Ir para conteúdo

Bogotá e arredores em 7 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Período: 11/Abr a 17/abr.

 

São 5 dias inteiros, mas na verdade 7 dias, pois ganhei os dias da chegada e o da saída viajando de madrugada!

 

Introdução:

 

Este ano eu estava a procura de um destino que parece-se interessante e que ainda não fosse um destino muito procurado, neste aspecto a Colômbia se encaixou perfeitamente, há dois anos já tinha elaborado um roteiro para este país, mas acabei indo para outro lugar.

 

O que não poderia deixar de falar é a reação das pessoas próximas, quando se fala que vai a Colômbia: que é perigoso e sem contar as brincadeiras... mas respondia que o Brasil não é um paraíso também para os turistas e mesmo assim, eles na maioria das vezes gostam daqui. E esta visão contrastava muito da visão de quem voltou de lá, em relatos aqui ou em outros blogs, então fui para lá para comprovar a realidade e formar a minha opinião.

 

Câmbio: troquei um pouco de dinheiro no câmbio, que não tem uma cotação boa, algo como U$ 1,00 = PC (peso colombiano) 1750, em outros lugares conseguia por um pouco mais de 1800, a grosso modo calculava os gastos da seguinte forma 1000 pesos igual a 1 real (ficar com calculadora na mão o tempo todo, não dá), mas sabia que na realidade seria mais uns 15%, exemplo: água mineral $3000 pesos= 3 reais (grosso modo) e R$ 3,00 + 15% = R$ 3,45 valor efetivo.

 

Hospedagem: http://colombiaathome.wix.com/colombiaathome

Consegui a diária por US 26,00, um valor bem baixo, se comparado as diárias em outros hotéis (hospedagem em Bogotá não é barato no geral), e também pela localização no bairro do Chapineiro a meia distancia tanto para o centro como para a zona norte.

 

Localização: Bogotá, praticamente não tem leste ou oeste, é uma "tirinha" no mapa que se estende longamente de norte a sul, e para mim que moro em São Paulo, achei a cidade bem grande, pois em Bogotá como os prédios são geralmente baixos a área urbana acaba sendo bem espalhada. O esquema de nome de ruas é bem particular, são numeradas: de leste para oeste (facilmente perceptível, toda a parte oriental, é cortada por montanhas), começa a carrera (avenida) 1, 2, 3, e assim a diante. Do centro para o norte: calle 1, 2, 3 e para o sul também calle 1, 2, 3, só que acompanhado do S de sul.

 

Bairros turísticos: a partir do centro, sempre (digo sempre mesmo...) para o norte, estão o centro cívico com o bairro da Candelária e um pouco a frente a região do Monteserrat, pode se fazer a pé (mas toda esta parte em um dia é puxado).

depois tem uma parte do centro não turística e depois a região do Centro Internacional (meio dia é suficiente), e chegamos ao Bairro do Chapineiro, na sequência Zona Rosa e incluso ai as zonas T e G, e mais ao norte o bairro de Usaquen, este circuíto pode ser percorrido a pé, fiz em um dia só, não ficando muito tempo admirando lojas.

 

Compras: sapatos masculinos e eletrônicos achei os preços interessantes, não é uma pechincha, mais vale a pena, produtos de grife, falam que é interessante, mas não conferi.

 

Taxi: sempre quando possível peça por chamarem um taxi no hotel ou restaurantes, há casos de problemas relacionados a segurança, quando não for possível, observem se consta placa do carro na porta, registro funcional a vista dentro do carro, e taxímetro visível. Andar de taxi é barato, e não paguei mais de R$ 25,00 de um bairro a outro.

 

Restaurantes: Sou eclético, comia desde comida da barraquinha (ótima opção enquanto estava andando de passagem, e não ia parar o meu roteiro para procurar restaurante), até restaurantes que tinham comidas desenhadas no prato, portanto gastava de R$ 5,00 a R$ 70,00 (o lugar mais caro que fui), de resto não gastei mais de R$ 40,00 por refeição, esta foi a minha média para restaurantes médios com entrada, prato principal e até dois sucos).

 

Comidas: tem uma variação enorme, é impossível provar tudo em uma semana, em Bogotá tem restaurantes de várias regiões do país, eu particularmente gostei da comida caribenha.

