Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • Membros

________________________________________________________________________________________________________

 

Ah, entendi ! Obrigado pelas informações :D

 

Realmente concordo que é melhor andar mais com menos peso, do que andar menos com mais peso kkkkk ... Nesse caso vou manter o roteiro semelhante ao seu =Pp

 

PS.: Agora me veio uma dúvida engraçada kKkkk ... Quando você faz o Curcuito W você passa pelos mesmos lugares do Circuito Paine Grande ?

 

Agradeço novamente desde já ! ::otemo::

 

________________________________________________________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores
Quando você faz o Curcuito W você passa pelos mesmos lugares do Circuito Paine Grande ?

Eu desconheço esse Circuito Paine Grande... talvez você esteja pensando no Circuito O ou Circuito Completo/Grande?

 

Se for, o Circuito W está quase contido no Circuito O. Oficialmente, o Circuito O não inclui a subida ao Valle Frances nem a subida ao Mirador Torres... mas a maioria das pessoas que fazem o Circuito O também fazem esses outros 2 trechos do Circuito W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

________________________________________________________________________________________________

 

Isso, provavelmente é o Circuito Grande que estou me referindo. Encontrei aqui nos Mochileiros mesmo.

É o 2º Post: torres-del-paine-guia-de-informacoes-t63246.html

 

É daí que a minha dúvida continua: Fazendo o Circuito W (ou o Circuito " O " ), passarei pelos mesmos lugares indicados no Circuito Grande ?

 

Agradeço desde já pela compreensão :D

 

______________________________________________________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá José Luiz, tudo bem?

 

Primeiramente gostaria de parabelizar e agradecer pelo seu relato. Muito bom mesmo!

 

Estou planejando minha viagem a Patagonia para nov.

 

Farei o roteiro quase idêntico ao seu, começando por Ushuaia e terminando em El Calafate.

A diferença é que pretendo ficar um dia a mais em Ushuaia para fazer o Laguna Esmeralda, mas agora fiquei na dúvida, vc acha que vale a pena?

 

Na zona franca de Punta Arenas vende de tudo? To vendo que o passeio para a pinguinera não vai rolar, estarei na cidade no começo de nov. Então pensei em aproveitar para fazer umas comprinhas.

 

Em TDP ficarei somente em refugios mas vou pegar a cama armada.

Quanto a refeição pode comprar no local, ou é para avisar no momento da reserva?

 

Vc optou por dormir 2 noites no Los Cuernos, será que é mto puxado fazer do ref Pine Grande - Vale Francês-Los Cuernos em um dia só? Considerando que não estarei carregando nenhum eqpo e pouca roupa e talvez alguma comida (mais snacks )?

 

E por fim...

 

È melhor ficar no ref Chileno ou Torres? Será que rola acordar bem cedo (madrugar ) para ver o nascer do sol na base?Ou subir no mesmo dia que sair do ref Los Cuernos para ver o por do sol?È mta loucura para quem nem faz academia?

 

Desde já agradeço.

 

Abraços!

 

Adriana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
É daí que a minha dúvida continua: Fazendo o Circuito W (ou o Circuito " O " ), passarei pelos mesmos lugares indicados no Circuito Grande ?

 

O Circuito O é a mesma coisa que Circuito Grande... o Circuito Grande é conhecido também como O porque é um circuito em círculo.

 

No circuito W você fará a Parte 6, 7 e 8 desse post que você mencionou do Circuito Grande. Além desses, você também fará a subida ao Valle Francés fazendo o Circuito W e que não faz parte do Circuito Grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
A diferença é que pretendo ficar um dia a mais em Ushuaia para fazer o Laguna Esmeralda, mas agora fiquei na dúvida, vc acha que vale a pena?

Eu não fiz esse passeio, portanto não posso opinar sobre isso... mas se você tem tempo, acho uma ótima ideia! Outra opção seria ir 2 dias ao PN Tierra del Fuego e fazer as outras trilhas disponíveis se você gostar de caminhar.

