Ir para conteúdo

México & Cuba - Nov/Dez 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Depois de ler inúmeros relatos do pessoal do Mochileiros, estou montando meu roteiro para 24 dias no México e em Cuba e, depois de mudar várias vezes alguns detalhes, fazer várias consultas aos sites da ADO, Viva Aerobus, Volaris, Via Azul, etc, cheguei em uma primeira versão do itinerário.

 

Minha ideia original era descer da Cidade do México até Yucatán e, de Cancun, ir para Havana, retornando em um voo para DF. Mas, devido ao custo muito alto de ir para Cuba a partir de Cancun e voltar para DF, decidi pegar um voo low-cost de DF para Cancun, inserir Cuba no meio da viagem, voltar para Cancun e subir até DF novamente.

 

O roteiro ficou assim:

 

DIA 01 - 15 de novembro - sexta-feira

Cidade do México

Chegada na Cidade do México (às 12:10)

Visita pelo Zócalo, Palácio Nacional Secretaria de Educação Pública, Catedral Metropolitana, Plaza Garibaldi (à noite)

 

DIA 02 - 16 de novembro - sábado

Cidade do México

Visita ao Bosque de Chapultepec, Palacio de Bellas Artes, Museu Nacional de Antropologia, Museu de Arte Moderna, Museu Mural Diego Rivera, Paseo de la Reforma, Torre Latinoamericana, ir até os bairros de Condesa e Roma

 

DIA 03 - 17 de novembro - domingo

Cidade do México

Visita ao Museu Frida Khalo, Museu Leon Trotsky, Mercado de Coyocán, Plaza Hidalgo, Museu Nacional de Arte

 

DIA 04 - 18 de novembro - segunda-feira

Cidade do México - feriado nacional de Aniversário da Revolução Mexicana

Visita a Teotihuacán: na volta, visitar a Basílica de Guadalupe e a Plaza de las Tres Culturas

 

DIA 05 - 19 de novembro - terça-feira

Cidade do México

Visita ao Templo Mayor, Museu Nacional da Revolução Mexicana

Às 22h, voo para Cancun (pela Viva Aerobus, por USD 53.75 - duração 2h10min)

 

DIA 06 - 20 de novembro - quarta-feira

Cancun

Visita ao Mercado 28, ferry para Isla Mujeres (Ultramar, partindo de Puerto Juarez, por MX$ 140.00 ida e volta)

 

DIA 07 - 21 de novembro - quinta-feira

Tulum

Saída para Tulum (ônibus ADO, por MX$ 208.00 ida e volta - duração 2h20min cada viagem)

 

DIA 08 - 22 de novembro - sexta-feira

Cancun-Havana

Às 15h35, voo para Havana (voando Cubana de Aviación, por USD 282.46 ida e volta - chegada às 18h).

 

DIA 09 - 23 de novembro - sábado

Havana

Visitar o Paseo del Prado, Gran Teatro de Havana, Malecon, Capit[olio, Parque Central, Museu da Revolução, Edifico Bacardi, Havana Vieja

 

DIA 10 - 24 de novembro - domingo

Havana

Visitar o bairro Vedado, Parque da Fraternidade, Hotel Habana Libre, Castillo del Morro

 

DIA 11 - 25 de novembro - segunda-feira

Santa Clara

Às 7h40, ônibus para Santa Clara (pela Via Azul, por USD 18.00 - duração de 4h45min, chegando às 13h25)

Hospedar-se em uma casa em Santa Clara

Visita ao Monumento e Museu Che Guevara, Loma del Capiro, Trem Blindado

 

DIA 12 - 26 de novembro - terça-feira

Santa Clara/Cayo Las Brujas

Ir para o Cayo Las Brujas a partir de Santa Clara (não ficar hospedado em Remédios) e voltar do Cayo diretamente para Santa Clara (indo de taxi coletivo, se possivel | duração: 45min até Remédios, 1h de Remédios ao Cayo).