 

Clima: há duas estações secas e duas estações chuvosas, a temperatura se mantem a mesma ao longo do ano pelo fato de ser uma zona próxima a zona equatorial, e é influenciado fortemente pela altitude, Bogotá esta a no mínimo 2600 metros, de altitude apresentando temperaturas bem amenas, no meu caso agora em Abril, que é a 1ª estação chuvosa do ano, dei sorte de quase não pegar chuvas, só dois dias, e foi bem rápido, e as temperaturas manteram-se entre os 10º e 20º, e mesmo assim voltei bronzeado de sol no rosto, por conta da intensidade dos raios solares, portanto: protetor solar antes de sair do hotel, e é interessante e carregar sempre um agasalho, no sol é quente mas na sombra é frio.

 

Altitude: já na altitude de Bogotá algumas pessoas já podem sentir os efeitos desconfortáveis da altitude, portanto no primeiro dia, beba mais água do que o seu habitual, coma menos, e faça menos atividades neste dia para ir se ambientando.

 

Segurança: é um lugar perigoso? depende de onde você esta, do horário e acompanhado de quem! não muito diferente do que acontece em muitos lugares do mundo!

 

Exemplo: Zona Sul de Bogotá (região periférica), não tem nada para o turista ver lá, centro: de dia bem policiado, tranquilo observando os cuidados que tem que ter no centro de uma grande cidade, a noite deserto, não recomendado e Zona Rosa e recomendado tanto de dia como a noite por ser o centro da vida noturna de Bogotá. Chapineiro e Usaquen para caminhar durante o dia, a noite não recomendados, o primeiro por ser uma zona mais comercial, deserto a noite e o segundo por ser zona residencial, sem atrativos a noite, a não ser no shoppings até o fim de seu funcionamento.

 

O nível de aparatos de segurança, observado na cidade é de impressionar até um Paulistano como eu, mas para um país com problemas de segurança por causa da guerra civil é justificável, mas a guerra esta longe da capital, sendo travada esporadicamente nas selvas e montanhas. Houve um tempo que a situação esteve mais critica, com os grupos batendo a porta de Bogotá, mas houve uma reviravolta nos últimos 10 anos e os índices de violência tem estado em queda, ao contrario do Brasil... Não se assuste com policiais com armas que você nunca viu aqui, revista de bolsas, etc... Acho que é o preço que se paga para ter segurança lá.

 

Da população em geral, e principalmente das pessoas voltadas ao turismo, percebe-se claramente o orgulho de ser um país que agora pode ser visitado, no geral na capital as pessoas parecem fechadas, mas quando se inicia uma conversa são muito simpáticos.

 

 

1º dia - 11/04 - quinta-feira

 

CIMG1296.JPG.3ca5b1f92e713348ac2f34f451353e11.JPG

 

Chegando no aeroporto. sem problemas, só foi a primeira vez em um lugar aqui da America do Sul, que na alfandega me perguntaram alguma coisa (em outros lugares, nem me olhavam direito e iam carimbando o passaporte), me perguntaram o que faço no Brasil e motivo da viagem.

 

Para o táxi, fui direto a saída, pois não estava funcionando a cabine, onde paga-se antecipadamente, não sei se pelo horário

 

No hotel, deixei as malas em outro quarto (o meu ainda não estava pronto, também eram 07:00 da manhã) e fui desbravar a cidade.

 

Fui ao Montesarrat, Museo Quinta de Bolivar e ao Museo do Ouro, andei bastante e até me perdi caminhando, quando vi, estava tão longe da onde queria ir, que resolvi tomar um taxi ::lol4::

 

Dica: para quem curte museus, reserve um dia para eles, pois Bogotá tem muitos e interessantes! mas recomendaria duas metades de dias, em dias separados, assim mesclando com outros passeios.

 

 

2º dia - 12/04 - sexta-feira

 

CIMG1261.JPG.52d9727c78fb8285816d15ef1e817e79.JPG

 

Fui conhecer o centro cívico e a candelária, gasta-se tranquilamente um dia nestes lugares explorando bem a região, prepara-se para controles policiais próximo ao palácio presidencial. A região tem muitos museus, dos que estive indico o Museu de trajes Regionales, Museu Militar, Museu de Artes Colonial e o Museu Botero.

 

 

3º dia - 13 /04 - sábado

 

CIMG1321.JPG.2462faedde572bc27873e28fc438c4e6.JPG

 

Fui ao centro internacional, visitei o planetário (achei mais ou menos, talvez mais interessante para as crianças), o museu de arte moderna e museu nacional (recomendados), queria ter ido ao museu e estadio dos Touros mas estava fechado este dia, bastante bonito do lado de fora. A tarde fui ao Jardim Botânico e pelo lado de fora passei pelo Parque Simon Bolivar que parecia bem animado por ser fim de semana.