 

Na zona franca de Punta Arenas vende de tudo? To vendo que o passeio para a pinguinera não vai rolar, estarei na cidade no começo de nov. Então pensei em aproveitar para fazer umas comprinhas.

Punta Arenas é uma cidade bonitinha mas que na minha opinião, não merece uma parada se não for para ir a Pinguinera. Aliás, se vc não for lá, recomendo ir na Pinguinera de Ushuaia.

A Zona Franca tem várias coisas, mas não vá com a ideia de ser tudo muito barato... vale a pena principalmente comprar produtos Doite na Balfer...

 

Em TDP ficarei somente em refugios mas vou pegar a cama armada.

Quanto a refeição pode comprar no local, ou é para avisar no momento da reserva?

Pode comprar no local mas tem que avisar com uma certa antecedência às vezes já que eles fazem a comida com a quantidade certa de reservas... teve um dia por exemplo no Refúgio Cuernos que decidi jantar e fui avisar por volta das 17h quando voltei da trilha e eles avisaram que não poderiam mais fazer a reserva... ou seja, prefira já reservar antecipadamente.

 

Vc optou por dormir 2 noites no Los Cuernos, será que é mto puxado fazer do ref Pine Grande - Vale Francês-Los Cuernos em um dia só? Considerando que não estarei carregando nenhum eqpo e pouca roupa e talvez alguma comida (mais snacks )?

É possível sim fazer isso... o que muita gente faz é deixar o mochilão no Acampamento Italiano e fazer o Valle Francés sem peso... eu não quis fazer isso porque me sentiria inseguro em deixar minhas coisas jogadas num local sem segurança alguma... mas é possível.

 

È melhor ficar no ref Chileno ou Torres? Será que rola acordar bem cedo (madrugar ) para ver o nascer do sol na base?Ou subir no mesmo dia que sair do ref Los Cuernos para ver o por do sol?È mta loucura para quem nem faz academia?

As pessoas que querem ver o nascer do sol no Mirante Torres costumam dormir no Acampamento Torres que fica menos de 1h do Mirante... mas lá só é possível acampar. O refúgio mais próximo seria o Chileno mas ele fica umas 2h ou mais do Mirante e acho quase impossível dormir nele e fazer mais de 2h de caminhada na escuridão pra ir ao mirante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

__________________________________________________________________________________________________

 

Não sei nem como agradecer Luiz, realmente estava perdido quanto aos Trekking xD

 

Mas pelo que entendi o Trekking Circuito " O " exige menos esforço físico que o " W " referente a distâncias entre os Refugios/Camping's, ou estou enganado novamente ?

 

Ouvi pessoas dizendo que o passeio ao Lago Fagnano não vale muito a pena comparado aos outros passeios ... Você curtiu esse passeio ? Mesmo sendo feito de busão ?

Caso eu fosse faze-lo de 4x4 me indicaram fazer com a empresa RAYEN, nos disseram que é a melhor e o preço é o menor (Guia Walter)

 

Também to pesquisando informações sobre a Laguna Esmeralda (Glaciar Ojo del Albino), Glaciar Vinciguerra, Laguna de los Témpanos, Laguna Margarita, Isla Navarino, Baia Lapataia e Senda Hito XXIV ... Me parece que Glaciar Ojo del Albino e Glaciar Vinciguerra é preciso guia. Quantos aos outros não é necessário.

 

( NOTA: Pelo que entendi o Glaciar Ojo del Albino fica de frente para a Laguna Esmeralda, e existe um tour que vai até Ojos del Albino, mas precisa de equipamento pra neve e disposição para acampar sob temperaturas negativérrimas! )

 

OBS.: Uma coisa muito legal que descobri também é que existe um Ferry Boat entre Punta Arenas a Puerto Williams (próximo a Ushuaia e Isla Navarino). Dura 30h percorrendo o Canal Beagle e custa 185USD, mas parece que só sai aos sábados.