De volta a Santa Clara no fim da tarde, partir para Trinidad (se possível, em taxi coletivo novamente - duração 3h15 -, já que o ônibus da Via Azul parte às 16h30 - muito cedo)

 

DIA 13 - 27 de novembro - quarta-feira

Trinidad

Visita à cidade, Playa Alcón

 

DIA 14 - 28 de novembro - quinta-feira

Trinidad

Manhã livre em Trinidad

Às 15h45, saída para Havana (pela Via Azul, por USD 25.00 - duração 6h15min, chegando às 22h em Havana)

 

DIA 15 - 29 de novembro - sexta-feira

Havana

Dia livre em Havana

 

DIA 16 - 30 de novembro - sábado

Havana/Cancun

Manhã livre em Havana

Às 14h, voo para Cancun (voando Cubana, saindo às 14h de Havana, chegando às 14h25 em Cancun devido ao fuso horário)

Do aeroporto, ônibus para Mérida (pela ADO, por MX$ 496.00 - duração 3h55min, chegando às 21h30 em Mérida)

 

DIA 17 - 1 de dezembro - domingo

Mérida

Ir a Uxmal, cenotes, visitar a cidade

 

DIA 18 - 2 de dezembro - segunda-feira

Mérida/Chichén Itzá

Ir para Chichén Itzá (pela ADO, por MX$ 240.00 ida e volta, duração de 1h45min cada viagem)

Às 22h, partir para Palenque (pela ADO, por MX$ 446.00, duração de 9h)

 

DIA 19 - 3 de dezembro - terça-feira

Palenque

Visita às cascadas Misol-Ha e Agua Azul

 

DIA 20 - 4 de dezembro - quarta-feira

Palenque

Visita à Zona Arqueológica de Palenque

Às 17h30, partida para Oaxaca (pela ADO, por MX$ 672.00 - duração de 14h40min)

 

DIA 21 - 5 de dezembro - quinta-feira

Oaxaca

Dia para visitar a cidade

 

DIA 22 - 6 de dezembro - sexta-feira

Oaxaca

Visita ao Monte Alban

Às 23h30, partida para Cidade do México (pela ADO, por MX$ 474.00 - duração de 6h5min)

 

DIA 23 - 7 de dezembro - sábado

Cidade do México

Chegada em DF pela manha e dia livre

 

DIA 24 - 8 de dezembro - domingo

Cidade do México

Às 13h10, partida para São Paulo

 

--

 

Algumas observações sobre esse roteiro que fiz:

 

1. Minhas principais dúvidas estão quanto à viabilidade do deslocamento em Cuba para Santa Clara, Cayo Las Brujas e Trinidad. Eu não faço questão de ir à Santa Clara, mas gostaria de ir ao Cayo Las Brujas. Mas o deslocamento também fica complicado a partir de lá para ir para Trinidad porque o horário do ônibus da Via Azul não é muito legal (é no meio da tarde). Se eu optar por tirar o Cayo Las Brujas do roteiro mesmo, eu ficaria somente com Trinidad (com uma possível parada em Cienfuegos). Mas, se for manter essa parte de Cuba como está, também não sei se é viável ir para o Cayo a partir de Santa Clara, sem ter que ficar em Remédios..

 

2. Muitas das atividades que envolvem mergulho, snorkeling, eu acabei não considerando, por questões pessoais, porque não vou poder praticá-los.

 

3. Em um dos dias que estarei em DF, é feriado de aniversário da Revolução Mexicana (18/11), e é exatamente no dia que eu havia planejado ir para Teotihuacan. Caso eu descubra até lá que vai haver alguma agenda cultural interessante na cidade nesse dia, eu posso alterar isso..

 

4. Muitas as atrações em algumas das cidades, eu não elenquei aqui, somente descrevi como "dias livres", porque minha principal preocupação não é exatamente em quais atrações ir, mas sim se essa logística vai funcionar..

 

Qualquer comentário e crítica ao roteiro são mais do que bem vindos! Please! :D

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi mosesp:

 

Li seu roteiro e está bem bacana. Algumas observações que, como mexicano, posso fazer dele são as seguintes:

- O dia 15 de novembro também pode visitar a rua Madero, O Palacio Postal e o Palacio de Azulejos.

