulhas e tudo mais, mas agora quero sair da parte baixa e ir para parte alta ou vice versa.

Agora independente do sentido estou com dúvida quanto a logística, digo, saindo de Sampa, caso eu comece em qualquer uma das portarias, inclusive já vi com o pessoal do parque que até posso deixar o carro por lá, como volto pra ela quando estiver do outro lado do parque? :roll:

Alguém recomenda algo? Táxi? Van? Camelo? :shock:

Levando isso em conta, qual o melhor sentido, parte alta para baixa ou da baixa para alta?

Abraços e obrigado!!! :D

Fala Ae frossard.

Bom o melhor sentido é parte alta (abrigo rebouças) até a parte baixa (véu da noiva). Desde a Portaria do parque da parte alta (posto marcão) até o véu da noiva, são aproximadamente 25 km de pura descida. Muitos vales, matinhas e muita água pelo caminho. Dá para realizar a travessia num dia de caminhada, mas acampando nas imediações do extinto abrigo massenas a travessia fica cheia de charme. Do posto Marcão até o abrigo massenas, gira uma média de 10 km. Ficando os 15 km restante para o segundo dia. Realizar a travessia no sentido inverso tem que ter preparo físico, pois são 25 km de subida. Nada de mais, mas com mochila nas costas, tudo fica mais difícil. Já desci duas vezes e vou descer a terceira no dia 25 de maio.

 

Subir ainda não fiz, mas está previsto uma pernada de dois dias subindo e mais dois dias fazendo conexão com abrigo rebouças mauá, via rancho caído. Vamos ver. Ambos os sentidos você tem que contratar alguém para te buscar e te levar nas portarias e ou no seu carro, pois são lugares ermos, que não tem condução.

 

Quando eu faço eu alugo uma van para nos deixar no sábado na parte alta e nos pegar na parte baixa no domingo. O cara fecha comigo 500 pilas. A van cabem até 15 pessoas. Se eu colocar 10 pessoas para fazerem a travessia são 50 pilas para cada um. Sai barato. Mas sozinho ou com pouca gente começa a encareçer. Espero ter ajudado.

 

Qualquer coisa tenho o contato da van.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Ae povo, tô querendo fazer essa travessia!

Já fui ao parque de outra vez, subi as Agulhas e tudo mais, mas agora quero sair da parte baixa e ir para parte alta ou vice versa.

Agora independente do sentido estou com dúvida quanto a logística, digo, saindo de Sampa, caso eu comece em qualquer uma das portarias, inclusive já vi com o pessoal do parque que até posso deixar o carro por lá, como volto pra ela quando estiver do outro lado do parque? :roll:

Alguém recomenda algo? Táxi? Van? Camelo? :shock:

Levando isso em conta, qual o melhor sentido, parte alta para baixa ou da baixa para alta?

Abraços e obrigado!!! :D

Resgatar o carro em qualquer dos lados é tão complicado frossard que alguns optam por deixá-lo em casa e se viram mesmo de ônibus, táxi, a pé e carona.

O Augusto e o Rafael Santiago deixaram ao final dos seus relatos sobre a "Rebouças - Mauá via Rancho Caído" alguns contatos de taxistas partindo de Itamonte para a portaria da parte alta do parque (Posto Agulhas Negras).

Para chegar ou sair da parte baixa do parque de ônibus os horários são estes:

 

LINHA ITATIAIA X PARQUE NACIONAL

 

06:40 Campo Alegre x Centro (Campo Alegre é um bairro ao lado da portaria do PNI)

07:00 Itatiaia x Parque Nacional – Hotel Simon (hotel dentro do parque)

08:00 Hotel Simon x Itatiaia

10:20 Itatiaia x Circular – Portão (Portão é a portaria da parte baixa do PNI)

11:00 Portão x Circular – Itatiaia

12:00 Itatiaia x Parque Nacional – Hotel Simon

13:00 Hotel Simon x Itatiaia

15:00 Itatiaia x Hotel Simon

17:00 Hotel Simon x Itatiaia x Garagem

18:00 Itatiaia x Parque Nacional – Hotel Simon

19:00 Hotel Simon x Itatiaia x Garagem

 

Viação Penedo (24)3381-8861

 

Abraço.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...