De Puerto Williams a Ushuaia você encontra botes facilmente.

 

Obrigado novamente ::otemo::

 

______________________________________________________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Mas pelo que entendi o Trekking Circuito " O " exige menos esforço físico que o " W " referente a distâncias entre os Refugios/Camping's, ou estou enganado novamente ?

O circuito O é mais longo que o W... tanto é que o W dá pra fazer em 4 dias e o O em uns 8 dias.

Além disso, como o circuito O é circular, vc tem sempre que levar sua bagagem durante o trekking... além disso, é necessário levar barraca e alimentos se você for fazer o Circuito O pois não são todos os lugares que possuem Refúgios como acontece no Circuito W.

 

Ouvi pessoas dizendo que o passeio ao Lago Fagnano não vale muito a pena comparado aos outros passeios ... Você curtiu esse passeio ? Mesmo sendo feito de busão?

Caso eu fosse faze-lo de 4x4 me indicaram fazer com a empresa RAYEN, nos disseram que é a melhor e o preço é o menor (Guia Walter)

Olha, realmente foi um dos passeios mais fracos que fiz... se fosse para cortar um passeio de Ushuaia, sem dúvida eu cortaria esse.

No entanto, eu fiz esse passeio num ônibus estilo CVC... dizem que o passeio no 4x4 é bem mais divertido e vale mais a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Fala Jose Luiz

 

primeiramente parabéns pelo relato, simplesmente SENSACIONAL

 

bom montei meu roteiro para patagonia e vou confessar que copiei mto o seu roteiro, pois era exatamente o que eu queria fazer..

 

Vou posta-lo aqui para vc dar uma olhada e ver se tem alguma coisa que vc faria diferente.

 

DIA 27 DEZ – SÃO PAULO- BAS (sexta)

DIA 28 – BAS – USHUAIA

- Conhecer a cidade, preparar a compra dos passeios

DIA 29 – USHUAIA

- Parque nacional Tierra Del Fogo (Trilha –Senda Costera)

DIA 30 – USHUAIA

- Navegaçao no canal de Beagle

DIA 31- USHUAIA

- Glaciar Martial

- Ano novo em Ushuaia

DIA 01 – USHUAIA – PUNTA ARENAS

Transporte: Ushuaia até Rio Grande (3 horas) espera 1 hora Rio Grande até punta Arenas

DIA 2 – PUNTA ARENA

- Passeio pela Pinguinera Isla Madalegna

DIA 3 – PUNTA ARENAS – PUERTO NATALES (aproximadamente 3 horas)

- Dia para preparar as coisas para o torres Del Paine - CIRCUITO W

DIA 4 – TORRES DEL PAINE

DIA 5- TORRES DEL PAINE

DIA 6 – TORRES DEL PAINE

DIA 7 - TORRES DEL PAINE

DIA 8 – TORRES DEL PAINE – PUERTO NATALES

DIA 9 – PUERTO NATALES – EL CALAFATE (aproximadamente 5 horas)

- Laguna Nimez

DIA 10 – EL CALAFATE

- Perito moreno (Big Ice)

DIA 11 – EL CALAFATE

- Navegaçao todos os Glaciares

DIA 12 – EL CALAFATE – EL CHALTEN

- Cerro Torre

DIA 13 – EL CHALTEN

- Mirador Fitz Roy + Laguna Capri (Senda laguna de lós Tres)

DIA 14 – EL CHALTEN – EL CALAFATE

- Lado Del Disierto, Glaciar huemul, senda Mirador Las Aguillas e Los Condres

- Viagem Noturna para El Calafate

DIA 15 – EL CALAFATE – BAS

DIA 16 – BAS – SÃO PAULO (Quinta)

 

Outra pergunta

 

vc acha que rola fazer tudo isso com R$ 5.000 incluindo as passagens ou preciso levar mais por ser época de reveillon?

 

Desde ja agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...