- O dia 16 de novembro vai ser maratónico, pode excluir os museus de Arte Moderna e Diego Rivera, e deixar no final do roteiro ou para o dia 19 de novembro.

- Se puder, pode adicionar Xochimilco (passeio em trajinera) o dia 17 de novembro.

- Quando visitar Tulum, também pode visitar Playa Paraíso, dá para chegar a pé (10 minutos).

- Em Mérida, recomendo visitar o Museo do Mundo Maia (nas noites tem show de luz e sons) e Monumento à Pátria.

- Em Oaxaca, pode fazer a Cidade e Monte Albán em un dia (se der tempo), e dedicar outro dia para fazer Mitla, Árvore do Tule e Hierve el Agua.

 

Viva Aerobus não recomendo, oxalá não tenha problemas; as vezes eles alteram o horário e a data do voo, sem direito de reclamar. Recomendo mais Interjet e Volaris.

 

Acho que no dia do Feriado (Por lei é a terceira segunda-feira de novembro, mas o dia da Revolução é 20 de novembro) não tem muitas ativiades culturais, só fazer o desfile militar, mas não tenho certeza se fazem na segunda ou o dia 20.

 

No feriado da Revolução vou ter dias livres, talvez possa acompanhá-lo em alguns dos roteiros.

 

Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.

 

Abraços. Erick.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Erick,

 

Nossa, muito obrigado por seus indicações! Serão todas incluídas e vou mudar algumas coisas que veria nos primeiros dias para o meu último dia de viagem, quando estiver de volta no DF.

 

Sobre Oaxaca, a chegada deve ser por volta das 8h de uma quinta-feira, e fico até a noite da sexta-feira. Eu coloquei o Monte Alban no segundo dia porque, pelo que li, as saídas para lá são cedo e, para não chegar na cidade na correria, eu faria as outras coisas (tanto a visita na cidade, quanto esses outros pontos que você citou, Mitla, Hierva el Agua..) no primeiro dia. Mas dá para trocar também.. Acho que tendo esses dois dias praticamente inteiros em Oaxaca já dá pra fazer essas coisas principais em algum combinado de horários.

 

Sobre a Viva, também ouvi outros comentários ruins da empresa, e estou vendo os valores e horários da Volaris (um voo que sai mais ou menos nesse horário do da Viva, é o dobro do preço quase, USD 100, mas acho que vou comprar ele mesmo). No site da Volaris, não encontrei qual é o peso de bagagem permitido, somente tem informação para comprar quilos adicionais. Você sabe qual é o limite da empresa, tanto para despachar quanto de bagagem de mão?

 

E seria ótimo ter alguém local de companhia em algumas visitas! Já estou com minhas passagens São Paulo-DF compradas e mantenho você informado! Inicialmente, eu coloquei Teotihuacan na segunda-feira do feriado porque fiquei com medo de ter muita coisa fechada na cidade nesse dia (museus, por exemplo, quase não abrem de segunda-feira, imagina em feriado..), mas posso mudar também para o final de semana e ter o feriado na cidade.

 

Sobre a parte de Cuba, o que me preocupa mais mesmo é o voo da Cubana, hahah. Li que a avaliação de segurança da empresa não é das melhores e tal. Eu já poderia ter comprado as passagens, mas estou postergando até ouvir, pelo menos de alguém, um voto de confiança hahaha.

 

Abraço, Moises

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Moises:

 

O limite de bagagem na Volaris é de 15 quilogramas, então recomendo não chegar muito carregado de roupas. Eu viajei com eles a Cancún e se exceder o peso eles cobram por quilogramas. Esteja atento, pois as vezes eles tem promoções e os descontos são bons.

 

Recomendo Teotihuacan na segunda-feira (Domingo não recomendo porque é grátis para os mexicanos e fica lotado), mas é recomendável chegar cedo para curtir melhor a Zona Arqueológica e não precisa pegar tour, pode chegar de conta própria. E como disse, os museos estão fechados na segunda.

