Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi amigos!

O Parque Estadual Terra Ronca é lindo! Estive lá no início de janeiro.

A estrada está ruim, um 4x4 sempre é bom...

Passei um dia apenas, mas deu para explorar bem (fotograficamente falando) a caverna.

Ficamos na Pousada São Mateus, da Dona Neide. Ótima comida, mas leve repelente!!!!!

Fizemos a travessia ao contrário, pois entramos na caverna já tarde, depois das 16h e como na travessia tradicional você sai por uma trilha na mata fechada, o nosso guia (Peskero, ótimo guia), sugeriu que fizéssemos ao contrário. Foi uma ótima ideia, pois pegamos uma luz incrível quando chegamos a entrada da caverna!

Não estou conseguindo colocar as fotos, então vou por o URL delas aqui:

IMG_7328.JPG

 

IMG_7438.JPG

 

IMG_7475.JPG

 

IMG_7511.JPG

Adorei conhecer o coração do Brasil...

Até mais!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá galera, estive no Parque Terra Ronca, aqui ficam as minhas dicas, porque tenho recebido muitas perguntas, então vou tentar sintetizar as maiores duvidas aqui:

 

O Parque Estadual Terra Ronca - GO Vulgo PETER, é um parque relativamente novo e desconhecido, a infraestrutura turista é péssima, quase zero, então se você espera ficar em uma boa pousada e tomar um cervejinha na rua principal ao fim da tarde pode esquecer, PETER é aventura, o que tem é umas pousadinhas que servem uma comidinha caseira e olhe lá! mas é só oque precisa, se você quer aventura está no lugar certo!

 

Para acampar é só chegar e escolher o lugar, a alguns campings mais a verdade é que você pode escolher um lugar e por a barraca tranquilamente, o melhor guia da região o Ramiro é difícil de conseguir, tem que marcar com antecedência, mas é só bater nas pousadas e perguntar por guia que eles logo te arranjam alguém, então com isso não precisa se preocupar!

 

O que levar, indispensável:

 

Equipamento de Camping.

Roupar pra sujar e rolar no chão e no barro (Mesmo)

Tênis pra molhar (tem que ser tênis, nada de chinelo ou sandália, vai cortar os pés nas pedras do fundo dos rios)

Lanterna de cabeça

Lanterna

Tênis seco

Muitas pilhas! (lá não tem onde comprar)

 

O parque fica no norte a direita do Goias, perto da fronteira com Bahia, saindo de Brasília são 380 KM até Posse, mais uns 50 KM de Terra até o centro do parque, seguindo ao norte do parque a estrada se divide em esquerda e direita, sendo esquerda uma estrada de terra que sai em Cavalcante, e a direita outra estrada de terra que sai em São Domingos e sequente BR Goias-Bahia.

 

A pousada que eu recomendo é a São Mateus, a hospedagem sai em média (18/02/2013) 70 Reais com Café da manhã e mais uma refeição, eu almoçava e a noite tomava um caldo bem caprichado, que a dona Neide me cobro só 5 reais por caldo.

 

O guia sai de 80 a 100 reais/dia, podendo dividir com até 6 pessoas ou pagar individual. eles são bem ríspidos, boa parte da população de lá é analfabeta e os guias também, não tem boa lida com o publico então você tem que se virar, tirando o Ramiro, eles também não conhecem bem a região e as cavernas (tecnicamente) não sabem nomes de plantas e nem de formações rochosas e etc, e nem gostam muito de conversar.

 

A região é bem preservada, apesar de só ter um guarda para todo o parque, e o governo ter proibido a plantação e criação de animais a mais de 20 anos, e você ver gado e pequenas lavouras para todo lado, é rico em animais silvestres, principalmente aves, veados, pumas (Sussuarana), insetos (Caranguejeiras).

 

Cavernas que eu conheci: Angelica (Bonita mas muito depredada, Fácil, trilha simples), Terra Ronca I (unica visível da estrada do parque e possível de se visitar sem guia, pelo menos a parte iluminada naturalmente, Fácil, trilha minima) e São Bernardo (Lindíssima, Difícil, Aclive de 250m na entrada), Me recomendaram muito a São Mateus, dizem ser a mais bonita e mais difícil de todas, não fui pois estava sem condições físicas.