 

 

4º dia - 14/04 - domingo ::prestessao::

 

CIMG1414.JPG.bbcc9a1209a20af581e614f7a057eb6d.JPG

 

Fui a estação de trem de La Sabana, (é possível embarcar em Usaquen também) e embarquei rumo a catedral do sal, de trem é um passeio para o dia inteiro (já tinha comprado o ticket na estação no dia anterior (mas vi o pessoal comprando no dia). tive diversas impressões deste passeio, na estação quando vi aquele monte de famílias com criança e idosos, pensei o que estou fazendo aqui... já que estava sozinho, até pensei que seria o mico da viagem! deu vontade de dar meia volta.

O trem vai devagar (por se a vapor) e até sairmos da área urbana demora (como eu ainda não tinha ido para a parte norte da cidade, foi até interessante para eu ir tendo uma ideia da região), quando entramos na zona rural a paisagem é exuberante, até me esqueci que estava em uma excursão, um passeio bem "turistão", com musica ao vivo no trem, vendedores oficiais e não oficiais (fora do trem nas paradas) vendendo doces e salgados dos mais variados e até desconhecidos), já estava até me divertindo.

No trem os guias oferecem vários passeios, fui ao mais conhecido e tradicional a Catedral do Sal, então no fim das contas o pessoal do trem foi se dispersando, só iria vê-los na volta.

Na catedral, outra impressão de duvida, é uma mina de sal, toda esculpida em temas religiosos, certo! com jogos de luzes e tal, muito bonita por sinal, mas muito turístico também, no final da mina, um mini-shopping e lanchonetes, pensei se tivesse escolhido o passeio a outra mina seria algo mais rústico.

Resumo se gostar do que leu e gostar de andar de trem reserve o domingo para este passeio, ou se preferir pode ir de ônibus em outros dias da semana em menos tempo.

 

 

5º dia - 15/04 - segunda

 

CIMG1429.JPG.3b4a0d80a1f218a0c1421201c7618166.JPG

 

Fui a Vila Leyva, uma vila bem afastada da cidade, algo como 3 a 4 horas de viagem, acordei bem cedo para aproveitar o dia, tinha lido que havia duas opções direto (menos horários de ônibus) e via Tunja, preferi a 2ª opção, pois tinha lido que esta é capital mais alta das províncias colombianas e aproveitei para conhece-la, peguei um café de manha e um passeio de menos de uma hora próximo a praça principal foi suficiente, continuei a viagem agora mais 1 hora de micro-onibus, ao chegar a Vila Leyva, como tinha visto nas fotos é um lugar bem simpático e tranquilo (ao menos na semana, como presenciei), com muitos restaurantes, lojas de artesanatos com ar despretensioso, não me senti explorado.

 

 

6º dia - 16/04 - terça

 

CIMG1483.JPG.4268f3b88750a68792795e01f56494de.JPG

 

Fui para Usaquen, entrei em alguns shoppings, caminhando o dia inteiro até o bairro do chapineiro, onde estava o hotel, foi bem tranquilo, nem senti a distância, pois quando me cansava parava para tomar um suco, etc...

Usaquén as distãncias são maiores e o bairro é bem espaçoso e residencial, cheio de áreas verdes, depois na zona rosa, começa o agito, muitas pessoas nas ruas, comércio, lojas, escritórios e restaurantes e arquitetura é bem peculiar, prédios e casas de tijolinho marrom.

 

 

7º dia - 17/07 - quarta

 

CIMG1525.JPG.ee23df91d1e61e9d3c404eb4848cf82d.JPG

 

Sai da cidade novamente, mas fui para um lugar mais perto desta vez, pois precisava de um tempinho no final do dia para fazer as malas, fui a Guatavita, tem um lagoa de mesmo nome afastada da cidade que tem um parque, que pelo que li, é bem interessante, mas como era dia de semana e estava sozinho, não consegui agendar um passeio lá, mas fiquei somente pela vila. que é muito pequena e tem todas as suas casas pintadas de branco e na proximidade uma represa, que dava um toque especial a paisagem com pinheiros, que tem muitos em Bogotá e região como um todo, mesmo próximo a linha do equador, tem um clima bem ameno.

 

Bom terminando aqui meu resumo de relato de viagem, caso tenham alguma duvida, podem me contatar. Foi trabalhoso montar este relato, mas não tinha como não contribuir com o site, que já me deu muitas dicas preciosas.

 

Abraços a todos. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...