 

Acho que Aeroméxico também voa para Havana, mas acho que os preços são ofensivos (Caríssimos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

olás !!

concordo com o michardu, o segundo dia no méxico tem muito museu, só no de antropologia fiquei mais de 4 hrs e ainda tem os deslocamentos q pode acontecer de pegar um megacongestionamento naquelas latas de sardinha q são alguns onibus de lá kkkk

no dia 04, tem q ver se o complexo teotihuacan estará aberto e tem tour de agencias que já incluem a basilica.

 

agora vamos a cuba, tb tenho dúvidas se o deslocamento de santa clara até o cayo e voltar pra pegar o onibus no mesmo dia seja viavel. eu prefiro tentar aproveitar melhor cada local, ao inves de fazer bate e volta. pode dar sorte de mais gente na casa querer fazer essa viagem, senão pode chegar em santa clara, fazer o tour e tentar seguir no mesmo dia pra remédios. de remédios saía o onibus pra trinidad, ñ esta no site da via azul, mas confira em nosso relato que conseguimos essa informação lá em remédios e fizemos isso....

sobre a cubana de aviacion ja viu esse: http://www.melhoresdestinos.com.br/cubana-aviacion-aerogaviota.html

boas viagens !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pedrada, valeu!

 

Eu já tinha lido o relato de vocês também! Hahah E estive pensando mesmo em passar a tarde em Santa Clara e seguir para Remédio no mesmo dia, ficando lá por uma noite, para ir ao Cayo no dia seguinte. Nesse caso, você sabe se no terminal de ônibus de Santa Clara tem locker da Via Azul para deixar a mochila?

 

Mas eu não gostaria de passar uma segunda noite em Remédios, por isso, no mesmo dia que fosse ao Cayo, eu já tentaria pegar ônibus para alguma outra cidade (Cienfuegos ou Trinidad).. mas, pelo que vi em seu relato, a saída do ônibus da Via Azul de Remédios para Trinidad é por volta das 16h, o que me parece cedo.. mas, se considerar que posso ir para o Cayo bem cedo, voltar para a cidade no meio da tarde poderia ser possível. O que acha?

 

A outra alternativa, caso eu me junte com alguém durante a viagem, seria pegar um taxi coletivo, que dá mais flexibilidade nos horários (pegar um taxi sozinho de Remedios para uma dessas duas cidades sai meio caro para uma pessoa só, né?)

 

Sobre a Cubana, também havia lido o relato do Melhores Destinos ;) mas estou passando por outro problema agora: não consigo comprar pelo site da Cubana! Quando chega na página do pagamento, abre aquela parte do "Verified by Visa" e o meu banco, o HSBC, coloca duas opções: usar token pelo celular ou cadastrar perguntas. Mas essa página é tão HORRÍVEL que não existe um botão de "continuar" ou "ok, entendi", somente tem a explicação do procedimento pelos dois modos, e nada mais! Logo, não consigo pagar a passagem!! Mandei um email para o representante da Cubana no Brasil no domingo a noite, e até agora (terça a noite), não tive nenhuma resposta.. Estou vendo o preço pelo Skyscanner/BravoFly, mas o valor esta ligeiramente acima do site da Cubana..

 

abraço!

Moises

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

como fui de carro pra santa clara, pois ñ havia mais passagem via azul, ñ sei dizer se tem locker no terminal.

Se estiver sozinho o problema para chegar no cayo pode ser o de achar alguém mais pra dividir ou mesmo um taxi disponível da noite para o outro dia, pode ser meio arriscado.... mas se rolar, acho q da tempo de curtir o cayo e voltar pra pegar o onibus, pq se for sair de taxi particular de lá será no minimo uns 50, ñ vi taxis compartidos pra sair de remédios (tb ñ fui atrás)

sobre a compra da passagem pela cubana, talvez tb possa tentar por meio de alguma agencia em cuba, como a "cubaacomodation" - no relato tem o contato certo da pessoa com quem reservamos alguma casa, acho q o Alan, mas eles tb cuidam de transfers, passagens etc.

qq coisa mais só perguntar, falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...