 

Qualquer duvida, comente abaixo que eu respondo!

 

Segue abaixo também o flyer e cartão de visitas da Pousada São Mateus, Recomendadíssima! E o mapa que eu fiz baseado nas posições do meu IPAD dentro do Parque, mostrando a localização da Pousada e do vilarejo de São João (150 Habitantes)

 

file.php?id=10333

 

file.php?id=10335

 

file.php?id=10336

 

Algumas fotos:

 

file.php?id=10158

 

file.php?id=10156

 

file.php?id=10155

 

file.php?id=10153

 

file.php?id=10152

 

file.php?id=10151

 

file.php?id=10150

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra
Vou para Alto do Paraíso em julho, como faço para ir de la para Terra Ronca?

Vou estar de carro... quero saber se carro comum chega... qto tempo de viagem? Vale a pena ir até la? Qtos dias pra conhecer os locais principais?

 

Qualquer ajuda ou dica eu agradeço e se mais alguém for em julho...

 

Valeu =)

 

Fizemos esse trecho agora no começo do ano e a estrada estava em condições bem ruins. Eu não me arriscaria ir com carro que não fosse 4x4...

Levamos 1 dia para fazer de Cavalcante a São Domingos.

 

terraronca.jpg

 

Vale a pena sim, a Caverna é linda! Visite também a Caverna Angélica, com formações diferentes...

 

Mais dicas acesse aqui:

http://www.expedicaoandandoporai.com/2013/02/chapada-dos-veadeiros-terra-ronca.html

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Estou querendo colar por lá dia 26, está acontecendo o KiUne, é um evento bem integrador e aberto a quem quiser numa chácara de lá - os donos a disponibiliza para passarmos de 20 de dezembro a 4 de janeiro em comunhão com outras pessoas, é gratuito, só precisa contribuir com a comida coletiva. Mais informação: https://www.facebook.com/events/755259137845651/?ref_notif_type=event_mall_reply&source=1

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Puxa Erikakim!

Eu fui... Mas decidi em cima da hora... Não li isso aqui antes pra poder contactar.

Fui já no domingo madrugada... Pena mesmo...

Pra quem pretende ir pra lá por esses dias, a estrada até Guarani é boa... De Guarani em diante tem aproximadamente 40 km de estrada de terra. Não fomos de 4x4 e nos viramos bem, contudo, tem muita pedra solta na estrada... mas relativamente boa.

as distâncias não são tão próximas, entre atrações e o forte lá é cavernas mesmo - E são fantásticas! Cachoeiras só conheci duas boas, mas não chegam aos pés das da Chapada dos Veadeiros.

Fiquei na pousada de um professor meu, chamada Estação Lunar, localizada no povoado de São João. Muito boa, com alimentação inclusa e pessoal muito agradável e receptivo.

A região ainda tem um turismo muito tímido, mas foi o que me atraiu mais. Estava tranquilo no carnaval e ainda é possível gastar pouco pela baixa procura. As hospedagens são em geral simples, mas pra quem gosta de aventuras, tá ótimo!

Os guias realmente são pessoas da região que muitas vezes não dominam conhecimentos maiores sobre as formações, seus nomes e história... mas tá valendo!

Só fui em duas cavernas: São Mateus e Terra Ronca I. A São Mateus é lindíssima! Muitos dizem que é mais bonita, mas não conheci todas pra poder confirmar. O acesso é meio complicado e os primeiros momentos da caverna são beeeeeeeem radicais... tendo que passar por frestas bem estreitas um a um... mas lá dentro é incrível. Cheia de formações bacanas...

Recomendo muito, mas só vá com guia.

A Terra Ronca I é massa, mas é fácil e rápida, como o colega relatou anteriormente... Muitos disseram que é válido fazer junto com a Terra Ronca II (na sequência).

Fotografei pouco pq estava sem o equipamento adequado, mas vale a pena conhecer a região.

 

Flws

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...